Rolamentos gripados??

kuhn

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Esqueci-me de adicionar estas chaves á ferramenta para fazer a manutenção dos cubos da roda, são fundamentais para fazer o aperto final(contraporca)



Depois de fazer a manutenção aos cubos, nas descidas passo pelo pessoal sem dar ao pedal e ficam a pensar “onde é que ele tem o motor” LOL
 

SeteGu

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O aperto final não é complicado? Já li que é bastante minucioso... porque o mais provável é ou ficar com folga ou ficar com atrito. Claro que com prática tudo se torna mais fácil. ;)
 

kuhn

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É verdade, mas com alguma paciência tudo se faz o importante é mesmo não deixar folga ou com atrito (apertado).

O que eu faço é apertar a 1ª porca á mão, depois seguro com uma das chaves sem deixar movimentar e faço o aperto da 2ª porca (contra porca)e o resultado final tem que ser sem folgas e ao movimentar a roda esta tem que rodar num movimento quase perpétuo :D

Quando andamos na bike com os cubos lubrificados dá aquela sensação que temos quando a compramos e vamos andar nela pela 1ªvez :D
 
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caganasakinha

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Boas pessoal,

eu tenho umas rodas mavic crossride, costumo fazer a manutenção normal, mas ultimamente e especialmente em descidas rapidas, sinto que o cepo me bolqueia não deixando a k7 rodar livremente fazendo uma barulheira tremenda. Só deixa de fazer barulho se pedalar. O mais provavel é o rolamento que já foi á vida.
 

PedroTenreiro

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O que eu faço nos meus cubos XT é exactamente o que já foi dito: retirar e limpar esferas, limpar as pistas, por massa, por esferas e voltar a por massa (não se deve poupar na massa). Até aqui é muito simples. O pior é o aperto do cubo. Com a prática, chega-se ao ponto certo mas é tudo uma questão de tentativas. Se tiver folga, aperta-se um pouco mais e faz-se o contrário se a roda não girar livremente. Estamos a falar de apertos mínimos mas que fazem diferença entre uma roda presa e sem folga e entre uma roda livre e sem folga tb. A minha experiência diz-me que por vezes deixar a roda com um bocadinho de atrito é o ideal porque com o uso, as peças vão cedendo, o aperto vai perdendo um bocadinho da força mas esse bocadinho faz toda a diferença, mais uma vez. Por vezes o bocadinho que se perde faz com que uma roda um bocadinho mais apertada, com o uso fique no ponto enquanto que uma apertada "au point" após manutenção, ganhe folga com a utilização.
 

kuhn

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Boas pessoal,

eu tenho umas rodas mavic crossride, costumo fazer a manutenção normal, mas ultimamente e especialmente em descidas rapidas, sinto que o cepo me bolqueia não deixando a k7 rodar livremente fazendo uma barulheira tremenda. Só deixa de fazer barulho se pedalar. O mais provavel é o rolamento que já foi á vida.

só desmontando para ver o que se passa
 
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