Nuno Prazeres
New Member
Adquiri em Fevereiro um par destes sapatos.
Montados os cleats fui testá-los e as impressões iniciais foram excelentes:
:arrow: a rigidez da sola em carbono transmite a força aos pedais com uma sensação de "flexão zero" não se desperdiçando 1 watt;
:arrow: os apertos são muito bons e o pé praticamente não se move dentro do sapato quando se pedala sentado;
:arrow: a leveza é bem evidente - parece que se pedala descalço tal a diferença que fazem face aos meus anteriores sapatos;
:arrow: existe um ponto de flexão à frente que muito facilita a progressão quando se desmonta.
Infelizmente nem tudo foram rosas...
:arrow: a caixa do calcanhar não se ajusta adequadamente por muito que recue os apertos e a pedalar em pé sente-se uma oscilação que dissipa necessariamente a força aplicada (nos Northwave que também tenho o calcanhar parece colado com super cola tal é a capacidade de fixação do pé)
:arrow: as fixações dos apertos milimétricos em plástico estão muito mal protegidas pela espuma interior o que ao fim de alguns minutos se traduz numa incómoda e rapidamente insuportável dor localizada que a mim me obrigou a parar
Resolvi (mal) este último assunto colocando nos dois sapatos um pedaço de espuma de capacete por cima da fixação (com velcro) o que me permite minimizar o efeito. No entanto não posso usar o aperto muito fechado porque a dor se torna insuportável passado algum tempo.
Penso também tratar-se de um problema de má relação entre o design do sapato e a configuração do meu pé, coisa que eventualmente não acontecerá com outras pessoas. Ainda assim acrescento que, em sapatos de outras marcas, os fechos estão bastante melhor acondicionados porque, ao serem um componente rígido, exigem naturalmente uma solução que garanta alguma suavidade no contacto dessa zona com o pé.
Mal ou bem lá fui usando os sapatos e acabei por me adaptar a eles se bem que a espuma em excesso que tive de colocar ali, além de dificultar o aperto abre excessivamente a entrada do sapato o que faz com que no fim de cada volta tipicamente retire uma bela carga de pedrinhas, paizinhos e outros elementos lá de dentro.
Posto este problema que à partida não tem infelizmente solução, ultimamente aconteceram-me outras situações menos agradáveis. A parte de borracha rija da sola junto à parte de carbono é muito pouco resistente e bastou andar um pouco em terreno pedregoso para se começar a soltar. Pior ainda... a cobertura do apoio do fecho do lado interior do sapato esquerdo roçou ao de leve no crank e rachou de imediato acabando por partir uns kms mais à frente
Aqui trata-se ou de uma peça defeituosa ou mau design isto porque é normal o lado interno dos sapatos roçarem nos cranks uma vez ou outra principalmente em situações em que o terreno tem alguma exigência técnica.
Não me parece que o sucedido tenha consequências para além da perda de qualidade estética mas confesso que para uns sapatos deste preço não estaria à espera de semelhante problema.
Agora realmente desagradável é ter enviado uma nota referindo estas questões ao representante da marca com fotos incluídas e até agora nada... :evil:
Enfim...
Tenho que dar o benefício da dúvida porque pode ter havido alguma dificuldade técnica que inviabilizou a resposta mas parece que estamos perante mais um lider do mercado em que o volume actual de vendas é suficientemente confortável para que o serviço pós-venda seja olhado como uma mera perda de tempo, um mal desnecessário. E a mim doi mais que tenho uma Specialized e muitos outros acessórios da marca entre capacete, roupa, luvas, etc...
A GT passou por essa fase do "o nosso produto é tão bom e vende tão bem que nem é preciso investir no pós venda" e de lider em alguns países europeus no final dos anos 90 passou a nem constar do top 10. Felizmente que está a voltar a dar sinais de vitalidade principalmente apostando em corrigir o "interface" com o cliente que, vai-se a ver, não se esgota no marketing e no acto de venda. :shock:
Montados os cleats fui testá-los e as impressões iniciais foram excelentes:
:arrow: a rigidez da sola em carbono transmite a força aos pedais com uma sensação de "flexão zero" não se desperdiçando 1 watt;
:arrow: os apertos são muito bons e o pé praticamente não se move dentro do sapato quando se pedala sentado;
:arrow: a leveza é bem evidente - parece que se pedala descalço tal a diferença que fazem face aos meus anteriores sapatos;
:arrow: existe um ponto de flexão à frente que muito facilita a progressão quando se desmonta.
Infelizmente nem tudo foram rosas...
:arrow: a caixa do calcanhar não se ajusta adequadamente por muito que recue os apertos e a pedalar em pé sente-se uma oscilação que dissipa necessariamente a força aplicada (nos Northwave que também tenho o calcanhar parece colado com super cola tal é a capacidade de fixação do pé)
:arrow: as fixações dos apertos milimétricos em plástico estão muito mal protegidas pela espuma interior o que ao fim de alguns minutos se traduz numa incómoda e rapidamente insuportável dor localizada que a mim me obrigou a parar
Resolvi (mal) este último assunto colocando nos dois sapatos um pedaço de espuma de capacete por cima da fixação (com velcro) o que me permite minimizar o efeito. No entanto não posso usar o aperto muito fechado porque a dor se torna insuportável passado algum tempo.
Penso também tratar-se de um problema de má relação entre o design do sapato e a configuração do meu pé, coisa que eventualmente não acontecerá com outras pessoas. Ainda assim acrescento que, em sapatos de outras marcas, os fechos estão bastante melhor acondicionados porque, ao serem um componente rígido, exigem naturalmente uma solução que garanta alguma suavidade no contacto dessa zona com o pé.
Mal ou bem lá fui usando os sapatos e acabei por me adaptar a eles se bem que a espuma em excesso que tive de colocar ali, além de dificultar o aperto abre excessivamente a entrada do sapato o que faz com que no fim de cada volta tipicamente retire uma bela carga de pedrinhas, paizinhos e outros elementos lá de dentro.
Posto este problema que à partida não tem infelizmente solução, ultimamente aconteceram-me outras situações menos agradáveis. A parte de borracha rija da sola junto à parte de carbono é muito pouco resistente e bastou andar um pouco em terreno pedregoso para se começar a soltar. Pior ainda... a cobertura do apoio do fecho do lado interior do sapato esquerdo roçou ao de leve no crank e rachou de imediato acabando por partir uns kms mais à frente
Aqui trata-se ou de uma peça defeituosa ou mau design isto porque é normal o lado interno dos sapatos roçarem nos cranks uma vez ou outra principalmente em situações em que o terreno tem alguma exigência técnica.
Não me parece que o sucedido tenha consequências para além da perda de qualidade estética mas confesso que para uns sapatos deste preço não estaria à espera de semelhante problema.
Agora realmente desagradável é ter enviado uma nota referindo estas questões ao representante da marca com fotos incluídas e até agora nada... :evil:
Enfim...
Tenho que dar o benefício da dúvida porque pode ter havido alguma dificuldade técnica que inviabilizou a resposta mas parece que estamos perante mais um lider do mercado em que o volume actual de vendas é suficientemente confortável para que o serviço pós-venda seja olhado como uma mera perda de tempo, um mal desnecessário. E a mim doi mais que tenho uma Specialized e muitos outros acessórios da marca entre capacete, roupa, luvas, etc...
A GT passou por essa fase do "o nosso produto é tão bom e vende tão bem que nem é preciso investir no pós venda" e de lider em alguns países europeus no final dos anos 90 passou a nem constar do top 10. Felizmente que está a voltar a dar sinais de vitalidade principalmente apostando em corrigir o "interface" com o cliente que, vai-se a ver, não se esgota no marketing e no acto de venda. :shock: