Rota dos LArgartos 23-09-2012

Psam76

New Member
Depois de um belo empeno, queria alertar a organização para uma situação que ocorreu nesta prova e que passo a explicar:

Fui para os 65km, quando faltavam sensivelmente 15 km para acabar, num cruzamento (onde as fitas mal se viam) fui direccionada por habitantes para um trilho, onde depois de alguns metros percorridos, voltei a ver fitas - DUVIDAS NAO HAVIA - estava no caminho certo.
qual não foi o meu espanto voltei ao parque de merendas!! Pensei vou continuar, mas a sensação de estar errada era cada vez maior e ao fim de 10 km percorridos (num trilho já feito minutos antes!) voltei para tras fui até ao maldito cruzamento e, sorte a minha, vejo um carro da organização e pergunto: qual o caminho? aqui à esquerda (onde deveria estar um rapaz do staff- mas já não estava - segundo o que me foi dito)....Já eram 14h 20 ou seja tarde demais . Acabei por não concluir a prova como queria e consequente levar um premio de 2º do escalao feminino para casa ..esta tinha sido a gota de água visto já me ter perdido anteriormente umas 3 x devido a falta de fitas OU À FALTA DE SINALETICA ADEQUADA que do meu ponto de vista foi a maior falha.

O resto estava muito bom.

Patricia F.
 

nogueira.nuno

Active Member
Também concordo com as marcações, perdi-me uma, duas, á terceira a 10kms do fim e em terceiro lugar perdi-me de vez não concluindo a prova!! Pois!

De resto um percurso 5 estrelas e lindo.
O pessoal do Sardoal é e foi super simpático e impecável como normal.

A nível destes azares por vezes e nem sempre corre bem ou na perfeição. Pena desta vez.
 

Santoss

New Member
No meu caso achei os trilhos espetaculares, não me perdi, não achei falta de fitas, pois já tinha percorrido parte do percurso através do track colocado aqui pela organização, embora com algumas alterações em relação a este. No percurso dos 35 Km apenas num local (Porto de Mação) achei que poderia levar a engano por a marcação penso ter existido no chão ter sido apagada ou pela chuva ou por alguém, onde os participantes dos 35 vinham de um lado e os dos 65 de outro pelo que havia fitas de ambos os lados, e que por acaso um companheiro que vinha comigo, e aí como era a descer vinha ligeiramente à minha frente e virou para aí, de resto tudo ótimo. Na passagem do túnel a cerca de 2 Km da meta furei, ainda consegui andar poucas centenas de metros a pedalar, e o restante percurso feito com a bicicleta às costas, tendo sido apenas ultrapassado por 2 atletas nesse espaço, um deles não foi bem ser ultrapassado, pois fizemos os últimos 15 Km juntos. Tendo mesmo assim conseguindo o meu 1º prémio em BTT, 2º do meu escalão e 5º da geral.
 

Santoss

New Member
Talvez o título do post pudesse ser alterado, para que todos aqueles que queiram ler ou dar a sua opinião, mais facilmente o encontrem. O evento denominava-se de: I Raid de BTT por Terras do Lagarto.
Penso que deveria ser esse o título do mesmo.
Gil
 

mikuno

New Member
Bom dia pessoal das bikes!!

Pela 1ª vez, desloquei-me ao Sardoal, pelas mesmas razões que me fazem deslocar a muitos outros locais..conviver com os meus Amigos do BTT, praticar o meu desporto de eleição e conhecer novos trilhos e paisagens e confesso que foram cumpridos todos os "objectivos"! :exacto:

Reencontrei vários "cromos" da minha "caderneta de Amigos do BTT"...os Fernandos Silvas (parabéns campeões!!!:clap: ), a Patricia (ganda coragem!!), o Ti João Baião (sempre no aço!!), o Gouveia (está em todas, fogo!!) e o Luis Nazaré e Bernard Hunot (gostei de vos rever!) ;)

Quanto ao percurso, espectacular!!! ;) Não vou dizer que tinha falta de marcação. Como costume, fiz grande parte em "autonomia" e, apesar de ter notado alguma fitas arrancadas (ficaram os nós), nunca me enganei, a não ser no "trágico" local junto ao parque de merendas, onde deveria estar um elemento da organização a dar indicações e não estava, o que me levou e a um grupo de companheiros, que há muitos quilómetros perseguia, a entrar no percurso dos 65 e em sentido inverso. Quando demos pelo erro, já tinhamos feito perto de 5km e após uma ligação para a organização, por um companheiro que conhecia a zona, lá voltámos ao tal parque das merendas para retomar o percurso.
O tal "irresponsável" do cruzamento já estava no seu posto e a resposta foi "É pá, eu ainda vos gritei, mas vocês não ouviram!" Não vou desmentir, mas uma coisa é certa...se gritou ao grupo que ia à minha frente cerca de 200 metros, eu teria escutado. Se me gritou a mim, onde estava quando os outros passaram?!
Conclusão, onde deveria de fazer cerca de 36km, fiz 44 com o atraso que isso provoca na chegada à meta e acreditem que é um pouco chato, apesar de não ligar a minima à classificação, chegar lá e ver alguns participantes que tinhamos ultrapassado há muito tempo, mas pronto, valeu!! ;)

Só uma chamada de atenção ás organizações.. quando se pede o track de GPS não é com a finalidade de "atalhar", muito menos, para quem não conhece a zona, como no meu caso, mas sim para orientação em caso de falhas como as relatadas. Aquando do "briefing", foi-nos dito que o percurso tinha sofrido alterações "devido à chuva da noite anterior" (quem gosta de BTT, gosta, caro "speaker" e não é uma chuvita que obriga a alterar o track divulgado!!), como tal, deixei de "confiar" no meu GPS, para mais, quando me estava constantemente a "informar" que estava fora do percurso. Não vou dizer que este aparelho é indispensável, porque não o é, mas, quando bem usado, é uma mais valia, principalmente quando pedalamos por zonas desconhecidas, como foi o meu caso ontem.

No computo geral, com alguns pontos a rever (almoço num lado, entrega de prémios noutro, "fora de horas", o que levou alguns Campeões a apanhar "seca") e a falta de responsabilidade de alguns elementos da organização ( o tal do local de engano e os "picas" do 1º ponto de controlo dos 35 que andavam a ver a paisagem), assim como de alguma pessoas alheias à organização que retiraram algumas fitas e deram indicações erradas, como aconteceu à Patricia, gostei e não me arrependi de ter feito cerca de 100km para pedalar no Sardoal. :) Excelente almoço, zona de banhos e simpatia da organização. Nota 16

Um grande abraço e até uma próxima oportunidade
Lino "mikuno" Silva, frontal 12, no 1º Raid de BTT por Terras do Lagarto.
 
Last edited:
Top