Rodas de Rolamentos selados Vs Esferas

GeoRCZ

Utilizador Banido
adbarbosa said:
Levei ao mecânico para trocar esferas e passado uns dias voltou ao mesmo....

Provavelmente os cones e as caixas já estavam "picadas" e as esferas foram novas durante pouco tempo. :s

Existem várias opções para a resolução deste problema, no entanto tudo irá depender da tua disponibilidade em termos de €.
 

adbarbosa

New Member
O q eu estou disposto a gastar depende mto do q possa ganhar com eventuais alterações! Já sei q cubo novo XT são 40,00 Eur mais "raiar" a roda são mais 20,00 Eur!!! E fico com um conjunto igual e funcional por mais uns tempos... Ganho alguma coisa significativa se mudar de rodas? Estas rodas não são más de todo...certo?
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Amigo adbarbosa,

Vou defender o que toda a gente já sabe.

Na minha opinião rodas de rolamentos são sempre superiores. Mas isto é apenas a minha opinião.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
uffff!
Não li o tópico todo, mas li a grande parte das páginas!
Estou muito indeciso.

Actualmente tenho rodas com rolamentos. Umas CrossMax das antigas. Mesmo das antigas!
Tenho rodas com esferas. Cubos Shimano, por sinal.
Nunca tive problemas quer com um sistema, quer com o outro.
A minha dúvida tem mais a ver com a suavidade do rolamento do que com outra coisa, pois ao nível da manutenção/prevenção sou bastante cuidadoso.
Assim sendo, pretendo comprar uma roda para trás e as opções são:
- XT (vantagem em ser Tubeless)
- montagem "à la carte", com cubo de rolamentos DT Swiss e aro Mavic tubeless 819
- cubo Novatech, aro Syncros (não tubeless) e raios a condizer
- roda Crosmax ST
todas as opções devem rondar os 850gr e o orçamento disponível é de +-200euros.

Relativamente à discussão rolamento/esfera, já me deram a explicação que no caso dos rolamentos como as esferas estão contidas entre as "pistas" do rolamento, quando acontecem torções na roda, a mesma perde poder de rotação, pois as esferas, neste caso têm de vencer a resistência imposta pela torção, como por exemplo em sprint's ou andamentos mais pesados.
Por opsição, as esferas, seja qual for a posição da esfera nas pistas, têm sempre ponto de contacto, logo mais imunes ás torções.

Consultando a ficha técnica da roda traseira XT e o respectivo desenho, não me parece que tenha uma grande complexidade ao nível da manutenção.
Aquilo que percepciono, relativamente à Shimano, é que independentemente da peça que tenhamos, há, ou haverá, sempre um peça de substituição compatível. Estarei errado nesta percepção?

A decisão da escolha da roda será tomada, também após consultar a opnião da minha loja de sempre.

Obrigado e Boas Pedaladas
 

stranger

New Member
Não faço a minima ideia de qual é o melhor sistema!

Só sei que ao fim de 1 ano e 3000Kms,o cepo e o cubo XT se estragaram!

Primeiro levou um cepo novo ao abrigo da garantia e agora estou á espera de um cubo novo e espero que a shimano se responsabilize!

Quando levei a roda para reparar, o tipo acoselhou-me a mudar para rolamentos selados,ainda não sei...
 

rucaf3

New Member
Eu actualmente tenho umas XT (adquiri uma bike com umas) mas apesar de não gostar de esferas estas até rolam muito bem ... Quanto a duração ... Estas já tem perto de 2 anos e até agora não deram raia... Tem de se ter é cuidado com a manutenção ...
 

MIGUELNA

New Member
Onde compram as esferas, por exemplo na zona de Lisboa?

Numa loja de bikes ou noutro tipo de loja?

Eu tenho rodas de esferas (cubos XT) com cerca de uma ano e meio. Já foram abertos uma vez para colocar massa e quando fizer a segunda vez vou-lhe mudar as esferas.
 

rucaf3

New Member
MiguelNA said:
Onde compram as esferas, por exemplo na zona de Lisboa?
Numa loja de bikes ou noutro tipo de loja?
Eu tenho rodas de esferas (cubos XT) com cerca de uma ano e meio. Já foram abertos uma vez para colocar massa e quando fizer a segunda vez vou-lhe mudar as esferas.

Boa pergunta ... As esferas não são cónicas ?? Eu ainda não desmontei as minhas mas tenho de o fazer brevemente...
 

MIGUELNA

New Member
rucaf3 said:
Boa pergunta ... As esferas não são cónicas ?? Eu ainda não desmontei as minhas mas tenho de o fazer brevemente...

Não, são redondinhas...

No meu caso (cubo XT) 9 atrás e 10 à frente, de cada lado. As de trás são maiores.

Alguém sabe onde comprar essas esferas?
 

P.M.

Member
Qualquer loja que venda rolamentos também vende as esferas (que como o nome indica são redondas :mrgreen:).
Caso não tenham como as medir, levar e comprar igual.

P.M.
 

Marco Nunes

Active Member
Boas. Eu tenho umas rodas com rolamentos e umas rodas com esferas. Na minha opinião, os rolamentos são bastante fiáveis em termos de resistencia, durabilidade e geralmente vêm bem protegidos contra águas e poeiras. Daí não tenho razões de queixa. Mas acho que sou mais virado para as esferas pois têm uma manutenção muito fácil e de custo muito reduzido. É muito importante que no caso de utilizares esferas teres em atenção uma boa lubrificação das mesmas e prefere sempre cubos com bos proteção contra água e poeiras. Eu tenho uns Deore Lx e já tive uns Deore (normais) e nunca tive razões de queixa pois como trazem uma proteção extra no pequeno cone de encosto ás esferas que também vem com um rebordo que encosta no cubo. Também já tive cubos ruins onde tive que adaptar algo (tipo uma anilha de borracha ou um circulo de uma mangueira) para que não entrasse água nem outras porcarias, mas também nunca tive problemas pois normalmente quando faço uma revisão aos componentes lubrifico-os sempre e bastante bem. Agora acho que a decisão final compete-te a ti, mas acho que com qualquer das opções (rolamentos ou esferas), ficarás bem servido. Nunca te esqueças: UMA BOA E FREQUENTE LUBRIFICAÇÃO FAZ MUITA DIFERENÇA.

Cumprimentos
 

MIGUELNA

New Member
Comprei as esferas numa loja de rolamentos na av. EUA em frente à av. Rio de Janeiro.
Hoje abri os cubos mas estava tudo bem e não troquei as esferas, foi só limpar e colocar massa. São cubos XT com ano e meio.
 

100do

New Member
Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre os cubos RCZ?

Eu conhecia a marca em quadros, mas parece que agora há rodas RCZ. São bonitas e o preço parece ser bom. A montagem é leve, mas não encontro nenhum feedback destas rodas.
Alguém sabe se estes cubos são de esferas ou de rolamentos?

 

snowbike

New Member
Penso ter lido no site da Fizzbikes a descrição dessas rodas e dizia que eram de rolamentos (agora a descrição não está disponível!!!) Nada que um mail para a Fizzbikes não resolva :wink:
 

100do

New Member
Já enviei mail, mas tardam a responder :s

Calculo que as rodas sejam apenas uma montagem da RCZ, utilizando cubos da marca X, raios da marca Y e aros da marca Z. Agora falta descobrir o X, Y e Z :lol:

Tenho medo de comprar e depois descobrir que não há peças para os cubos. O preço é bom tendo em conta o peso, mas se não houver peças, deixa de ser bom...
 

100do

New Member
snowbike said:
Penso ter lido no site da Fizzbikes a descrição dessas rodas e dizia que eram de rolamentos (agora a descrição não está disponível!!!) Nada que um mail para a Fizzbikes não resolva :wink:
E viste bem :wink:
No site em francês está a descrição, e lá diz que os cubos são de rolamentos selados :p
Mais um ponto a favor 8)
 

Marco Nunes

Active Member
RODAS - Rolamento VS Esfera

Boas.
Muito se comenta e diferem opiniões, gostos e realidades no que diz respeito ás boas rodas de BTT (exemplo) terem cubos em que o veio é apoiado em esferas ou rolamentos. Na minha opinião, a coisa até está equilibrada, pois qualquer dos sistemas tem prós e contras. Antigamente não/apenas se sonhava em cubos de rolamentos e toda a gente utilizava cubos de esferas, andavam por todo o lado sem se passar nada, um pouco de lubrificação e ficava tudo como novo. Claro que tudo tem que modernizar-se e a tecnologia tem que evouluir dando origem ao aparecimento de novos sistemas e equipamentos. Tudo muito bem. Agora que um sistema é superior em tudo em relação ao outro, aí a coisa, se calhar até nem é bem assim. A meu ver, o rolamento tem só por sí um "sistema de segurança" em que mesmo que aconteça algo ou se danifique alguma esfera dentro deste, em principio nada de grave acontece, quer seja para o componente, quer para o piloto/atleta. É verdade que o rolamento veio impulsionar muito o mercado e muitas e muitas marcas de cubos utilizam este componente e acredito que pela sua grande fiabilidade e resistência, como tem-se vindo a provar. Agora, também tem agum ponto negativo, quer seja a nivél de manutenção ou lubrificação (dependendo do rolamento), isto é: Se o rolamento até tiver uma protecção que seja amovivél aí podemos librificá-lo, coisa que nos rolamentos completamente selados isso á partida não é possivél e em caso de necessidade de manutenção ou substituição teremos que levar a roda a alguém especializado na matéria ou então alguém que seja habilidoso o suficiente (por aí até há), já para não falar que cada um andará pelos 10 euros ou 20 euros dependendo do modelo e marca (isto é um exemplo). No caso dos cubos de esferas a coisa funciona de maneira diferente. É claro que o sistema pode não ter a mesma rubustez ou segurança e daí termos que andar com mais atenção, pois as esferas rodam dentro de uma peça/cone metálica que está embutida no cubo, mas a verdade é que ao longo dos anos este sistema tem demonstrado fiabilidade (robustez e fiabilidade de materiais), manutenção barata e acessivél a todos, pois desde que tenhamos a preocupação de verificar as esferas e lubrificar tudo, todo o sistema funcionará na perfeição.
Na minha opinião, não devemos deixar de adquirir umas rodas que gostamos, lá porque "ainda são de esferas" ou "epá, depois tenho que levar a roda para um mecânico mudar o rolamento", etc, etc, etc. Não há nada como pedir várias opiniões e pesquisar informação acerca de qualquer componentes que tenhamos em vista para adquirir. Quer seja nas rodas, suspensão, pedaleira, etc, quando a informação que temos é pouca ou somos inexperientes na matéria, o melhor é fazer sempre uma pesquisa. Assim, saberemos o que estamos comprando com maior confiança e segurança.

Espero que me tenha exprimido da melhor maneira possivél e que ninguém entenda isto como uma desvalorização de nada, mas sim para informar os duvidosos e não desiludir os gostos de cada um.

Fiquem bem.
 
Last edited:
Top