Rs reba faz muita diferença da recon ?

helderfixe

New Member
Boas tenho uma bike em vista, a Cube race one, que tem uma recon silver tk.
Sera está suspensão ultrapassada, ou será ainda uma boa aposta?
Há quem diga que a reba é uma recon com componentes em alumínio.
 

fsimoes92

New Member
Em termos de performance, nao te consigo dizer já que so exprimentei a reba. Em termos de peso, são cerca de 500gr, diria que num dos sitios mais caros de fazer upgrade a bicicleta.
 

edununo

Well-Known Member
As mais parecidas com a Reba são as Recon com motion control damper.
As TK usam Turnkey damper e não são tão sensíveis ou ajustáveis.
Em 2010 tive uma Recon SL e mais tarde tive uma Reba RL. Ambas tinham motion control. Não notei grandes diferenças.
Nunca andei com uma Recon TK mas já li que são menos sensíveis e mais bruscas.
 

jpfuturo

New Member
Não te vou responder à pergunta porque não sei. Vou apenas alertar-te que esse modelo da Cube não se comercializa cá em Portugal, só mandando vir de foram. Se calhar até sabes isso, eu fui "obrigado" a ir para a LTD Pro. :p
 

SeteGu

Active Member
Eu já experimentei uma Recon Silver TK e posso dizer que não é melhor que uma Epicon, ou seja, não a achei nada do outro mundo. Achei-a pouco sensível sendo a Epicon também conhecida por ter esse comportamento. Nunca experimentei uma Reba mas custa-me a acreditar que não seja melhor.

Vê este post. Isto em relação à Recon Silver (não sei se seria TK ou não). Quanto à Reba não sei... nunca experimentei. Nesse tópico falam da Reba mas ainda na versão dual air. Entretanto passou tudo a ser solo air, creio... por isso não sei se são comparáveis ou não.

EDIT: Entre a silver e a gold há uma diferença ao nível da cor das bainhas ("silver" e "gold"). Segundo a RS:

Upper Tubes (Silver / Gold): "32mm straight wall steel" / "32mm, 6000 series straight wall aluminum, low friction anodized"
WEIGHT
(Silver TK / Gold TK): 2 186g - 29" / 1 755g - 29"

Não sei se haverá mais diferenças...

A Reba ainda tem um tratamento diferente (Fast Black) que não sei se será apenas estético ou não (em relação ao Gold) e um peso de 1 662g - 29".
 
Last edited:

luistdi

Member
Helder,

Eu fiz exactamente essa passagem de Recon para Reba e posso dizer-te que fiquei muito contente com a troca. No meu caso é uma FS de roda 26 e a Recon que tinha era uma 351 SoloAir de 2009 com curso de 120mm e eixo de 9mm. Passei para uma Reba RL de 2014 com 120mm curso 120mm e eixo 15mm.

Em termos de funcionamento, eu diria que a Reba é mais reactiva e por isso lê melhor o terreno. Pelo que me explicaram na loja habitual aonde vou (e não foi lá que coloquei a Reba, mandei-a vir pela net) ambas são SoloAir mas o sistema da Reba é mais evoluido, a suspensão em si é mais leve (poupei 400gr com a troca).
Por outro lado o facto de ter passado para eixo de 15mm ajudou a aumentar a precisão da direcção e rigidez da roda frontal. Em suma, fiquei muito satisfeito com a troca

A actual Reba acrescenta ainda o tratamento anti-frição (como referiu o Setegu) Fast Black (semelhante ao Kashima da FOX) que aumenta a sensibilidade... mas sobre este tratamento não te posso dar feedback porque nunca experimentei
 
Bem... quase tudo certo até terem inventado que o tratamento de superficie preto é anti-fricção parecido com a Kashima..... a anodização preta é diferente da anterior amarelada da Rock Shox... porque agora é... preta! :) nada mais tem de diferente.

A Recon Gold tem baínhas em aluminio e é a mais parecida com a Reba. A Recon Silver tem baínhas em aço e sistemas internos bastante diferentes.

A única comparação de semelhança poderá ser entre a SID e a Reba, pois partilham bastantes componentes.

VT
 
Top