Santa Cruz Nomad 2009

andrextr

Active Member
Re: Nomad 2009

Continua louca como sempre. As diferenças estéticas não são muitas...
O que mais noto é na curva ao pé do espigão, que ficou mais parecida à Blur LT2

Descubram as diferenças:

Antes:
dsc3299a.jpg


Depois:
2942-3.jpg
 

pinhocastro

New Member
Re: Nomad 2009

andrextr said:
Continua louca como sempre. As diferenças estéticas não são muitas...
O que mais noto é na curva ao pé do espigão, que ficou mais parecida à Blur LT2

Descubram as diferenças:

Antes:


Depois:

Ficou vermelha, LOL!! Apanhou sol a mais!!

A caracteristica bossa junto à direcção está quase desvanecida!

Oh André, não disseste noutro tópico que a curva ao pé do espigão punha as bikes abixanadas?? (ou tipo bike de mulher)
e agora? heim??
 

Pax

New Member
Re: Nomad 2009

A bossa está mais disfarçada.

A minha vai ficar mais exclusiva! :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
Re: Nomad 2009

pinhocastro said:
Oh André, não disseste noutro tópico que a curva ao pé do espigão punha as bikes abixanadas?? (ou tipo bike de mulher)
e agora? heim??

Isso é só a reacção inicial, depois um gajo começa a gostar..eheh

Mas sim, gosto mais deste tipo de bossa, ou da bossa da Giant Reign (aqui) do que aquela bossa mais arredondada da Kona... Se bem que depois de ver aquele video das Konas até não desgostei tanto... Mas isso depois o formato da bossa depende do tamanho do quadro...

Enfim, pintelhices off-topiqueiras!

Continuem...
 

pinhocastro

New Member
Re: Nomad 2009

andrextr said:
pinhocastro said:
Oh André, não disseste noutro tópico que a curva ao pé do espigão punha as bikes abixanadas?? (ou tipo bike de mulher)
e agora? heim??

Isso é só a reacção inicial, depois um gajo começa a gostar..eheh

Mas sim, gosto mais deste tipo de bossa, ou da bossa da Giant Reign (aqui) do que aquela bossa mais arredondada da Kona... Se bem que depois de ver aquele video das Konas até não desgostei tanto...

Enfim, pintelhices off-topiqueiras!

Continuem...

O que é certo é que a dar lume no monte...
Segundo eles o quadro baixou 150gramas, o que quer dizer que já podes levar mais duas barras (uma de amendoa e outra de maçã), para não te desabituares! eh eh.
Esta menina, sem entrar em peças de sonho, dá para pôr nos 13kg e pouco... ora como dizia um amigo meu: "pesa mais que uma bilha de gás? já vai, já..."

Ainda não percebi se o curso se manteve, mas penso que sim.
 

o5car

Member
Re: Nomad 2009

Está mais magra, logo mais leve! pessoalmente agrada-me mais, já se adapta mais ao Allmountain!
 

Nuno Prazeres

New Member
Re: Nomad 2009

E espero que tenha pontos de injecção de massa no VPP como a nova Blur LT.

A minha Blur XC num ano apenas gripou os rolamentos junto à pedaleira apesar de ter sido limpa e lubrificada aos 6 meses.
 

pinhocastro

New Member
Re: Nomad 2009

Nuno Prazeres said:
E espero que tenha pontos de injecção de massa no VPP como a nova Blur LT.

A minha Blur XC num ano apenas gripou os rolamentos junto à pedaleira apesar de ter sido limpa e lubrificada aos 6 meses.

Se leres a notica no link podes verificar que é exactamente igual à Blur LT2.
O que é considerado, tmabém, como ponto negativo, já que está numa zona que leva com muito calhau e lama... mas eles lá sabem!
 

BigFoot

New Member
Re: Nomad 2009

nisso tambem me parece.. entra agua lama etc.. depois pomos massa por cima.. na pratica é o que acaba por acontecer.. os calhaus duvido que entrem :mrgreen:
mas sim ta gira, e a idea tem toda a sua razao de ser, no entanto continuo a achar que devia ser o maximo isolado possivel, e proceder se à manutençao com frequencia, e assim tem se o bom das duas coisas, entra menos porcaria e efectua se a manutençao não mesma, como ponto negatico é o trabalho acrescido.

quanto aos quadros em cima, pouco mudaram e fizeram bem que esta muito bonita, e assim não estragam :mrgreen:

Cumps.

Bruno Atalaia
 

Amukinado

New Member
Re: Nomad 2009

A receita era boa por isso quase não se mexe. Basicamente é a irmã boazona da Blur LT2. Foi adicionado o suporte para guia de corrente e houve umas pequenas alterações a nível de links e pormenores. Gostava mais quando a bossa estava mais realçada, mas assim também não está má... Não acho piada ao vermelho. :oops:
 

marky27

New Member
Re: Nomad 2009

Eu por acaso não gosto muito nem da parte estética nem da funcional, acho que a "domesticaram", diminuiram o comprimento das escoras logo torna-se menos estável nas descidas apesar de mais rápida a curvar, tiraram a maior parte da bossa que a tornava tão bonita, e com as alterações ao VPP acho que vai ficar menos sensivel á semelhança do que aconteceu com a LT2 em relação à LT1, mas vamos esperar pelos testes dinâmicos.
 

ruiabreu

New Member
Re: Nomad 2009

Boas.

Eu pelo menos acho que na arte estética conseguiram dar a volta a um pormenor que para mim não estava nada bem.
A caixa de direcão 1.5" quando foi aplicada o modelo actual não foi bem conseguida (parecia algo que não pertencia à bike) e agora neste novo modelo já está bem mais suave.

Os testes da Blur LT2 em que diziam que tinha ficado menos sensível (SoloBici p.e.) foi dito numa versão que não era a final e o amortecedor não estava "afinado" de acordo com as novas caracteristícas do VPP2.

Se leres a SoloBici deste mês vais ver que eles já mecionam esse pormenor e também retiram isso e dizem que agora sim...O modelo está impec.

Entrar água por aqueles pontos é praticamente impossível. Nem entra nem saí nada...para aplicar a massa tem de se ter uma pistola específica (usada muito nas oficinas de automóveis). para injectar massa. Os periodos de manutenção foram aumentados.

A forma de construão dos links é superior e manutenão podera ser feita em casa. P.E. para retirar o link inferior já não necessário retirar o Crank.

Em relação ao curso foi reduzido de 165mm para 160mm com o mesmo tamanho do amortecedor.

Agora é só esperar pelo final de Outubro para testar. :D
 

tkul

Utilizador Banido
Re: Nomad 2009

'Key improvements

Bike pedals much better - this is the result of a lower instant center that
tracks the chain line more closely. Old Nomad had a high IC and was very
anti-squatty particularly when climbing

Rear end of bike is much more responsive and tracks much better as a result
of shorter chain stays (4mm shorter) and a flatter shock rate curve. People
complain about the old bike feeling wallow-y. This has been completely
fixed. New bike feels much more lively descending and through tight turns

New pivot systems with grease ports improves serviceability and reliability

Overall weight reduced by about 1/3 lb. - current frame weight for large
powder coated is 6.9lbs

Better rear triangle tire clearance particularly in the chain stay yoke area

ISCG tabs

Front end of the bike is stiffer as a result of extensive stress analysis on
both the new and the old bikes and adding material in the right areas. This
is another way of saying that monocoque tubing cannot be butted - the new
bike does not use a monocoque which allows the tubes to be thicker near the
head tube and thinner in less critical areas

Rear wheel travel is 160mm

Tubing is 6000 series triple butted aluminum for front triangle and double
butted for swing arm'

Mais leve... mais baixa de BB, mais curta entre o BB e o eixo de trás.
6,9 lbs = 3139,5 grm
E o preço? Será que se mantém (bem alto!)?
 

crencos

New Member
Re: Nomad 2009

Da newsletter da santa cruz que recebo por mail:

"Following in the footsteps of the Blur LT's redesign earlier this year, the Nomad is the latest recipient of SCB's next generation VPP.

The Cliff Notes for this redesign are as follows:
- Revised links and VPP shock rates
- Grease ports in lower link
- Carbon fiber upper link
- All-new link hardware
- Shorter chainstays
- Redesigned front triangle
- ISCG 05 mount


The "why" of this requires a little more explanation:

The VPP revision results in a flatter shock rate, meaning a less dramatic falling rate at the beginning of travel, and less of a rising rate near bottom-out. The instant center of the rear suspension has been revised, and the new design has less chain growth than the old one. These elements make the new bike pedal and climb more efficiently than before. The geometry of the bike still ensures excellent stability, but the 160mm travel suspension feels more lively and the new Nomad feels more snappy and responsive everywhere.

The new linkage design features 15mm diameter alloy axles bolting directly into the frame that are locked in place with ultra-trick collet heads. These control preload on the angular contact bearings in the lower link, which are in turn easily lubed up via the grease ports in the link. Each frame comes with a grease gun. The upper link is molded carbon fiber. These changes result in vastly improved weather resistance, longer intervals between servicing, much easier user serviceability (lower link can be removed without having to take the cranks off), and improved chassis rigidity.

Changing from the old clamshell welded top tube design to a triple butted 6000 series aluminum front triangle allowed the engineers to increase strength and stiffness in the front end, incorporate ISCG 05 chainguide mounts and retain use of a 1.5" headtube, yet at the same time reduce frame weight by a third of a pound over the previous model. Frame weight for a large size powdercoated Nomad running a RockShox Monarch 3.3 is 6.9 pounds. Smaller frames will weigh less, as will anodized frames.

The old Nomad defied easy categorization. It spanned the gap between heavy duty long travel trail riding and aggressive terrain high performance abuse and found friends at either end of the spectrum. This redesign muddies attempts to pigeonhole the bike even further. It's lighter and more responsive, but at the same time stronger and more stable. The territory that the Nomad calls home has grown in size...

Available late October, in the following colors - black, white, red, yellow, lime green, liquid blue, ano green and ano slate.
MSRP in the US start at $1850 for powdercoated frames with RockShox Monarch shocks."
 
Top