Saliva nas feridas

andrextr

Active Member
Bom, depois da dica dos anti-oxidantes, vou-vos deixar aqui mais outra pequena dica!

Certamente, todos nós já nos arranhamos, cortamos, esfolamos um joelho ou um braço a fazer BTT.
Muitos de nós quando se fere numa mão por exemplo, a primeira coisa que fazemos inconscientemente é levar a mão a boca e lamber a ferida! Outros pensam que isso é nojento e não o fazem.

Pois bem, fiquem sabendo que a saliva é um excelente microbicida natural, é ela que nos protege das caries, e das infecções orais. Sem saliva vivíamos muito pouco tempo.


Bactéria Escherichia Coli
e-coli.jpg

Portanto, quando tiverem uma ferida no meio do mato, ponham um pouco de saliva, para além de lavar a ferida, as proteinas da saliva combatem as bactérias que estão desejosas de entrar dentro da ferida e infectá-la.

Tal como as lágrimas (que protegem os olhos) a saliva também contém uma proteína (enzima) chamada de Lisozima. Este enzima, "come" a "casca" das bactérias destruindo-as (por outras palavras, o lisozima catalisa a hidrólise do peptidoglicano da parece celular bacteriana).
O lisozima também se encontra na clara do ovo, e é isso que faz com que o "pinto" possa nascer sem que o ovo apodreça antes devido a contaminações bacterianas.


Mr.Saliva :mrgreen:
mr%20saliva.gif

Além do lisozima, a saliva contém ainda outras proteínas que impedem o crescimento bacteriano, tal como a Lactoferrina. A lactoferrina é uma proteína que "capta" os iões Ferro livres, e sem Ferro as bactérias nao crescem. A saliva ainda contém anti-corpos (IgA) que combatem infecções virais.

Segundo estudos recentes, parece que a saliva contem outra proteína (EGF - Factor de crescimento epitilial) que faz com que o tempo de cicatrização de uma ferida seja mais curto! Por isso é que as feridas na boca curam mais depressa.


Portanto, o acto inconsciente de lamber uma ferida, presente em grande parte dos animais, tal como no Homem, nos cães, gatos, periquitos :mrgreen:, e outros mais, é um mecanismo de defesa que está escrito na nossa "memoria genética" e que nos leva a inconscientemente curar uma ferida, sem pensar sequer no que está por detrás disso.

Portanto, lambam-se pela vossa saúde :mrgreen: Mas só com a saliva do próprio. Não se esqueçam que há muitas doenças que podem ser transmitidas pela saliva de alguém infectado, como o vírus da Hepatite por exemplo.

Cumprimentos :yeah:
 

andrextr

Active Member
Já agora, sabiam que o homem que descobriu a Penincilina foi o mesmo que descobriu o Lisozima?

Pois é, Sir Alexander Fleming, Prémio Nobel da Medecina em 1945. Ele espirrou acidentalmente para cima de umas caixas de cultura bacteriana, e deixou cair um pouco de muco (verdinho suponho :mrgreen:) em cima das bactérias... Ele deixou a caixa de lado, e passado um dia, quando pegou nela para deitar fora, reparou que a volta do sitio onde tinha espirrado, não havia bacterias...

Mais ou menos o que acontece aqui:
default.asp


Se repararem, no meio está um pequeno comprimido (antibiotico) e há volta existe uma zona transparente que significa que nessa zona as bactérias morreram.

Foi mais ao menos isso que Fleming deve ter visto na sua placa, so que com uma coisa verdinha e viscosa no meio :mrgreen: :mrgreen:
Ele então percebeu que o muco do nariz tinha alguma coisa que matava as bactérias...

Foi então que mais tarde descobriu o lisozima! :yeah:
 

koizu

New Member
Tou a achar a galinha gorda de mais...

Aquela cara que o meu stor de Biologia fez quando disse "Voces nem imaginam as bactérias que voces têm presentes na vossa boca!!!", nao engana ninguem...

será que essas tais bactérias possam infectar ainda mais a ferida??? :s :s :| :s :| :|

nao sou grande perito nesta matéria... mas olha que aquela cara nao engana ninguem... :wink: :wink: :wink:

fica bem..
 

helio69

New Member
Pois caro andré... Daí aqui na santa terrinha se dizer que a lambidela de cão cura...
´
Isso faz-me lembrar aquela (para mim) velha questão do "ai o meu filhinho que está sujo, que está a mexer na terra" e que afinal cria defesas nos miúdos que mais tarde serão necessárias! (Podias tb falar sobre isto, visto ter saído um estudo recente sobre a materia :mrgreen:
 

Bravellir

New Member
koizu said:
Tou a achar a galinha gorda de mais...

Aquela cara que o meu stor de Biologia fez quando disse "Voces nem imaginam as bactérias que voces têm presentes na vossa boca!!!", nao engana ninguem...

será que essas tais bactérias possam infectar ainda mais a ferida??? :s :s :| :s :| :|

nao sou grande perito nesta matéria... mas olha que aquela cara nao engana ninguem... :wink: :wink: :wink:

fica bem..

Não sei puto destas matérias, mas na tua observação falha uma coisa que para mim é do senso comum. As bactérias que estão na nossa boca são "nossas", fazem parte do nosso ecossistema. O nosso corpo é um verdadeiro paraíso para microorganismos e bactérias mas apenas as que tem "passe" :D são os organismos estranhos que temos de evitar. Não os nossos.
Aliás, o andré poderá te explicar, que sem a maior parte dos "nossos" microorganismos, ficamos doentes rapidamente. Um corpo humano anti-séptico não é saudável.
 

andrextr

Active Member
Ainda bem que a discussão está acessa, é sinal que há gente que pensa!

Muito bem, a questão colocada pelo Koizu é perfeitamente legitima, aliás, eu também tive (e tenho?) essa duvida. Mas é a tal coisa que o Bravellir disse, e muito bem.

A nossa boca, e o nosso nariz, são enormes buracos onde podem entrar facilmente milhares de microorganismos na tentativa de viverem no paraiso do corpo humano, com nutrientes à la carte! O pior é passar as barreiras! É certo que a nossa boca, e cavidades nasais, estão cheias de bactérias, mas estas constituem uma população residente e que é controlada. A saliva é responsavel por este controlo, sem a saliva as bacterias residentes começavam a crescer e a multiplicarem-se infinitamente e passado uma hora morriamos com septicémia (infecçao generalizada).

O facto da saliva ser um agente microbicida, e matar a bicharada quase toda (bacterias, fungos, virus) é que a torna tão importante. Li algures, que por cada minuto a respirar ingeriamos cerca de um milhar de microorganismos pelo nariz/boca. E no entanto raramente estamos doentes (só quando um desses organismos consegue escapar às nossas defesas imunitárias, tipo Prison Break :mrgreen:)

É certo que temos a boca repleta de bacterias, tal como o teu professor disse (Koizu), mas grande parte delas estão mortas, e as que estão vivas nao saiem dalí porque a saliva e o restante sistema imunitario controla a população total bacteriana.

Nós nos nossos intestinos também temos uma vasta flora bacteriana, que nos é bastante útil na digestão. A chamada flora intestinal ! No entanto, essa populaçao residente de bacterias não patogénica (ou seja, são inofencivas). Quando comemos qualquer coisa estragada, ou parecido, isso vai desregular a flora instestinal, e o numero de "bicharocos" é maior, daí as diarreias...

Já agora, aquela historia da Fibra nos cereais e iogurtes para "Regular o transito intestinal" :mrgreen: , basicamente é, as Fibras (açucares não metabolizados por nós) estimula o crescimento das bactérias "benéficas" e inibe o crescimento das bactérias "nocivas"...

Portanto, desde que lambamos as feridas com a NOSSA saliva, não há problema, porque já estamos imunes à bicharada que a compõe. É claro que se for saliva de outra pessoa/animal, a coisa pode-se complicar, como por exemplo, nas mordidelas por um cão/gato ou até mesmo por uma pessoa :)roll:), podem infectar rapidamente, porque o individuo que foi mordido pode não ser imune contra essas bactérias porque nunca teve contacto com elas antes.

Já agora, conhecem este animal?
180px-KomodoDragonRinca1.jpg

É o Dragão-de-Komodo, a sua saliva contem cerca de 20 bactérias extremamente virulentas, e esse bicho utiliza a sua saliva como mecanismo de defesa. Uma cuspidela dessa coisa, pode levar à morte por choque séptico (infecção sistémica) em três tempos!! :shock:

Como curiosidade final, 90% das células totais do nosso organismo são bactérias :shock: :wink:


PS: Koizu, fizeste uma excelente pergunta, parabens! Já agora, pergunta ao teu prof de biologia essa situação de lamber as feridas para ver o que ele diz, aproveitas e fazes boa figura :mrgreen:
 

Bravellir

New Member
Um pormenor, o dragão de komodo não usa a saliva apenas como arma de defesa. É também a sua única arma ofensiva ( Por isso as disputas entre machos são tão patéticas. Não adianta morderem-se porque são imunes :mrgreen: http://www.youtube.com/watch?v=QOF4YPdYELg )

Como arma ofensiva, mordem a presa e depois seguem-na até que esta morra literalmente "envenenada" com a saliva.
 

Sonic Reducer

New Member
Bravellir said:
Um pormenor, o dragão de komodo não usa a saliva apenas como arma de defesa. É também a sua única arma ofensiva ( Por isso as disputas entre machos são tão patéticas. Não adianta morderem-se porque são imunes :mrgreen: http://www.youtube.com/watch?v=QOF4YPdYELg )

Como arma ofensiva, mordem a presa e depois seguem-na até que esta morra literalmente "envenenada" com a saliva.

:exacto: :exacto: é um veneno muito eficaz
 

yjmalmsteen

New Member
xii se soubesse no espalho de domingo que cai em cima das silvas e fiquei todo arranhado tinha-me lambido! este domingo vou la passar se cair outra vez lambo-me lol :D
 

koizu

New Member
pois é andré...

fiz exactamente essa pergunta hoje, e tive a ler o teu comment e ele disse a mesma coisa... :mrgreen: :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:

pois é.. oh BRAVELLIR tu normalmente quando respiras, tanto pela boca como pelo nariz, estas sempre exposto a bactérias exteriores a nós, ou seja, nao sao nossas... como tal se alguma delas, ainda viva conseguir entrar pela ferida, e se por acaso os globulos brancos nao lá estiverem (topico de video, que esta em "outro lado da vida"), pode muito bem infectar...

em relação a esses simpáticos bixinhos, a cuspidela que voces ai anda a falar tem de ser muito bem apontada, pois por exemplo em cima da pele (sem que tenha nenhum corte, ou coisa do genero) penso que nao faz rigorosamente nada, é só limpar e ta pronto pa outra... agora se entrar em contacto com parte que estejam directamente ligadas com o interior do nosso corpo, ai sim... podem entrar em panico... quer dizer, é melhor nao... senao a circulação do sangue aumenta e assim tem menos tempo de vida... (em caso de contacto com o sague por exemplo)... :lol: :lol: :lol:


fiquem bem...
 

andrextr

Active Member
Sim, os bichos nao cospem... Mas mordem! :twisted:

Aliás eles nem devem saber o que é cuspir, por isso é que se babam todos :drool:

Ainda bem que o teu professor disse o mesmo que eu, é que eu também tive essa duvida, mas comecei a pensar, e de facto, é o mais lógico.

Seja como for, fizeste boa figura, força nisso, tás no bom caminho :yeah:
 

koizu

New Member
Ainda bem...

Entao, assim só é mordido quem quer ou quem está distraido, porque de rapidez aqueles bixinhos nao têm nada... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Em relação ao que o Helio69 disse, sobre a saliva do cão, na aula disseram-me exactamente o mesmo, "os velhos dizem que a saliva de cão é como água benta!!!"... Gostaria de saber mais sobre isso... será verdeda?? ou não passará de mais uma crença antiga, que toda a gente diz que é verdade mas que nunca experimentou???

fiquem bem...
 

Univega

New Member
tema interessante, já quando éramos pequenos e caíamos nas mais variadas brincadeiras, inconscientemente levava-mos a mão á boca e molhava-mos a ferida com saliva, algo com o seu proposito que já nasce com a gente.
Toca a salivar as arranhadelas quando passamos pelas silvas :rotfl: .
Um abraço, Univega.
 

Aztec

New Member
Sempre ouvi dizer..."Baba de cão come-se com pão, baba de gato nem ao pé do fato!" 8)

Bom tópico!

Cumprimentos
 

andrextr

Active Member
RMP said:
andrextr, podes desenvolver mais um pouco sobre a Escherichia Coli...

Pois podia, sobre a E.Coli, sobre o sistema imunitário, sobre virus, sobre os mitos das constipações e gripes, sobre a influencia do açucar nos ovos das galinhas :)mrgreen:), etc etc etc...

O que não faltam são coisas para se falar! Mas não pode ser tudo no mesmo post senão era uma desorganização completa, e ainda pegavam no post e escreviam um livro :mrgreen:

A E.Coli é uma bactéria patogénica para o Homem, é responsavel por intoxicações alimentares, e infecções urinárias nas mulheres (e nos homens tambem, apesar de ser menos comum). Em relação às infecções urinárias, a minha professora de farmacologia, aconselhou o uso de chás de pés de cerejas, ou sumo de cereja, em vez de antibioticos, parece que dão o mesmo resultado e até melhores, e são mais baratos e evita-se o (ab)uso de antibioticos... Tenho inclusivé um video sobre o assunto, das cerejas e a E.coli. Aqui vai ele:

http://www.youtube.com/watch_video?v=u11DfF6fuCM
http://www.youtube.com/watch?v=u11DfF6fuCM

Bladder wall = parede (interna) da bexiga

Por outro lado, a E.Coli é a bactéria mais usada na investigação cientifica!! As E.Coli são os nossos bichinhos de estimação :D tal como as leveduras da cerveja (Saccharomyces cerevisiae) ... para não falar dos ratinhos e murganhos :twisted:
 

RPires

Member
Obg,

Fiz a pergunta pois em tempos tive um familiar que ao que me parece e não quero estar em erro, teve uma infecção urinária provocada por este "bichinho" e lembro-me dele andar em observação durante algum tempo pois segundo ele este tipo de bactéria era bastante perigosa se não fosse controlada devidamente. Não quero estar em erro mas penso ser esta bactéria que em tempos causou grandes complicações na Inglaterra, pelo menos tenho a idéia de ter havido grandes surtos disto por lá...
 

sniper_pt

New Member
A E.coli é uma bactéria comensal do TGI dos mamíferos. Vive por isso no nosso intestino. Existem vários estirpes e serótipos diferentes, sendo que apenas algumas são patogénicas. É uma bactéria flagelada e Gram - e como tal liberta várias endotoxinas derivadas dos LPS da sua parede celular. Provoca vários tipos de infecções e muitas delas são complicadas de tratar devido ao grande contacto que este bichinho tem com muitos antibióticos que muitas vezes tomamos, desenvolvendo-se as tão faladas resistências adquiridas aos antibióticos, muitas vezes através de plasmídeos que além de vários factores de virulência possuem genes capazes de exercer um bypass e evitar o efeito do antibiótico.

Amanhã continuo...
 
Top