O Monsanto: estava com lama, que é normal no Monsanto por esta altura. Bastante escorregadia, com muitas raízes o que provoca bastantes escorregadelas, os pneus que forem bons no Monsanto são excelentes e qualquer piso do nosso pais, já fiz o teste.
Tallboy LTc:
Excelente, o quadro leve, rígido mas não tanto quanto a BLT c ou Nomad c, bons acabamentos e com uma qualidade topo! Algo que se compra para usar uns bons anos sem problemas!! A montagem soberba tirando os travões Hope e os pneus Continental, mas o piso também estava muito exigente.
Finalmente usei a 29" no meu quintal onde estão os meus trilhos favoritos, pensei que fosse notar mais diferença da 26" mas o andamento também não foi o mais propicio, pois a lama e os pneus (Continental XKing, Cesar bota lá uns Hans Dampf!!) não davam muita confiança. Mas é uma bikla impressionante, passa por cima de rocha e raízes que nem se faz notar, trepa mesmo mesmo muito bem. Mas claro quando o trilho é estreito, onde não há espaço para fazer trajectória mais larga aí é que a "porca torce o rabo"
mas nem é assim tanta a diferença, mas se a isto se impor um ritmo mais rápido tipo enduro aí a 26" fica a ganhar, pois é mais manobrável, ágil, brincalhona.
Muito já se falou, esta é melhor que aquela, a outra é pior, 26" vs 29 .... é no fundo uma questão de onde se pedalada e como se pedala! Eu no Monsanto ou Sintra iria preferir a BLT 26" em Ponte de Lima, Geres ou até talvez Arrábida iria preferir a 29" Tallboy LT ou para Caminhos de Santiago a 29" seria a ideal, depois também conta a altura do ciclista.
Nomad c:
Esta estava na expectativa para testar mas ficou um pouco pela negativa numa parte e pela positiva noutro. E por incrível, o que se destacou mais foi nas subidas íngremes e pequenas, e só tinha um prato de 36 dentes na frente. Notou-se a rigidez da traseira comparando com a Tallboy LTc e essa rigidez transforma-se em força na roda, claro que depois a Tallboy LTc foge à Nomad c no estradão. A descer e uns saltinhos a Fox 36, tal como os cubos e aros fazem um conjunto mais pesado e notei a diferença, no drop do Moinho a frente caiu bastante, mas é algo que com o habito melhora. Nos saltos (que eram pequenos) gostei mais da Tallboy LTc do que da Nomad c e muito se fala nas novas geometrias ângulos de direcção ... a minha BLT tem 69º a Tallboy LTc 69º a Nomad c tinha 67º e eu não notei diferenças.
A Nomad para se destacar precisa de ser bem embalada e penso que não seja bikla para as minhas mão, mas também já testei uma do Rui da Procycle
BEM mais leve, toda XTR, Crossmax, ... onde não tinha notado esta diferença. Esta como era do Rafael era para abusar ... à valente!!!! Pode ser uma bikla polivalente mas precisa de €€ para se tornar numa trailbike, que no fundo não o é.
BLTc:
..... ALTAMENTE, diferenças para a minha .... a traseira, rígida e perguntam vcs qual a diferença, imaginem um trilho com rochas, vão e embatem numa, noutra e noutra e começa a traseira a dançar com a de carbono não, ela segura-se MUITO mais, agarra-se ao terreno MUITO mais tanto a descer como a subir. Aliás a Tallboy LTc era linda, excelente e apesar de ter gostado muito dela, venha uma BLTc ou até uma Blur Trail c que infelizmente não havia nenhuma, mas que nos USA e UK tem dado que falar até mesmo em roda 27.5" e,
atenção:
PARA MIM são as escolhas da marca ... a não ser que me saia o euromilhões, ficaria bem com uma de cada :nospam:
Neste teste o que notei mais diferença nem foi na roda 26 vs 29, mas sim a diferença no triângulo traseiro em carbono!!! A Tallboy LTc como novidade e algo que tantas marcas já tentaram e muitas nem conseguem fazer uma 140mm de roda 29" foi sacada pela Santa Cruz logo à 1ª como das melhores e tal já tinha acontecido com a Tallboy c.