29er Scott Scale 900 SL 2014 - Once you mess with the ghosts, darkness will be the way

paulopereira

New Member
Ai está uma bike de sonho, parabéns grande máquina!! E já que se fala em gramas essa proteção de escora não deve ser das mais leves... ;)
 

essence_s

New Member
Eu deixava tal e qual como está, os punhos sujam-se, mas há maneira de os lavar;
quando começarem a ficar feios, pretos então!
 

Radonbiker

New Member
Boas David...desculpa lá ser chato mas chegaste a pesar o guiador? Mandaste vir de "fora", não? É que a informação que tenho do importador é que está á espera que chegue lá para inicio de Fevereiro :mad:.
Cumps
Ricardo Jesus
 

cayto

New Member
Que relíquia para os olhos!! :cool:

Muitos parabéns pela montagem...de facto estas montagens assim deixam asas para a imaginação e procurar crescer com os nosso projetos! Parabéns uma vez mais ;)
 

David Raquel

Active Member
Boas Pessoal!

O tempo para dar feedback da máquina não tem sido muito (nem para andar) mas vamos tentar falar um pouco das primeiras impressões depois de cerca de 400km com a Scale.

Curiosamente, depois de adicionar algum líquido na roda traseira e montar o suporte do garmin, voltei a pesar a bike na balança de sempre e o resultado foi:

IMG_2557.jpg


Assim gosto, adicionar líquido e baixar o peso!!!

A primeira saída!

21qumf.jpg


Outra saída em excelente companhia

IMG_2530.jpg



Tenho tido vários amigos pedir feedback do XX1, neste momento já me sinto minimamente à vontade para tecer opinião acerca do grupo.
Não me vou alongar muito no que diz respeito à suavidade/precisão nas trocas de marchas pois é um grupo de topo e tem que se comportar como tal.
Indo realmente ao que interessa, confesso que ainda não estou convencido...pronto, já o disse!
Antes de mais, talvez a opção pelo prato 32 tenha sido errada, tenho em ideia experimentar o 34 para tirar algumas conclusões. Não que sinta falta de velocidade de ponta (que não sinto) mas porque tenho impressão que em 80% do tempo utilizo única e exclusivamente a metade inferior da cassete. Tenho curiosidade em testar o 34 para ver se consigo ter um aproveitamento maior de toda a cassete. Além disso, nestes primeiros km's com a bike contaram-se pelos dedos das mãos as vezes que utilizei a desmultiplicação 32x42.
Outro ponto e esse sim o que me faz mais "comichão" são os saltos entre andamentos. Não sei se por estar habituado aos andamentos da cassete da bike de estrada mas a verdade é que sinto fossos enormes entre mudanças! Não são raras as vezes em que uma mudança é pesada mas a mudança acima já é demasiado leve.

Não há milagres e para, numa transmissão 1x11, se conseguir ter uma amplitude de desmultiplicações "parecido" com uma transmissão 2x10, têm que haver obrigatoriamente saltos entre andamentos.

Independentemente de tudo, não posso deixar de elogiar a simplicidade do sistema! Toda a transmissão funciona com um silêncio surpreendente mesmo em descida! O típico som chocalho característico da corrente a bater na escora simplesmente desapareceu!
Além disso, e acima de tudo, confesso-me completamente surpreendido (e rendido) à limpeza da transmissão. Não há pratos nem desviadores onde acumular sujidade e transmiti-la ao resto da transmissão. Mesmo em voltas com lama é realmente incrível a limpeza que a transmissão assegura!

Como em tudo na vida, existem pros e contras e eu ainda não sinto que os pros se sobreponham aos contras, pode ser que com o prato de 34 dentes as sensações mudem, a ver!


David
 

nogueira.nuno

Active Member
Com 34 vais sentir ainda mais o fosso na minha opinião, esse grupo é daqueles que tens de gerir muito bem o esforço/força na minha opinião e ter com isso uma melhor forma física para como que manter mais tempo certas relações. De resto é como dizes, é de Topo e porta-se como tal :)

Sei que ainda vais mexer na estética mas está Linda ;)

Abraço

NN
 

pimentoski

New Member
A relação do xx1 com prato de 32 é:

3,20 a mais pesada (3,2 pedaladas para cada volta completa da roda)
0,76 a mais leve

Eu actualmente tenho 2x10 com:

3,27
0,72

Isto com pratos de 36/23 e cassete 11/32

Sinceramente sinto que por um lado em 1% das voltas posso sentir que o prato de 36 é pequeno, mas nos restantes 99% é mais do que suficiente, mas também noto que assim raramente preciso do prato de 23, descidas, rectas e pequenas subidas fazem-se todas no prato de 36... e se vou ao prato 23 é só para usar as 3 mudanças de cima da cassete... Ou seja... Já pensei... E já faltou mais para tirar um carreto (talvez o de 17) e fazer o xx1 dos pobres metendo um prato de 42 na cassete... na pior das hipóteses tinha de meter prato de 34 na frente.

Mas voltando ao XX1 a corrente aguenta-se bem? os "haters" dizem que se deve usar guia de corrente como o Nino Schurter...

scott_scale_700_nino_schurter_2013_5.jpg
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Antes de mais parabéns pela "mota". Está digna de se apresentar à malta. :D
..quanto ao XX1, tal como a passagem de 3 para 2 pratos, aqui será a mesma coisa... fase de adaptação precisa-se. O prato 34 terá as suas naturais vantagens mas... nos dias de LOOOOOOONGAS distancias com um acumulado bem generoso, não será de mais?! Eis a questão.... mas sem experimentar é que já mais se saberá. Toca a fazer km´s, e ver o que ela pede. Aguardamos notícias/testes. ;)
 

kanoysta

Member
Boas. Bike liiiinda... mas eu teria ido para o all black como já foi referido (gosto pessoal).
No que toca ao xx1, eu tenho X01 e não noto grande "buracos" nas mudanças, pelo menos não maiores do que o que tinha antes. Mas eu usava na cassete anterior 36-11 com 40-27 na frente.
Agora tenho prato de 32 e no início até pensei por 30 porque não consigo esgotar a transmissão a rolar na estrada. Só esgoto em descida. Talvez porque pedalo com cadência elevada o porque ... faltam pernas. eh eh eh
Mas para já só posso dizer que estou bastantes satisfeito e a corrente nunca saltou fora. Para já a única alteração que penso fazer é por um prato oval porque sinto falta da suavidade da minha anterior rotor.
 

pimentoski

New Member
kanoysta penso que ainda não há pratos rotor com o bcd para x01 ou tens a versão BCD104? E também os pratos xx1 e x01 tem aquele detalhe, dente sim, dente não para a corrente se aguentar sem guia, dai o número de dentes ser sempre par.

Olha a foto:

721576d1346758037-another-sram-xx1-question-fatties-sram-xx1-1x11-mtb-crankset-details05.jpg
 
Last edited:

kanoysta

Member
tenho de mudar a aranha e prato. tanto a pedaleira xx1 como a x01 têm aranha amovível.
a rotor tem aranhas para pedaleiras sram e sworks. googla "qx1 spider sram"

thx :)
 
Last edited:

HernaniSilva

New Member
Antes de mais parabéns pelo excelente projeto!!

Reparei que disseste que o prato 32 acabou por não ser a opção "correta" pelo menos pelo que andaste com a bike, este ano vou correr com XX1 e ando com duvidas no prato a escolher (pelo menos para a montagem inicial), se o 32 ou o 34, com transmissão dupla eu usava 24 na frente e 36 atrás e agora pensei no prato 32 que segundo as relações de transmissão perde alguma velocidade (cerca de 3kmh) e torna-se mais pesado na mudança mais leve, mas ai eu estava a pensar em algo com uma relação perto do 26-36, mas mesmo este prato de 32 se torna mais pesado que o 26!! Portanto à partida estou a excluir o 34, agora vejo o que escreveste e voltam a surgir as minhas duvidas, nos quilómetros que fizeste que tipo de subidas apanhaste para pouco usares o 32-42 e achares que o 34 seria uma boa opção??
pergunto isto pois já ouvi relatos de alguns atletas que usaram esta época 34 e que acharam muito pesado nalgumas provas/subidas que apanhamos e que era preciso estar bem preparado.
 

David Raquel

Active Member
Pimentoski as contas eu também havia feito antes de optar pelo XX1 mas é sempre relativo pois basta usares umas rodas/pneus mais leves (por ex.) para teres sensações completamente diferentes acerca da mesma transmissão. Já na Ghost, onde usava pratos 24/38 com cassete 11-36, para tirar o prato 38 era porque a coisa já estava negra :mrgreen: Mas a verdade é que não há comparação porque nem à frente, nem atrás as dentições são iguais...nem sequer a bike. Relativo à corrente, até à data nunca saltou (e espero que assim continue) nem sequer deu sinais disso. À partida, usando a bike dentros dos limites para que foi concebida, não creio que isso aconteça!

Em todo o caso, hoje mais uma tareia à Scale. Hernani, resumidamente, para um 2x10 com 24/38 e 11-36, com o prato 32 perdes o 24x36 e o 38x11. O 38x11, para mim, só mesmo em estrada e já é preciso ir a "esgalhar". O 24x36 também era raro usar daí na altura optar pelo 32. Relativo às voltas que tenho feito com a bike, é sempre relativo falar assim mas dou-te o exemplo da volta de hoje:

2nan2oz.png


2yuj1x5.png


Sendo que nos primeiros 8km fiz um acumulado de 50m, e os últimos 10km foram sempre a descer. Ou seja, esses 1600m foram todos praticamente feitos em cerca de 40km. Desde "picadas" técnicas, estradões, pedra molhada,...de tudo mas principalmente terreno bastante pesado devido à chuva que tem caído. Obviamente não dá para tirar conclusões assim mas dá para teres ideia que não são propriamente voltinhas à beira-mar apesar de não ser nenhum Pro. Não digo com certeza que o 34 seja melhor (para mim) que o 32, mas tenho curiosidade em experimentar para ver se consigo aproveitar melhor todos os andamentos da cassete. Em todo o caso eu sou da opinião que quanto mais leve tiveres, mais leve acabas por usar, seja 34/32/30 ou até 28d.


tiago kilo34,

O thunder Burt é um pneu surpreendente para o aspecto que tem. Consegue ter uma tracção estupenda (para o que foi desenhado) mas não é, obviamente, um pneu de lama. Senti falta de tracção apenas uma vez com ele numa subida com o terreno bastante pesado e cheia de pedra molhada mas desconfio que sentiria o mesmo com 90% dos pneus disponíveis no mercado. De resto é rapidíssimo, evacua bem a porcaria que fica agarrada e para já só lhe encontro um defeito - não estar disponível em 2.25! Para o peso e aspecto que tem, consegue mesmo ter uma performance surpreendente. Atenção que não estou com isto a dizer que é o melhor pneu do mundo (que não o será, certamente) mas consegue ter uma relação peso/velocidade/tracção muito interessante! É tipo um Leão de circo...um bom domador consegue fazer dele o que quer, um mau mete água......Acho que é um pneu que o amigo Nozes iria gostar de experimentar!

David
 

pimentoski

New Member
eu também estou satisfeito com o thunderburt, na primeira subida a sério a tracção do pneu foi de facto muito boa para um pneu semi-slick... pena foi uma pedra ter feito um rasgão lateral e o liquido não o safou... foram 5km's e pneu furado... mas já o remendei por dentro e já está pronto para fazer mais km's, penso que foi azar... aliás não tinha um furo de ter de meter câmara de ar há uns 2 ou 3 anos... mas eu sempre gostei de pneus rápidos e com pouco cardado, o fast-track para mim é dos melhores pneus (é o que tenho à frente versão s-works), e os pneus para mim fazem o ano todo ou seja não penso se vai chover ou fazer sol... por isso a combinação fasttrack/thunder burt veio para ficar... espero eu.
 
eu tenho uns geax gato tnt 29x2.0 e quero trocar para uns pneus mais rolantes para esta altura do ano que tambem não percam muita tracção.Estes parecem cola e são pesados tenho visto na net a rondar os 680g 700g.
 

HernaniSilva

New Member
David, pois com uma volta assim já dá para se ver +- o ideal e percebo bem o que dizes ao querer testar o 34, eu também gostava e talvez para a semana expeimente uma bike com 34 num treino a ver como reajo! Também sou da mesma opinião que quanto mais leve se tem, mais se vai usar, e se tivermos um 34 e em determinada subida acharmos pesado mas não há mais para "tirar", temos pena e serramos os dentes e com isso acabamos por ir mais rápido do que se tivessemos o 32 pois lá está, usariamos mais leve em situação de "aperto"!!

Obrigado pelo esclarecimento ;)
 
vou utilizar a tua combinação para ver o que dá se não gostar tiro,o thunderburt não perco nada pk era o pneu que queria comprar para o verão
 
Top