Rodas mavic slr

cyber_crow

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boas pessoal ontem na loja onde comprei as minhas mavic slr troquei os linguetes do cubo traseiro apos isso se pusermos a roda da bicicleta a rolar em cima do suporte ela faz rolar o pedaleiro isso é anormal porque não fazia. alguém me sabe dizer como resolver e o porquê ???
 
tb me aconteceu o mesmo com umas mavic ksyrium ... era massa que tinha, foi me dito depois que não se deve lubrificar os cepos com massa mas sim com um óleo mesmo próprio.
 

rucaf3

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A lubrificação das SLR é feito com óleo não com massa ... Normalmente esses sintomas é sinal de rolamentos a começar a gripar...
 

Override

Member
eu tenho um problema idêntico... se rodar o eixo com a mão ele roda bem, depois chega a uma certa parte e fica mais duro de rodar e depois volta ao normal. Depois se apertar o eixo de modo a nao fazer aquilo quando coloco a roda no local e a empurro lateralmente sente.-se uma folga... aperto o eixo para fazer desaparecer a folga e ela fica com demasiada resistencia num determinado ponto de rotação do eixo. Qual poderá ser a causa desta anomalia??
 

rucaf3

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Se a roda fôr de rolamentos selados provavelmente será rolamentos gripados... Se for de esferas será falta de limpeza e verificação das esferas se estão picadas ou não ... Se a folga é na cassete será o rolamento do cepo... Recomendo k troque com alguma brevidade para não picar o cubo...
 

cyber_crow

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obrigado pelas respostas ontem fiz cerca de 80 km com a bike e continua na mesma e sim a lubrificação foi feita com massa shimano será que tenho de desmontar tudo outra vez ?????
 

Jepas

Super Moderador
No mínimo deves retirar o cepo e toda a massa dos linguetes. Depois é só lubrificar com óleo fino e voltar a fechar. A grande diferença entre o óleo e a massa é que o óleo gera menos fricção, mas também tem uma durabilidade inferior.
 

ignite

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dúvida:
isso não é normal quando se troca os linguetes?
e não acaba se calhar ao fim de uma volta maior, quando a coisa acama?
 

Jepas

Super Moderador
Eu apontava mais para um exagero de massa durante a montagem. Porque as rodas novas não fazem isso (chegam-nos às mãos correctamente lubrificadas).
 

fitty77

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Poix... Pessoalmente acho que é feitio das SLR (e outras Mavic que usam o mesmo cepo). Umas mais que outras, a verdade é que o cepo apresenta algum atrito na "roda livre"... As minhas já lhe coloquei de tudo, desde massa, até óleos extremamente finos, e o sintoma mantêm-se. E sim, já troquei os rolamentos. A rolar com o cepo engatado, impecável. Mas de resto... muito atrito. É uma das coisas que não curto. Já confirmei noutras e é sempre a mesma coisa, umas mais que outras. Estas ultimas de 2012, não notei isso (mas ainda eram novinhas e o cepo é diferente, e já agora, tem um cantar impressionante)
 

HaTrED

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Permitam-me desenterrar este tópico p/a colocar a seguinte questão sobre uma roda traseira Mavic SLR 2010:
A velocidades mais elevadas, principalmente em descidas onde p/a andar não é necessário pedalar, a minha roda traseira emite um ruído esquisito, alto, forte, parece um grunhido e, por vezes, o cepo em roda livre parece que prende a cassete fazendo a corrente saltar do prato maior p/a o médio (na frente).
O ruído desaparece se eu voltar a pedalar durante a descida.
O que pensam que possa ser?
Algum rolamento gripado, cepo a pedir troca - ainda é o original - linguetes?
 
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Jepas

Super Moderador
Quando isso acontece abro o cepo, limpo-o e lubrifico tudo muito bem para evitar que volte a fazer esse barulho. Dá a sensação que o cepo por vezes não consegue manter a velocidade em roda livre, daí a lubrificação atenta.
 

HaTrED

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Jepas, se bem entendi, então posso deduzir que já sofreste do mesmo problema?
Vou ter então de o fazer e aproveito vai tudo corrido a limpeza/lubrificação!
 

Jepas

Super Moderador
Sim, isso aconteceu-me nas 2007 e nas 2009. Nas actuais (que já usam um sistema de roda livre diferente) não sei se ainda acontece.
 

rodinhas chamine

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Boas
As mavic SLR sao para lubrificar com oleo, de preferencia da mavic mesmo, ou entao um oleo que seja fino de preferencia que nao forme uma especie de pasta.
 
Isso tambem já me aconteceu, o que se fez foi limpar o cepo e fica impec.
Já agora, não sabem com que intervalo de tempo (km) isto acontece?
logico que influencia o tipo de piso onde andamos, e o cuidado a lavar... certo?
 

HaTrED

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Posso-te dizer que me acontece c/ alguma frequência mas também confesso que lavo a bike depois de todas as voltas (não à pressão!).
 
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