Scott Scale 50 >>> Look 986

FiCaçador

Elos Rápidos
Pois eu adoro os meus pedais que têm pouca área de contacto, que têm pouca fiabilidade, que deixam o pé "solto", que requerem muita manutenção, que ganham folgas...
Mas que também não têm o comportamento afectado pela lama, que se soltam pelo ângulo da rotação do pé e não à força, que são mais leves.

E se levarem a devida manutenção, e só forem usados com sapatos de BTT decentes (com a sola alta), as folgas que ganham são mínimas e vão demorar muito tempo a aparecer.
Ah, e caso as folgas no eixo aumentem, por 11€ compra-se o rebuild kit e ficam como novos.

Estou a falar dos Egg Beater, como já devem ter percebido. Há muitos utilizadores satisfeitos sim senhor!
 

daSilva15

New Member
eu começei com uns m540 com cerca de 15anos... e depois passei logo para os Exustar, até aos dias de hoje..
ja estou fartinho de exustar´s, seja os normais, os Ti, os Ti e magnésio e bla bla... mas nao os troco por nada!
sao do tipo, Estranha-se depois Entranha-se!
mas por preços dos que tens referido, optava sem duvida os Exustar, ou entao os BBB que dizem muita bem deles, ou entao tinha que ser mesmo os BEBOP!
 
Já tinha noção disso Victor. A bike radar arrasa os xtr nesse aspecto.

Ficaçador, qual o modelo que utilizas? Uma dúvida, o kit de manutenção dos eggbeater 1 e dos eggbeater 3 é igual?

daSilva, és leve, certo?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu tenho uns 2Ti com o corpo dos SL, ou seja, equivale a uns SL.
Primeiro usei os SL, mas por os usar ocasionalmente com sapatos normais, e os sapatos de encaixe serem uns Shimano dos mais baratos com a sola com pouca altura, acabaram por ganhar folgas grandes nas molas.
Tenho também uns com o corpo dos 2Ti, com molas e eixo em titânio e mangas em alumínio. Esses com as molas em titânio não ganham qualquer folga que seja.
Já os 2Ti (actualmente com o corpo dos SL como disse) a folga na mola é muito ligeira e nunca passou disso, mas também só os usei com os sapatos Bontrager e Mavic.

Os rebuild kits do 1 e do 3 são diferentes, pois os 1 usam casquilhos e os 3 usam rolamentos de agulhas.
 

essence_s

New Member
Podes ir para os crank, tens é que ter cuidado com as manutenções, como já foi dito.
Tambem n acho que ganhem uma folga por ai além, mas há malta que gosta de ter os pés bem presos e fazer bastante força a encaixar e desencaixar.(os joelhos e articulações n agradecem)
 
Experimentei uns sl usados, não tenho dúvidas que na lama não exista muito melhor e esteticamente também agradam, estranhei o facto de sentir os pés mais "soltos" pois sempre fui utilizador de spd. Pensei que poderiam ser as molas a acusar algum desgaste, mas pelo que fui lendo percebi que são assim mesmo. Provavelmente vou-me manter no spd... a questão da manutenção não é algo que preocupe, e a dos CB é até bastante simples. Mas pelo facto que referi e a informação que o Ficaçador deu sobre a questão da altura das solas leva-me a optar por outros.
 

Sergio10

New Member
Boas Lux

já tens a minha opiniao mas falta 2 infos sobre o v5 paradigm: peso real 260g (+5 gr) e fiz cerca de 1000kms com eles

cumps
 

daSilva15

New Member
sim, sempre fui leve, (60kg), mas os pedais exustar uso na bike treino, na bike estrada, na bike XCO e na bike Cyclocross.. e se tiver que bater com eles no chao, ou de qualquer anormalidade faço sem problemas nenhuns!
 
Molas a prender os pés com muita resistência ao largar o pedal, significa que daqui a uns anos vão ter más memórias e respectivas sensações nas articulações.
E pedais que não têm este inconveniente só conheço 3 marcas: Speedplay, Bebop e CB sendo que os dois primeiros são os que proporcionam mais liberdade de movimentos antes do "release" do cleat.
De qualquer forma os SPD também permitem afinação na mola, só que muita gente além de gostar de ter os pés presos também gosta de os sentir presos.
 
Mais uma vez, obrigado a todos pelas opiniões, apesar de serem tudo menos consensuais, acreditem que foram muito úteis!


Encomendei os E-PM215, o peso anunciado é de 280g, se for real retiro 66g.

Será uma forma de experimentar os exustar sem grande investimento e atestar a qualidade dos mesmos. Se optasse pelos E-PM215ti retiraria 122g, não o fiz por ter algumas dúvidas em relação à resistência do material. Equipado peso 84kg, ligeiramente abaixo do peso máximo recomendado (85kg). Seria importante para mim ouvir algum utilizador desses pedais com um peso semelhante ao meu…

Resumindo, os E-PM215 irão cá andar uns bons kms, caso se portem à altura passam para outra bike que dou menos uso e aí talvez compre a versão ti, essa sim, com um peso muito interessante.
 
Surgiu um desviador a bom preço para completar o conjunto (excepção à cassete e corrente).
O xt que retirei pesa 151g, o xtr 129g.

 
Last edited:

red46

Member
Boas.

Lux, o meu XTR acusou isto. A medida da braçadeira é de 28.6mm.

dsc01104pc.jpg


Cumprimentos
 
Top