nuno_miguel_pinto
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2ª PARTE:
Bom, após mais de 300km, penso que já tenho uma ideia mais profunda da minha nova montada.
Comecemos pelo mais importante, quadro e sistema de amortecedor:
O mais importante nesta bicicleta é o sistema traseiro de amortecimento, baseado no Horst Link, patenteado pela Specialized. Aqui não tenho duvidas, o sistema é bastante bom pois permite um pedalar muito suave sem o bombear traseiro. Quanto ao amortecedor, após varias subidas e descidas, as minha impressões são as seguintes:
Suavidade, boa, mas parece-me que não estou a aproveitar o curso todo, talvez uns PSI a menos resolvam o problema, de qualquer maneira, em relação a EPIC da primeira geração que possuía, nao existe comparação, pis nao se sente o inicio das irregularidades,
Subidas: com uns teóricos 130mm de curso atrás, as subidas muito íngremes não são muito complicadas...na realidade, consegue-se subir bem, mas se passar o curso para 80m (o comando no guiador é excelente) nota-se que a traseira da bicicleta sobe um pouco, e ai a geometria muda de modo a ficar mais inclinado para a frente, o que é excelente. De resto, ando sempre com o amortecedor com o curso todo aberto....mesmo em estradões rápidos não necessito de passar o curso para 80mm, o bloqueio é muito raro, só para exprimentar a sensação... ou talvez se montar um pneus de estrada e for rolar no alcatrão...
Quanto a TALAS RL, mais uma vez, a excelencia das FOX, muito suave, quase sempre rolo com 140mm, algumas vezes a 100mm, quando sei que vou estar muito tempo a subir, dou-me ao trabalho de passar a suspensão para 100mm e o amortecedor para 80, nota-se que a bicicleta fica com uma geometria muita mais racing, e a diferença é notória pois acabo por ter que exercer menos força no tronco para não descolar a roda da frente do chão.
Travões XTR: ja travam...mas acho que não são uma referencia no mercado em termos de poder de travagem, em termos estéticos, ficam a ganhar.
Transmissão: um caos, desafinada... mas é normal... bicicleta nova que ainda ao foi ao mecânico, algo que já era esperado. Os manípulos, depois de me habituar (usava uns rotativos SRAM X0), acho o sistema de usar apenas o polegar excelente. O desvidador da frente, apresenta falta de força na mola, por vezes a corrente nao passa para os carretos mais pequenos, talvez seja afinação..aconteceu apenas 2 vezes.
Já consegui apertar o selim, depois de ganhar alguma coragem, dei mais uma volta no aperto rápido, nao estalou o quadro, he,he,he, uffff.
Para acabar...
Estou bastante contente com a bike, ainda mais, depois dos comentários do fórum, obrigado a todos. Agora só falta um teste de longa duração.
1ª PARTE
Esta é a minha review da nova SCOTT GENIUS MC20.
Bom, depois de muito pensar, e de ler revistas e artigos na net, fiquei apenas entre estas duas bikes:
Specialized Stumpjumper Expert
Scott Genius MC 20.
Antes de iniciar a minha review é importante esclarecer qual a bike que tinha.
Eu era o feliz "dono" de uma EPIC de 2003, a abonar à qualidade da EPIC, esta nunca me deu problemas de maior, não tive qualquer problema com o quadro, e o amortecedor foi para a revisão pois estava a perder um pouco de ar, algo normal para o tempo de uso do mesmo.
Quanto à nova bike, o que me levou para a Scott em vez da Specialized:
1. A Specialized tem uma característica que cada vez mais me irrita: todos os anos, novas bicicletas, novos quadros, novos design, novas tecnologias, novos matérias, novos amortecedores, novas suspensões, etc... para o comprador de um Specialized, é garantido que para o ano que vem, a sua bike vai ser desactualizada e como tal bastante desvalorizada.
2. A Specialized Stumpjumper Expert pesa 13kg tamanho M, muito pesado para o tipo de bike e para o preço pedido, também tem umas rodas medíocres.
3. Experimentei a Stumpjumper, o suficiente para perceber que é no entanto, uma bike espectacular como o sistema FSR acoplado ao BRAIN...
4. A Scott tendo um preço mais alto, cativou-me pela qualidade do material, o quadro em carbono é lindíssimo. E com um peso de 12kg (indicado no catalogo) parecia-me bastante interessante. O sistema de suspensão é semelhante, se não igual ao da Specialized pois são ambos Horst link (as patentes proíbem a SCOTT de vender a GENIUS nos USA) e o amortecedor já tem 3 anos de provas dadas.
Por ultimo, das várias lojas que visitei, o Stand Jasma, foi aquele que se mostrou mais atencioso (inclusive na retoma da EPIC usada), e como sabemos, SCOTT é no Jasma.
A PRIMEIR SAIDA
FOTO EM CASA, ACABADA DE CHEGAR DA LOJA
DETALHE DO TIPO DE CARBONO USADO PELA SCOTT
COMANDOS
AMORTECEDOR, REPAREM NO AUTOCOLANTE COM INDICADAO 125mm, SEGUNDO A SCOTT FAZ 130mm
DESCRICAO DO EQUIPAMENTO.
• Genius MC Carbon CR1 technology / ILS kinematic 3D custom butted 6061 alloy Swingarm / 130mm rear travel tamanho L com Caixa de direcção:Ritchey pro 1 1/8" semi integrated 44/50mm
• Amortecedor GENIUS 130/80/lock (os autocolantes do amortecedor indicam 125mm !?!?!? ainda não foram actualizados)
• Fox 32 Talas RL 3 Travel position lockout & reb. A. 100-120-140mm travel
• Desviador traseiro XTR 2007
• Desviador FR XT
• Shifter XTR 2007*
• MAVIC ST DISC ISO *
• Travões XTR 2007 *
• Selim Selle Italia SLK gel flow *
• Pneus Hutchison Piranha 2.0 UST*
• Punhos SCOTT ODI*
• Avanço Scott MC pro 4 bolt Clamp 1-1/8" /6° angle
• Espigão Scott RC 03-20 34.9mm
• Guiador Ritchey Carbon Pro oversize 31.8mm 15mm Rise 650 mm
• Pedaleira/cassete/corrente XT
• Liquido para pneus Tubeless verde (esqueci-me do nome)
• Pedais Crank Brother Egg Beater SL
* Componentes trocados em relação à montagem de origem
PESO TOTAL (pesado na loja sem pedais): 11,9 Kg.
Consigo facilmente baixar 200/300 gramas com pneus leves e câmaras de ar ou menos liquido (O Bruno do Stand Jasma colocou-me um embalagem inteira, eu costumo ser mais poupado, um bem haja para o Bruno pela sua atenção).
Comportamento após 2 saídas e 120 km feitos.
A bike tem a característica/vantagem de apresentas vários comportamentos, pois permite bloqueio e alteração de curso/geometria à frente e trás.
De início sentiam bastante confortável e confiante a pedalar com 80mm atrás e 100 à frente (os cursos mínimos) isto porque tornava a bike muito semelhante à EPIC, no entanto com o tempo fui testando com as várias combinações e posso garantir que se rola muito bem com 130 de curso traseiro e 140 à frente.
Esta bike é como muitas vezes se ouve dizer um sofá...e tenho que vos relembra que a minha outra bike era um EPIC.
Permite realizar saltos com mais confiança, a geometria permite puxar a frente com muita facilidade. A subir não é tão boa como a EPIC, não tem a ver como o bombear, pois esse não se nota, mas sim por ter a frente mais levantada e como tal obrigar a fazer um esforço diferente no tronco em relação a EPIC. No entrando a suspensão é mais suave e como tal "cola" melhor a roda traseira ao chão.
A descer, a bike é muito boa, arrisco a dizer excelente (mas para isso faz falta outras experiências com mais bikes), para isso ajuda tanto curso traseiro de 130mm como a suspensão aberta ao máximo de 140mm, a bike ganha muita velocidade pois “come” os obstáculos…não faz sentido desviar-me de pedras ou raízes, pois dá imenso gozo passar por cima de tudo.
Na minha opinião, o equipamento XTR, tem um design muito bom, apresenta uma maior solidez visual e as cores estão bem conseguidas, o aspecto “industrial” dá ideia de robustez. O acabamento é muito melhor que o anterior que se riscava bastante por ser brilhante.
Os travões XTR ainda não estão a 100%... não sei se lhes falta a potencia, ou gastar as pastilhas, ou talvez devesse ter colocado um rotor de 180mm à frente. No entanto são bastante progressivos,
As mudanças funcionam bem, mas ainda é cedo demais para perceber se realmente são superiores ao SRAM X0 que tinha na EPIC. No entanto posso já acrescentar que o uso de shifter rotativos da SRAM é, para mim, superior pois permite dar pequenos ajustes no desviador da frente e com os trigger da Shimano existe sempre situações em que a corrente roça no desviador.
Os novos trigger da Shimano tem um design minimalista que me agradou desde o início, a possibilidade de engrenar varias mudanças para cima e baixo e interessante, o dual-release também é porreiro, mas como estava habituado aos punhos rotativos da SRAM, ainda tenho que pensar duas vezes quando coloco mudanças.
No geral estou bastante contente com a bike, está a revelar-se exactamente aquilo que pretendia, uma bike polivalente, eficaz, leve e esteticamente apelativa.
Quero apenas apontar alguns pequenos defeitos:
• Não tem drop-out substituível, a SCOTT argumenta que este sistema é mais forte...existem marcas que usam, outras não, mesmo na SCOTT, outros modelos tem drop-out substituível.
• O Espigão do selim teve que ser reapertado varias vezes, estava sempre a baixar, noutro quadro tinha lhe dado um bom apertão, mas com o carbono não quero arriscar.
Aconselho vivamente a quem usa peças em carbono a comprar chave dinamometrica, tal com a Park Tool, TW-1, Torque Wrench. Eu vou faze-lo o mais rápido possível e todos os apertos serão de acordo com a indicação do fabricante.
Mais tarde poderei colocar mais alguma informação adicional, no caso de existir interesse dos visitantes do fórum.
Bom, após mais de 300km, penso que já tenho uma ideia mais profunda da minha nova montada.
Comecemos pelo mais importante, quadro e sistema de amortecedor:
O mais importante nesta bicicleta é o sistema traseiro de amortecimento, baseado no Horst Link, patenteado pela Specialized. Aqui não tenho duvidas, o sistema é bastante bom pois permite um pedalar muito suave sem o bombear traseiro. Quanto ao amortecedor, após varias subidas e descidas, as minha impressões são as seguintes:
Suavidade, boa, mas parece-me que não estou a aproveitar o curso todo, talvez uns PSI a menos resolvam o problema, de qualquer maneira, em relação a EPIC da primeira geração que possuía, nao existe comparação, pis nao se sente o inicio das irregularidades,
Subidas: com uns teóricos 130mm de curso atrás, as subidas muito íngremes não são muito complicadas...na realidade, consegue-se subir bem, mas se passar o curso para 80m (o comando no guiador é excelente) nota-se que a traseira da bicicleta sobe um pouco, e ai a geometria muda de modo a ficar mais inclinado para a frente, o que é excelente. De resto, ando sempre com o amortecedor com o curso todo aberto....mesmo em estradões rápidos não necessito de passar o curso para 80mm, o bloqueio é muito raro, só para exprimentar a sensação... ou talvez se montar um pneus de estrada e for rolar no alcatrão...
Quanto a TALAS RL, mais uma vez, a excelencia das FOX, muito suave, quase sempre rolo com 140mm, algumas vezes a 100mm, quando sei que vou estar muito tempo a subir, dou-me ao trabalho de passar a suspensão para 100mm e o amortecedor para 80, nota-se que a bicicleta fica com uma geometria muita mais racing, e a diferença é notória pois acabo por ter que exercer menos força no tronco para não descolar a roda da frente do chão.
Travões XTR: ja travam...mas acho que não são uma referencia no mercado em termos de poder de travagem, em termos estéticos, ficam a ganhar.
Transmissão: um caos, desafinada... mas é normal... bicicleta nova que ainda ao foi ao mecânico, algo que já era esperado. Os manípulos, depois de me habituar (usava uns rotativos SRAM X0), acho o sistema de usar apenas o polegar excelente. O desvidador da frente, apresenta falta de força na mola, por vezes a corrente nao passa para os carretos mais pequenos, talvez seja afinação..aconteceu apenas 2 vezes.
Já consegui apertar o selim, depois de ganhar alguma coragem, dei mais uma volta no aperto rápido, nao estalou o quadro, he,he,he, uffff.
Para acabar...
Estou bastante contente com a bike, ainda mais, depois dos comentários do fórum, obrigado a todos. Agora só falta um teste de longa duração.
1ª PARTE
Esta é a minha review da nova SCOTT GENIUS MC20.
Bom, depois de muito pensar, e de ler revistas e artigos na net, fiquei apenas entre estas duas bikes:
Specialized Stumpjumper Expert
Scott Genius MC 20.
Antes de iniciar a minha review é importante esclarecer qual a bike que tinha.
Eu era o feliz "dono" de uma EPIC de 2003, a abonar à qualidade da EPIC, esta nunca me deu problemas de maior, não tive qualquer problema com o quadro, e o amortecedor foi para a revisão pois estava a perder um pouco de ar, algo normal para o tempo de uso do mesmo.
Quanto à nova bike, o que me levou para a Scott em vez da Specialized:
1. A Specialized tem uma característica que cada vez mais me irrita: todos os anos, novas bicicletas, novos quadros, novos design, novas tecnologias, novos matérias, novos amortecedores, novas suspensões, etc... para o comprador de um Specialized, é garantido que para o ano que vem, a sua bike vai ser desactualizada e como tal bastante desvalorizada.
2. A Specialized Stumpjumper Expert pesa 13kg tamanho M, muito pesado para o tipo de bike e para o preço pedido, também tem umas rodas medíocres.
3. Experimentei a Stumpjumper, o suficiente para perceber que é no entanto, uma bike espectacular como o sistema FSR acoplado ao BRAIN...
4. A Scott tendo um preço mais alto, cativou-me pela qualidade do material, o quadro em carbono é lindíssimo. E com um peso de 12kg (indicado no catalogo) parecia-me bastante interessante. O sistema de suspensão é semelhante, se não igual ao da Specialized pois são ambos Horst link (as patentes proíbem a SCOTT de vender a GENIUS nos USA) e o amortecedor já tem 3 anos de provas dadas.
Por ultimo, das várias lojas que visitei, o Stand Jasma, foi aquele que se mostrou mais atencioso (inclusive na retoma da EPIC usada), e como sabemos, SCOTT é no Jasma.
A PRIMEIR SAIDA
FOTO EM CASA, ACABADA DE CHEGAR DA LOJA
DETALHE DO TIPO DE CARBONO USADO PELA SCOTT
COMANDOS
AMORTECEDOR, REPAREM NO AUTOCOLANTE COM INDICADAO 125mm, SEGUNDO A SCOTT FAZ 130mm
DESCRICAO DO EQUIPAMENTO.
• Genius MC Carbon CR1 technology / ILS kinematic 3D custom butted 6061 alloy Swingarm / 130mm rear travel tamanho L com Caixa de direcção:Ritchey pro 1 1/8" semi integrated 44/50mm
• Amortecedor GENIUS 130/80/lock (os autocolantes do amortecedor indicam 125mm !?!?!? ainda não foram actualizados)
• Fox 32 Talas RL 3 Travel position lockout & reb. A. 100-120-140mm travel
• Desviador traseiro XTR 2007
• Desviador FR XT
• Shifter XTR 2007*
• MAVIC ST DISC ISO *
• Travões XTR 2007 *
• Selim Selle Italia SLK gel flow *
• Pneus Hutchison Piranha 2.0 UST*
• Punhos SCOTT ODI*
• Avanço Scott MC pro 4 bolt Clamp 1-1/8" /6° angle
• Espigão Scott RC 03-20 34.9mm
• Guiador Ritchey Carbon Pro oversize 31.8mm 15mm Rise 650 mm
• Pedaleira/cassete/corrente XT
• Liquido para pneus Tubeless verde (esqueci-me do nome)
• Pedais Crank Brother Egg Beater SL
* Componentes trocados em relação à montagem de origem
PESO TOTAL (pesado na loja sem pedais): 11,9 Kg.
Consigo facilmente baixar 200/300 gramas com pneus leves e câmaras de ar ou menos liquido (O Bruno do Stand Jasma colocou-me um embalagem inteira, eu costumo ser mais poupado, um bem haja para o Bruno pela sua atenção).
Comportamento após 2 saídas e 120 km feitos.
A bike tem a característica/vantagem de apresentas vários comportamentos, pois permite bloqueio e alteração de curso/geometria à frente e trás.
De início sentiam bastante confortável e confiante a pedalar com 80mm atrás e 100 à frente (os cursos mínimos) isto porque tornava a bike muito semelhante à EPIC, no entanto com o tempo fui testando com as várias combinações e posso garantir que se rola muito bem com 130 de curso traseiro e 140 à frente.
Esta bike é como muitas vezes se ouve dizer um sofá...e tenho que vos relembra que a minha outra bike era um EPIC.
Permite realizar saltos com mais confiança, a geometria permite puxar a frente com muita facilidade. A subir não é tão boa como a EPIC, não tem a ver como o bombear, pois esse não se nota, mas sim por ter a frente mais levantada e como tal obrigar a fazer um esforço diferente no tronco em relação a EPIC. No entrando a suspensão é mais suave e como tal "cola" melhor a roda traseira ao chão.
A descer, a bike é muito boa, arrisco a dizer excelente (mas para isso faz falta outras experiências com mais bikes), para isso ajuda tanto curso traseiro de 130mm como a suspensão aberta ao máximo de 140mm, a bike ganha muita velocidade pois “come” os obstáculos…não faz sentido desviar-me de pedras ou raízes, pois dá imenso gozo passar por cima de tudo.
Na minha opinião, o equipamento XTR, tem um design muito bom, apresenta uma maior solidez visual e as cores estão bem conseguidas, o aspecto “industrial” dá ideia de robustez. O acabamento é muito melhor que o anterior que se riscava bastante por ser brilhante.
Os travões XTR ainda não estão a 100%... não sei se lhes falta a potencia, ou gastar as pastilhas, ou talvez devesse ter colocado um rotor de 180mm à frente. No entanto são bastante progressivos,
As mudanças funcionam bem, mas ainda é cedo demais para perceber se realmente são superiores ao SRAM X0 que tinha na EPIC. No entanto posso já acrescentar que o uso de shifter rotativos da SRAM é, para mim, superior pois permite dar pequenos ajustes no desviador da frente e com os trigger da Shimano existe sempre situações em que a corrente roça no desviador.
Os novos trigger da Shimano tem um design minimalista que me agradou desde o início, a possibilidade de engrenar varias mudanças para cima e baixo e interessante, o dual-release também é porreiro, mas como estava habituado aos punhos rotativos da SRAM, ainda tenho que pensar duas vezes quando coloco mudanças.
No geral estou bastante contente com a bike, está a revelar-se exactamente aquilo que pretendia, uma bike polivalente, eficaz, leve e esteticamente apelativa.
Quero apenas apontar alguns pequenos defeitos:
• Não tem drop-out substituível, a SCOTT argumenta que este sistema é mais forte...existem marcas que usam, outras não, mesmo na SCOTT, outros modelos tem drop-out substituível.
• O Espigão do selim teve que ser reapertado varias vezes, estava sempre a baixar, noutro quadro tinha lhe dado um bom apertão, mas com o carbono não quero arriscar.
Aconselho vivamente a quem usa peças em carbono a comprar chave dinamometrica, tal com a Park Tool, TW-1, Torque Wrench. Eu vou faze-lo o mais rápido possível e todos os apertos serão de acordo com a indicação do fabricante.
Mais tarde poderei colocar mais alguma informação adicional, no caso de existir interesse dos visitantes do fórum.