"Rolos" da corrente

lulaby

New Member
Olá pessoal
Este fim de semana tive uma avaria na bike que me moeu um pouco a cabeça.
Em esforço ouvia-se um "tac", a pedaleira fugia debaixo do pé para ai 1 centimetro, isto repetindo-se varias vezes a cada10 metroa mais ou menos.
Como tinha a bike toda lavadinha e lubrificada nem queria acreditar, pois tinha feiti uma passeio de 50 km com tudo perfeito e depois de tratadinha apareceu-me aquilo.
Folga no eixo não era, e na cassete tambem não.
Inspecionando a corrente reparei que na zona do elo de ligação rápida no sitio onde entra na corrente faltam os 2 rolos das corrente (aquela cena arredondada no interior da corrente).
Só pode ser isso. Sabem se os ditos rolos se vendem á parte????
A corrente tem 700 km e tá ainda nova pelo que não queria comprar outra.

Agradecia a vossa ajuda

Ricardo
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

não, ninguém vende "rolos" de corrente. Na melhor das hipóteses podem facilitar-te um resto de corrente numa loja, ou então tens mesmo de comprar outra.

A tua corrente está curta? Senão podias encurtá-la retirando esses elos defeituosos e resolvias o problema a custo zero.

Agora a questão é...

vale a pena não substituir uma corrente que ao fim de 700 km (mesmo estando nova) larga peças? Acho isso muito estranho, nunca me aconteceu. Se está nova (menos de 2 anos) tem garantia, porque é mais fácil partir a corrente que perder rolos.

Que corrente é? De certeza que ninguém a abriu e perdeu os rolos?

Jepas
 

lulaby

New Member
Olá jepas
Obrigado pela ajuda.
É o seguinte:
Os rolos devem ter saltado quando andei a dar-lhe carinhos :D
Desmonto-a sempre, e depois de a desengordurar bem e de a esfregar com a escova deixo-a secar e lubrifico.
Só pode ter saido nessa altura, pois como disse tinha feito 50 km uns dias antes e no dia que lhe peguei notei logo a dita folga.
Já agora elucida-me: Os rolos são uguais para correntes de 7, 8 ou 9 mudançãs?????

Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Já agora elucida-me: Os rolos são uguais para correntes de 7, 8 ou 9 mudançãs?????

Os de 9 têm uma largura, os de 8 e os de 7 têm outra. O mais fácil é encurtares a corrente ou procurar numa loja um resto de corrente semelhante.

Jepas
 

marioconde

New Member
De tanto queres dar carinhos à corrente acabaste por estragar (no sitio onde a corrente é aberta e fechada fica sempre mais vulnerável para partir, para evitar isso abre sempre pelo mesmo link e mete um power link desmontável), as correntes são material de desgaste portanto devem ser encaradas como tal...

Em uso de alta competição uma corrente com 700Km é considerada gasta, para quem faz passeios é natural que esse uso se prolongue para alem disso mas mesmo que a corrente seja bem tratada, com as limpezas regulares e as lubrificações frequentes, nunca devemos pedir de uma corrente para BTT com 9 velocidades que faça mais de 1800Km, já no caso das correntes de 7 ou 8 velocidades (ao contrário do que foi dito são exactamante da mesma largura para estas duas configurações) a esperança média de vida é um pouco superior, mas em uso abusivo com lama e na montagem sobre uma cassete usada a durabilidade desse elemento fica diminuida.

O meu conselho na utilização de correntes é simples: Comprar correntes 1 ou 2 gamas abaixo do restante material da bicicleta e trocar com muita frequencia poupa imenso dinheiro, obviamente que a manutenção regular e a lubrificação habitual prolongam a vida da dita corrente, mas 1000 a 1200Km com cada corrente para que a cassete dure 2400 ou 3000Km são uma bela forma de encarar os componentes da transmissão.

Os rolos da corrente como lhes chamas são fáceis de arranjar, passa numa boa loja de bicicletas, pede as pontas de corrente que sobram em cada montagem de corrente nova (pede do modelo de corrente que tens) e troca os troços que estiverem "nús".
 

100do

New Member
Ricardo, isso é que foi sorte :lol:
Acho que te posso ajudar. Quando a minha partiu eu guardei o elo que tirei. Acho que tenho 2 rolos desses. Se quizeres diz alguma coisa à noite. Vens beber um copo à aldeia e eu dou-te isso. Entretanto vou ver se tenho um ou dois.
Abraço
 

indy

Member
marioconde said:
De tanto queres dar carinhos à corrente acabaste por estragar (no sitio onde a corrente é aberta e fechada fica sempre mais vulnerável para partir, para evitar isso abre sempre pelo mesmo link e mete um power link desmontável

Mário, acho que não percebeste o problema do Jepas.

Ele usa power link (ou semelhante). O que lhe aconteceu foi que quando abriu o power link para lavar a corrente os tais dois "rolos" internos, na ponta da corrente, cairam.

A mim isso acontece-me com alguma frequência, principalmente depois da corrente já ter alguns kms. Normalmente uso correntes SRAM PC69 (agora acho que se chamam PC970...) com power link. Não é grave. Às vezes eu próprio dou o jeito para eles saltarem fora e assim não os perder enquanto estou a limpar.

De qualquer forma, quando meto uma corrente nova guardo sempre o pedaço que sobra e assim tenho sempre uma reserva de peças para uma emergência :wink:
 

lulaby

New Member
Foi isso mesmo que aconteceu indy, eu só não sabia que nessa zona aquilo abria tão facilmente.
Para a proxima vou ter mais atenção a esse pormenor.
Obrigado Gamboa, temos que ir beber esse copo :D

Obrigado pessoal
 
Top