Rota Verde dos Parques de Gaia em BTT

JoaoBXC

New Member
Ora viva pessoal do pedal! Espero que esteja tudo de boa saúde! =)

Pede-se atenção do pessoal do Norte ( Porto/Gaia e Arredores ) mas não excluindo quem possa conhecer também a zona e não seja cá de cima :p

Durante um passeio/treino de bike ontem, passei junto do jardim do morro e deparei-me com um placard que mostrava uma tal de Rota dos Verdes, que consistia num passeio em que se passava por parques de Gaia, com vida selvagem ou não, e fiquei com a pulga atrás da orelha....

Cheguei a casa a matutar e desde então que ando a investigar. A informação é um pouco escassa...não há nenhum site a falar especificamente do tema e a imagem que encontrei na net não tem grande definição:



O que eu pretendo criar é um trajecto para GPS, passando por estes sitios todos e claro, um trilho o melhor possivel para se fazer em BTT e passando por locais interessantes pelo caminho para que se possa partilhar com o pessoal. Para isso preciso do conhecimento de quem more dentro desta àrea, e que possa partilhar aqui neste tópico alguns locais que achem emblemáticos para incluir no trajecto.

Desde que vim morar para o Porto centro, que os meus treinos são feitos pela a Zona Histórica e arredores, tem bastantes subidas para se fazer e tal, mas começo a sentir vontade de mudar de ares..

Estejam a vontade para partilhar tudo o que vos vai na alma, sobre o tema ou não. ;)

Cumps,
Jonas

PS: Link para o trajecto que comecei a construir no ggogle maps: http://goo.gl/maps/GnzNK

Talvez não será melhor GPSIES para criar o track...??
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Boas,

....Pena mas não posso ajudar. Ficarei atento a este tópico, tenho certeza que pedalar nessas "zonas verdes", será espetacular. Há uma zona qualquer onde se podem observar inúmeras espécies de aves migratórias (lembro-me de ver algo na TV). :)
 

maci

New Member
Boas Jonas...
Dá-lhe, para pedalar e gravar o que formos fazendo estamos cá nós... ;)

Medroso#78, isso das aves migratórias se não estou em erro é no Cabedelo, Gaia - tem inclusive postos de vigia.

Cumps.
 

JoaoBXC

New Member
Ora viva!

Sim #Medroso, como o #Maci disse isso deve ser o parque natural na afurada ( Cabedelo ), muito bonita a zona ao fim da tarde também. ;)

Estou a combinar com um amigo fazer o trajecto amanha ( sabado), de manha ou de tarde, ainda não sei. Vou levar o endomondo para gravar o percurso, tenho o oruxmaps mas é um devorador de bateria, e pelo o que tenho notado o endo é mais soft. Como o passeio é longo pode não durar na mesma mas vou tentar. :p Se vir que com o meu telemovel é impossivel gravar o percurso todo, vou pedir emprestado um garmin a sério.

Este passeio vai ser á base de estrada pois o meu sócio só teem bike de estrada para andar por isso não vai dar para aventurar muito. É só para ficar com uma ideia do que se ver por lá e tirar algumas fotos e uns videos.

Ah obrigado #nbotelho, vou ter em conta o aviso, o interesse é passar no ponto de interesse ( Parque) e claro se der para dar uma volta na zona e tal, melhor.

Cumps,
Jonas
 

Medroso#78

Active Member
Obrigado a ambos pelas dicas. Vou tentar lá passar brevemente (é entrada livre certo)?!

....Soube hoje de uma maratona de BTT em Gaia no próximo dia 21 deste mês, voçês como pedalam por essas paragens, os trilhos valerão a pena?! :)
 

JoaoBXC

New Member
Na zona do Cabedelo só conheço a marginal... marginal da ribeira de gaia por ai. Na marginal a partir do S.Pedro da Afurada tem ciclo via, e penso que deve ir por aí a fora junto as praias. Só fiz essa pista até a praia da madalena penso eu, mas continua.

Uma vez fiz uma maratona em avintes ( Maratona Broa de Avintes ), é para o lado contrario da praia, para os lados de crestuma junto ao douro. Uma prova muito boa sem duvida, gostava de a fazer este ano. Junto com o frontal ofereciam a famosa broa de avintes...uiii uii que mimo! =) Foi nunstante! tem muitos bons trilhos para BTT nos arredores de Avintes. De resto não conheço mais.

Cumps

PS. #medroso qual é essa maratona que falas em gaia, já agora?
 

JoaoBXC

New Member
Não conhecia essa Maratona, mas agora já sei. ;) Pelo o que vi no google maps tem muito mato para desbravar pra esses lados!

Estive a fazer um pequeno resumo do trajeto que vou fazer amanha, é mais ou menos isto: http://goo.gl/maps/hezAc

[/IMG]


 

ncarvalho

New Member
Informação muito interessante...
Eu sou de Gaia e aprovo a ideia de se "criar" um percurso ciclistico que percorra todos estes pontos de interesse.

Mas de facto nem todos são assim tão "interessantes".
Uns porque estão proibidas a entrada de bikes (p.e. Lavandeira) outros porque apenas passamos ao lado (os da marginal/dunas).

Seja como for... e pegando por base nos parques listados e no percurso sugerido, pode-se encontrar algumas alternativas para um belo percurso de BTT.

Não consegui reunir informação sobre estes parques a não ser o existente aqui http://www.parquebiologico.pt/

Seria bom traçar o percurso, e acrescentar informação sobre os parques em causa, e se oferecem condições para ciclistas/bttistas (acesso e estacionamento de bicicletas p.e.)

Lavandeira: http://www.parquebiologico.pt/doc.php?id=67
Dunas da Aguda: http://www.parquebiologico.pt/doc.php?id=70
Reserva Natural Local do Estuário do Douro: http://www.parquebiologico.pt/doc.php?id=69


Sempre importante: o Regulamento Municipal dos Parques
www.parquebiologico.pt/.../Regulamento-Parques-acnb.pdf

Post a estar atento
NCarvalho
 

ncarvalho

New Member
Mais um excelente documento sobre os vários parques de Gaia (nesmo que de 2009)

http://www.parquebiologico.pt/userdata/site-downloads/separata-parques-vng-2009.pdf



Quanto ao percurso, acho que basicamente basta "desenhar" um percurso interessante entre a Aguda e Crestuma!
Depois de Crestuma até ao Parque Biológico há muito por onde explorar.
E do parque Biológico resta ir passeando pelo centro de Gaia.

Dunas Aguda -> P. Botânico do Castelo -> P. Biológico -> Lavandeira -> Maria Pia -> Luis I -> S. Paio ->Estuário do Douro - Dunas Gaia -> Dunas Aguda

NCarvalho
 

JoaoBXC

New Member
Viva!

Obrigado ao #ncarvalho por esta grande informação que postou aqui! :D Não me tinha apercebido que o site do parque biologico continha a informação sobre o projecto...devoa estar a xonar quando andei por lá a ver. :fpalm:

Prontos, a ideia é mesma essa que disseste. Só precisamos de encontrar os percursos mais interessantes. Este sabado passado como tinha dito fui fazer uns kms e a intenção era apenas ter uma ideia da zona perto da estrada nacional e assim, mas devido ao meu colega estar com falta de tempo e fazer-se andar como uma bike de estrada, não deu para fazer nada do que queria. Ah e fora a parte em que em vez de apanhar-mos a Nacional 222 com destino a Avintes, apanhar-mos a Naciona 1 que nos levou mais para o interior ( Canelas ). Cortamos bastante caminho, e depois fomos na direcção da praia ( Granja ) de resto, foi sempre pela a marginal como era minha intenção.

A marginal...fiquei desiludido. Não pensei que houvesse tantas obras por lá ( obras é bom sinal pois estão resolver problemas ) mas não imaginava. Cliclo via entre Granja e a Madelena, era só quando havia, e a estrada estava a ser reparada também. Para mim que estava de BTT não teve problema mas para o meu colega...coitado! :p

As Dunas que seria interessante ver, com tanta gente que havia por lá também não dava muito jeito andar pelos passadiços pra tirar umas fotos. Com mais tempo depois vai-se lá com mais calma.

Depois da Madelena já se tem uma boa ciclo via para andar e apesar da quantidade de gente que saiu do sofá para ir dar uma volta a praia no sabado, sabe sempre bem. ;)

Tenho umas fotos da Reserva Natural do Estuário do Douro que tirei e depois posto aqui. Pena a quantidade de lixo que se vê por lá, dá para perceber que a maior parte vem pela força do mar, sobe até uma zona com uma especie de passadiços, mas mesmo assim podiam dar uma jeitinho naquilo.

Prontos não tenho grandes novidade mas em breve quero ver-se faço uma busca mais intensiva entre a Ponte D. Luis I e Avintes.

Cumps,
Jonas

PS. #Medroso, este fim de semana também vou a Maratona de Sandim por isso ainda nos vemos por lá. ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Excelentes registo vão ficando por cá. Muito obrigado pela partilha. ;)

...Amigo Jonas Borges, tenho a inscrição feita, vamos lá ver se irei ou não. Mas em principio sim. Tou só ainda a ver se arranjo por cá companhia..... Mas entretanto passo por cá e confirmo, indo acertamos e encontramo-nos por lá. Aviso já que sou lentinho. :D Mas cada um lá segue o seu ritmo (indo vou para a maratona). Pena é a hora prevista para o início (9:30). :(
 

JoaoBXC

New Member
Boas!

Que rico tempinho que está para fazer uns quilometros de bike! Pena só poder andar ao fim da tarde/noite...:|

Obrigado #ncarvalho pelos tracks que partilhas-te!;) Sem duvida que irão dar um jeitaço quando tiver o gps para ir fazer o reconhecimento da zona.

Cumps
 

manzanita

New Member
Hoje fiz um trajeto e gravei um segmento na zona que penso pode ser do seu (vosso) interesse,há uma zona com escadas(curta) e uma zona onde diz proibida passagem ,logo no inicio....eu sou estranjeiro não percebo!!!!!:cool: Sempre que possivel junto ao rio com paisagens muito bonitas e singles muito giros(penso que originados por passagem de pescadores,espero que sirva de algo.;)

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=kcnuvqolfhitwegv
 
Top