Santa Cruz NOMAD

lpsferreira

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Já há algum tempo que andava para fazer um pequeno review da minha nova montada! Aliás já era para fazer isso na irmã mais velha e tal nunca aconteceu.

Antes de ter esta bike, tinha a SC Superlight, a qual era um verdadeiro poço de prazer em andar montado nela a pedalar pelas terriolas (Montes) aqui da zona da Maia. Mas a minha verdadeira paixão era a Irmã Maior desta, pelo que após muito pensar e pedir opiniões aos colegas, decidi avançar para a compra da mesma.
Foi no dia 3 de Agosto deste ano (2006) que o negócio se concretizou, inclui o FOX DHX 5 AIR, tive de comprar também a suspensão (Talas 32 RLC 2007 100-140mm), espigão de selim Ritchey wcs e pneus Schwalbe Nobby Nic Tubeless 2.25. O restante material aproveitei da montagem anterior (grupo completo XTR Dual control), rodas XT, guiador Esaton, caixa de direcção S2 da Cane Creek, e selim Selle Italia Prolink.
Está aqui uma mistura de componetes uns mais para um lado outros mais para o outro, mas o que tentei fazer foi aproveitar ao máximo o que tinha e dar uma polivalência grande a esta mesma montagem.
Peso da mesma efectuado ontem à tarde depois de vir de uma pequena volta de 30 Km e cheia de lama até aos....incluindo pulsómetro e apoio do mesmo, e o tubo da suspensão e anilhas que se encontram por cortar (em virtude de estar à espera de uma caixa de direcção Chris King):

14,000Kg (certinhos)


Desde a compra por incrivel que pareça tenho mais Km feitos na rigida do que nesta, mas dos km efectuados ao volante da mesma passo a adiantar:
subir custa um bom bocado mais, mas como já li em mais que uma revista "as subidas têm de ser efectuadas com calma, para poder disfrutar o máximo das descidas". Não é que não se suba, só que em comparação com a rigida ou com a Superlight, tenho de ir mentalizado que vou levar mais um tempo a fazer as mesmas. Subir em tempo seco com estes pneus é uma verdadeira maravilha, os pneus realmente agarram muito bem e dão uma confiança terrível. Já nesta altura em que o tempo muda, temos de considerar que estamos a puxar por uns 2.25 e ter algum cuidado principalmente como no caso de ontem que encontrei pedras cheias de verdete, em que os pneus simplesmente ficavam no mesmo sitio (penso que aqui neste caso não haverá muito a fazer). Penso que para o Inverno (agora por estes dias) vou trocar o pneu traseiro por um 2.1 (Kenda Nevegal).
A suspensão aqui e como vamos devagar embora tenha apenas 140mm de máximo, é bem mais fácil puxar por ela nos 100mm, embora aqui neste caso cada vez mais estou a deixar os 140mm sempre a inclinar o máximo para a frente, pois a redução de curso altera a geometria da bike e "custa" muito mais puxar por ela, ou seja existe um incremento de inércia bastante elevado. A subir nota-se um pouco o bombear da bike, embora tenha o DHX 5 e o VPP, milagres nunca vi nenhum, embora seja menos do que o que esperava.

A descer embora o curso não seja nada demais na frente, esta realmente encontra-se no seu território favorito. A traseira e o seu DHX 5 Air"come" literalmente tudo o que se atravessa no seu caminho. Com piso seco dou mais largas ao meu gosto pelas descidas, agora com este tempo de chuva tenho muito mais cuidado até porque como costumo andar sozinho, não me devo aventurar muito, para não acontecer nenhuma desgraça (ainda à um mês caí e por muito que não se queira fica sempre algo na nossa cabeça, embora neste dia estivesse acompanhado). A Fox na frente chega perfeitamente para o que eu faço por agora, neste caso anda sempre nos 140mm. Esta suspensão à semalhança do que já muita gente disse, é uma verdadeira maravilha, com uma sensilidade muito boa.

Em estrada (perguntam vocês o porquê de uma NOMAD andar na estrada, mas como eu saio de casa de bike, e como não moro junto ao monte, tenho de fazer estrada) esta porta-se medianamente, possivelmente não é o seu terreno de eleição nem foi para isso que ela foi concebida, mas dá perfeitemente para dar uma voltinha e fazer médias acima dos 20 km/h sem nos matarmos (tenham em consideração que com outra bike a média subia um bom bocado). Ainda no fim de semana passado fiz 70 km ( a maioria de estrada) e não me custou nada por aí além. mesmo em estrada a supensão está nos 140mm, pois se baixar para os 100mm parece que esta trava a bike. Neste caso o amortecedor (e o VPP) ajuda bastante o bombeio, mas não existem milagres, o bombeio far-se-á sentir um pouco, mas quem corre por gosto não cansa.

Em estradões, trilhos sem inclinação, podemos fazer os mesmo sentados por muitas irregularidades que existam, a bike "come-os" todos. Subir passeios é como passear numa estrada de paralelo, os saltos são fáceis pela confiança que esta bike transmite.

Comprei o que queria (gostava) e não o que deveria ter comprado ou sje o que mais se adequava ao que eu faço com a bike (razão V coração). Comprei pelo coração, estou contente, não tiro o real partido da bike, mas estou mais feliz que nunca a pedalar, nem que tal me cause mais esforço e cansaço. Como estou no BTT por gosto e como eu faço isto porque me dá um prazer enorme, tive de comprar uma companheira que me desse o máximo prazer nessa tarefa e essa é memo a minha SANTA CRUZ NOMAD.
 

marky27

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Dá para perceber que gostas mesmo dessa bike!!! Pudera... :lol:, tb eu gostaria, muitos parabens é de facto uma grande machine e muito bonita tb. Espero que à medida que vás fazendo mais km com ela acompanhes com mais relatos destes, porque vale sempre a pena saber mais detalhes de uma bike como essa, sem dúvida uma do meu top 5. Parabéns
 

vacalouca

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Parabéns pela "bicha" nova. A tua review confirmou-me tudo o que sei/tenho lido da bike, e embora uma Blur LT te assentasse melhor :mrgreen: acho que o mais importante é teres ouvido o teu coração e não a razão. :wink:

Confesso que se tivesse possibilidades financeiras, a escolha entre esta, uma Heckler e uma Blur LT não seria algo nada fácil mesmo. Sortudo és tu por poderes ter tido um dilema parecido :D


Fica bem

PS- Não me pares de actualizar o tópico saxavor, porque sobre bikes destas nunca há informação a mais :mrgreen:
 

LUIS PAULO

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Desde já parabéns pela senceridade ao dizeres que tinhas comprado com o coração mais do que com a razão, pois realmete a montagem que tens nesse quadro a meu ver não é muito adquada.

Queria era deixar uma pergunta para esclarecer um facto que ocorreu com um conhecido meu.

A corrente não toca no quadro ligeiramente quando está na pedaleira do meio e na 9 velocidade? É que a Nomad que eu experimentei tocava. A zona onde a corrente tocava era precisamente entre a cassete e o quadro em que o espaço entre eles era de milimetros, achei deveras estranho!

Boas pedaladas
 

lpsferreira

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A corrente não toca no quadro ligeiramente quando está na pedaleira do meio e na 9 velocidade? É que a Nomad que eu experimentei tocava. A zona onde a corrente tocava era precisamente entre a cassete e o quadro em que o espaço entre eles era de milimetros, achei deveras estranho!

Não tenho esse problema nem conheço nenhuma que tenha tido. A pessoa que fale/envie o quadro ao Cesar que ele resolve isso.

Desde já parabéns pela senceridade ao dizeres que tinhas comprado com o coração mais do que com a razão, pois realmete a montagem que tens nesse quadro a meu ver não é muito adquada.

É adequada ao meu gosto! :D



e embora uma Blur LT te assentasse melhor

Pois, essa era a razão. :(
 

Xpectro

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Viva companheiro

Bela máquina... pena ser branca e não preta. :p :lol:

Com uma máquina dessas e ainda equacionas ir á Descida do Sarrabulho de rígida!!! :evil:

Olha se vamos dar uma voltinha um dia destes e tu fores neste avião vais ter de esperar por mim no final de todas as descidas.

Abraço
 

lpsferreira

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Xpectro said:
....
Olha se vamos dar uma voltinha um dia destes e tu fores neste avião vais ter de esperar por mim no final de todas as descidas.

Abraço

Viva "X",

Tenho de ir devagar nas descidas para não estragar o material :shock:.

Não quiseste vir no sábado, não imaginas o que que perdeste!!!! :lol:
Foram apenas 30 Km, mas espectaculares e sem uma pinga de chuva.
 

SURFAS

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Primeiro parabéns pela aquisição, mas com a BLT ficarias mais bem servido, e com a Fox 36 na frente é que enquadra com a geometria da Nomad. Este ano já não oferecem com 140mm na frente.
Apenas um conselho: aonde a compraste pede para colocarem um anti-seize nos pivôs, para que quando acabar o inverno estes não estarem frisados/colados.
Há um ano atrás estive na tua situação, mas fui pela lógica e não pelo coração.
Boas pedaladas
 

lpsferreira

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SURFAS said:
....., mas com a BLT ficarias mais bem servido,.....


Há um ano atrás estive na tua situação, mas fui pela lógica e não pelo coração.
Boas pedaladas

Eu talvez pensasse assim caso esta fosse a minha única bike, ai concordo, mas como esta é uma segunda e dentro pouco até talvez terceira, tive de comprar o que me mandava o coração. :D :mrgreen: :lol: :wink: :p
 

lpsferreira

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Bem com este fim-de-semana espectacular, sábado e domingo como não podia deixar de ser aproveitei ao máximo para dar as minhas voltinhas. Só como é meu mau hábito (também ninguém vai andar de bike à mesma hora que eu) lá sigo eu com a minha "montada"

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Estrada, singletracks, estradões, descidas, subidas, tudo é motivo para tirar partido (gozo) desta bike. Continua a mostrar o que vale, só é pena não ter motor e deixar-me tão partido

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Com este tempo sequinho e com o dia de calor de ontem (bem ontem notou-se bem o quão quente estava o dia) dei umas voltinhas por perto, sábado um misto de descobrir novos caminhos e percorrer alguns conhecidos, domingo apenas percursos conhecidos. Nada disto premeditado, pois apenas decido por onde vou quando chego a um cruzamento/entroncamento.

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Estas são algumas fotos que tirei (desculpem a falta de jeito para a fotografia) por alguns percursos que eu adoro. Este percusro é marcado pelas árvores enormes que não permitem a entrada de sol e que mesmo com este sol mantinham as pedras completamente molhadas e onde era necessário muito cuidado.
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Foram duas voltas pequenas, pois foram apenas 35 kms no sábado e 31km no domingo, mas que dão um gozo muito grande.

Cada vez mais gosto de pedalar, embora transpire que nem um "camelo", me seje que nem um "porco", ao chegar a casa o sorriso é cada vez maior. Só não consigo compreender o que me leva a este estado de espirito, mas penso que não deve ser nada de grave, pois vejo alguns ainda piores que eu.

Ah! E voltando ao tema desta análise que é nada mais nada menos que a minha paixa de nome SANTA CRUZ NOMAD, esta é realmente a melhor bike do mundo!!!!!!! :p
Ontem ainda andei a dar uns saltitos e descer umas escaditas pelo meio da Maia. Com que facilidade se faz este tipo de acrobacias!!
Além de ser uma Bike boa para pedalar é também muito BONITAAAAAA (aliás, a mais bonita de todas as bikes :wink:)
 

lpsferreira

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Ontem foi dia de "2ª Descida do Penedo da Janelinha" perto de Ponte de Lima. Cada vez gosto mais da Bike, só o gozo que me dá ouvir o pessoal a gaba-la. :D
Como a descida tinha alguns locais dignos de Donwill, penso que a bike se portou bem, apenas me deixa alguma preocupação por não saber o que fazer com a questão da suspensão:
Se trocar para ter uma suspensão que desça melhor, que tenha mais curso, mais rigiadez e ganhar algum peso na bike, se continue tal como está e continue mais leve e mais versátil. Será uma indecisão a decidir em breve. Como já devem ter reparado nesta descida não fiquei muito contente com a suspensão, não consegui perceber bem o que era, apenas sei que esta não faria a correcta leitura do terreno. A traseira, essa sim tem tudo o que um homem pode desejar!!!!!!!!!!! :mrgreen: Vou aguardar e tentar colocar a suspensão mais a meu gosto, dar umas voltas e ver o que fazer.
 

Ray Bonga

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Então rapaz estás a dizer que a Fox Talas não funciona bem?...

Dizem sempre maravilhas dessa suspensão...será do set-up?

Quanto à tua dúvida...Se tens duas bikes e gostas de descer, muda para uma suspensão mais agressiva, com mais curso e que te deixe à vontade em todas as descidas e drops! incha! Ficavas com essa para as descidas malucas! Agora se não tens, tenta ver melhor o set-up da suspensão para ele ficar mais sensível, e ficas com uma bike mais polivalente.

abrazzi - parabéns pela bomba
 

lpsferreira

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lellominsk said:
Então rapaz estás a dizer que a Fox Talas não funciona bem?...

.....


Talvez seja o facto de ela estar afinada para as voltas do dia-a-dia e ontem como tentei "abusar"
dela ela disse-me para ter juizo. Conforme estava, foi conforme desceu e possivelmente é esse o problema. Sem sem a abusar um pouco mais, não sinto falta de nada nela, agora como ela está é que não dará para grandes abusos nas descidas. Bem também estou para aqui com coisas e apenas os tipos do downill passaram por nós e não sem darmos alguma luta.
 

vacalouca

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Numa revista espanhola que comprei há uns meses atrás (El Mundo de La Mountain Bike salvo erro) eles tinham uma Marzocchi Z1 (150mm acho eu) montada numa Nomad e queixavam-se que o quadro "pedia" uma suspensão dianteira com maior curso. Quem sabe não seja isso que se esteja a passar contigo...

Bom mas no comparativo de enduros LT que apareceu na SoloBici era a mesma suspensão que lá estava montada e aí não se queixavam de nada. Enfim, cada macaco no seu galho e com gostos não se discutem :mrgreen:
 

lpsferreira

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Já estive a ver melhor e realmente era impossível a suspensão trabalhar melhor, no sábado parei junto de uns colegas e eles estiveram a mexer um pouco nas regulações, como tal ela estava completamente desajustada ao que estava a fazer. Isto não invalida o que já disse de esta não ser a suspensão correcta para o tipo de uso que lhe estava a dar na altura. Uma 66, uma 36 ou outra equivalente a estas ali funcionava muito melhor. Mas depois perdia a versatilidade para a qual eu a quero utilizar.
 

SURFAS

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Posso te aconselhar a Fox 36 talas ou a nova Lyric da RS que tem 160mm e rodando o botão fica c/115mm para as subidas, não perdes a versatilidade pois podes optar em 160/140/120 mm, mas enquanto tens a 32 faz com que esta vá até aos 28/30mm mais nos 30mm de sag e regulas a compressão e rebound nas posições médias como vêm no manual da Fox. Depois verifica se já está mais coincidente com a traseira. Como já tinha dito tenho a BLT, mas tambem estou a pensar comprar a Nomad...
 

Ray Bonga

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Boas, estive a ver o amortecedor da tua bike e vi que era um Fox DHX Air 5.

Estou a pensar comprar a Bllur LT que tem a opção desse amortecedor - o que achas dele? Achas que vale a pena apostar nele em relação ao Fox RP23?

abraço e obrigado.
 

lpsferreira

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lellominsk said:
Boas, estive a ver o amortecedor da tua bike e vi que era um Fox DHX Air 5.

Estou a pensar comprar a Bllur LT que tem a opção desse amortecedor - o que achas dele? Achas que vale a pena apostar nele em relação ao Fox RP23?

abraço e obrigado.

Boas,

Eu para a Blur LT ficava pelo RP23. Acho o DHX 5 Air um espectáculo de amortecedor, mas penso que ´não se justifica possivelmente para o que vais fazer.
 
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