saber o que é indicado para mim

S

satnipo

Guest
sou praticante e aficcionado da pratica desportiva desde ha muitos anos, tenho 45 e iniciei-me ha pouco no btt (tenho uma scott); e a minha duvida é a seguinte, brevemente vai haver uma prova de 60km e outra de 100km,...e apesar de nunca ter partecipado em nenhum evento desta natureza a minha atracção natural vai para a prova de 100km para me testar a mim mesmo, sendo uma das minhas caracteristicas pessoais (penso eu) que é a de ter muita força de vontade, por isso gostava de partecipar nessa prova, mas tambem tenho receio de ir fazer má figura pois não tenho experiencia nenhuma e irei sozinho e a nivel pessoal, tambem e ate pela idade nao vou competir com ninguem a não ser comigo proprio,...como vai haver umas subidas puxadas, pergunto se é natural até para o pessoal mais experiente fazer partes do trouço a pé quando não aguentam essas subidas, se nesses eventos ha tambem muito pessoal da minha idade que vao ali só para pedalarem e desfrutarem do esforço que podem dar, ao contrario dos que vão competir por uma boa classeficaçao.
informaçao complementar: sinto-me bem fisicamente, com alguma preparação fisica, pois apesar de ser iniciado no btt, ha muito que pratico outros desportos.
agradecia todos os conselhos e informaçao que me pudessem dar.
 

nelson_r

New Member
Não sei se serei o mais indicado para dar conselhops, mas aqui vai.
A questão de se fazer 100 km ou 60 km é uma questão pessoal. Pessoalmente acho que sendo iniciado é melhor começar por baixo, apesar de sentir que tem forças para ir mais longe. Mesmo que pratique outros desportos, o ciclismo tem as suas particularidades.
Já vi pessoas que têm porte atlético ficarem para trás. Andar de bicicleta não é só pedalar, a técnica também é parte fundamental e a técnica só se ganha com o passar do tempo.
Uma subida mais ingreme pode ser feita a pé mesmo por aqueles que menos esperamos. Como já escrevi a técnica por vezes ultrapassa a parte física. Por exemplo eu sou assim, penso que aguento mas se me aparece um obstáculo não sei o que fazer e desmonto e passo a pé, por segurança. Descidas então é uma desgraça.
Recentemente fui à maratona de Óbidos, aliás meia-maratona e deixei-me ficar para trás, por duas boas razões: primeiro porque fui para lá para me divertir e não queria de modo algum atrapalhar quem foi por competição; em segundo porque é atrás que vão a maioria das raparigas (salvo excepções) e a "paisagem" torna-se mais atraente/agradável.
A idade do bilhete de identidade não interessa, o que interessa é o que cada pessoa sente que é capaz de realizar, mas sem loucuras.

Cumprimentos betetísticos
 

Aussie

New Member
Boas satnipo e bem vindo ao forúm

Falando da minha pouca experiência neste desporto, fazer 100kms é acima da preparação física uma questão de estar preparado mentalmente para passar horas a dar ao pedal.
Fiz a minha 1ª maratona (3ª maratona de Vale do Sado-Alcácer do Sal) o ano passado, tinha começado a andar à 6 meses. Escolhi fazer os 100kms com o objectivo de terminar. Fiz 6h15. Um dos meus amigos com 52 anos também terminou a prova com cerca de 7h30, um furo no final do percurso obrigou-o a parar cerca de 30".
A maior subida do percurso fiz toda a andar e cheio de dôres nas costas, não tinha pernas/preparação. Aos 30kms após uma queda (a subir :oops:) fiquei com um joelho maltratado e mesmo assim nunca me passou pela cabeça que não pudesse terminar.
Fiz cerca de 50% do percurso sem ver ninguém (excepto abastecimento e controle) mas posso dizer-te que me diverti bastante, sozinho a tentar cumprir o meu objectivo.
A minha preparação não era muita mas mentalmente estava preparado para aquilo a que me propus.

Se não queres arriscar e os percursos "permitirem" faz os 60 e quando acabares e se te sentires bem segue para os 100.
Não te esqueças que como vais sozinho tens de ter cuidados redobrados com a tua segurança e sempre que possível pedala na companhia/ritmo de alguém.
 

Bikerboy17

New Member
caro amigo satnipo ... bem vindo ao forum..

se te sentes bem a queres tentar amigo vai experimenta,leva aquilo numa boa e desfruta dos melhores momentos da prova..

controla sempre o teu ritmo cardiaco,vai fasendo numa desportiva que vais adorar

nao tenhas medo que nao é nada de outro mundo...
 

Dano

New Member
Pessoalmente, sei que fazer 60km já consegue ser puxadote e demorar algum tempo, 100km são mais 40km, ou seja, mais tempo em cima da bilcla.

Se achas que consegues ir, e que queres mesmo ir para te poderes expriementar, vai. Não vais perder nada com isso, sem ser umas horas num hobby que deves gostar, porque por outro motivo não te ias lá meter.

Agora pensa q se te iniciaste, esses 100km podem ser mto duros, e podem costar-te mais a fazer do que imaginas ou pensaste inicialmente. Se não for indiscreto, costumas dar voltas de qtos km? E nessas voltas existem mtas inclinações? É que ires para lá sem preparação, é melhor esqueceres, que vais acabar por ter caibrãs(penso q é assim q se escreve).
 

CD

New Member
Começa por testar-te nos 60 kms, porque vais ver que não é tão facil como parece.
Tenta gerir as tuas forças, não adoptes andamentos muito pesados. Tenta ir em pedalada leve e sem grandes exageros.
O facto de ires sózinho permite-te ires no teu próprio ritmo, essa é sem dúvida uma vantagem. A desvantagem é que indo com companhia os kms vão passando mais fácilmente. Não te esqueças se vais sózinho, de levar tudo aquilo que te possa fazer falta (camaras de ar, ferramentas, bebida, barras, etc.), é possivel que vás fazer uma grande parte do percurso sem ninguém á tua volta.
Acima de tudo tenta divertir-te.
CD
 
Top Bottom