scott scale 60, 2007 como tirar peso sem gastar muitos euros

Odin-Trek

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Boas companheiros do pedal.
O que vos peço já sei que não é fácil mas aqui vai, tenho uma scale 60 de 2007 com material de origem exceptuando os travões em que tirei os v-brake e mudei para uns de disco shimano deore.
Ora eu nem ligava muito a essa questão do peso da bike, mas tanto ouvi e li acerca do assunto, que me decidi a pesar a minha e fiquei um pouco desiludido a menina pesa 13, 200 kg.
O que vos peço é o seguinte, conselhos de como tirar algum peso, se possível sem gastar muito, que os euros de momento não abundam.
Obrigado, fico à espera de opiniões do pessoal.
 

kaikedas

Member
ola
acho que para nos ajudares a ajudar-te.... :roll:
o melhor era descreveres o material que tens na bicicleta, embora digas que é o de origem...eu nao sei o que esa bicicleta traz de origem, nem a maioria do pessoal deve saber... :lol:
depois a partir de ai ja consegues ter alguma ajuda, se conseguires pesar as peças individualmente..melhor...;)

abraço
 

Snyker

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Boas "kaikedas"... belo nick :mrgreen:

Realmente para ajudar melhor convêm pores uma listagem com o material que tens na bike, como disse o camarada "dinanache" :!:

O que te posso dizer desde já foi onde tirei mais peso na minha e não gastei muito dinheiro, trocar os pneus por uns mais leves, e depois com uma transformação caseira para tubless...

Cumps
 

Odin-Trek

New Member
Companheiros do que consegui apurar até agora aqui vai a lista do material que sei até ao momento, o restante vou ter de me informar na loja :D, já que desconheço os modelos porque perdi o livro da bike :(.

Suspensão : Rock shox tora 302
Travões: shimano deore hidraulicos
Aros das rodas : alex Xc
Pneus : irc mythos 1,95
pedaleiro: shimano m 447
pedais : shimano pd m 505
transmissão: shimano deore à frente e shimano deore xt atrás
espigão: Scott Comp / 31.6mm
selim: Scott Racing
guiador:Scott X-Rod OS 31.8mm 600 mm / 5° bend
avanço:Scott Comp 4 Bolt / OS 31.8mm 1-1/8" / 6° angle
punhos : scott

Penso que com esta lista já dá para ter uma ideia,
Abraço e Boas pedaladas
 

nogueira.nuno

Active Member
Eu melhor é tu dizeres quanto queres gastar porque acho que na tua Bike e o principal.
Não estou a dizer que não vale nada mas o investimento pode não ser o proporcional no geral, porque numa suspensão nova ganhas peso e melhor funcionamento de certo, nuns travões uns XT devem ser mais leves e com melhor funcionamento, rodas não sei e há umas opções baratas e mais leves, de certo usas Camaras de ar nessas rodas o que também dava para tirar algum peso se fosse Tubless, pedais também já falaram, ser 31.8mm e etc, etc, e por isso eu falei de quanto queres gastar, qual a tua opinião sobre algum componente que nao te satisfaça quando andas tal como travões ou suspensão e a partir daí será mais facil ajudar-te mas em função com o valor por Ti disponivel para gastar e outra coisa é também se compras ou não Online porque também há uma diferença em valor!!
Quanto á descrição tens que ser mais especifico e talvez com foto porque há os punhos Grip-Lock ou os Racing, uns Lock devem pesar umas ou mais de 100gramas e uns racing quase 20gr, só para teres uma ideia logo aí há uma grande diferença!!
Abraço, Nuno.
 

mdiogo

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Boas, também tenho exactamente essa bike, a minha está com 10500 +/-

De origem já tenho muito pouco, apenas o guiador (por pouco tempo), espigão e pedais.

Começa pela suspensão, vais notar uma diferença grande, uma sid tira-te perto de 600g à bike. Se quiseres posso deixar depois aqui a montagem total da minha bike, fica um pouco caro mas podes ir fazendo aos poucos tal como eu fiz....

Penso até ao fim do Verão ter a minha abaixo dos 10Kg, embora não queira baixar também muito mais daí para baixo.
 

Odin-Trek

New Member
Caro colega mdiogo,
Era óptimo se pudesses então partilhar as alterações que fizeste à tua bike, assim fico com uma ideia muito mais precisa do que posso fazer e gastar na minha.
Penso que o pedaleiro e a suspensão são os componentes mais caros e onde mais facilmente se notará a diferença, os euros disponiveis ditarão a sentença :roll:
Se a conseguisse levar para a fasquia dos 11,5kg já me contentava :D
 

mdiogo

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Ok, desde já não sei o que é muito dinheiro ou pouco para ti! O equipamento da minha a meter assim de repente pode ficar caro a meu ver, por isso fiz as coisas à medida que ia podendo. De qualquer das formas deixo aqui como tenho a minha equipada, assinalo a vermelho os componentes que mais diferença vão fazer no peso da tua.

Suspensão - Rock Shox SID Team (2007) (as novas SID tb possuem bom peso, a suspensão R7 da Manitou tb é bastante leve, não sei do funcionamento das mesmas no entanto.)
Rodas - ZTR Olympic com cubos Hope Pro2, transformadas em tubeless, raios e cabeças sapim.
Apertos - O2Z TI
Pneus - Specialized Fast Trak LK, com líquido Joe's
Pedaleiro - Race Face Ride XC (O Shimano XT é ainda mais leve que este, estou no entanto contente com a durabilidade deste, não devo vir a trocar)
Travões - Avid Juicy 5
Rotor Frente - Alligator WindCutter 185mm
Rotor Trás - Alligator WindCutter 160mm
Desviador Frente - LX
Desviador Trás - XT Shadow
Cassete - Deore
Corrente - Deore
Pedais - Shimano PD-505 (próxima troca a fazer)
Selim - Carbono, de linha branca (124gramas)
Guiador e Espigão - Ainda os originais da Scott (a trocar entretanto tb)

P.S. Em relação à rodas existem mais opções e mais baratas, pesquisa no forum por "rodas baratas" ou qualquer coisa do género pois vais encontrar bons tópicos com montagens bastante simpáticas a preços mais convidativos.
 

Adão Lobo

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Eu tambem tenho uma scale mas a 50 (igual :mrgreen:) e gostava de tirar mais algum peso (oblectivo: sub 10)
Já fiz algumas (muitas) alterações sem nunca pensar em pesos,mas agora olhando a balança e ver 10,460.... que tal tirar os 460 :mrgreen: :mrgreen:

Passo a descrever os componentes:

  • quadro-scott scale aluminio
  • suspenção-reba sl (2008)
  • rodas-XT
  • pneus-continental speed king 2.1 com liquido no tubes
  • cassete-XT (11-32)
  • pedaleira-XT
  • corrente-sram 991 holowpin
  • apertos rapidos-KCNC
  • desviador traseiro-XT shadow
  • pedais-exustar
  • espigão selim-MSC carbono
  • selim-slr xc gel flow
  • avanço-KCNC wing 100mm
  • Guiador-KCNC bone
  • bar ends-KCNC cortados
  • punhos-MSC espuma
  • manipulos-XT sem mostradores
  • travões-avid juice 3
  • discos-XTR 160 (F/T)
  • grade bidon-não me lembro da marca é de carbono(ronda as 20g)

A proxima troca estava a pensar nos travões para uns avid ultimate....e depois lá para o final do verão o desviador traseio para xtr....
Que acham ???Com estas 2 alterações consigo chegar aos 10???
 

Fábio A.

New Member
Tirar os mithos para poupar peso é um erro ...
A maior parte dos pneus pesam mais de 600gr, e deve ser o que vocês pensam dos mithos..
Eu tenho uns, e para além de serem super baratos (8€ em arame cada), pesam menos de 500gr !
Para alem disso, e mais importante ainda, são uns excelentes pneus, bastante roladores e muito polivalentes :wink:

Cumpz
 

Odin-Trek

New Member
Fábio, tenho de concordar contigo, os mythos pesam 480 gr, acho que se podem considerar leves.
Quanto à performance, só tenho a apontar um comportamento um pouco nervoso em terrenos mais sinuosos e irregulares de resto tendo em conta qualidade/preço são óptimos.
Para primeira alteração na bike estou a pensar mudar a pedaleira para a nova slx da shimano que dizem?
Abraço.
 

Fábio A.

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Exacto, mas já agora uma pequena correcção ..
Os Mithos em arame pesam 530gr +- , os Kevlar é que pesam 480 .. :)

Dimanche, tens ai uma bela bike, parabéns !

Cumpz
 

elv1s

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Para o Adão Lobo, parece-me que dessas 460gr muitas gramas podem vir de trocar o conjunto rodas XT e discos XTR, pois devem ser centerlock, e optar por um conjunto de rodas abaixo de 1400gr, com cubos de 6F. Parece-me que com a troca vão logo quase as 460gr.

Quanto aos Avid Ultimate Acho que não se poupa assim tantas gramas em relação aos Juicy 3, e ainda por cima com os discos XTR.
 
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