Santa Cruz Superlight

Rick Hocket

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Agradecia algum feed-back (duvidas, questões, alternativas em equipamento....) relativamente à bicicleta e seus componestes!

Boa semana e boas pedaladas
 

vig@s

New Member
viva

pessoalmente só posso achar o guiador um pouco largo em demasia...mas se o dono gosta assim...
:cheers:
 

Remi

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Os guiadores são peças "consumíveis" na bike, não é suposto andares com eles muito tempo pk o alumínio fica fragilizado e pode partir, e o que importa é que esteja confortável para ti, se é muito grande, corta! Sem medos :)

(Existem folhas de cálculo que te permitem calcular a medida ideal do guiador para a medida dos teus ombros, faz uma pesquisa pelo fórum, isso já foi falado)

PS: EC70? só conheço EA70 ... igual ao meu .. muito fixe, muito resistente, há mais leves mas não são tão resistentes, este vai-te durar bastante e não te vai falhar, mais uma boa compra.
 

Remi

New Member
Hmmm .. não conhecia essa sigla :roll: .... carbono .... ui .. não sou fâ .. mas realmente é leve ... em relação a durabilidade desconheço. Também não sei se será necessário algum cuidado especial ao cortar .. é melhor informares-te com um mecânico experiente antes de agarrares no serrote :s

Cumps.
Remi
 

Bravellir

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Remi said:
Hmmm .. não conhecia essa sigla :roll: .... carbono .... ui .. não sou fâ .. mas realmente é leve ... em relação a durabilidade desconheço. Também não sei se será necessário algum cuidado especial ao cortar .. é melhor informares-te com um mecânico experiente antes de agarrares no serrote :s

Cumps.
Remi

Acho que com carbono tem de se ter um ou outro cuidado para não estragar o material ao cortar. Tenho quase a certeza que anda aqui no forum um tuturial de como se corta em carbono. Não me lembro é onde :oops:
 

Rick Hocket

New Member
Para já não me sinto desconfortável na bicicleta e depois quando me lembro do dinheiro que o guiador custou...até custa pensar em cortar!

O que é importante é que depois dos 100Km's de Portalegre, sem lubrificação, pó, lama e algumas "porradas", e apesar de ser uma bicicleta nova, tudo ficou como novo após uma lavagem e algum óleo (nem sequer as rodas levaram qualquer aperto), o que atesta na qualidade do material.

Eu vou mantendo o assunto actualizado conforme os Km's vão passando!

Cumprimentos "ciclisticos"
 

BruMau

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Parabéns pela Bike, está bem bonita, sempre gostei muito desse modelo da Santa Cruz :mrgreen:

Boas pedaladas
 

mandela

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12.1? tenho que emagrecer a minha!!! gosto de saber que ha mais gente rendida à superlight, é sem sobra de duvida uma grande bike, melhor que isto so uma nomad!!??? :wink:

eu tenho um fox float!! e nao sinto que bombeia mto, tb tou contente!
 

Bravellir

New Member
Dei outro dia uma voltinha numa Santa Cruz Superlight de um amigo aqui do forum, mas com toda xtr. Maravilha. Foi como passar de uma luva de cabedal ( a minha hardtail ) para uma luva de latex :D
 

Rick Hocket

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Boa Tarde,

Os Km's vão passando....para já 0 (zero) problemas!

A FOX continua no seu melhor, tirando um babar no lado esquerdo, devido à pressão. O SWINGER quanto mais pancada leva, melhor fica.

Quanto ao XT funciona como um relógio e os FORMULA querem é descidas.

As rodas ainda não têm um empeno e os pneus continuam a agarrar ao terreno como no primeiro dia.

Para já 850 Km...

Vou mantendo o forum informado!

Boas Pedaladas

RH
 

jginja

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viva,
realmente fizeste uma boa compra dentro das binas mais dedicadas ao XC. a alteração que faria era no guiador, parece-me muito largo na foto.
a única coisa que não gosto na superlight é que "drop-out" (suporte do desviador traseiro) não é amovível, é parte integrante do quadro.
confirmas isto do drop-out ser parte do quadro Rick Hocket? se acontecer um precalço com o desviador consegues desempenar o suporte? alertaram-te para alguma situação do género acontecer e o que fazeres?

boas pedaladas

P.S.- não estou a agoirar, mas é que já parti dois (um no trilho e outro à porta de casa) na minha proflex 857 e hoje em dia é peça que anda sempre comigo no camelback.
 

Rick Hocket

New Member
Boas,

De facto o drop-out não é amovivel, no entanto, e sendo parte integrante do quadro, constitui uma extenção deste com uma espessura considerávelmente diferente dos drop-out amoviveis.

Não diria que é impossivel empenar o suporte, mas partir....bom, pelos menos é dificil...é um modelo que foi campeão de XC à uns anos atrás e na altura não foi relatado qualquer caso em que isso aconteceu, mas tudo é possivel no BTT!

Quanto ao guiador é de facto um bocadinho mais enduro do que XC mas, nos km que tenho feito não tenho notado grande diferença.

Boas pedaladas,

RH
 

Rick Hocket

New Member
Mais 50 Km a puxar em Mafra e, felizmente, já são perto de 1000 Km sem problemas!

Relatório actualizado:

Suspensão Trás - Parece que nunca está a funcionar mas quando é necessária, a subir ou a descer, funciona no seu melhor.

Suspensão Frente - Alguma dureza no funcionamento após 25 Km de utilização em Mafra.

Transmissão - Precisa de uma afinação.

Rodas e cubos - Nada a referir.

Pneus - Apesar de andarem a fazer algum asfalto, ainda não é significativo o desgaste portanto ainda agarram como no primeiro dia.

Cumprimentos "ciclisticos"

RH
 

Rick Hocket

New Member
Boas,

Primeiro, um obrigado a todo o pessoal que me mandou mensagens "pessoais"! De facto faltou comentar no meu mail o elemento mais importante, o quadro!

O comportamento do quadro é excepcional! Ainda não encontrei uma situação em que a sua eficiência e eficácia fossem colocadas em causa. É estavel a descer, eficiente a subir...a agilidade em zonas mais técnicas é completamente neutra dependendo muito do "betetista" que a leva.

Na mensagem anterior falei do comportamento da suspensão traseira, claro que as conclusões que tiro sobre a mesma estão directamente relacionadas com a eficácia do quadro. Como todos sabemos, sem um bom quadro não existe amortecedor que funcione!

Boas Pedaladas

RH
 

Rick Hocket

New Member
Mais Km's feitos (1200)....mais um post.

Os pontos fortes da SUPERLIGHT continuam fortissimos, no entanto mecanicamente existem algumas novidades:

- Um par de pastilhas novo para atrás. Por sinal eu uso muito mais o travão de trás;

- Provavelmente um disco novo à frente por empeno do actual (em averiguação);

- A corrente (XT) também está a precisar de ser mudada.

Depois das primeiras chuvas e lamas, realço especialmente o comportamento dos pneus SCHWALBE (Nobby Nic à frente e Smart Sam atrás).

Cumprimentos Ciclisticos

RH

PS: Sim, de facto o funcionamento do amortecedor traseiro é "semelhante" ao brain da Specialized, com uma gama de utilização mais alargada.
 

Rick Hocket

New Member
Boas

O tempo realmente passa muito rápido! Desde Novembro que não actualizava este post...mas conforme o prometido cá estou eu e com algumas novidades.

Os km's vão passando (2000) e de facto há mais novidades:

1 - Troca da Fox 2006 por uma Fox 2007, sobre a qual ainda não tenho opinião formada;

2 - Troca de corrente;

Os pneus continuam a aguentar o tratamento....

O problema do disco ainda não foi resolvido mas estou a ponderar seriamente a troca de todo o sistema de travagem por algo diferente...ainda não sei bem!

Em ponderação está igualmente a troca do avanço e do espigão de selim.

Em termos de comportamento continuo a ter a nitida sensação que a Santa Cruz estará proxima da perfeição que a subir quer a descer. Conforme a confiança vai aumentando começam-se a notar os 12 Kg em termo de maneabilidade....o que vale é que a santa cruz ainda não tem nada em carbono senão....

Continua-me a parecer que o M é ligeiramente grande para alguem com 1,70 e um S torna-se pequeno....um MS seria perfeito!

Para já o nível de satisfação continua em alta, mas que o novo quadro Superlight (2007) é mais bonito que o anterior (2006)isso é inegável. Trocar, não trocar ou esperar pelo carbono eis a questão!


A caminho de Portalegre...Cumprimentos Ciclisticos

RH
 
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