RR 8.1 2014(toda cinza escura e azul) vs Quer Peak 27,5 3 2014

_InSaNe_

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Boas, recomecei a andar o ano passado e agora a minha "velhinha" Proflex 856 de 97(montado por mim), esta apresentar desgaste na transmissão entre outras peças.

Estava a ponderar a compra da Quer Peak 27,5 3 de 2014, por 500 euros, mas acabei de passar na Decatlhon e a RR 8.1 esta em promoção pelos mesmo 500 euros, mas com umas cores bem mais interessantes que a que esta no site.
De resto os componentes são equivalentes penso eu. A pedaleira da RR é melhor que a da Quer, e também já traz os pedais auto, que a Quer não traz.

Em peso da Quer não sei, mas RR parece-me interessante os 12,8 kg no tamanho M que será o meu.

Sera que me podem ajudar a escolher?
 

portuga2

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Amigo queres um conselho?se vais comprar uma bike nova escolhe uma já com componentes de gama alta.Eu tive que optar por comprar mais caro, mas agora não tenho problemas de ter que trocar de componentes. Este site está a vender bikes muito boas e de grande marca(TREK) o site :RCZ
 

_InSaNe_

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Obrigado pela dica, mas já conheço o site, no entanto tenho este budget e não quero passar, ate porque se o passar....vou logo para o dobro e neste momento não me é possível.

Ate porque se fosse pela via rcz ia fazer uma montagem a la carte tal como fiz com a minha actual Proflex 856, mas os euros não abundam assim tanto.
 

portuga2

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Se tens pensado nessa compra á mais tempo,eu tinha uma scott scale 970 29er que foi vendida por uns miseres 450eur.A mesma que está na foto
 

Joseelias

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Se a tua Proflex ainda está em relativo bom estado, em particular no quadro e na suspensão (Girvin?) pode ter algum valor no mercado retro pois a Proflex é mítica.

O site Retrobike.co.uk é um bom local para colocares a questão do valor e até pode haver quem a queira comprar pois há lá imensos "maluquinhos" das bikes vintage. Sempre é dinheiro que podes recuperar ou juntar ao que tens para investir.

E tens sempre a hipótese de pegares nesse dinheiro e recuperares a bicicleta se ela te serve bem e não sentes que te limita. 500€ dá para muita coisa.
 

_InSaNe_

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A minha "velhinha" não será para vender, vou ficar com ela .... talvez ate morrer.
Custou-me muitos milhares de escudos e muito suor e trabalho de verão que na altura ainda estudava.
Claro que também com bastante paistrocinio.

Se com 500 euros a conseguisse actualizar mesmo, peso e funcionalidade, acho que seria o que faria.

Aqui fica ela!!!

 

Joseelias

Well-Known Member
@ _InSaNe_

Eu sou suspeito porque a minha bicicleta é uma Kona Lava Dome de 1996 com componentes de +-1999/2000, mas como disse antes se a bicicleta não tiver problemas de funcionamento nem de quadro e não te limitar não sei se precisas de mudar só para mudar.

Se o curso da suspensão for insuficiente e bater no fundo constantemente, e os travões não funcionarem de forma conveniente para o que fazes caso andes com muita água e lama esses serão os pontos em que uma bicicleta nova te trará vantagens pois vem com suspensões de pelo menos 100mm e travões de disco. Também se sentires que perdes potência de pedalada porque a suspensão traseira é flexível ou pelo design te faz perder potência também é outra razão válida. Tal como problemas de funcionamento do amortecedor traseiro e se for difícil substituir por um moderno ou os compatíveis forem excessivamente caros.

Agora se nada disso acontecer não sei até que ponto as bicicletas que referiste te trarão vantagens. A suspensão dessas bicicletas não têm controlo do ressalto como a que tens e sendo eventualmente bicicletas mais leves também não têm suspensão traseira.

Com bom planeamento e algumas centenas de euros podes modernizar a transmissão (2*10 ou 3*9), a menos que te mandes para gamas altas, e quem sabe com uma boa escolha (na medida eixo-coroa) uma suspensão com mais curso. E até umas rodas.

Resumindo, acho as bicicletas que mencionaste podem não apresentar uma melhoria assim tão significativa em relação ao que tens se investires um pouco nessa. Mas isto é só a minha opinião e falando por alto.

Seja como for acho que tens aí uma bicicleta linda e que punha o pessoal da altura a roer-se de inveja sempre que no cruzávamos (raramente pois haviam poucas por cá) com uma nos trilhos.
 

_InSaNe_

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@joseelias obrigado.
Pelo que vejo o quadro esta bom, a suspensao de traz ate podia ser menos firme um pouquinho, mas como tive de substituir os elastomeros que ja nao existem por uma mola, apesar de ter sido projetada para substituir os elastomeros.
Na realidade precisava de encontrar um bom mecanico que perceba e veja o que esta, para poder aconselhar nas pecas a substituir caso o quadro realmente esteja bom.

No entanto parece que a suspnsao da frente nao ha kits de manutencao e como sempre teve a mola/s para menos que o eu peso tambem nao ajuda.

Alem de tudo o que precisa mudar, desde que andei numa bike recente com travoes de disco hidraulicos, nunca mais vi os meus como travoes.

Mas assim de repente posso dizer que precisa da transmissao toda nova, caixa de direcao, os cubos das rodas tambem ja se calhar era melhor mudar, os aros estao todos empenados e ja se tentou melhorar mas sem grande sucesso.

De tudo isto, tenho pneus quase novos, comandos das mudancas idem, e o travao da frente magura hs 11 com 3 anos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Quantas velocidades tens atrás? Se já tiveres 9, e como dizes os comandos das mudanças estiverem novos, é já uma poupança.

As 10 velocidades não representam uma vantagem assim tão grande se considerares que a corrente se desgasta mais rápido pois é mais fina. E o desviador traseiro não precisa apenas de uns "roletes" novos? Ou já tem problemas? Se ainda estiver bom precisarás apenas de uma pedaleira e do eixo, uma corrente e cassete. Se andares na gama Deore fica-te por uns 130€ mais coisa menos coisa, em compra online.

A suspensão podes substituir por um modelo mais recente desde que a medida axle-to-crown não seja muito superior a essa. Essa terá cerca de 430mm. Se arranjares uma que tenha cerca de 470mm e que ao sentares tenha um sag de 20mm fica com um a-t-c de 450mm o que que reduz o ângulo da direcção em apenas 1º o que é mais que aceitável e ficas com uma suspensão mais recente com cerca de 100mm. Pode é ser difícil encontrar para travões v-brake. Ou montas uns discos à frente que é onde é mais importante e passas os Magura para trás.

Nas rodas, já vi Mavic Crossride para a 120€ online. Pelos comentários do pessoal são excelentes.

Feitas as contas podes acabar por gastar próximo dos 500€ que tens. A diferença é que modernizas uma bicicleta que já tens, que conheces bem e é de suspensão total (mesmo antiga).

Comprando directamente uma bike nova, em especial a RR 8.1, é muito mais simples pois ficas com material novo de gama muito aceitável na transmissão (a suspensão não é nada de especial pois não tem controlo do retorno), e travões de disco hidráulicos. Mas tens que ter em atenção que é uma roda 26 a qual foi dada como morta este ano por causa das 27,5/650b...

Ou então (atenção: ideia maluca mas que há quem faça :D) Compras a RR 8.1, sacas os componentes que precisas para a Pro-Flex e vendes o resto no OLX para recuperar parte do dinheiro... Há algum tempo atrás havia quem fizesse isto com algumas RR que vinham "estupidamente" bem equipadas mas cujo quadro era inferior à bicicleta que já tinham.

Aconselha-te com um mecânico que confies, ou um amigo que perceba bem de bicicletas e decide. Não te deixes influenciar pela idade da bicicleta se ela te servir bem pois uma bike de 500€ não fará assim tanta diferença para o que tens se estiver em condições, excepto nos travões e eventualmente na suspensão.
 
Eu ainda não consegui perceber porque consideram os quadros da Decathlon inferiores aos da marca X ou Y apenas porque são mais baratos.

Eu já ouvi estarem a dizer bem de um quadro de uma marca que é caríssima por ter as escoras em alumínio, que eram melhores do que as em carbono. Quando perguntei, mas se é assim, porque raio os modelos acima as têm em carbono ? Como é lógico não obtive uma resposta coerente.

Essa Proflex tem um problema grave de juntas… juntas tudo, deitas fora e compras uma nova.

Até uma bicicleta de 500 euros da Decathlon tem um quadro bem melhor do que esse. Essa 8.1 não tem suspensão atrás, mas de resto é muito melhor em tudo. Vai a uma loja e olha bem para o quadro, é bem superior a esse.

Com uma Rockrider 500S, de 400 euros, já ficas melhor servido, tudo funciona e tens garantia vitalícia do quadro, algo que costumavam enaltecer nas marcas mais caras.

Eu recomendava-te a uma Rafal 900S ( roda 27,5 ), mas como se calhar é valor a mais ao que estás disposto a
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu ainda não consegui perceber porque consideram os quadros da Decathlon inferiores aos da marca X ou Y apenas porque são mais baratos.

Eu nunca disse que os quadros da Decathlon são piores que os de outras marcas nas gamas em que se inserem. O que disse foi que no passado houve modelos da Decathlon em que os componentes que vinham neles normalmente vinham a equipar bicicletas de gama muito superior noutras.

Como exemplo especulativo; os componentes de uma RR de 1000€ surgiam apenas numa Trek ou Specialized de 3000€ ou mais. Logo, quem tinha uma bicicleta de 2000€ e naturalmente tinha um quadro melhor que uma RR de 1000€ compensava-lhes comprar uma bike da Decathlon, transferir todos os componentes para o seu quadro superior, remontar a RR com os componentes usados que tinha nessa bike e vende-la em segunda mão recuperando parte do dinheiro.

Isto é, a mim parece-me que por exemplo numa bicicleta de 1000€ as RR trazem um quadro semelhante aos das outras marcas nessa gama e em nada pior, mas os componentes são superiores. Daí a vantagem na compra de uma RR. O pior é igual à outras marcas e o resto melhor.
 

Hardskin

Well-Known Member
1º Basta ver os catálogos de muito boas marcas, para constactar que o mesmo quadro equipa várias gamas de preços.
2º Quadro diferente em gama superior, não significa necessáriamente ser "melhor". Normalmente são diferenças de design, na forma ou na cosmética.
5º Quadros com soluções técnicas diferentes, objectivamente não passam disso mesmo, serem diferentes. Uns com resultados práticos positivos e outros que em nada adiantam.
4º O ser "melhor" ou "superior" pode ser subjectivo. O que resulta para uns não resulta para outros.

Curiosamente ou não, na Btwin (Decathlon) dificilmente se encontra um quadro igual a equipar dois modelos de gamas diferentes.
 

Jocas22

Active Member
eu sei que há malucos por vintage e malucos pra tudo.... mas conseguir 500€ por essa máquina ou gastar 500€ nessa maquina.... pessoalmente soa-me a duas maluqueiras, uma improvável a outra evitável.
 

Jocas22

Active Member
se a melhora deixa de ser vintage e lá se vão os 500€ que investiu em upgrades. Mal!

logo a única coisa lúcida era mesmo darem-lhe depois os 500€ que investiu pondo lá as peças velhas, depois de ver que desperdiçou 500€. Tudo o resto parece um desperdício.

Isto se for pra pedalar, se for pra exposição, ida ao pão, ... os 500€ não fazem falta e depois compras outra, força nisso.

Isto no ponto de vista de quem 500€ custa a ganhar que é o meu caso claro ;)

Vende isso pelo que te derem, vendi uma bike estupidamente superior por 80€. E compra uma nova, a que puderes.
 
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