Scott Scale 40 2012 - a la carte

Diogo112

Member
Em Novembro de 2011, iniciei um projecto à la carte, com a base de um quadro Qüer mission hardtail, em alumínio 7005, fui comprando diversos componentes para colocar a bike a funcionar, entre componentes novos e usados a bike ficou pronta a usar em um mês, eis o projecto inicial com a respectiva lista de componentes:

Quadro - Qüer mission
Rodas - WTB speed disc XL, com cubos Feel´s
Pneus - Btwin Sport TR 26x1.95
Suspensão - SR Suntour XCT V2
Travões - Tektro Novela
Discos - Shimano (os mais baratos) 160mm
Cassete - Alivio 8V
Desvidor frontal - Shimano Acera
Desviador traseiro - Shimano Alivio
Espigão de Selim - BBB Skyscraper 30,2mm
Selim - Berg (Velo)
Pedaleira - Shimano Alivio
Pedais - Shimano SPD M520
Manetes - Shimano alivio Dual control
Cabos e espirais - Jagwire
Caixa de Direcção - Neco 1 1/8
Bar ends - Rockrider 150g
Corrente - Sram PC 991 c/power link
Punhos em neoprene - Velo
Avanço - BBB ultraforce 6D
Guiador - BBB Litebar 31,8mm BHB-05

Foi este o principio de uma aventura que achei muito engraçado e me faz tanto gostar das bikes que desde então tenho tido, fruto dos diversos upgrades posteriores, a loucura começou e levou-me agora a substituir quase tudo que do projecto original pouco ou nada resta.

Passou pouco tempo e veio a troca da suspensão e dos pneus, mais tarde o sistema de mudanças (shifters) e os travões. Comprei uma Manitou Skareb 80mm, aqui perdeu 1Kg, os shifters foram trocados por sistema Shimano 3x8 da gama XTR, comprei uns travões usados Formula Oro K24, melhorias como da noite para o dia em termos de travagem, os pneus foram assim um "engano", comprei uns Hutchinson Cobra hardskin 560g cada, acontece que ao contrário do dito no site do fabricante são puncture resistant, ora bolas furam com uma facilidade incrível, antes quase não tinha furos agora tornaram-se uma constante, mas a solução apareceu através de umas bandas de uma espécie de silicone, que são algo estranhas principalmente a rolar a velocidades elevadas, mas ainda assim cumprem com o objectivo pretendido, embora não as recomende, mas nas maratonas têm sido uma preciosa ajuda que evita com que seja o ultimo das classificações.

O upgrade seguinte foi toda a transmissão: movimento pedaleiro, pedaleira, desviadores e cassete.

Desviadores:
Frontal - Acera -> SLX
Traseiro - Alivio -> XT

Cassete:
Alivio 8v -> Alivio 9v

Pedadeira:
Alivio -> SLX

O shifter do desviador traseiro, teve de ser substituído, de XTR de 8v, por um Deore 9v, mas não se equipara tão pouco em qualidade, suavidade e precisão ao XTR, embora cumpra a função.

Com este equipamento supra descrito fiz duas meia-maratonas, acontece que fruto da minha inexperiência e baixa condição fisica não ambiciono de forma alguma lugares do pódio, gosto de ir para o mato e me divertir que nem um doido, nas descidas e subidas envoltas pelo ambiente saudável e de tranquilidade que usufro numa imensa paz de espírito e o facto de chegar ao fim todo empenado faz-me sentir muito bem e mais saudável a cada saída, à conta destas brincadeiras e das muitas horas de estrada consegui perder 9kg em 4 meses, passando de 97kg para os actuais 88Kg.

O projecto final da Qüer mission, terminou com um peso de 13,5kg, mais coisa menos coisa.

Mas a saga não termina aqui, graças a terem-me oferecido um quadro Scott Scale 40 de 2012, pois o meu colega foi operado à coluna e o médico proibiu-o de andar de bike e ele nem chegou a montar este maravilhoso quadro, logo o dito veio-me parar à mão sem custos.

Assim e graças a ele, começa um novo projecto, que ainda nem foi estreado, pois a chuva que se abateu hoje não me permitiu ir andar na nova bike e fazer as fotos da praxe.

Surgiu na net umas rodas para venda que estavam dentro daquilo que queria comprar, Umas DT Swiss 420 SL, com cubo specialized na roda da frente e Shimano atrás, já com discos ashima de 160mm atrás e um Quad de 160mm que entretanto adquiri, mesmo dentro do preço que queria para usadas, embora tivesse andado a "namorar" umas Mavic Crossride, mas as diferenças de preço entre novo e usado são quase nulas.

Mas aqui vai a nova e finalizada Scott Scale 40.

Quadro - Scott Scale 40 (2012) lindo de morrer.
Guiador - BBB Litebar 31,8mm BHB-05
Avanço - BBB ultraforce 6D
Cabos e espirais - Jagwire
Caixa de Direcção - BBB BHP-50 (semi-integrada)
Bar ends curtos - Rockrider 90g
Corrente - Sram PC 991 c/power link
Punhos em neoprene - Velo
Rodas - DT Swiss 420 SL pretas com risca vermelha
Pneus - Hutchinson Cobra 26x2.10 com câmaras de ar Hutchinson e bandas antifuro Btwin
Caixa de Direcção - Neco 1 1/8
Pedaleira - Shimano SLX 44-32-22
Pedais - Shimano SPD M-520
Suspensão - Manitou Skareb 80mm
Conta Kms - VDO A8+ Wireless
Corrente - Sram PC 991 c/ power link
Desviador frontal - Shimano SLX
Desviador traseiro - Shimano XT
Cassete - Shimano Deore 9v
Espigão de Selim (aluminio) - Onoff 31,6mm
Selim - Selle Italia Q-bik
Travões Hidraulicos - Formula oro k24
Grade de bidon - Elite carbon 3k
Discos de travão - Ashima 160mm e Quad 160mm

Agora é dar-lhe o bom e devido uso que ela merece. Futuramente a Qüer mission irá ser re-montada em virtude de ela vir a ter como proprietário o meu filho, que está a bike "nova" prometida como prenda de passagem do 4º para o 5º ano.

Juntos fotos nos posts seguintes para irem acompanhando como foi a evolução da dita bike.

Cumps e agradecido por me terem lido.

António Diogo
 
Last edited:

Diogo112

Member
Vou colocar fotos daqui a pouco, tinha a máquina sem bateria, o peso desconheço, pois ainda não foi pesada, mas garanto que está mais leve que a Qüer quando a terminei.
 

Diogo112

Member
264mhyq.jpg
[/URL][/IMG]
2d6od8g.jpg
[/URL][/IMG]
1twnlz.jpg
[/URL][/IMG]
rsbuds.jpg
[/URL][/IMG]

Esta foi a 1ª fase de upgrades
 

Diogo112

Member
Mais fotos:
2nvdthk.jpg
[/URL][/IMG]
4zueq1.jpg
[/URL][/IMG]
10omazk.jpg
[/URL][/IMG]
25au7w9.jpg
[/URL][/IMG]

Mais fotos virão, mas em habitat natural.

Espero que gostem
 
Esse quadro foi um belo upgrade.

No entanto, não percebo o sentido de este tópico estar aqui no cantinho do peso!! Aconselho a ler o regulamento...
 

shuumi

New Member
Fizeste o upgrade mais importante da bike!

O quadro é muito bonito, e a geometria desse é outra loiça!
dá-lhe nos pedais!
 

Diogo112

Member
Hoje a meio de um passeio passei na loja onde ela foi montada, pois acusou ser uma sub-12, com um fenomenal peso de 11,85Kg, com capacidade para se reduzir ainda mais. Já só ficam a faltar as fotos dela no seu habitat natural. Aguardem-me.
 

Diogo112

Member
Hoje foi dia de ir às compras e fazer alguns upgrades necessários, devido ao mautrato que a bike levou no fim de semana no Cabeço da Aguieira - Unhos, como a caixa de direcção estava com folgas achei que para bem da minha integridade fisica e do quadro, substituir a dita cuja que era os restos de uma Neco, para levar uma caixa realmente aplicada neste Scale 40, ah e também aproveitei para comprar um selim novo, que me cá andava no goto, por esta ordem os upgrades foram:

Selim Berg -> Selle italia Q-bik
Caixa de direcção Neco (restos) -> BBB BHP50 (sem folgas ou receios)

Ficando com um peso actual de 11,79Kg

Fotos em breve.
 
Last edited:

Diogo112

Member
Havia prometido uma fotos em ambiente natural, hoje como foi dia de saída, ainda que embora curta aqui ficam elas.

b83d5j.jpg
[/URL][/IMG]

2njle28.jpg
[/URL][/IMG]

Como é 25 de Abril, aqui fica uma foto alusiva ao momento.

kdjrxu.jpg
[/URL][/IMG]

Espero que gostem, embora a qualidade não seja muita, mas foi o que se arranjou, pois foram tiradas com telemóvel.
 

Diogo112

Member
Esta é uma montagem personalizada, o projecto inicial começou numa Qüer mission também à la carte, e tinha pouco mais de 15Kg, agora com a Scott scale 40, tem 11,72kg, mas pode descer mais caso remova os bar ends, a banda anti-furo do pneu da frente.
 

Diogo112

Member
Na continuação do trabalho iniciado com a minha Scale 40, estou agora a desenvolver alguns upgrades que são eles a substituição do guiador por um em alumínio revestido a fibra de carbono recto, o que tinha era sobrelevado e bastante largo, este actualmente é mais curto uns bons centímetros. logo creio que ficará com uma melhor condução. Os restantes upgrades são substituição da tampa da caixa de direcção por uma da KCNC, troca dos barends da Decathlon de 98g, por uns em alumínio com 45g Titan superlite, a retirada das bandas anti-furo da Decathlon, para colocar umas câmaras de ar com gel (e rezar a todos os santinhos para que dêem resultado), mais a troca dos parafusos da pedaleira por uns vermelhos que creio que são da KCNC, o objectivo foi reduzir algum pouco peso, melhorar a estética e também a performance do rider inadaptado ao guiador grande, assim que possível juntarei as fotos da praxe, com todos os pormenores alterados.
 
Last edited:

Diogo112

Member
Hoje resolvi actualizar os componentes da minha bike e troquei 3 coisas onde se calhar reduzi cerca de 200g, mas contudo falta levar a rapariga à balança.

Saíu:
Pedais - Shimano SPD M-520 - 380g
Espigão de Selim (aluminio) - Onoff 31,6mm - 285g
Grade de bidon Elite custom race - não sei o peso, mas garantidamente mais de 45g

Entrou:
Pedais - BBB Mountaingo BDP-11 - 299g
Espigão de selim - Ritchey WCS Carbon - 215g
Grade de bidon - Blackburn - 23g.

Assim que puder deixo fotos
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Quanto ao liquido anti-furos não tinho tido problemas... Se te deres mal com um experimenta outro porque penso que nem todos têm a mesma eficácia... Eu uso e não me posso queixar, de todo... tenho bastante furos vedados na câmara de ar :mrgreen:
Não me perguntes qual é o liquido porque sinceramente não me lembro... :roll:

Apenas uma vez fiquei sem bike (felizmente não a meio de uma volta) porque passado 9 meses - 1 ano o liquido pede força o que obriga a meter mais (ou mudar a câmara de ar)... De resto, quando perco ar, basta encher o pneu e não mais volta a esvaziar (que é quando o liquido veda o furo).

Já agora... o quadro é de alumínio, certo? Tens ideia de quanto pesa? A bike está bastante leve...
 
Last edited:
Top