Rodas ZTR pouca tensão nos raios?!

JoaoPeixe

New Member
Boa noite malta do pedal
É o seguinte, em Maio comprei umas roda ZTR Alpine, coma seguinte montagem: Aros ZTR Alpine, Cubos DT Swiss 240s, raios sapim race 2.0/1.8.
O problema começou a surgir depois da montagem do travão de disco, isto é, os bombitos estão alinhados com os travões de disco, ou seja as pastilhas não roçam no travão, mas ao meter-me em cima da bicicleta e inclinar a bicicleta para um lado ou para o outro, ou mesmo a rolar a mais de 30km/h começo a ouvir as pastilhas a roçarem no travão (tanto na roda da frente como na roda traseira). Já tentei de todas as formas alinhar o travão, e sem peso não se ouve absolutamente nada. Ao "apertar" os raios com a mão estes estão muito flexíveis (ainda estão com a tensão de fábrica), será a falta de tensão nos raios que faz com que as rodas fiquem desalinhadas, pelo peso exercido por mim em cima da bicicleta?!
Já aconteceu a alguém que tenhas umas rodas iguais?!

Cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Vamos imaginar o seguinte: o cubo está extremamente bem fixo ao quadro/suspensão. Um aperto tão forte que: estando o disco fixo ao cubo (e não aos raios), a única flexão que provoca o roçar dos discos é a flexão do quadro/suspensão durante o uso normal da bicicleta. Vamos agora imaginar que o os raios estão completamente froxos na situação anterior. O disco não está fixo aos raios, por isso a única flexão possível em rodas com raios froxos será no aro/pneu.

Que aperto estás a usar nessas rodas? Têm força suficiente?

A meu ver, tensão baixa nos raios não se reflecte nos discos, mas sim nos aros/pneus, pois são eles que estão directamente suportados pela tensão dos raios.
 

narsyl

New Member
Se tens tudo bem apertado, só pode ser a suspensão a ceder, não tem nada a ver com as rodas.
Eu tenho uma Reba RL com uns stroker trail e se no alcatrão andar a fazer zigzag na tracejado da estrada oiço logo esse roçar.
Quando ando em terreno mais acidentado não noto nada, mas basta ceder 1mm é o suficiente para ouvires esse roçar.
 

klaser

Well-Known Member
Pode até ser na suspensão.mas ele fala "tanto na roda da frente como na traseira"....não tou a ver a suspa dianteira interferir na roda traseira...
 

JoaoPeixe

New Member
Boa tarde,
Desde já obrigado pelas respostas, realmente eu penso da mesma maneira, mas o mecânico da loja diz que pode ser falta de tensão nos raios, enfim...
Como o ny12xx disse e muito bem, a suspensão é uma Sid XX 2012 (tem 3 meses de uso).
Sim isto acontece nas duas rodas!
Quanto ao apertos rápidos, eu utilizo uns das rodas (mavic crossmax, já bem velhinhas) que tinha anteriormente, os apertos já são bem velhos talvez estejam a dar "as ultimas".
Vou experimentar outros apertos e depois dou feedback!

Obrigado
 
Last edited:

JoaoPeixe

New Member
Boas pessoal
Cá estou eu a dar as novidades, afinal era mesmo dos raios estarem largos e dos apertos das rodas, os barulhos desapareceram, os raios foram apertados e os apertos mudados!

Boas pedaladas
 

ny12xx

Super Moderador
...Quanto ao apertos rápidos, eu utilizo uns das rodas (mavic crossmax, já bem velhinhas)...

Companheiro

Até este momento, tirando os RWS da DT Swiss, os da Mavic eram os apertos que maior confiança me despertavam.

Será que o facto de já terem bastante tempo/uso lhes tirou alguma força/resistência???

Após testares bem as rodas dá-nos algum feedback.

Um abraço

ny12xx
 

JoaoPeixe

New Member
ny12xx os apertos rápidos que eu tinha (os mavic nem sei quantos anos têm), mas pelo menos uns 7/8 anos têm certamente, por isso possivelmente devido ao uso destes anos todos o material degradou-se (muito duraram eles)!O que é certo é que os barulhos e o "roçar" nos travões nunca mais se ouviram.

Espero ter ajudado

Boas pedaladas
 
Top