Saltos de Monsanto - zona parque da pedra - parque das merendas

Boas pessoal,

Em Monsanto, junto ao parque da pedra, a seguir a um parque de merendas, começa um trilho que, logo no inicio, tem uma descida inclinada e meio dificil por causa de umas raízes, com uma escada à esquerda e uma bela queda à direita. Depois podemos optar por ir pela esquerda, numa sucessão de 3 pequenos montes, ou pela direita em descida acentuada.

Quem foi pelos montes, no final vai dar ao início do percurso de saltos, bem encostados à esquerda, quase invisíveis para quem escolheu o trilho mais óbvio um pouco à direita.

Localizados? Ok, aqui vai a pergunta:
Sou eu que estou a ficar senil ou alguém andou a mexer nesses saltos? É que eu estou convencido que eram 3 saltos rápidos e fáceis, mais em distância que em altura e agora...

Bem agora são 4 saltos e os primeiros dois não estão nada fáceis, principalmente o 2º, que exige um bom enquadramento e velocidade e com o 1º tão grande está complicado de ser feito.

É certo que neste intervalo de tempo (2/3 meses) mudei a suspensão e a minha bike está bem mais rápida (com a frente mais pesada, também) e ainda não estou confortável com a nova atitude (leia-se: estou a borregar alguns saltos), mas tenho quase a certeza que eram apenas 3 saltos.

Alguém tem alguma ideia disto?

Obrigado Pessoal
 

FMCurto

Active Member
Não são só esses, volta e meia alguns são reconstruidos/aumentados. Julgo que por causa do uso,chuvas,etc.. vão ficando mais pequenos ou compactados. É ir com cuidado, tb já apanhei um susto valente quando dei por mim muuuuito mais alto do era suposto :)
 
O engraçado é que nunca vi ninguém à volta dos saltos a fazer algo ou sequer alguém com ar de ir fazer alguma coisa.E já fui a várias horas diferentes a Monsanto, fim de semana e dias úteis.

Serão fantasmas?
:):D
 

skull

New Member
;););)

IMG_2173.jpg
 

SeteGu

Active Member
skull não tens receio de levar com uma bicicleta aquando dos trabalhos?

Cortas a estrada para o fazer? :)
 

FMCurto

Active Member
Lendo melhor percebi que são os da Pedreira, em tempos esteve ali uma linha que estava ao abandono, foi recuperada á uns meses atrás e sempre teve 4 saltos, acho bastante acessiveis até pq podem ser feitos como pequenos drops, tirando o ultimo que por sinal até é o mais pequeno mas por estar mto inclinado acaba por ser o mais manhoso.

Não acredito em fantasmas mas um amigo de um amigo do meu primo jura que viu por lá umas fadas dos trilhos. :)
 
Last edited:
FMCurto

O 4º salto. Percebo-te. Comigo, das últimas vezes que lá saltei, para conseguir um salto decente e não aterrar logo de frente, ganhei tal velocidade que já não consegui fazer a curva e parei já emaranhado nos ramos da árvore/arbusto em frente.

Serjolas

Estou com o JoaoAM. Todos os saltos que me lembro de fazer têm alernativa, sendo que a esmagadora maioria é mesmo ao lado.
Fico curioso. Qual é o problema?
 

skull

New Member
Setegu

Normalmente as manutencoes sao a horas de pouco trafego :)
Ja cheguei a levar um cone laranja para sinalizar :)

Maldito 4 salto tb ia saindo disparado lol
 

serjolas

New Member
Rui AKA e JoaoAM

No meu ponto de vista e é somente o meu ponto de vista, a minha questão prende-se com isso mesmo, tendo em conta que Monsanto é uma zona de lazer para todos os niveis de ciclista, penso que seria mais acertado o salto ser a alternativa e não o contrario.
Ou seja neste momento o trilho principal, é para quem gosta de andar aos saltos. Quem nao gosta, nao pode, nao consegue tem que ir para o lado...o que acho que é pouco justo.

Repito, é a minha leitura.
 

FMCurto

Active Member
No caso concreto é mesmo o que se passa, a linha que existia não foi alterada, foi recuperada uma outra antiga mais á esquerda que estava entregue ás silvas (e ja tinha saltos) que ficou bem insterresante com o relevé que permite fazer os saltos que são bastante acessiveis a uma velocidade moderada. Não se gosta dos saltos vai-se pela linha original, quere-se outro tipo de trilhos?Tb não há problema, estamos numa democracia, sò que aqui vota-se com a pá.
 

lgass

New Member
alguém tem tempo/paciência para um destes dias (qualquer dia da semana durante a manhã) ir acompanhar um maçarico por estes trilhos?

eu pela via sem o salto claro...

é que ainda no outro dia andava por lá e invariavelmente ia parar a subidas ingremes, caminhos sem saída... não consegui fazer quase nada de jeito!
 
Top