rosa maria/maria rosa SS

Dieghito

New Member
olá companheiros,
venho deste modo comunicar a existência de mais um adepto do Single Speed.
com este post pretendo ilustrar a montagem da 'Rosa Maria' ou 'Maria Rosa' [ainda não está completamente decidido:confused:], aproveitando o quadro da minha primeira bicicleta Multi Speed que felizmente tem dropouts horizontais.
no entanto, a forqueta de 1" limita bastante o resultado final. para já, com a compra de várias peças, impõe-se a sua reutilização. talvez mais tarde 'perca a cabeça':D

a%3E
puzzlet.jpg


a caminho vem já uma pedaleira truvativ isoflow [para uso do disco de 42 dentes] e um carreto DMR de 16 dentes, visto tratar-se de uma bicicleta sobretudo para estrada [não me agradaria muito levá-la para o monte e ficar com o guiador na mão].
para breve está a aquisição do resto do material, directamente da fizzbikes:
. corrente KMC k710 sl;
. punhos propalm [pretos];
. pedais de encaixe shimano m520;
. travões e manetes tektro;
. cabos de travão jagwire [brancos];
. rodas 26" fizz [brancas], para montar pneus kenda 1.75;

para mais tarde, porque para já ficará muito bem o selim [preto] que comprei à cerca de 10 anos e um espigão [cinzento] emprestado:
. espigão de selim [branco];
. selim [branco];

um esboço das hipóteses da menina:
rosabranco.jpg
ou
rosabranco2.jpg
:confused: aceitam-se opiniões

de momento a bicicleta encontra-se na fase de lixa. prevê-se aproveitar o fim de semana prolongado do carnaval para acabar de lixar e aplicar primário. entretanto afinam-se as cores, o lettering a utilizar e fazem-se uns apoios para os v-brakes que o quadro e a forqueta não têm.

se der tanto gozo andar nela como montá-la, vai ser um bom investimento.
novos desenvolvimentos serão reportados em breve, pelo menos assim se espera. :D
abraços, boas pedaladas
 
Last edited:

Metal_Man

New Member
Mais uma single speed a nascer. Parece que vai nascer um bom projecto mas isso queria éra mato :). A primeira vista as cores parecem ficar bem no vt espero que ao vivo fiquem igualmente bem.
Cá estarei para acompanhar o seu nascimento

Abraço
 

Dieghito

New Member
para o mato não é dificil. basta tirar uns elos à corrente e mudar o prato de 42 para o de 32 dentes.
o meu receio é que o guiador/avanço ou até mesmo a forqueta partam. porque pelos vistos é tudo uma só peça. alguém teve a feliz ideia de soldar o tubo do avanço à forqueta [é assim de origem]. só resta saber se foi medo ou o material não é muito resistente. porque não me parece muito normal. não sei.

não posso deixar de perguntar, o que é o 'vt'?
abraço
 
Last edited:
Desde já, parabéns e boa sorte neste projecto!!
Na verdade, e porque tenho acompanhado o user Dieguito na ideia de construir esta bicicleta, espero que um dia ele próprio mude de opinião e coloque esta máquina em fantásticos trilhos e singletracks! :)

Na minha opinião, e a analisar os componentes estudados para preencher este quadro, a montagem vai ser extremamente racional e empolgante!
De qualquer forma deixo a minha opinião em relação ao nome: Maria Rosa!!!! :)
 

Dieghito

New Member
ok. esclarecido. espero em breve poder actualizar a informação. vou meter uma cunha ao Pedro para controlar o tempo para acabar o trabalho de lixa e começar a pintura.
 

guerras

New Member
Boas amigos!
Se fosse eu metia o quadro cor de rosa e a forqueta branca ou azul bébe. Para o nome sugiro "LADY PINK", traduzido senhora cor de rosa xD
Para imprimir vinil é numa gráfica.
Cumprimentos e boa sorte para a montagem dessa maquina
 

Dieghito

New Member
boas!

antes de dar notícias do 'andamento' da bicicleta, em resposta às propostas do 'guerras', penso que a utilização sugerida do azul, para a forqueta, começa a ser diversidade de cor a mais. acho que a decisão da cor da forqueta deve variar entre o rosa e o branco, dependendo do impacto que tenha o vinil no tubo diagonal. vou ter de os fazer para tomar uma decisão. em relação ao nome, queria algo mais português. mas agradeço as sugestões e aceito a sorte para a montagem, embora espere não precisar dela : )
graphic1g.jpg

teste do lettering para tubo diagonal

agora em relação à Maria Rosa [nome que tem tido mais receptibilidade].
o trabalho de lixa ainda dura. nunca pensei, antes de começar, que fosse tão difícil e moroso lixar uma bicicleta. sempre imaginei que fosse difícil lixar as intersecções dos tubos e as soldas. mas não que a tinta teima-se em ficar no quadro.
com muita sorte e trabalho árduo é possível que no próximo fim de semana fique preparada para o primário [momento bastante aguardado]. talvez use um pouco da sorte que o 'guerras' desejou :p
e ainda pode ser que dê tempo para soldar os apoios do v-brakes, que já estão feitos.

entretanto foram encomendadas as peças atrás mencionadas. chegaram ontem.
sem fotos do trabalho de lixa, deixo as fotos do material recebido. não é material de topo, mas vem cheio de vontade :D

as caixas
caixas.jpg


as rodas
rodase.jpg


o pedaleiro
pedaleiro.jpg


o carreto
carreto.jpg


os travões
travoes.jpg


as manetes
manetes.jpg


os cabos
cabos.jpg


os pedais
pedaisy.jpg


a corrente
corrente.jpg
 
Last edited:

Dieghito

New Member
boas pessoal do pedal

tenho um desabafo a fazer. se me permitem...
çLBQBVQN´BNAD FNBAÇ KNBABNAlsu vhpbnasb asç.
pronto. já está.

não é que o aparelho de soldar decidiu dar o 'tilt' este fim de semana?
neste momento tenho dois apoios de v-brake pingados e dois presos com alicates de pressão. grrrr...

assim primário só para o próximo.
talvez a culpa seja minha. pedi a sorte do 'guerras' só para o trabalho de lixa...

esperemos que no próximo fim de semana não chova. talvez dê para aplicar o primário e a primeira de-mão de tinta - telemagenta, RAL 4010.
apesar do(s) contratempo(s), o azar não está do meu lado. a vontade é maior do que qualquer adversidade :D

cumprimentos,
com desejo de comunicar em breve
 

Dieghito

New Member
boas,
é verdade. finalmente há novidades.
depois de alguma infelicidades com o tempo e com uma gripe pelo meio, decidi mandar entregar o trabalho de pintura. não ficou 'impec', mas já dá para matar o bichinho. no entanto o mais provável é voltar a pintá-la no próximo ano. vamos a ver.

mas o que interessa agora são as fotos
img4630b.jpg

img4634b.jpg


img4635b.jpg

img4637b.jpg

img4638b.jpg

img4636b.jpg

img4632b.jpg

img4633b.jpg




com a Maria Rosa pronta no sábado, tornou-se inevitável levá-la a conhecer o mundo.
foi então que convidei o Bruno Silva, que bem me acompanhou nesta montagem, a ir dar uma voltinha, o dito test-drive [porto-espinho-porto].
no geral a Maria Rosa parece-me funcionar bem. a desmultiplicação 42-16 pareceu-me funcionar bastante bem. em recta volta e meia pedala-se um bocado demais, mas é um factor inerente às SS, e no que toca a subidas, para surpresa minha, é bastante 'tranquilo'.
pelo meio ainda houve uns 'piropos', lol. o que quer dizer que acertei na cor :p

ainda faltam uns toques de tinta, que quero dar a pincel, e os 'tó-colantes'.
cumps.
 
Last edited:

Amaral Vertigo

New Member
Está realmente bastante original, mas vindo de quem vem...
A minha tá na revisão para se preparar para a luta!!!
Tal como já te disse, tou curioso por experimenta-la!!!
 

Dieghito

New Member
desafiando uns amigos, principalmente o Bruno Silva e um dia destes o Amaral Vertigo, tenho levado a Maria Rosa a passear, antes que se chateie e me troque por outro.
no entanto, num passeio Porto - Vila do Conde - Porto, quinta-feira, a Maria decidiu armar um berreiro. foi o primeiro.

já no percurso de volta, mais concretamente aos 45 dos 70km, decidiu perder peso. o que mais me preocupa é que foi antes do casamento :p [começa cedo!]
ou então entrou em fase de negação e rejeitou um membro, o cranque esquerdo.
comecei por sentir o pé solto no pedal. parei, mas com o pedal tudo normal. segui viagem. mas o sentimento de pé solto continuava. parei novamente e reparei que o cranque esquerdo estava desapertado. nada que um aperto não resolva, pensávamos [eu e o Bruno Silva]. nova montada e pouco mais à frente a mesma folga. foi aí que lhe chamei os primeiros nomes. o mal foi começar. embirramos um com o outro e eu decidi deixar de pedalar com a perna esquerda. mas não era suficiente. o simples pé encaixado no pedal provocava o desaperto do cranque.
a partir daí soltei o pé esquerdo para pedalar só com o direito. recorrendo ao pé esquerdo apenas em recurso, como quem diz em algumas subidas.
imagem070l.jpg


mas o pé pendurado não era de todo a posição mais confortável para pedalar. como só podia pousar o pé na escora, correndo o risco de encostar a sapatilha à roda e provocar um daqueles tralhos, já na foz do Porto, decidimos tirar de vez o cranque, possibilitando pousar o pé esquerdo no cubo do pedaleiro.
imagem074l.jpg
imagem077v.jpg


a volta acabou com grande sentimento de alívio e, de certa forma, de uma batalha ganha. apesar do medo do dia seguinte, devido ao esticão dado à perna direita e à frequência da aula de Cycling no mesmo dia às 7.15h da manhã.
felizmente o dia seguinte revelou-se tranquilo. mas a ideia de nova montada de 70 km para o dia de hoje, sábado, pela primeira vez na terrinha, ficou para uma próxima devido à inconstância do tempo e ao estado debilitado da Maria.
talvez na 2a a leve a passear novamente para fazer-mos as pazes. entretanto comprei-lhe uns miminhos: um espigão de selim [preto mas um dia há-de ser branco] e um selim. ficam a faltar uns toques na pintura e eventualmente umas luzes para umas saídas mais tardias.
em breve deixarei fotos da actualização da Maria Rosa, assim chegue o selim.

melhores cumprimentos,
Dieghito

p.s. agradecer ao Bruno Silva pelas fotos tiradas, com o telemóvel, para mais tarde recordar.

anexos:
vídeo ainda com o cranque [video]http://img196.imageshack.us/img196/2708/video004.mp4[/video]
vídeo já sem o cranque [video]http://img163.imageshack.us/img163/1691/video005.mp4[/video]
 
Last edited:

Amaral Vertigo

New Member
A voltinha foi porreirita mas acho que a montagem não foi a adequada!!!!
Algo está mal para tal acontecer,depois de apertado volta a ganhar folga...
Desta vez ainda não vos pude acompanhar,amanha a minha Wilier vai à revisão para rectificar umas anomalias e depois sim, estará pronta para voltar à estrada!!!
 
Top