Santiago (Via - Sean Jean Pied de Port) - Transporte das bikes

Djatnet

Member
Boas pessoal,

Depois de muito procurar, ví que não existe nenhum post que me esclareça acerca de uma dúvida que tenho. Também não sei se será aqui o local indicado para colocar a pergunta, mas...

Juntamente com um grupo de amigos, estamos a planear fazer o caminho de Santiago partindo de Sean Jean Pied de Port no próximo verão. O percurso vai ser feito em total autonomia, o que implica termos de ír para Sean Jean Pied de Port de transportes públicos (comboio, autocarro) ou algo semelhante.
A minha questão é:

Já alguém o fez dessa maneira???

Contactei a CP e o que me disseram é que não dava para transportar as bikes!

Obrigado
 

DEL9JUMBO

Member
Eu ja fiz esse caminho em 2006 mas com carro de apoio.
Mas conheço muito pessoal que ja o fez em autonomia e levam as bikes em caixotes( Vais a uma loja de bikes e pedes para te arranjarem uma caixa de cartão ) e a maneira mais barata, ou então compras um saco proprio para transporte de bike que a meu ver não compensa( alem de ser muito caro a bike fica melhor acomodada numa caixa de cartão , normalmente e assim que as bikes chegam as lojas atraves das transportadoras).Em sean jean deixas a caixa no papelão e quando chegares a santiago consegues desenrascar mais umas caixas nos restaurantes.
Conclusão: A bike vai encaixotada e os alforges vão como bagagem.
Apanhas o sud expresso que vai de S.Apolónia – Hendaya onde mudas para o tgv que faz o trajeto Hendaya – Bayonne, apanhando finalmente o comboio regional que liga Bayone – S. Jean Pied de Port .
Caminho Fabuloso.
Podes ver a minha aventura em Relato de pedaladas Sean jean pied de port - Santiago.
Abraço e BUEN CAMINO.
 

Djatnet

Member
Por acaso, um dos tópicos que me apareceram na procura, foi esse. Adorei as fotos do percurso!!
Como disseste, reparei que vocês foram com carro de apoio, para nós não vai dar...
 

Pedro Souto

New Member
Viva,

Em Agosto de 2003, eu e um colega fizemos o Caminho de Santiago desde Saint Jean Pied de Port. A viagem de ida foi no comboio Sud-express que apanhamos em Pampilhosa (somos do Porto) que nos levou até Hendaye.
Os bilhetes foram comprados com cerca de 3 semanas de antecedência e reservamos uma cabine cama (até porque a viagem foi feita de noite) para 2 pessoas (somente) para não termos problemas com o transporte das bikes e podermos levar a bagagem de forma mais segura. Os bilhetes custaram se me recordo cerca de 120 Eur cada. Foi caro mas creio ter sido a solução mais acertada.
As bicicletas foram com as rodas desmontadas e mais ou menos embaladas (em plástico com bolhas de ar) por forma a facilitar as operações de embarque e desembarque.

Já em Hendaye apanhamos uma automotora até Bayone e uma outra até Saint Jean Pied de Port. Nestas automotoras não houve qualquer problema com o transporte das bikes, até porque desde Hendaya elas foram montadas e com os alforges colocados.

Deixo-te aqui um conselho. De todas as travessias e passeios de vários dias que fiz até agora (caminhos de Santiago, pedaços da travessia de Portugal ,pirineus e outras), o Caminho de Santiago desde França foi o único em que usei alforges e arrependi-me. Acabei por levar material e roupa que nunca usei e só constituiu peso. A bicicleta fica extremamente pesada e com algumas reacções estranhas. Uma verdadeira âncora.
Uma vez que todo o caminho tem fontes de água potável, está servido por uma boa rede de albergues de apoio ao peregrino e será no Verão, só necessitas de um saco-cama e uma fronha de almofada para dormir. Aconselho-te a levar uma pequena mochila com somente uma muda de roupa para o jantar (só a vais usar 2 ou 3 horas/dia), roupa de dormir (t-shirt e calção) e uns chinelos para o banho. Parece estranho e desconfortável ao inicio mas, ao fim de alguns kms já não sentes a mochila nas costas. O saco cama pode ser preso debaixo do selim. Ferramentas e peças podem ser distribuidas pelos participantes.


Qualquer dúvida ou sugestão estou ao dispor.

Bom caminho.
 

usaralho

Member
Tenho uma duvida que pode ser um pouco parva:
As bicicletas vão onde no comboio? Não existe perigo de se perderem? Já fiz o caminho de St. Tiago mais que uma vez mas a pé e realmente não é necessária muita coisa.
 

pmgoliv

Member
Boas.

Já fiz esse percurso com um amigo em autonomia total. Grandes malucos. :mrgreen:

Quanto ao transporte, já tudo foi dito: rodas desmontadas e bicla embalada numa caixa de cartão ou num saco próprio para o efeito. Cada 2 ou 3 pessoas (supondo que são muitos) alugam um compartimento do sud-express e podem lá colocar as caixas sem problema. A bicla deixa de ser uma bicla e passa a ser bagagem de mão... muito grande, mas bagagem de mão. :mrgreen:

Depois é seguir de Hendaye para Bayonne, apanhando o comboio que vier primeiro. Nós fomos de TGV... grande pinta. As biclas foram colocadas num vagão de bagagem. Sim, em França o TGV tem vagão de bagagem...

Em Bayonne é apanhar a chocolateira (automotora) e se tiverem tempo até podem montar logo as biclas. A automotora para Bayonne tem espaços próprios para levar biclas.

Como alguém já disse, em autonomia total é importante reduzir ao máximo a bagagem a levar. Os alforges são bons para transportar muita coisa mas a condução fora de estrada fica comprometida. Em algumas subidas íngremes e acidentadas tive de desmontar pois a bicla estava sempre a sacar cavalo sozinha...

Cumps,
 

Pedro Souto

New Member
Peço desculpa mas esqueci-me de acrescentar que tanto as bicicletas como os alforges foram transportadas dentro da cabine cama.
 

Djatnet

Member
Obrigado a todos.

Parece que vamos fazer mais ou menos isso, somos 10, vamos comprar bilhetes para compartimentos no Sud-Express e fazer com que as bikes passem a ser bagagem de mão. Bastante grande, mas bagagem de mão!!! Hehe...

A parte do transporte das bikes parece estar solucionada!!

Acho que ia-mos cometer o erro de irmos carregados de material, mais uma vez obrigado pelas sugestões, só levanto mais umas pequenas questões e isto é mesmo para quem fez a viagem. Quanto tempo demorou de comboio, fizeram em quantos dias, e com que medias diárias, tipos de pneus, pelos albergues que passaram dava para albergar um grupo de 10 para além das pessoas que lá estariam...

Mais uma vez obrigado.
 

Djatnet

Member
Boas pessoal.

Quando referi o tempo de comboio, é o tempo total, desde Portugal até a Sean Jean Pied de Port.

Obrigado mais uma vez
 

Pedro Souto

New Member
Ola,

O tempo total de comboio que dispendi não serve de referencia. O sud-express chegou a Hendaye por volta das 7:30h.Por distracção perdemos uma ligação para Bayone e a ligação que apanhamos só nos permitiu embarcar na automotora que nos levou a S. Jean Pied de Port por volta das 16h. Se não houver imprevisto do género, devem conseguir estar em S. Jean Pied de Port por volta das 10h. De qualquer forma podem sempre consultar os horários das ligações nos caminhos de ferro Franceses. Se não quiserem perder mais tempo em comboios, podem sempre pedalar os 80 kms até S. Jean Pied de Port por estrada pois é um passeio bonito, maioritariamente plano e já serve de "warm-up".

O caminho foi percorrido em 9 dias com com etapas entre os 65 e os 130 kms. A escolha do término de cada etapa deveu-se ao tipo de piso, altimetria e tipo de serviços disponíveis em cada localidade. Para fazer o caminho optamos por pneus de característica rolante e resistene atrás e tacado à frente. Como levamos alforges, a traseira fica bastante pesada e pouco ágil para evitar pancadas de pedras e buracos. Pneu tacado à frente é sempre útil em zonas mais técnicas.
Quanto aos albergues, 10 pessoas são um grupo considerável. Aconselho a sairem para o caminho sempre bastante cedo para poderem procurar um albergue para todos igualmente cedo. Tivemos sempre como hora limite as 17h.

Tentem fazer uma pequena revisão às bicicletas em Portugal e troquem qualquer peça em estado duvidoso ou perto do fim de vida( Cassete, corrente, pedaleiro). Uma avaria deste género pode estragar um ou mais dias de caminho. Não se esqueçam de um dropout (específico para cada máquina) e se puderem (como são 10) levem um desviador traseiro. De resto, as normais peças e ferramentas que levam para os trilhos bastam.

Bom caminho, divirtam-se e aproveitem.
Qualquer coisa, estou ao dispor.
 

JorgeSousa

New Member
Oi
Eu quando fiz o caminho tive a sorte da minha querida esposa me ir levar de carro e no fim ir me buscar a Santiago. Isto é que é ser um tipo com sorte…
Mas encontrei outros portugueses também de bike e a solução que na altura eles encontraram foi a de despachar a bike pela SEUR que tem posto ou pelo menos na época tinha, em Sean Jean Pied de Port. Eles (SEUR) colocam a bike numa caixa e ainda permitem que se ocupe os espaços vagos com alguma da nossa bagagem. Assim puderam fazer a viagem descansados e quando lá chegaram foram levantar a bagagem.
Fica aqui mais uma ideia, é questão de se informarem se as condições da SEUR se mantêm.
A outra ideia poderá ser arranjarem 10 mulheres como a minha, lol
Bom Caminho
 

Djatnet

Member
de despachar a bike pela SEUR que tem posto ou pelo menos na época tinha, em Sean Jean Pied de Port.

Obrigado Jorge. É mais uma opinião que pode ser levada em consideração... Temos de contactar a Seur para verificar se dá.

Inserir Citação
Ola,

O tempo total de comboio que dispendi não serve de referencia. O sud-express chegou a Hendaye por volta das 7:30h.Por distracção perdemos uma ligação para Bayone e a ligação que apanhamos só nos permitiu embarcar na automotora que nos levou a S. Jean Pied de Port por volta das 16h. Se não houver imprevisto do género, devem conseguir estar em S. Jean Pied de Port por volta das 10h. De qualquer forma podem sempre consultar os horários das ligações nos caminhos de ferro Franceses. Se não quiserem perder mais tempo em comboios, podem sempre pedalar os 80 kms até S. Jean Pied de Port por estrada pois é um passeio bonito, maioritariamente plano e já serve de "warm-up".

O caminho foi percorrido em 9 dias com com etapas entre os 65 e os 130 kms. A escolha do término de cada etapa deveu-se ao tipo de piso, altimetria e tipo de serviços disponíveis em cada localidade. Para fazer o caminho optamos por pneus de característica rolante e resistene atrás e tacado à frente. Como levamos alforges, a traseira fica bastante pesada e pouco ágil para evitar pancadas de pedras e buracos. Pneu tacado à frente é sempre útil em zonas mais técnicas.
Quanto aos albergues, 10 pessoas são um grupo considerável. Aconselho a sairem para o caminho sempre bastante cedo para poderem procurar um albergue para todos igualmente cedo. Tivemos sempre como hora limite as 17h.

Tentem fazer uma pequena revisão às bicicletas em Portugal e troquem qualquer peça em estado duvidoso ou perto do fim de vida( Cassete, corrente, pedaleiro). Uma avaria deste género pode estragar um ou mais dias de caminho. Não se esqueçam de um dropout (específico para cada máquina) e se puderem (como são 10) levem um desviador traseiro. De resto, as normais peças e ferramentas que levam para os trilhos bastam.

Bom caminho, divirtam-se e aproveitem.
Qualquer coisa, estou ao dispor.

Pedro, obrigado por todas as dicas. (não me ia lembrar do dropout, e para a minha não se arranja em qualquer lado!!) Se te lembrares de mais alguma coisa que possa ajudar, estamos receptivos. Alguns do grupo já fizeram o caminho Português (não é o meu caso) e já têm alguma experiência, mas, o caminho francês parece ser diferente e neste caso todas as opiniões são bem vindas.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda (DEL9JUMBO Pedro Souto, pmgoliv e Jorge Sousa)
 

jsousa

New Member
Boas,

Já fiz o Caminho, tanto o Portugues como o Françes em autonomia.
Para o Françes transportei a bike no comboio, mesmo ao meu lado. desmontei o guiador e as rodas. estas fora uma de cada lado do quadro com abraçadeiras plasticas. protegi o desviador e enfie uns sacos plasticos pretos pela frente e por tras. tranpotei pegando no tubo superior que servia de pega. e assim passou como bagagem de mao.
Como levei alforges, estes levei na outra mao ( tem um pega para isso). chegando a Irun tirei os sacos, montei tudo novamente e fiz-me ao caminho.

Bom caminho....

José Sousa
 

tdasbikes

New Member
As bicicletas ficam nos próprios albergues que têm normalmente sitio para "estacionar" as biclas, de qualquer maneira apesar do recinto em volta do albergue ser fechado à noite convém levar fechos para as biclas (entre todos que eramos 8 levamos 3 ou 4 fechos), mas há pessoal que não as tranca e sinceramente nunca ouvi relatos de desaparecimento de coisas, nós é que preferimos jogar pelo seguro já que as biclas nãosão propriamente baratas.

Mas uma nota a parte, normalmente até deixavamos os alforges nas bicicletas, e roupa a secar e nunca nos despareceu nada, isto em 2 anos que fiz o caminho português.

Boas pedaladas
 

+subidas

New Member
Aqui fica mais uma dica,
como vão efectuar o caminho no verão e são 10, tentem não chegar muito tarde ao albergue previsto, pois nessa época existe muita gente a fazer o caminho, principalmente o pessoal que vai a pé, e estes levantam se muito sedo e so andam normalmente até ao meio dia. logo chegam primeiro aos albergues, quem vem depois dorme no chão.
já agora quando passarem na fonte do tinto e branco, fassam uma paragem para a prova :cheers:

boas pedaladas.
 

Djatnet

Member
+subidas said:
Aqui fica mais uma dica,
como vão efectuar o caminho no verão e são 10, tentem não chegar muito tarde ao albergue previsto, pois nessa época existe muita gente a fazer o caminho, principalmente o pessoal que vai a pé, e estes levantam se muito sedo e so andam normalmente até ao meio dia. logo chegam primeiro aos albergues, quem vem depois dorme no chão.
já agora quando passarem na fonte do tinto e branco, fassam uma paragem para a prova :cheers:

boas pedaladas.

Hum... já vou anotar essa da fonte. Depois os espanhóis que não venham dizer que foram lá uns portugueses e secaram a fonte!!! :twisted: :twisted:
 

jnoiva

Member
Ao tempo que não lia nada teu!

Deu para aí 3 Algarvianas :).

copyofp1010771.jpg


Quando tiver tempo vou ler o blog atentamente.


Um abraço,

JN
 
Top