Rodas de estrada em BTT

Holy

New Member
Boas pessoal,

Agora que ando na minha burra de btt e a fininha ficou a 100% para o meu velho heis que de vez enquando vou dar umas voltas com ele no alcatrão.

A minha questão é simples.
O que preciso para colocar umas jantes / pneus de fininhas na minha burra?
É preciso serem jantes especificas?
É preciso algum ajuste adicional após a compra das mesmas?
Se utilizar uma cassete SRAM de mais baixa gama do que aquela que uso (SRAM XX) terei problemas com as afinações das mudanças?


100+,
JMS
 

Jepas

Super Moderador
O mais simples é mesmo montar um par de pneus slicks 1.0 e usar essas rodas. Que cassetes de baixa gama conheces com 10V?
 

Holy

New Member
pneus 1.0 em jante de BTT? Onde é que anda isso?

k7:
PG1030 por exemplo?
Estas jantes não lhes mexo, devo é comprar umas baratas para só ter de trocar as rodas.


Obrigado :p
 

Jepas

Super Moderador
pneus 1.0 em jante de BTT? Onde é que anda isso?

Como assim? Achas que não resulta ou que não se encontra à venda?

De qualquer forma já percebi que preferes comprar 1 par de rodas.

É possível comprar um qualquer par de rodas de BTT para disco de 26 polegadas e montar (novamente) pneus slicks de largura reduzida. Isto é a opção mais simples e mais barata.

Contudo, as rodas de estrada têm 28 polegadas. Isto para se usar o mais parecido com as bikes de estrada. Será depois preciso montar uns aros de 700c com cubos de disco.

Falo em cubos de disco, porque as rodas com 700c só podem ser montadas em BTTs que usem discos, a pista de travagem destes aros fica muito longe dos suportes existentes nos quadros de BTT.

É possível que a cada troca de rodas seja preciso dar um "toque" no desviador traseiro e talvez nas pinças de travão, porque (apesar da normalização) existem sempre pequenas diferenças que podem por exemplo fazer os discos roçar quando se usam 2 cubos diferentes.
 

Holy

New Member
Diz-me um modelo com 1.0 sff os que encontro é tudo 1.5. (peço desculpa a falta de elaboração da minha parte no post anterior)

Sim a termos de rodas (estrada) até estive a ver as mavic 700c "qq coisa city" (já se foi o nome) mas se arranjar pneus 1.0 em jante 26 prefiro comprar umas rodas destas mais baratas.

Se me pudesses então indicar os pneus 1.0 agradecia :)

Relativamente a ter uma k7 sram x7 10v isso não vai causar problema pois não?
 

pmgf

New Member
Boas. Eu tenho umas rodas 26 com pneu 1.25, salvo erro, da Specialized. São os fatboy e custaram 14,90. Uso as rodas com os pneus quando quero andar so em estrada, tenho uma cassete 11-32 de 10 velocidades e as mudanças funcionam bem. Nas rodas de btt tenho 11-34.
 

Holy

New Member
Thanks pmgf :)

Vou ver se mando vir umas rodinhas leves e baratinhas para estrada e meter-lhe uns pneus desses por exemplo.
 

Jepas

Super Moderador
O Ritchey Tom Slick existe em 1.0. Mas pode ser numa medida superior, claro. Só referi esta medida como ponto de partida, não se tem grande rendimento em estrada com pneus slicks 2.0. Quanto menor for a largura do pneu, melhor.

Atenção que o diâmetro da roda vai diminuir com o pneu, convém usar um ciclo-computador que permita 2 diâmetros de roda para que a leitura da distância/velocidade se mantenha correcta.
 

Holy

New Member
Obrigado Jepas.

Vou ver se mando vir 2 desses. Entretanto vou ali ao ebay ver a montra das rodas.

Caso eventualmente avance para rodas de estrada eu volto a postar, mas duvido.
Considero o meu caso resolvido.
Obrigado a todos os intervenientes.
 

vezinho

New Member
Olá
Onde posso encontrar (loja ou internet) essas rodas para bike BTT com aros 700c e respetivos pneus para estrada?
Os meus companheiros têm bikes de estrada mas a troica não me deixa comprar uma. Penso que com estas rodas e um prato grande com 46 ou 48 dentes fico mais em pé de igualdade com eles e presumo que a bike fica boa na mesma para o btt.
Se tiverem outra opinião digam.
Cumprimentos e boas pedaladas.
 

Holy

New Member
Vezinho antes de comprar verifica se tens espaço na suspenção da frente e no triangulo de trás para levar uma roda dessas. Eu no meu caso se optasse por uma roda dessas teria de deitar fora a minha suspa e comprar uma maior (preferi meter pneus 1.0 continental grand prix neste caso).
 

vezinho

New Member
Eu penso que dá, o meu amigo que tem as tais rodas com aros 700c que vinham na 8XC cabem na reba de 2008, eu tenho uma também mas de 2009 em que as jarras são um pouco diferentes mas as medidas do eixo á ponte parecem as mesmas.
Eu não sei mesmo é onde as comprar. Já perguntei em algumas lojas e não têm.
 
Top