lpsferreira
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Já há algum tempo que andava para fazer um pequeno review da minha nova montada! Aliás já era para fazer isso na irmã mais velha e tal nunca aconteceu.
Antes de ter esta bike, tinha a SC Superlight, a qual era um verdadeiro poço de prazer em andar montado nela a pedalar pelas terriolas (Montes) aqui da zona da Maia. Mas a minha verdadeira paixão era a Irmã Maior desta, pelo que após muito pensar e pedir opiniões aos colegas, decidi avançar para a compra da mesma.
Foi no dia 3 de Agosto deste ano (2006) que o negócio se concretizou, inclui o FOX DHX 5 AIR, tive de comprar também a suspensão (Talas 32 RLC 2007 100-140mm), espigão de selim Ritchey wcs e pneus Schwalbe Nobby Nic Tubeless 2.25. O restante material aproveitei da montagem anterior (grupo completo XTR Dual control), rodas XT, guiador Esaton, caixa de direcção S2 da Cane Creek, e selim Selle Italia Prolink.
Está aqui uma mistura de componetes uns mais para um lado outros mais para o outro, mas o que tentei fazer foi aproveitar ao máximo o que tinha e dar uma polivalência grande a esta mesma montagem.
Peso da mesma efectuado ontem à tarde depois de vir de uma pequena volta de 30 Km e cheia de lama até aos....incluindo pulsómetro e apoio do mesmo, e o tubo da suspensão e anilhas que se encontram por cortar (em virtude de estar à espera de uma caixa de direcção Chris King):
14,000Kg (certinhos)
Desde a compra por incrivel que pareça tenho mais Km feitos na rigida do que nesta, mas dos km efectuados ao volante da mesma passo a adiantar:
subir custa um bom bocado mais, mas como já li em mais que uma revista "as subidas têm de ser efectuadas com calma, para poder disfrutar o máximo das descidas". Não é que não se suba, só que em comparação com a rigida ou com a Superlight, tenho de ir mentalizado que vou levar mais um tempo a fazer as mesmas. Subir em tempo seco com estes pneus é uma verdadeira maravilha, os pneus realmente agarram muito bem e dão uma confiança terrível. Já nesta altura em que o tempo muda, temos de considerar que estamos a puxar por uns 2.25 e ter algum cuidado principalmente como no caso de ontem que encontrei pedras cheias de verdete, em que os pneus simplesmente ficavam no mesmo sitio (penso que aqui neste caso não haverá muito a fazer). Penso que para o Inverno (agora por estes dias) vou trocar o pneu traseiro por um 2.1 (Kenda Nevegal).
A suspensão aqui e como vamos devagar embora tenha apenas 140mm de máximo, é bem mais fácil puxar por ela nos 100mm, embora aqui neste caso cada vez mais estou a deixar os 140mm sempre a inclinar o máximo para a frente, pois a redução de curso altera a geometria da bike e "custa" muito mais puxar por ela, ou seja existe um incremento de inércia bastante elevado. A subir nota-se um pouco o bombear da bike, embora tenha o DHX 5 e o VPP, milagres nunca vi nenhum, embora seja menos do que o que esperava.
A descer embora o curso não seja nada demais na frente, esta realmente encontra-se no seu território favorito. A traseira e o seu DHX 5 Air"come" literalmente tudo o que se atravessa no seu caminho. Com piso seco dou mais largas ao meu gosto pelas descidas, agora com este tempo de chuva tenho muito mais cuidado até porque como costumo andar sozinho, não me devo aventurar muito, para não acontecer nenhuma desgraça (ainda à um mês caí e por muito que não se queira fica sempre algo na nossa cabeça, embora neste dia estivesse acompanhado). A Fox na frente chega perfeitamente para o que eu faço por agora, neste caso anda sempre nos 140mm. Esta suspensão à semalhança do que já muita gente disse, é uma verdadeira maravilha, com uma sensilidade muito boa.
Em estrada (perguntam vocês o porquê de uma NOMAD andar na estrada, mas como eu saio de casa de bike, e como não moro junto ao monte, tenho de fazer estrada) esta porta-se medianamente, possivelmente não é o seu terreno de eleição nem foi para isso que ela foi concebida, mas dá perfeitemente para dar uma voltinha e fazer médias acima dos 20 km/h sem nos matarmos (tenham em consideração que com outra bike a média subia um bom bocado). Ainda no fim de semana passado fiz 70 km ( a maioria de estrada) e não me custou nada por aí além. mesmo em estrada a supensão está nos 140mm, pois se baixar para os 100mm parece que esta trava a bike. Neste caso o amortecedor (e o VPP) ajuda bastante o bombeio, mas não existem milagres, o bombeio far-se-á sentir um pouco, mas quem corre por gosto não cansa.
Em estradões, trilhos sem inclinação, podemos fazer os mesmo sentados por muitas irregularidades que existam, a bike "come-os" todos. Subir passeios é como passear numa estrada de paralelo, os saltos são fáceis pela confiança que esta bike transmite.
Comprei o que queria (gostava) e não o que deveria ter comprado ou sje o que mais se adequava ao que eu faço com a bike (razão V coração). Comprei pelo coração, estou contente, não tiro o real partido da bike, mas estou mais feliz que nunca a pedalar, nem que tal me cause mais esforço e cansaço. Como estou no BTT por gosto e como eu faço isto porque me dá um prazer enorme, tive de comprar uma companheira que me desse o máximo prazer nessa tarefa e essa é memo a minha SANTA CRUZ NOMAD.