Rota dos Melões 2010 (rescaldo)

btteye

New Member
Cabe-me dizer que não gostei da Rota dos Melões 2010, porque:

- partida tardia
- o percurso de simpatia bastante perigoso (plena estrada nacional com muito trânsito)
- a subida à Franqueira com muita pedra (impossível subir)
- muitas falhas na marcação (perdi-me algumas vezes e vi muita gente perdida)

Alguns pontos bons:
- pessoal da organização simpático
- pessoal da organização em grande parte dos entroncamentos
- boa zona de banhos
- almoço agradável

Não voltarei em 2011.
 

rok1976

New Member
Boas,
Realmente a subida à Franqueira não tinha jeito nenhum, a organização deve lá ter passado....de mota.
Quanto ao resto tudo tranquilo.
As marcações não eram das melhores mas com alguma atenção ia-se rolando.
Penso que o atraso na partida (20min) se deveu ás vedetas do costume já que a organização pediu várias vezes para o ppl se posicionar (e bem) atrás do portal mas V. Exas. acham que tem que partir à frente do pessoal que chega a tempo e horas (o custume, mas isso agora não interessa nada).
Melões é que nem vê-los! Para o ano lá estarei.
 

F.MARQUES

New Member
Boas pessoal,

Aqui vai o meu rescaldo desta MONUMENTAL Rota dos Melões:

Pontos negativos:
- Partida tardia (Já é habitual mesmo nas melhores maratonas do pais);
- Subida da Franqueira (simplesmente BRUTAL, mas fixe para quem gosta disto);
- Passagem por baixo da A28 numa água duvidosa, lollol.

Pontos positivos:
- Marcações (Só se perdia quem andava de nariz no ar. A seguir a separação dos 50 km para os 25 km vi pessoal perdido mas não sei porqué, pois eu foi sempre a andar.)
- Percurso na sua maioria duro mas muito bom;
- Reforços Razoáveis;
- Almoço muito bom e servido por pessoal bem simpático;
- Banhos muito bom assim como a lavagem das bikes;
- Jersey muito bom (uma Jersey torna-se inevitavel para uma maratona chamar muita gente)

Por estas razões, se tiver pernas e saúda para o ano voltarei a marcar presença para o ano.

Só gostava de saber onde se podia ver fotos desta fabulosa rot para além das do Paulo Ministro e já agora os tempos.

Filipe MARQUES
 

duchene

New Member
De facto, nem me vou alongar muito sobre a Rota dos Melões 2010, evento em que certamente não participarei no próximo ano. Como sempre, a minha visão é pessoal e intransmissível, portanto não deverá ser comparada com "a maioria".

Assim, e em jeito de resumo:

Pontos negativos

(-) Confusão na partida. A direcção da partida era contra-natura À chegada dos participantes e isso criou enorme confusão na colocação dos atletas. deveria ter sido assegurado um corredor e um assistente para orientar as pessoas até à cauda do pelotão.

(-) Demora na partida. Às 8h10 andava eu perdido em Guimarães depois de sair de Valongo ás 7h20 à procura da Vila Seca errada. Fiz a A11 acima do limite de velocidade e super preocupado para estar a horas na partida. Equipei-me levei a bicicleta para a partida, levantei e coloquei o frontal, colocando-me na rua, perto do pórtico, no sentido correcto. Ás 9h50 estava pronto a partir. Pois às 9h15 havia atletas À CIVIL a levantar frontais. O que significava que ainda se iam equipar antes de voltar à meta. Burro fui eu que esperei até às 9h20 pelas vedetas que ainda tinham de mudar uma câmara de ar depois de andarem lá a assobiar para o ar. Se fosse eu ninguém esperaria certamente!

(-) Volta de cortesia. Senti-me um urso a subir e a descer a avenida só para encher chouriço. Além de não haver ninguém a assistir, espertos foram os que ficaram cá em cima e só se integraram no pelotão na segunda passagem na Meta.

(-) Nos primeiros quilómetros fiquei na dúvida se estaria no BikeCamp. Em vários pontos o percurso foi igual, nomeadamente no troço junto ao rio e junto ás portagens, sensivelmente a meio.

(-) A subida à Franqueira justifica plenamente o porquê de eu ter deixado de participar em qualquer coisa que tenha Raid no nome. Anjinho fui desta vez e caí no mesmo erro. Continua a imperar o espírito de que "o meu foi mais duro que o teu" e isso para mim não dá. Não quero saber se a subida era ciclável para os da frente, porque acredito que fosse, com espaço e poucos atletas. Mas eu estava integrado no grupo dos 80 primeiros e aí já toda a gente subiu à pé, portanto não acredito que alguém tenha tido verdadeiro prazer a fazer aquela subida. Se eu quisesse participar num duatlo, inscrevia-me num.

(-) As marcações. Para mim falharam em vários pontos chave. As placas eram minúsculas e pouco visíveis no meio da vegetação. Caminho errado devia estar cortado com uma fita horizontal. Num dos enganos fui com mais 5 companheiros fazer 500 metros a mais porque falhamos um cotovelo minimalisticamente sinalizado, a meio de uma longa descida. Nunca vi tanta fita arrancada como neste evento o que só demonstra que ou andou alguém a passear de noite no monte, ou os meninos da frente são uns artolas da pior espécie.

(-) Percurso. Depois de 20km animados com subidas e boas rampas na zona da Franqueira passamos outros 20 ás voltas a ver os campos de milho. Poucas zonas de interesse, excepção feita a um ou outro troço mais técnico. Como o pessoal se desleixou nestes 20km toca a passear dentro das aldeias a 5km da meta, a fazer rampas de 20% de inclinação. Nada contra e até gosto bastante, mas ao menos que fosse bem distribuído ao longo do percurso. Também me fez confusão ver fitas de outros eventos no chão, o que me levou a pensar que estava a andar em percursos já conhecidos, pelo menos a quem fosse da zona.

(-) Assistência na longa descida de pedra. A dada altura no percurso, havia uma grande descida técnica, com imensa pedra e que exigia muita desenvoltura para descer. Durante as duas secções dessa descida não havia um único assistente nem nenhum meio de socorro. Imagino que em caso de acidente fosse demorada a assistência desde a localização dos meios de socorro até à estrada, e daí, caminho acima, até ao acidentado. Muito menos se esperaria que o acidentado conseguisse comunicar em que zona (de 1 a 10) se encontrava. E os acidentes não acontecem só nas provas dos outros...

Naturalmente nem tudo foram aspectos menos bons.

Aspectos positivos

(+) Existência de vários parques de estacionamento e de assistentes a indicar a melhor zona para estacionar.

(+) Simpatia da organização e oferta do almoço de acompanhante, embora me tivesse predisposto, naturalmente, a pagar pelo mesmo.

(+) Levantamento do frontal rápido, pelo menos no meu caso.

(+) Algumas zonas do percurso, especialmente as que fugiram do fácil e do imediato, sem cair no extremamente complicado ou impossível.

(+) Colocação abundante de assistentes nos cruzamentos, embora tenham faltado nas zonas mais perigosas, como já referi.

(+) Colocação dos postos de controlo em zonas correctas e marcação rápida nos mesmos. Em pelo menos um vi e utilizei as garrafas de água.

(+) Zona de lavagem de bicicletas acessível e relativamente desimpedida.

(+) Banhos em condições óptimas, com água quente, com pressão e em boas instalações.

(+) Almoço muito bem confeccionado, com bebidas à descrição. Melão só mesmo na sobremesa.


Abastecimentos não parei, portanto não posso comentar.

Portanto contas feitas e noves fora nada, naturalmente que não equaciono participar na Rota do Melão do próximo ano. Muito sinceramente vou a uma média de 2 maratonas por mês e por isso tento não cair duas vezes no mesmo erro, já que não faltam eventos novos para descobrir todos os anos. Depois do Luso-Galaico e do BikeCamp, será menos outro evento no Minho em que não participarei em 2011.
 

F.MARQUES

New Member
Boas duchene,

Desculpa não concordar nada contigo, as marcações estavam razoáveis, faço igualmente uma média de 2 maratonas por mês, e essta esteve muito bem. A melhor que fiz este ano foi a BTT Demo de Moimenta da Beira.

Acredita que as Maratona/Raid na zona Norte são do melhor. Fui a maratona KTM de Viana do Castelo e foi mais uma muito boa.

Não sejas tão exigente, esta maratona estava a um nivel muito razoável.

Grande abraço Duchene e vemo-nos por aí. Próxima paragem "Rota dos Presuntos"

Filipe MARQUES
 

nuno22

New Member
boas...

este raid foi o meu 3º por isso nao tenho muita "bagagem" para comentar, mas posso dizer que no geral gostei.
- só de lamentar aquela subida a franqueira, dura dura, impossivel para se fazer, pelo menos quem ficou mais para tras!! e mesmo assim acho que nem os da frente a fizeram.
- a subida foi dura, mas a descida foi radical, tambem dura mas muito tecnica, gostei :)
- vi muitas fitas no chao, e quando digo muitas sao 4 e 5 fitas juntas no chao. ou "cairam" com a força do vento ou ha alguem que tem medo da concorrencia ou se acha engracadinho e as tira.
- o atraso na partida foi normal, e é de salientar que a organizaçao tentou que o pessoal se organiza-se.
- outro factor que nao gostei foi termos que ir a rotunda e voltar a passar por a meta (para que?!)
- o almoço, o pessoal dos abastecimentos, dos cruzamentos e ate da cozinha eram 5estrelas.
como disse no geral gostei e para o ano secalhar la estou.
para quem tambem foi ao raid do malhosteam, o percurso era quase o mesmo...
 

sempremaior

New Member
Boas
Após dois meses parado devido a um valente tombo (2 semanas de hospital) esta prova foi a de regresso e na minha opinião não foi tão má como se diz é sempre difícil agradar a toda a gente. Para o ano se poder lá estou.
Nota: o colega a quem eu emprestei a corrente a meio da prova e que depois no final não nos encontramos porque eu foi logo embora caso venha a este fórum diga onde nos podemos encontrar.
Cump,
CA
 

F.MARQUES

New Member
Boas malta,

Agora só falta mesmo as classificações, para ver esses tempos. Apesar de não querer entrar muito em competições é sempre bom ver a sua prestação.

E igualmente as fotos desta bela rota dos Melões. Agora é só juntar os Melões a Rota dos Presuntos do dia 19/09.

Grande abraço a todos e força nessas pernas para o ano subimos todos a Franqueira, lollollol.

Filipe MARQUES
 

tiago cunha

New Member
Boas
De tudo que já foi aqui dito só tenho acrescentar que já não me lembrava de uma prova como esta, tão mal marcada e marcações medíocres
Enganei-me 3 vezes, em 2 fui ter logo ao trilho noutra situação ia com um grupo +/- 8 elementos e ninguém reparou na mudança de sentido, andamos perdidos ainda um tempo.
A volta de cortesia uma vergonha e perigosa.
Percurso porreiro, desnecessária foi a subida que nos sabemos.
Cumps
 

F.MARQUES

New Member
Boas malta,

Penso que pelas queixas que estou aqui a ver, ninguem participou na 1ª Maratona de Aveiro do ano passado.

Isso sim foi uma maratona muito mal organizada. Agora esta penso que estava num bom nível, e para o ano lá estarei!!!

Malta é favor colocar fotos!!!!!!

Abraço a todos e boas maratonas.

Filipe MARQUES
 

Sardoal

New Member
Pois,mas não estamos a falar da maratona de Aveiro .
Estamos a falar nesta dos melões.
Péssima.
Ausência de sinalização nas descidas bem perigosas,deficiente indicação dos percursos,inexistência de um simples mecânico ,fecho "ad hoc" (em "hora a determinar")do percurso ao km 25,subidas impossiveis,para já nem falar no atraso da partida e da forma despachada como foram entregues os prémios,incrivel "controlo" com um marcador(!)-Qualquer um podia fazer as marcas que quisesse;bastava levar uma caneta e estava o "controlo"feito!
Nunca vi tanta gente perdida.
Aliás a sensação que tive é que ali era mesmo tudo a despachar.A própria chegada á meta era desordenada com vários percursos sem controlo para lá chegar.
Nunca mais.
 

J.P.O

New Member
Sei muito bem que falar é fácil, difícil é fazer. O balanço que faço do evento não é negativo, mas acho que a organização deve reflectir sobre alguns aspectos e eventualmente tentar melhorá-los.

1. Introduzir o sistema de parque fechado à partida. Parti imediatamente atrás do pórtico e transposto este apareceram de todos os lados dezenas de betetistas. Foi uma confusão.
2. As marcações não eram as melhores. Não se trata de não existirem, mas antes de serem pouco visíveis, sobretudo para os que andam mais depressa. A mais pequena distracção tinha como consequência errar no percurso. Perdi-me uma vez, e hesitei dezenas de vezes.
3. Alguns percursos estavam demasiados sujos de paus ou tinham mato excessivo.
4. Sou dos que defendo que todo o percurso deve ser ciclável para a esmagadora maioria dos participantes. Devem ter sido poucos, senão mesmo nenhum, aqueles que conseguiram transpor a subida de pedra solta no Monte da Franqueira, montado na bicicleta.

Para o ano conto voltar a participar, esperando naturalmente melhorias.

Jorge Paulo Oliveira, 17º da Classificação Geral nos 50 Kms.
 

mrfo

Member
O meu rescaldo:

- Positivo:

- Percurso: gostei bastante. Tinha de tudo...subidas, descidas, zonas rolantes, singles, zonas técnicas.
- Marcações: qb, nenhum primor mas nunca me perdi. E eu sou muito esquisito com as marcações.
- Almoço: o normal
- Parques de estacionamento
- Àgua em vários pontos ao longo do percurso
- Só parei no 1º reforço, que me pareceu suficiente. Pessoalmente preferia ter um pão com marmelada do que croissants, mas..

- Negativo:

- Não sei como ainda não falaram disto, mas não compreendo como, numa prova deste género, as ruas continuavam completamente abertas ao transito! Logo na partida quase fui contra um carro que vinha em sentido contrário! E o mesmo voltou a acontecer durante a prova, a tal ponto que, nos cruzamentos eu quase parava para confirmar se não vinham carros.
- Partida com algum atraso, acho que deviam ser mais rigorosos com o pessoal que chega atrasado e que ainda por cima se cola logo à frente.
- O tunel...já no ano passado se lembraram no tunel, pelo menos aprenderam com o erro e desta vez não o meteram logo no inicio. Francamente não percebo a piada de passar por um tunel cheio de uma àgua duvidosa..

Globalmente dou nota positiva, comparando com o ano passado eu notei evolução nalguns aspectos.
Critico para mim era terem atenção aos carros que circulavam livremente em alguns trajectos da prova.
 

tiago cunha

New Member
Um pequeno reparo.
Esta rota foi dividida em 2 trajectos, 25km e 50km, supostamente só iam para os 25km quem não estava minimamente preparado ou iam dar um pequeno passeio depois apresentam um percurso daqueles!? Coitados.
Já à classificação?
Cumps
 

F.MARQUES

New Member
Boa tarde Malta,

Foi-me confirmado pela organização que os tempos estariam disponíveis na sexta-feira. Para já no site estão os tempos dos 3 melhores de cada percurso e os tempos da melhor atleta feminina de cada.

E pareçe que as fotos ficaram disponíveis em breve.

Boas pedaladas e até dia 19/09 para quem vai a muito aguardada "Rota Dos Presuntos".

Abraço,

Filipe MARQUES
 

J.P.O

New Member
Tempos Errados

Os tempos dos 3 primeiros nos 50 Km que já constam do site estão errados.

Assim é, pelo menos os do 2º e 3º Classificados, os quais não podem ter gasto o tempo de 2h34 e 2h36 respectivamente.

Quando cheguei ao fim e foi no 17º lugar, foi-me dito pela organização que gastara o tempo de 2h34, aliás coincidente com o tempo registado nomeu Conta-Quilómetros. O Ricardo Santos e o Filipe Brito despenderam necessariamente menos tempo.

Cinco dias para disponibilizarem os tempos é demasiado tempo.

Jorge Paulo Oliveira
 

J.P.O

New Member
Silêncio injustificável

"Realizou-se no dia 01 Agosto o 3º RAID BTT "Rota doos Melões" . Obrigado pela participação. Hoje mesmo ou amanhã colocaremos a listagem dos tempos" é esta a mensagem que, desde segunda-feira, consta na página oficial da prova. Hoje é sexta-feira e nada listagem dos tempos. Porque enganam as pessoas? Porque não explicam o atraso? ... Certamente existirá uma justificação para tudo o que se está a passar o que não se justifica é este prolongado silêncio da organização.
 
Top