Rodas ou suspensÃo??

Boas, caros colegas bttistas..
Quero a vossa ajuda.. Estou a pensar em mais um upgrade para a minha bicicleta..
Suspensão ou rodas?? Em que sentirei mais a diferença do upgrade??
A suspensão que tenho é uma Suntour XCR que vinha de origem com a bike. Estou a pensar em substitui-la por uma Axon ou Recon ou algo equivalente..
As rodas estou a pensar numas Red Metal 5 ou numas Crossride..
Sei que se provavelmente com a suspensão ganharia mais, mas a minha actual, pelo que me disseram na ultima revisão, ainda está em muito boas condições, tendo já praticamente 1500 km.
No entanto os cubos e aros das rodas já fazem algum ruido..
Por isso, qual a vossa opinião. Quem já fez um destes upgrades, o que sentiram?
Obrigado e boas pedaladas...
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Seja qual for o upgrade que fizeres na bike vais sempre notar uma diferença de comportamento. Na minha opinião substituia o componente que mais necessitasse de ser trocado. Dizem que a suspensão ainda está em perfeitas condições, verdade? A XCR já anda no mecado há alguns anos e tem demonstrado ser um suspensão porreira e com boa relação qualidade/preço. Que rodas tens? Já alguma vez fizeste uma revisão ás rodas (rolamentos, esferas, massa conssistente, aperto de raios e alinhamento de rodas)? Porque não pedes uma opinião sobre o estado actual das tuas rodas? Vale a pena a troca? Se queres alterar um pouco a estética da tua bike, as rodas irão realçá-la mais. Se calhar até existe uma maneira de substituires rodas e suspensão :exacto: e isto seria optares pela Suntour Raidon (Ar, Reboud, Bloqueio) e comprares as CrossRide de 2010 (andam mais baratas que as de 2011) ou as BlackJack XC400. Assim, talvez conseguisses ter as duas coisas :cool: mesmo que tivesses que juntar mais "meia duzia" de euros (forma de expressão).

Fica bem.
 
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luis biclas

Elos Rápidos
Eu comecei com a suspensão e só depois as rodas, mas no meu caso tinha uma XCM V2, agora a tua XCR é melhor do que a XCM, eu no teu lugar começava pelas rodas, uma vez que até tens a suspensão em bom estado.
Na troca das rodas, mesmo não sabendo que rodas tens, vais perder (provavelmente) peso, vais ganhar resistência e melhor rolar.
Na suspensão, perdes peso, ganhas funcionalidade e conforto, acredita que, com a colocação de uma Axom, Recon ou mesmo uma Epicon, vai parecer que tens outra bicicleta, só no peso em alguns casos (como no meu) perdi quase 1kg.
 

batoca

New Member
O sitio onde os upgrades serão sempre mais rentáveis, sao as rodas. é massa em movimento (rotação) e é o um dos principais factores influenciadores na aceleração da tua bicicleta, assim como na tua fadiga.
A suspensão é um acessório que te dá maior conforto e controlo (se bem que para o controlo conta muito mais o teu kit de unhas) sendo que a vantagem num upgrade de suspensão será no sentido de te melhorar o conforto e/ou reduzir o peso geral da tua bicicleta. No entanto não existe nenhum sítio em que sintas mais a vantagem de diminuição de peso do que nas rodas.

O que eu faria na tua situação? juntava "meia duzia" de euros a mais e em vez dumas crossride considerava montar umas rodas mais leves, dando prioridade para uns aros o mais leve possivel e uns pneus mais leves (nao sei os que usas actualmente). Sendo que as crossride são uma boa opção em termos de fiabilidade, mas são muito molengonas a pesar 2kgs... hoje em dia por menos de 300€ consegues montar rodas na casa das 1500 gramas (peso por exemplo de umas SLR)
 

Mach 4

New Member
Também já tive na tua posição um dia, e sei que por vezes torna-se um pouco complicada a nossa decisão.
Nas troca das rodas pode-se sentir muita diferença, mas garanto-te que sentirás muito mais numa nova suspensão.
Tenho uma Berg X-Pro2 com uma "suspensão" (!!!???) RST Gilla e tenho outra com uma suspensão Rock Shox Recon...bem, só te digo que a diferença é como o sabor da água e do vinho. A tua performance, a tua segurança, a tua técnica, o teu conforto...tudo vai ser automaticamente melhorado nestes pontos.

Por isso a minha opinião é - tenta vender essa suspensão, faz uma revisão ás tuas rodas e mais tarde compra umas novas.
Hajam mas é pernas para depois as pôr a rolar.
Abraço.
 
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O sitio onde os upgrades serão sempre mais rentáveis, sao as rodas. é massa em movimento (rotação) e é o um dos principais factores influenciadores na aceleração da tua bicicleta, assim como na tua fadiga.
A suspensão é um acessório que te dá maior conforto e controlo (se bem que para o controlo conta muito mais o teu kit de unhas) sendo que a vantagem num upgrade de suspensão será no sentido de te melhorar o conforto e/ou reduzir o peso geral da tua bicicleta. No entanto não existe nenhum sítio em que sintas mais a vantagem de diminuição de peso do que nas rodas.

O que eu faria na tua situação? juntava "meia duzia" de euros a mais e em vez dumas crossride considerava montar umas rodas mais leves, dando prioridade para uns aros o mais leve possivel e uns pneus mais leves (nao sei os que usas actualmente). Sendo que as crossride são uma boa opção em termos de fiabilidade, mas são muito molengonas a pesar 2kgs... hoje em dia por menos de 300€ consegues montar rodas na casa das 1500 gramas (peso por exemplo de umas SLR)

Boas...
Onde arranjas as SLR por menos de 300 €??
 
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