SCOTT GENIUS MC 20- NOVA REVIEW

2ª PARTE:
Bom, após mais de 300km, penso que já tenho uma ideia mais profunda da minha nova montada.
Comecemos pelo mais importante, quadro e sistema de amortecedor:
O mais importante nesta bicicleta é o sistema traseiro de amortecimento, baseado no Horst Link, patenteado pela Specialized. Aqui não tenho duvidas, o sistema é bastante bom pois permite um pedalar muito suave sem o bombear traseiro. Quanto ao amortecedor, após varias subidas e descidas, as minha impressões são as seguintes:
Suavidade, boa, mas parece-me que não estou a aproveitar o curso todo, talvez uns PSI a menos resolvam o problema, de qualquer maneira, em relação a EPIC da primeira geração que possuía, nao existe comparação, pis nao se sente o inicio das irregularidades,
Subidas: com uns teóricos 130mm de curso atrás, as subidas muito íngremes não são muito complicadas...na realidade, consegue-se subir bem, mas se passar o curso para 80m (o comando no guiador é excelente) nota-se que a traseira da bicicleta sobe um pouco, e ai a geometria muda de modo a ficar mais inclinado para a frente, o que é excelente. De resto, ando sempre com o amortecedor com o curso todo aberto....mesmo em estradões rápidos não necessito de passar o curso para 80mm, o bloqueio é muito raro, só para exprimentar a sensação... ou talvez se montar um pneus de estrada e for rolar no alcatrão...
Quanto a TALAS RL, mais uma vez, a excelencia das FOX, muito suave, quase sempre rolo com 140mm, algumas vezes a 100mm, quando sei que vou estar muito tempo a subir, dou-me ao trabalho de passar a suspensão para 100mm e o amortecedor para 80, nota-se que a bicicleta fica com uma geometria muita mais racing, e a diferença é notória pois acabo por ter que exercer menos força no tronco para não descolar a roda da frente do chão.
Travões XTR: ja travam...mas acho que não são uma referencia no mercado em termos de poder de travagem, em termos estéticos, ficam a ganhar.
Transmissão: um caos, desafinada... mas é normal... bicicleta nova que ainda ao foi ao mecânico, algo que já era esperado. Os manípulos, depois de me habituar (usava uns rotativos SRAM X0), acho o sistema de usar apenas o polegar excelente. O desvidador da frente, apresenta falta de força na mola, por vezes a corrente nao passa para os carretos mais pequenos, talvez seja afinação..aconteceu apenas 2 vezes.
Já consegui apertar o selim, depois de ganhar alguma coragem, dei mais uma volta no aperto rápido, nao estalou o quadro, he,he,he, uffff.
Para acabar...
Estou bastante contente com a bike, ainda mais, depois dos comentários do fórum, obrigado a todos. Agora só falta um teste de longa duração.

1ª PARTE
Esta é a minha review da nova SCOTT GENIUS MC20.

Bom, depois de muito pensar, e de ler revistas e artigos na net, fiquei apenas entre estas duas bikes:
Specialized Stumpjumper Expert
Scott Genius MC 20.

Antes de iniciar a minha review é importante esclarecer qual a bike que tinha.
Eu era o feliz "dono" de uma EPIC de 2003, a abonar à qualidade da EPIC, esta nunca me deu problemas de maior, não tive qualquer problema com o quadro, e o amortecedor foi para a revisão pois estava a perder um pouco de ar, algo normal para o tempo de uso do mesmo.

Quanto à nova bike, o que me levou para a Scott em vez da Specialized:
1. A Specialized tem uma característica que cada vez mais me irrita: todos os anos, novas bicicletas, novos quadros, novos design, novas tecnologias, novos matérias, novos amortecedores, novas suspensões, etc... para o comprador de um Specialized, é garantido que para o ano que vem, a sua bike vai ser desactualizada e como tal bastante desvalorizada.
2. A Specialized Stumpjumper Expert pesa 13kg tamanho M, muito pesado para o tipo de bike e para o preço pedido, também tem umas rodas medíocres.
3. Experimentei a Stumpjumper, o suficiente para perceber que é no entanto, uma bike espectacular como o sistema FSR acoplado ao BRAIN...
4. A Scott tendo um preço mais alto, cativou-me pela qualidade do material, o quadro em carbono é lindíssimo. E com um peso de 12kg (indicado no catalogo) parecia-me bastante interessante. O sistema de suspensão é semelhante, se não igual ao da Specialized pois são ambos Horst link (as patentes proíbem a SCOTT de vender a GENIUS nos USA) e o amortecedor já tem 3 anos de provas dadas.

Por ultimo, das várias lojas que visitei, o Stand Jasma, foi aquele que se mostrou mais atencioso (inclusive na retoma da EPIC usada), e como sabemos, SCOTT é no Jasma.
A PRIMEIR SAIDA

FOTO EM CASA, ACABADA DE CHEGAR DA LOJA

DETALHE DO TIPO DE CARBONO USADO PELA SCOTT

COMANDOS

AMORTECEDOR, REPAREM NO AUTOCOLANTE COM INDICADAO 125mm, SEGUNDO A SCOTT FAZ 130mm



DESCRICAO DO EQUIPAMENTO.
• Genius MC Carbon CR1 technology / ILS kinematic 3D custom butted 6061 alloy Swingarm / 130mm rear travel tamanho L com Caixa de direcção:Ritchey pro 1 1/8" semi integrated 44/50mm
• Amortecedor GENIUS 130/80/lock (os autocolantes do amortecedor indicam 125mm !?!?!? ainda não foram actualizados)
• Fox 32 Talas RL 3 Travel position lockout & reb. A. 100-120-140mm travel
• Desviador traseiro XTR 2007
• Desviador FR XT
• Shifter XTR 2007*
• MAVIC ST DISC ISO *
• Travões XTR 2007 *
• Selim Selle Italia SLK gel flow *
• Pneus Hutchison Piranha 2.0 UST*
• Punhos SCOTT ODI*
• Avanço Scott MC pro 4 bolt Clamp 1-1/8" /6° angle
• Espigão Scott RC 03-20 34.9mm
• Guiador Ritchey Carbon Pro oversize 31.8mm 15mm Rise 650 mm
• Pedaleira/cassete/corrente XT
• Liquido para pneus Tubeless verde (esqueci-me do nome)
• Pedais Crank Brother Egg Beater SL
* Componentes trocados em relação à montagem de origem

PESO TOTAL (pesado na loja sem pedais): 11,9 Kg.

Consigo facilmente baixar 200/300 gramas com pneus leves e câmaras de ar ou menos liquido (O Bruno do Stand Jasma colocou-me um embalagem inteira, eu costumo ser mais poupado, um bem haja para o Bruno pela sua atenção).


Comportamento após 2 saídas e 120 km feitos.

A bike tem a característica/vantagem de apresentas vários comportamentos, pois permite bloqueio e alteração de curso/geometria à frente e trás.
De início sentiam bastante confortável e confiante a pedalar com 80mm atrás e 100 à frente (os cursos mínimos) isto porque tornava a bike muito semelhante à EPIC, no entanto com o tempo fui testando com as várias combinações e posso garantir que se rola muito bem com 130 de curso traseiro e 140 à frente.
Esta bike é como muitas vezes se ouve dizer um sofá...e tenho que vos relembra que a minha outra bike era um EPIC.
Permite realizar saltos com mais confiança, a geometria permite puxar a frente com muita facilidade. A subir não é tão boa como a EPIC, não tem a ver como o bombear, pois esse não se nota, mas sim por ter a frente mais levantada e como tal obrigar a fazer um esforço diferente no tronco em relação a EPIC. No entrando a suspensão é mais suave e como tal "cola" melhor a roda traseira ao chão.
A descer, a bike é muito boa, arrisco a dizer excelente (mas para isso faz falta outras experiências com mais bikes), para isso ajuda tanto curso traseiro de 130mm como a suspensão aberta ao máximo de 140mm, a bike ganha muita velocidade pois “come” os obstáculos…não faz sentido desviar-me de pedras ou raízes, pois dá imenso gozo passar por cima de tudo.
Na minha opinião, o equipamento XTR, tem um design muito bom, apresenta uma maior solidez visual e as cores estão bem conseguidas, o aspecto “industrial” dá ideia de robustez. O acabamento é muito melhor que o anterior que se riscava bastante por ser brilhante.
Os travões XTR ainda não estão a 100%... não sei se lhes falta a potencia, ou gastar as pastilhas, ou talvez devesse ter colocado um rotor de 180mm à frente. No entanto são bastante progressivos,
As mudanças funcionam bem, mas ainda é cedo demais para perceber se realmente são superiores ao SRAM X0 que tinha na EPIC. No entanto posso já acrescentar que o uso de shifter rotativos da SRAM é, para mim, superior pois permite dar pequenos ajustes no desviador da frente e com os trigger da Shimano existe sempre situações em que a corrente roça no desviador.
Os novos trigger da Shimano tem um design minimalista que me agradou desde o início, a possibilidade de engrenar varias mudanças para cima e baixo e interessante, o dual-release também é porreiro, mas como estava habituado aos punhos rotativos da SRAM, ainda tenho que pensar duas vezes quando coloco mudanças.

No geral estou bastante contente com a bike, está a revelar-se exactamente aquilo que pretendia, uma bike polivalente, eficaz, leve e esteticamente apelativa.
Quero apenas apontar alguns pequenos defeitos:
• Não tem drop-out substituível, a SCOTT argumenta que este sistema é mais forte...existem marcas que usam, outras não, mesmo na SCOTT, outros modelos tem drop-out substituível.
• O Espigão do selim teve que ser reapertado varias vezes, estava sempre a baixar, noutro quadro tinha lhe dado um bom apertão, mas com o carbono não quero arriscar.
Aconselho vivamente a quem usa peças em carbono a comprar chave dinamometrica, tal com a Park Tool, TW-1, Torque Wrench. Eu vou faze-lo o mais rápido possível e todos os apertos serão de acordo com a indicação do fabricante.
Mais tarde poderei colocar mais alguma informação adicional, no caso de existir interesse dos visitantes do fórum.
 

zykon

Super Moderador
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Sim senhor, espétacular. Grande bike. Quando for grande tambem quero uma parecida :D
E quanto à chave dinamometrica tens toda a razão, o carbono pode ser muit lindo e coisa e tal, mas tambem é preciso algum cuidado.

Agora é so calcar trilhos, pedra e mato com essa beldade.
 
Re: SCOTT GENIUS MC 20

he,he,he, gostei dessa boca "bike P0rn".
Realmente grande parte de nós tem uma adoração visceral pelas nossa "meninas".
Por exemplo, uns dos meus companheiros de pedal, mal soube que já tinha a bike em casa, vez questão de me visitar, está se mesmo a ver, que ele queria era ver a bike.
 

sniper_pt

New Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Essa bike deve ser um espanto a rolar.
Espero que um dia uma seja minha...
Parabéns pela aquisição! Vai dando notícias. Quero ver como se porta esse carbono.
 

zykon

Super Moderador
Re: SCOTT GENIUS MC 20

nuno_miguel_pinto said:
he,he,he, gostei dessa boca "bike P0rn".
Realmente grande parte de nós tem uma adoração visceral pelas nossa "meninas".
Por exemplo, uns dos meus companheiros de pedal, mal soube que já tinha a bike em casa, vez questão de me visitar, está se mesmo a ver, que ele queria era ver a bike.
E tu achas bem deixar aqui a malta a babar-se a olhar para esse avião e ter-mos que montar o nosso cavalo de pau :mrgreen:
 

Alf

Active Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Uma das minhas bicicletas preferidas. Não me agrada a questão do drop-out, mas a garantia da scott deve tratar disso penso eu.

Só te queria fazer uma pergunta: Que curso tinhas na suspensão quando tiraste as fotos?

Parabéns, e feliz 2007
 

Phalhas

New Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Nuno, muitos parabéns e acho que fizeste a escolha acertada.

Eu continuo a preferir bikes com outra geometria mas pode ser que dia um dia me converta. ( Sonho com a Spark, eheh)

A ver se nos encontramos pela Arrábida.

Boas pedaladas e um Feliz 2007.

Abraços
Rui Ermitão
 

BigFoot

New Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Esse modelo ja tive o previlegio de andar algumas vezes.. e e espetacular.. a unica coisa a apontar que a meu ver eu gosto é o selim que normalmente a malta estranha, mas sinceramente eu ate aconseilho.. exprementei não a tua montagem mas sim como ela vem de origem que e com os pneus kenda com os travoes e maniplos XT. Já agora uma info que se calhar ja deves saber.. nem tudo o que as marcas dizem é verdade.. e como tal ela defacto não faz 130mm.. :s
Faz precisamente 124mm trazeiros.. A bike é do dono da bikezone de setubal, o meu amigo Mario. Acho que fizes te uma grande compra, e eu que ate to traumatizado com o carbono, vi o Mario fazer coisas com a genius que fazia com a antiga ransom ja vendida.. drops de meio metro.. ate agora tem aguentado.. e depois a subir é leao a genius! acho que fizes te uma exlente compra!
 
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Alf_PKS_0 said:
Uma das minhas bicicletas preferidas. Não me agrada a questão do drop-out, mas a garantia da scott deve tratar disso penso eu.

Só te queria fazer uma pergunta: Que curso tinhas na suspensão quando tiraste as fotos?

Parabéns, e feliz 2007

Bom, quanto á questão da garantia, é "apenas" de 5 anos, se fizer as revisões em lojas autorizadas, mas não me quero preocupar com isso. Eu sei que a Specialized tem garantia vitalicia, mas a politica da SCOTT é outra.
Quanto á outra questão da foto e do curso da suspesao, nao me recordo. Mas por acaso, um colega do pedal tem uma FOX VANILA 130mm e a dele é muito mais alta que a minha TALAS quando está com 140 de curso.
 
Re: SCOTT GENIUS MC 20

BigFoot said:
exprementei não a tua montagem mas sim como ela vem de origem que e com os pneus kenda com os travoes e maniplos XT. Já agora uma info que se calhar ja deves saber.. nem tudo o que as marcas dizem é verdade.. e como tal ela defacto não faz 130mm.. :s
Faz precisamente 124mm trazeiros.. A bike é do dono da bikezone de setubal, o meu amigo Mario.

Por acaso tambem exprimentei a bike do Mario da BIKE ZONE de Setubal, acabei por nao comprar lá a bicicleta por questões meramente logisticas. Eu trabalho em Lisboa, e quando precisar de fazer manutenção na bike, dá-me mais jeito deixar a bike em qq loja de Lisboa (STAND JASMA) do que ir para Setubal. Quero no entanto aconselhar a Bike Zone de Setubal pois gostei bastante da atenção que me foi dada.
Quanto ao curso, gostava de ter perguntar com sabes que apenas faz apenas 124mm e não 130mm ???
Posso sempre tentar medir o curso da roda, mas não é muito facil !
Para a SCOTT basta apenas mudar os pontos de rotacao do triangulo traseiro modo a aumentar/reduzir o curso....
Mas já que se levantou esta questão, estou curioso para saber a verdade.
 

JorgeSantos

New Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Parabens pela aquisição! Sem duvida uma das Bikes que me deixam de água na boca! Estive para comprar não a Mc 20 mas sim a mc 30, optei pela Stumpy. São escolhas que se fazem, a ideia do carbono ainda não me convence. Esta é a minha opinião. De qualquer maneira, dentro das Mc de 2007 a Mc 20 é a que tem a pintura mais bonita. De referir que tb com o equipamento que montaste a mesma já é um topo de gama. Resumindo: Um grande Avião!!


Abraços
 
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Josant said:
optei pela Stumpy. São escolhas que se fazem,

Eu andei duas semanas a penar que nem um maluco pois estava super indeciso entre a Stumpjumper e a SCOTT... como tinha a EPIC estava mais virado para a Specialized...mesmo hoje se vir uma stumpjumper fico a pensar...
Na realidade a Stumpjumper que eu queria nao é vendida em Portugal, existe apenas nos USA, é uma montagem espectacular com um novo amortecedor, quadro de aluminio e com material muito melhor, é linda pois o quadro é dourado. Ficava ao mesmo preço da GENIUS MC 20, ainda perguntei ao importador se havia a hipotese de se fazer a encomenda mas a ignorancia e arrogancia fora superiores.
Enfim, portugal no seu melhor.
Cumprimentos a todos e bom ano
 

rui daniel

New Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Boas


A meu ver, acho que escolheste bem, porque isso é um avião.

Troca de pneus, :yeah: mas optava por 2.2 porque feturamante vais voar baixinho.

A minha mc 50 ...o que ela passa.


GOZEM MUITO :cheers:
 

fquaresma

New Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Nuno,

Como se processou o upgrade da tua bike. A Jasma ficou com o material que vinha na bike e pagaste o excedente ??

A MC20 entrou dentro na minha lista de provável aquisição e se comprar quero fazer alguns upgrades.

Obrigado

Boas Pedaladas

Francisco
 

BetoX

New Member
Re: SCOTT GENIUS MC 20

Boas!

Boa escolha! Ehehehe Eu vou buscar a minha mula para a semana, fiquei-me pela a MC40, ainda ponderei a 30, mas como a diferença seria meramente o quadro em carbono, optei por nao fazer . No entanto ela vem já com duas modificações, umas rodas Mavic Enduro e o selim selle italia pro-link (o selim é a unica coisa k eu levo da minha mula antiga! ehehe) . No entanto andei a ler uns comentarios no mtbreview sobre os travoes. Ao que parecem os rotores nao sao grande coisa e fazem muito barulho. Agora a minha questao é! Sendo eu um utilizadores habituado a discos mecanicos ... ao mudar para uns hidraulicos, por pior que sejam para mim vai ser mto bom!
Depois deixo a minha analise eheheh

A ver se combinamos um encontro para eu ver essa makina ao vivo!

(Infelizmente fico com inveja no que toca à cor ! lol Neste modelo a scoot nao foi muito amiga, a nao ser a partir da 30, mas tb nao é algo que me preocupa mto !)

P.S - Comprei na Bikezone de odivelas, e devo confessar que gostei do atendimento! Sao mto sinceros e honestos, nao olham para os €€€ apenas, mas sim para o que o cliente quer e à necessidade do mesmo. Recomendo !
 

L.Ramos

Super Moderador
Re: SCOTT GENIUS MC 20

:twisted:

Perfeita! :wink:

grande montagem que aqui tens... quase que trocava a minha :assobio: por esta, apesar de estar muito satisfeito com a minha MC 40!

nuno_miguel_pinto said:
(...)
Quanto ao curso, gostava de ter perguntar com sabes que apenas faz apenas 124mm e não 130mm ???
Posso sempre tentar medir o curso da roda, mas não é muito facil !
Para a SCOTT basta apenas mudar os pontos de rotacao do triangulo traseiro modo a aumentar/reduzir o curso....
Mas já que se levantou esta questão, estou curioso para saber a verdade.

A "grande" alteração nas MC deste ano são mesmo os 130 mm de curso traseiro, apesar do amortecedor ser o mesmo (e pelos vistos referir os 125 que o quadro anterior fazia) ficando ligeiramente mais endurista... 5 mm! Agora... se não são reais, tambem não importa muito... pois os 125 que a minha faz são suficientes para as ocasiões mais enduristas que já apanhei! :mrgreen:

rui daniel said:
(...)
Troca de pneus, :yeah: mas optava por 2.2 porque feturamante vais voar baixinho.
(...)

2.2 para voar baixinho? Para esta bike preferia uma montagem semelhante à que tenho na minha MC... à frente: Schwalbe Nobby Nic 2.1 tubless e atrás: hutchinson New Python 2.0 tubless! :wink:

Com esta "mistura consegui manter a capacidade roladora dos python... e ganhei em segurança com os nobby nic!
(apesar de no All Montain preferir as minha rodas de origem com os 2.25... mas só em situações de single track puro, como o cá da Serra da Lousã, pois normalmente as minhas Mavic Crossmax XL com a minha mistura de pneus "comer" tudo sem esforço! :roll:)
 
Re: SCOTT GENIUS MC 20

fquaresma said:
Nuno,

Como se processou o upgrade da tua bike. A Jasma ficou com o material que vinha na bike e pagaste o excedente ??

A MC20 entrou dentro na minha lista de provável aquisição e se comprar quero fazer alguns upgrades.

Obrigado

Boas Pedaladas

Francisco
Ola Francisco.
A retoma da minha EPIC foi uma questao importante na escolha da loja e da bicicleta que queria comprar.
A minha primeira ideia era vender a EPIC a terceiros e depois escolhia livremente a loja e marca da bike nova.
No entanto, tive alguma dificuldade na venda da bike e como tal comecei a percorrer algumas loja para ver quem me ficava com a EPIC.
Obviamente, que a loja que me propusesse a melhor oferta pela EPIC seria escolhida, neste caso o STAND JASMA fez-me uma boa oferta.
No final eles acabaram por nao me ficar com a EPIC pois no dia anterior consegui vender a bike por um valor razoavel.
So acho que perdi :( algum valor na troca dos equipamentos na GENIUS, pois o equipamento que foi retirado estava novo e como tal devia ter sido mais valorizado.
Mas no final acho que fiz um bom negocio.
Gostava de destacar duas lojas pela positiva (fazer a retoma de material usado e sempre arriscado, mas no minimo convem ser simpatico para o cliente), o JASMA em Almada e a BIKE ZONE em Setubal
 
Re: SCOTT GENIUS MC 20

rui daniel said:
Boas


A meu ver, acho que escolheste bem, porque isso é um avião.

Troca de pneus, :yeah: mas optava por 2.2 porque feturamante vais voar baixinho.

A minha mc 50 ...o que ela passa.


GOZEM MUITO :cheers:

Por acaso, tambem acho que os pneus que coloquei nao sao os mais indicados, quando os escolhi estava mais interessado no resultado estetico, o ai posso confessar que esta exactamente como imaginei :mrgreen: .
Mas a frente noto alguma falta de "grip" e para um pneu 2.0 parece-me muito fino. Anteriormente rolava com um Specialized 2.0 e era bastante mais largo.
 
Top