Rodas 650 B - 27.5"

Annunaki

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Também concordo com o que a TREK disse, sobretudo na questão em que as 650b são umas melhores 26, visto que não se pode comparar muito com as 29 devido à grande diferença das mesmas e a uma maior proximidade às 26! Peço desculpa "FiCaçador"´mas o mercado já se está a preparar para implementar as 27,5 no downhill pode ver no vídeo a seguir: Penso que o futuro passa mesmo pelas 29 e as 27,5 a substituir as 26!![video=youtube;3-mI3-R63ws]http://www.youtube.com/watch?v=3-mI3-R63ws[/video]
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Mas isso ainda vai demorar um bocado, até a Fox e a Rockshox começarem a fazer as suspensões para isso. E não se sabe se terá sucesso.
Quando isto dos novos tamanhos de rodas nas diferentes vertentes estabilizar, aposto que as marcas se vão virar para as combinações de diferentes tamanhos de rodas, principalmente 29er à frente e 650B atrás no enduro e até mesmo no downhill, e fica criada mais uma novidade e vendas asseguradas por mais uns 2 ou 3 anos.
 

ernez

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Não, só na 29 e que dão, o aro da 28 é igual ao da 29 apenas muda o percentil do pneu, por isso se chama 29, bom lá voltei a postar, :D
 

FMCurto

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Estou para mudar de quadro sendo o novo (um 26" em 2a mao) e estava numa de tentar o 650B com as rodas MT-35 da Shimano mas li uma boa parte deste tópico no entanto ainda não percebi uma coisa:

Visto que obviamente os pneus terão de baixar de dimensão pelas tolerancias dos quadros e garfos, e tirando o arrastamento qual é realmente a vantagem de usar um pneu 650B para um pneu 26" ligeiramente maior que tenha o mesmo diametro? Ex: 26"x2,2 para um 650Bx2, não fiz contas mas imaginando que o diametro exterior é o mesmo.
Alguma coisa que me está a escapar?
 
A ideia é aplicar rodas 650B em quadros e suspensões 26 que NÃO LIMITEM a dimensão dos pneus por isso só alguns servem para a conversão. Quando se mete uma roda 650B com um pneu tão fino e baixo que cabe numa RS Sid ou Reba 26 então o diâmetro é muitíssimo idêntico ao de uma roda 26 convencional e por isso não vale a pena e ainda se perde conforto.

O diâmetro externo da roda (aro +pneu) com a passagem a 650B tem de aumentar sensivelmente 3cm em relação ao conjunto que usava com roda 26 pois para menor diâmetro as vantagens tendem a anular-se.
 
Poderíamos ainda aprofundar e discutir o menor peso de um pneu muito fino numa 650b em comparação com um mais largo numa 26 vs peso total das rodas e inercia para um mesmo diâmetro externo mas isso era estar a contabilizar variáveis que considero desprezáveis no BTT. Talvez em estrada dado que há menos perdas na passagem e embates em pequenos obstáculos (pedras, raizes, buracos, etc...) a questão fosse válida.
 

PenduluM

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Os pneus nao tem de baixar de medida, devem sim manter a mesma.

Até conheço quem tenha passado de 26/2.1 para 650b/2.25 atrás e á frente...
 
Isso mesmo PenduluM, assim vale a pena.

Por outro lado também tenho visto pessoal com 650B e com pneus rubena extra finos e baixos que aquilo não tem vantagem nenhuma a não ser dizer que é uma roda 650B (com tamanho de 26 lol)
 

FMCurto

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Ok,e se o quadro e o garfo têm essa tolerância, será assim tão diferente de usar um 26/2.4 por exemplo?Mas pq é que esse pessoal não usava 26/2.25 para começar?
Se a questão é o peso dos pneus nos 26 deve diluir-se um bocado nas rodas mais pesadas 650B, agora se for um quadro de raiz para 650B ainda consigo perceber e dado que a industria precisa de se renovar calha mesmo bem.
Na mesma linha tb não percebo o aviso/disclaimer que a Fox fez para quem usa 650B em 26..parece mesmo treta para assustar pessoal,ta-se mesmo a ver que precisam de vender os novos "aprovados" para 650B

http://reviews.mtbr.com/to-all-fox-racing-shox-customers-warning-against-unapproved-use-of-fox-forks
http://www.ridefox.com/news.php?m=bike&id=10&ref=newspage
Do not modify any portion of a FOX fork and do not purchase or use any fork that appears to have been modified. Any FOX 32*, 36 or 40 model fork that appears to accommodate a tire larger than 26 inches in nominal diameter, such as 650b or 29 inch, should be avoided. If any doubt exists as to the originality or proper application of a FOX fork please contact a FOX representative.

Acho que estou mais a perguntar pelo pessoal que diz que se sente no rolar.
 
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PenduluM

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Mesmo usando esses pneus rubena fininhos o diametro consegue ser maior que o de uma roda 26 com um pneu 2.25, a questão que se põe é se o investimento vale a pena.

Quanto a essa historia dos pneus 2.4, lamento mas mesmo com um pneu 2.4 numa 26 o diametro é muito menor que um 2.25 numa 650b. Para alem das desvantagens que um pneu tão largo trás na maioria dos terrenos.

Por essa ordem de ideias, nao vale a pena comprar uma 29er, basta por um pneu 2.8 numa 26 e ficas com uma 29er, ou nao...
 

FMCurto

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Não faço ideia,ainda andei a procura pela net nos diâmetros exteriores de combinações de pneus+aros 650B mas o feitio do próprio aro+pneu influencia esse diâmetro e o mesmo pneu pode ter diametros diferentes, parece óbvio por uma simples fotografia a diferença entre 26" e 29" mesmo para um não entendido , mas já não tão óbvio a diferença entre 26 e 650B e reconheço o meu próprio desconhecimento e dai a minha pergunta e a procura de respostas de supostamente quem percebe.

O mais estranho disto tudo é haver marcas como a FOX (e outras) que enviam avisos muito sérios que até falam em morte nas possíveis consequências nefastas do uso de 650B em garfos de 26" e conseguem por toda a gente que quer morder o anzol a verificar a tolerância dos pneus com a suspensão em vazio.Então e essas mesmas pessoas nunca se lembraram antes de avisar os clientes sobre essa mesma possibilidade com certos pneus de 26" que possam fugir ligeiramente das tolerâncias?
 

PenduluM

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Não, a Fox só se lembrou disso agora porque lançou suspensões 650b.

Enquanto nao as tinha andavam todos contentes a vender suspensões 26 para rodas 650b e a fazer milhoes com isso.
 

cannon hd

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Boa tarde. Depois de têr convertido uma flash f1 para 650b e a experiência até agora sêr positiva, tendo outro par de rodas em casa estava a pensar montar uma 650b em aço. As escolhas de quadro são o on one 456 evo 2 ou o on one inbred. Alguém me sabe dizer se são compatíveis com as rodas?
 

imperiotugav2

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Suntour Raidon Air RL 100 mm, alguem já experimentou colocar 650 nesta suspenção?

Li todos os posts e não consegui encontrar nenhuma informação sobre isso.
Ainda quero exprimentar 1 antes de converter mas queria já ter uma ideia se vale sequer a pena pensar nisso, se a suspenção nao der nem penso em trocar.(não há €€€)
 

euricom

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Boa tarde, venho aqui apresentar a minha 650b, sinceramente se os pneus são assim ou assado não interessa, neste caso tenho montado com uma rockshox reba rl 2012 , para testar, e sinceramente estou surpreendido, como já alguém disse que experimenta outro tamanho de roda raramente volta para as rodas 26,

Aqui a minha Maquina que ficou com aproximadamente 10 kg, peso para mim mais que aceitável,

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Quanto a usar em suspensões com pouca margem e simples no meu caso basta tocar a suspensão para uma 650 b oficial, algo que tenciono fazer mais a frente, mas os 2.0 são mais que aceitáveis a meu ver.

Espero que tenham gostado da bicicleta, e claro e verdade as 650b passam nas REBAS.


A próxima aquisição será esta

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