RPL vs RP23 - Qual o melhor?

Boas...

Após 7 vezes a intervencionar o RPL, a Fox (representada pela Bicimax onde foi reparado) marca que prezo e que tenho como extremamente fiável, decidiu e bem trocar o amortecedor...Em vez de me enviar um RPL vai trocar por um RP23.

Será uma boa troca? Qual o melhor set de factory adjust para a Rush CArbon? Alguém tem um RP23 em alguma Rush?

Obrigado a todos.


visitem: abelhamaiabtt.blogsp ot.com
 

fitty77

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Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

Pelo que sei, o RPL tem um bloqueio puro, e o RP2 tem o pro-pedal, em que, quando activo, segue bloqueado até encontrar uma irregularidade, abrindo para logo a seguir voltar a fechar. Apenas abre quando entende, sendo que para funcionar bem deve estar bem regulado para o peso e bike do rider.

Eu não tenho o RP2, mas sim o RP23. A diferença é que neste podes seleccionar entre 3 posições de pro-pedal, facilitando a regulação e é mais abrangente. É caro, mas vale o dinheiro que custa e é bastante eficaz. Pessoalmente, prefiro isto a um bloqueio puro.

Com o pro pedal aberto, é um conforto do caraças, com ele fechado, não existe bombeio (uso a posição 2) e em trilhos muito irregulares é estupidamente eficaz, perdoando mesmo alguma falta de técnica de pedalada que eu tenho...

Pessoalmente, no teu caso, preferia o RP2, mas se tivesses hipótese de colocar o RP23, nem que pagasses a diferença... Acho que valia a pena. Enfim, depende de quanto te cobrassem, e do feedback que alguém te possa dar acerca do RP2, para comparares efectivamente com o RP23 (nunca andei em nenhuma com o RP2...). Sei é que dificilmente trocaria de amortecedor. Pode haver mais leves, mas mais eficazes.... Não me parece. Desculpem o cepticismo.
 

iLucena

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Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

o rpl custa o mesmo que rp23, por isso ficas a perder nessa troca. o rpl tb tem propedal, mas tem apenas uma posição de propedal enquanto o rp23 tem 3 posiçoes.

na minha opiniao prefiro o rpl, pois fornece bloqueio a 100%, propedal e curso total. acaba por ser mais versatil. o bloqueio da muito jeito se quiseres fazer estrada ou mm nas subidas. o propedal absorve sempre um bocado da pedalada enquanto o bloqueio da quase impulso directo na bike. eu experimentei um da scott que tinha bloqueio e a versao deles do propedal e sente-se muito a diferença da eficacia da pedalada quando se bloqueia a suspensao. penso que para estrada faz muita diferença o bloqueador.

o rp23 acabas por so usar um tipo de propedal e pronto. aquilo nem é facil mudar de propedal enquanto se esta a andar. a alavanca so alterna entre propedal e curso total. o propedal tem que se puxar um botao para a frente e depois rodar, por isso é quase como se tivesse so uma posiçao de propedal...

é tudo uma questao de visão e de importancias. quando activas o bloqueador perdes conforto, enquanto que secalhar o propedal nivel 3 ja da conforto e compensa face ao que rouba na pedalada... eu preferia o rpl por ser mais versatil, quem me dera que as canyon dessem a opcçao de um ou outro ja que o preço é mm =P
 

fitty77

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Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

ainda bem que o Ilucena interveio... Já estava a mandar uma calinada sem saber :mrgreen: Pensava que o RPL tinha apenas bloqueio. Se também tem pro-pedal... Com o RP2 ficas a perder, penso eu.

Penso que o RPL nunca foi colocado à venda, pois não? Era uma versão feita para OEM, certo?
 

grox

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Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

R-Rebound
P-Propedal
L-Lock

Tenho um RP2 e estou muito satisfeito, como nunca bloqueio totalmente atrás, só bloqueio a Lefty em alcatrão, para pedalar de pé, etc., o bloqueio atrás não me faz falta (aliás, acho muito mais eficaz o Propedal do que um bloqueio total), mas para quem ache necessário, só o RPL faz isso.
Se não utilizares o bloqueio total atrás vai para o RP2, que é mais barato e tem um comportamento igual aos "irmãos", além de ser mais simples (leia-se menos susceptível a avarias).
Se utilizares o bloqueio total atrás, vai para o RPL.
 

pedromd

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Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

RPL tem propedal, mas é de fabrica não tens hipótese de regulação.
Quanto ao RP2 penso que não há no modelo de 2009, pelo menos segundo dados da fox (rp23, rpl e r são os 3 modelos deste ano 2009)
Quanto à melhor escolha sem duvida o RP23, claramente superior em tudo ao RPL
 

PRODIGY

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Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

tenho um rp2 tou mt satisfeito tb tinha a noçao que o rpl não tinha pro- pedal...
 

belhinho

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Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

Boas. Estão a criar muita confusão :shock::
O RPL tem Pro-pedal. Tenho um de origem na minha Trek fuel ex9.
 

PRODIGY

New Member
Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

belhinho said:
Boas. Estão a criar muita confusão :shock::
O RPL tem Pro-pedal. Tenho um de origem na minha Trek fuel ex9.
estamos a falar de suspensões e não de marcas de bicicletas..
 

iLucena

New Member
Re: RPL vs RP2 - Qual o melhor?

a
pedromd said:
RPL tem propedal, mas é de fabrica não tens hipótese de regulação.

o rp23 tb n tens hipotese de regulação, tb vem de fabrica... a diferença é que tens 3 presets que podes escolher ou alternar, mas tb sao pre definidos de fabrica. n sei a qual deles o rpl corresponde, talvez ao nivel 1 ou 2 (tb n ha mtos mais =P)


pedromd said:
Quanto à melhor escolha sem duvida o RP23, claramente superior em tudo ao RPL
:hmmm:

o que entendes por claramente superior em tudo? por tu preferires mais os ajustes de um face ao outro apesar do funcionameto base ser o mesmo?

n sei quais sao os teus fundamentos para essa avaliaçao, mas certamente nada tem a ver com o funcionamente dos dois amortecedores. la por terem ajustes diferentes, n quer dizer que seja melhor ou pior, serve apenas para agradar a um maior numero de pessoas. uns preferem bloqueador, outros preferem 3 niveis de pro pedal, mas a performance dos dois é a mesma...

de qq forma CANNONDALE77, n troques o rpl pelo pr2 ate pq n existe rp2 de 2009. certamente sera um modelo de 2008. se tens um problema no rpl e esta dentro da garantia manda mas é os gajos por essa coisa a funcionar ;)
 
Re:RPL vs RP2 - Qual o melhor?

Boas...

Após 7 vezes a intervencionar o RPL, a Fox (representada pela Bicimax onde foi reparado) marca que prezo e que tenho como extremamente fiável, decidiu e bem trocar o amortecedor...Em vez de me enviar um RPL vai trocar por um RP23.

Será uma boa troca? Qual o melhor set de factory adjust para a Rush CArbon? Alguém tem um RP23 em alguma Rush?

Obrigado a todos.


visitem: abelhamaiabtt.blogspot.com
 

rucaf3

New Member
CANNONDALE77 said:
Será uma boa troca? Qual o melhor set de factory adjust para a Rush CArbon? Alguém tem um RP23 em alguma Rush?

Por experiência própria...

1 - Será boa troca ??
Claro que é boa troca, quanto mais não seja por ser um modelo mais recente e com um leque mais variado de afinações para regulares a teu gosto e num futuro caso queiras trocar sempre tens um maior valor de retoma.

2 - Qual o melhor set de factory adjust para a Rush CArbon?
Isso só tu poderás dizer, pois certamente um rider de 90 kg e que goste de fazer maratonas longas com o máximo de conforto sem olhar á performance da pedalada poderá afinar no Set 1 e irá te dar um feealing totalmente diferente que um de 70 kg que gosta de um bike afinada no set 3 para mais Sport e rija...
Se gostas de um dia andar á vontade e de no dia seguinte te sentires um Sauser, afinas no Set 2 e jogas com o propedal off e on consoante o terreno mas sempre com o Set 2.

Para conhecimento geral:::

Qualquer Fox dá para afinar Set´s diferentes, a diferença prende-se que desde o simples Float R até ao Rp2 essa afinação só poderá ser feita mandando o mesmo para um representante de modo a fazer a alteração já que por costume vem todos afinados no segundo traço (posição do meio) e o Rp23 temos essas mesmas afinações á mão de semear...
Minha opinião... Rp23 é mais Marketing pois o Rp2 faz mais que bem esse serviço...
É a mesma coisa que comprarmos um telemóvel cheio de tecnologia e só utilizarmos verde vermelho e msg...

Resumo::

Se é um Rider misto deixa vir o Rp23, mete o set na posição 2, afina o rebound mais para o rápido (dois cliques acima do médio) põe ar a teu gosto e deixa ficar pois nunca mais irás mexer a não ser na função On e Off.

P.S. Igualinho ao Rp2... :wink:
 

grox

New Member
rucaf3 said:
CANNONDALE77 said:
Será uma boa troca? Qual o melhor set de factory adjust para a Rush CArbon? Alguém tem um RP23 em alguma Rush?

Por experiência própria...

1 - Será boa troca ??
Claro que é boa troca, quanto mais não seja por ser um modelo mais recente e com um leque mais variado de afinações para regulares a teu gosto e num futuro caso queiras trocar sempre tens um maior valor de retoma.

2 - Qual o melhor set de factory adjust para a Rush CArbon?
Isso só tu poderás dizer, pois certamente um rider de 90 kg e que goste de fazer maratonas longas com o máximo de conforto sem olhar á performance da pedalada poderá afinar no Set 1 e irá te dar um feealing totalmente diferente que um de 70 kg que gosta de um bike afinada no set 3 para mais Sport e rija...
Se gostas de um dia andar á vontade e de no dia seguinte te sentires um Sauser, afinas no Set 2 e jogas com o propedal off e on consoante o terreno mas sempre com o Set 2.

Para conhecimento geral:::

Qualquer Fox dá para afinar Set´s diferentes, a diferença prende-se que desde o simples Float R até ao Rp2 essa afinação só poderá ser feita mandando o mesmo para um representante de modo a fazer a alteração já que por costume vem todos afinados no segundo traço (posição do meio) e o Rp23 temos essas mesmas afinações á mão de semear...
Minha opinião... Rp23 é mais Marketing pois o Rp2 faz mais que bem esse serviço...
É a mesma coisa que comprarmos um telemóvel cheio de tecnologia e só utilizarmos verde vermelho e msg...

Resumo::

Se é um Rider misto deixa vir o Rp23, mete o set na posição 2, afina o rebound mais para o rápido (dois cliques acima do médio) põe ar a teu gosto e deixa ficar pois nunca mais irás mexer a não ser na função On e Off.

P.S. Igualinho ao Rp2... :wink:

É exactamente isto que eu penso...
 

romaguero

New Member
Obrigado pelo esclarecimento rucaf3, relativamente à diferença entre o rp23 e o rp2, porque quero trocar o quadro da minha trek por um trek top fuel 9 e no ano passado o top fuel 9 vinha com um rp23 e este ano vem com um rp2 o que me deixou um pouco desiludido. Mas na prática deve ser a mesma coisa ( para o tipo de raider que sou), porque é afinar o amortecedor o melhor possível e deixa andar.
 
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