Sapatos Specialized Pro Carbon MTN

Nuno Prazeres

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Adquiri em Fevereiro um par destes sapatos.

Montados os cleats fui testá-los e as impressões iniciais foram excelentes:
:arrow: a rigidez da sola em carbono transmite a força aos pedais com uma sensação de "flexão zero" não se desperdiçando 1 watt;
:arrow: os apertos são muito bons e o pé praticamente não se move dentro do sapato quando se pedala sentado;
:arrow: a leveza é bem evidente - parece que se pedala descalço tal a diferença que fazem face aos meus anteriores sapatos;
:arrow: existe um ponto de flexão à frente que muito facilita a progressão quando se desmonta.

Infelizmente nem tudo foram rosas...
:arrow: a caixa do calcanhar não se ajusta adequadamente por muito que recue os apertos e a pedalar em pé sente-se uma oscilação que dissipa necessariamente a força aplicada (nos Northwave que também tenho o calcanhar parece colado com super cola tal é a capacidade de fixação do pé)
:arrow: as fixações dos apertos milimétricos em plástico estão muito mal protegidas pela espuma interior o que ao fim de alguns minutos se traduz numa incómoda e rapidamente insuportável dor localizada que a mim me obrigou a parar

Resolvi (mal) este último assunto colocando nos dois sapatos um pedaço de espuma de capacete por cima da fixação (com velcro) o que me permite minimizar o efeito. No entanto não posso usar o aperto muito fechado porque a dor se torna insuportável passado algum tempo.

Penso também tratar-se de um problema de má relação entre o design do sapato e a configuração do meu pé, coisa que eventualmente não acontecerá com outras pessoas. Ainda assim acrescento que, em sapatos de outras marcas, os fechos estão bastante melhor acondicionados porque, ao serem um componente rígido, exigem naturalmente uma solução que garanta alguma suavidade no contacto dessa zona com o pé.

Mal ou bem lá fui usando os sapatos e acabei por me adaptar a eles se bem que a espuma em excesso que tive de colocar ali, além de dificultar o aperto abre excessivamente a entrada do sapato o que faz com que no fim de cada volta tipicamente retire uma bela carga de pedrinhas, paizinhos e outros elementos lá de dentro.

Posto este problema que à partida não tem infelizmente solução, ultimamente aconteceram-me outras situações menos agradáveis. A parte de borracha rija da sola junto à parte de carbono é muito pouco resistente e bastou andar um pouco em terreno pedregoso para se começar a soltar. Pior ainda... a cobertura do apoio do fecho do lado interior do sapato esquerdo roçou ao de leve no crank e rachou de imediato acabando por partir uns kms mais à frente

Aqui trata-se ou de uma peça defeituosa ou mau design isto porque é normal o lado interno dos sapatos roçarem nos cranks uma vez ou outra principalmente em situações em que o terreno tem alguma exigência técnica.

Não me parece que o sucedido tenha consequências para além da perda de qualidade estética mas confesso que para uns sapatos deste preço não estaria à espera de semelhante problema.

Agora realmente desagradável é ter enviado uma nota referindo estas questões ao representante da marca com fotos incluídas e até agora nada... :evil:

Enfim...

Tenho que dar o benefício da dúvida porque pode ter havido alguma dificuldade técnica que inviabilizou a resposta mas parece que estamos perante mais um lider do mercado em que o volume actual de vendas é suficientemente confortável para que o serviço pós-venda seja olhado como uma mera perda de tempo, um mal desnecessário. E a mim doi mais que tenho uma Specialized e muitos outros acessórios da marca entre capacete, roupa, luvas, etc...

A GT passou por essa fase do "o nosso produto é tão bom e vende tão bem que nem é preciso investir no pós venda" e de lider em alguns países europeus no final dos anos 90 passou a nem constar do top 10. Felizmente que está a voltar a dar sinais de vitalidade principalmente apostando em corrigir o "interface" com o cliente que, vai-se a ver, não se esgota no marketing e no acto de venda. :shock:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

simplesmente envia-o mesmo mail para a Specialized. E re-envia a cópia para a TN. Assim a Specialized estará ao corrente da situação e pode "pressionar" o importador. Situação dessas, tão específica, fala logo com o fabricante.

Jepas
 

Nuno Prazeres

New Member
Jepas said:
Boas,

simplesmente envia-o mesmo mail para a Specialized. E re-envia a cópia para a TN. Assim a Specialized estará ao corrente da situação e pode "pressionar" o importador. Situação dessas, tão específica, fala logo com o fabricante.

Jepas

Vou fazer mesmo isso. É evidente que tão cedo não me vão ligar nenhuma. Em Agosto consultei-os por email e só leram a mensagem passados 3 meses. Para isso mais vale não dar sequer o email como contacto. :evil:

As boas notícias entretanto são que os sapatos já encaixam melhor no pé depois de ter melhorado ligeiramente a espuma de protecção. Vou também tentar fazer um "tunning" ao calcanhar.
 

jginja

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viva nuno,
deixa-te de "tunning" aos sapatos. não é o pé que tem de se ajustar ao sapato, o sapato é que tem de ser ergonómico o suficiente para que não seja preciso mais nada além de um par de meias.
ainda estão dentro da garantia? (penso que terão garantia, ou não?)
bem sei que foram uns sapatos caros e dá pena de os colocar na prateleira a apanhar pó, mas entretanto tu é que vais penando com eles nos pés.
não vale mais chorar sobre leite derramado. troca de sapatos.
entretanto por acaso encontrei uma revista, a Mountain Bike, onde faziam um teste aos S-Works Carbon MTN e os resultados e apreciações são muito idênticas ás tuas. é por isso um problema que persiste há já algum tempo.

boas pedaladas
 

JorgeSantos

New Member
De qualquer maneira, sugiro que envies mail para a TN (representante da Spcialized) em Portugal. Costumam dar resposta rápida!
 

migvic

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Nuno Prazeres said:
Adquiri em Fevereiro um par destes sapatos.

Tenho que dar o benefício da dúvida porque pode ter havido alguma dificuldade técnica que inviabilizou a resposta mas parece que estamos perante mais um lider do mercado em que o volume actual de vendas é suficientemente confortável para que o serviço pós-venda seja olhado como uma mera perda de tempo, um mal desnecessário. E a mim doi mais que tenho uma Specialized e muitos outros acessórios da marca entre capacete, roupa, luvas, etc...


Não desistas, insiste, tenho uns dos mais baratos e nada disso aconteceu. Se não responderem pelo telefone envia um e-mail para os EUA.
 

Nuno Prazeres

New Member
Recebi há algum tempo a resposta da Specialized Portugal.

Veio tarde mas veio bem :)

Não só se ofereceram para trocar os sapatos por este ou outro modelo mas também propuseram a devolução do dinheiro (apesar de já terem algum uso).

Tiro-lhes o chapéu. Não fora o tempo excessivo na resposta diria que melhor era impossível.

Reconheço que me enganei quando os critiquei por aparentemente não ligarem muito às reclamações.

Peço publicamente desculpa pela conclusão precipitada.

:eek:fftopic:
:) Agora façam mas é uma bicicleta de maratonas/XC (100mm de curso) com um quadro mais leve e o bendito FSR mas sem o Brain que só serve para aumentar peso e complexidade a um sistema que por si só já é suficientemente bom. Um Fox Float RP23 com o Propedal chegava e sobrava para tirar o máximo partido dessa bicicleta e 200/300 gramas iam logo embora.

Vá lá! Mexam-se!

A Epic é um fenómeno de vendas mas vocês estão muito perto de produzir uma bike bem mais eficiente para o mesmo segmento. :wink:
Se calhar não vendia era tanto porque lhe faltava aquele brilhozito da novidade e diferenciação... :roll: Mas isso vocês sabem bem se não não eram lideres... :wink:
 

JorgeSantos

New Member
Nuno Prazeres said:
:eek:fftopic:
:) Agora façam mas é uma bicicleta de maratonas/XC (100mm de curso) com um quadro mais leve e o bendito FSR mas sem o Brain que só serve para aumentar peso e complexidade a um sistema que por si só já é suficientemente bom. Um Fox Float RP23 com o Propedal chegava e sobrava para tirar o máximo partido dessa bicicleta e 200/300 gramas iam logo embora.


Ainda bem que o teu problema ficou resolvido. Não concordo ctg é na apreciação que fazes sobre o "Brain". Em primeiro lugar ele não é assim tão peado para ser um ponto negativo. Segundo , o Brain a funcionar correctamente com o Fox Float , com as regulações , pressoões, ajustes, etc,etc, trata-se do melhor amortecedor que uma FS virada para o XC/Maratonas pode ter. Esta é a minha opinião.
Muitas gente comprra as coisas e depois não mexe nelas, não sabem tirar partido do que têm. O Brain confesso que é um pouco dificil de o colocares ao teu gosto, foi assim cmg, mas acredita que depois de regulado, aquilo é uma BOMBA. Quanto a colocarem um Rp23 (por acaso tenho um agora na minha montada) a situação vai ser a mesma (digo eu). As regulações são algumas, se não esgotares todas as possibilidades, daqui a um tempo vais estar a dizer o mesmo que disseste sobre o Brain.
Por mim continuo na mesma opinião. Fox Float + Brain= A melhor conbinação que se pode ter para XC/Maratonas
Fox Float rp23- Muito prático, eficaz, mais leve que o Brain. Ainda em fase de experiencia. (3 meses) MAis tarde terei a minha opinião formada.
 
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