Rodas 650 B - 27.5"

TiagoMAIAC

New Member
Voces estão todos certos no que dizem, mas esquecem-se de um pequeno pormenor. HT's e suspensão total são 2 mundos completamente diferentes.
Já vi pelo menos 2 Cannondale's (lefties) convertidas a 27.5, e isso é optimo, levanta um pouco o centro de gravidade e é muito bom para o tipo de gajo que está no 1.80 perna curta e o L é demasiado grande, então um M com 27.5 fica perfeito.

Agora numa bike de suspensão total a coisa complica-se, e aviso que disto percebo pouco, mas quando o amortecedor comprime, dependendo da geometria e da tecnologia do quadro a roda de traz aproxima à pedaleira, quando digo que existem contas nas geometrias quando são feitos quadros destes, é porque acredito que estas coisas passam por um bom processo de R&D. E se um quadro sai para roda 26', é para ser usado com roda 26'. Eu posso meter umas jantes de 18' no meu renault clio, não é isso que o vai fazer um carro de corrida.
Existe marketing e existe boas tecnologias que são testadas e patenteadas.

Pendulum, tudo isso que falaste só altera posição e distancia no cockpit. E no que toca a curso de suspensão e amortecedor, no meu quadro está lá escrito o máximo que posso meter. Portanto não é tudo rosas nas trocas de material.

Estou mesmo inclinado para comprar uma GT Sensor dessas quando saírem, só tenho medo é do preço. :D

Cumpz
Boas pedaladas
 

barapaulo

Member
barapaulo, continuo à espera de uma resposta fundamentada sobre o porquê das 29er estarem reservadas a atletas com mais de 1,80m de altura... Ou é só porque um tipo da KHS disse que sim?
Eu por acaso os únicos sítios onde li que as 29er são só para pessoas altas, foi em forums, dito quase sempre ou por pessoas altas, ou por pessoas que nunca experimentaram uma 29er. Ler é bom, mas experimentar é melhor. Tendo eu 1,73 e já tendo experimentado algumas bicicletas de roda 29 e feito muitos km's com a minha, posso garantir que fico beneficiado com o aumento do tamanho da roda.
Não é por ser mais baixo que não vou sentir maior estabilidade, maior conforto, maior tracção...

E se não sabes que já existem à algum tempo bicicletas 29er de Enduro e que estão a crescer nas vendas, especialmente no mercado norte americano onde "bigger is always better", então não sou eu quem anda a ler pouco...

Ok. Então vamos lá. temos matéria para muitas linhas. Por cada texto que eu postar, podes postar um verosímil que defenda o oposto. :rolleyes:

In http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/what-is-650b-33937/
What are the advantages of 650b wheels?
650b wheels offer most of the quick acceleration feel and nimbleness of 26in wheels, but with a nod towards the smoother-rolling feel, extra stability and enhanced traction of 29in wheels. They're also more suitable for smaller riders than 29ers. “650b is a good ‘best of both worlds’ bike,” says Steve Wingham of KHS, one of the first brands to pin their colours to the middle wheel size. "Especially for the sub 5ft 9in gang who often have a bit of ‘big brothers’ bike’ feel on a 29er."
"Especially for the sub 5ft 9in gang who often have a bit of ‘big brothers’ bike’ feel on a 29er." 5ft 9in é 1 metro e 80 centimetros


In KTM.pt

http://www.ktm-bike.pt/produtos.php?cid=1&sub=50&col=4&pid=394&lang=pt
Meio-termo entre 29'' e 26'': As qualidades da 27,5’’ é concentração dos benefícios proporcionados pela roda 26’’ e pela roda 29’’ numa medida de meio-termo. As rodas 27,5 (ou 650b) têm maior inércia que as rodas 26’’ e por isso ultrapassam melhor os obstáculos dos trilhos tal como as rodas de 29’’ polegadas. Além disso, têm um peso mais baixo face às 29’’ e mais próximo das 26’’, que resulta num comportamento e maneabilidade muito semelhante às rodas 26’’.
Tamanhos: A 27,5 é uma medida adequada para qualquer ciclista, independentemente da sua altura: considerando a altura média padrão (entre 1,70mt a 1,80mt) das pessoas, um atleta adaptar-se-á melhor a um quadro 27,5’’ do que ao 29’’.
E não fiques a pensar que estão a vender a 27,5, porque também têm muitas 29 para vender entre as quais o sucesso da Myroon e da Scarp.

Bem. E por ultimo neste post, temos por aqui um teste feito aos 3 quadros e patrocinado pela SRAM que penso ser uma empresa algo conceituada e relativamente independente, :) onde 3 riders durante 2 dias testam em diferentes modalidades os 3 quadros e passando claro está o mesmo quadro por cada um deles.
Qual não é o espanto geral quando... na atribuição da pontuação final...

Temos:

1º roda 26
2º roda 17,5
3º roda 29

MattAlexGiulio
26-inch112
27.5-inch321
29-inch233

http://www.pinkbike.com/news/26-vs-275-vs-29-Wheels.html

aguardo que me fundamentes o contrario :D

Abraços

 

FiCaçador

Elos Rápidos
barapaulo, continuas a não referir nenhuma razão física para justificar o porquê de uma 29er ser só para pessoas altas.
Dizer que é assim porque um tipo da KHS disse que sim ou porque vem num texto publicitário da KTM, não é justificar.
Já expliquei neste fórum no devido tópico as razões físicas para as 29er terem as suas vantagens, e garanto-te que nenhuma dessas vantagens depende da altura do atleta.
Desde que o tamanho do quadro seja o adequado, qualquer bike é adequada a qualquer atleta de qualquer altura, independentemente no tamanho de roda. Se fosse impossível produzir um quadro 29er 17", então dar-te-ia toda a razão, mas acontece que não é, longe disso.

Mas já que dás tanto valor ás palavras das marcas, vou relembrar como é que esta questão começou, quando questionaste a inteligência da marca que de longe mais investiu em competição nos últimos anos, a BMC, por eles informarem que não vão produzir modelos 650B, JUSTIFICANDO que após realizarem testes quase não encontraram diferenças entre a roda 26 e a 650B e por isso viraram todo o seu interesse para as 29er.

E esse teste da Pinkbike é feito num contexto de All Mountain de lazer, a mim por exemplo, que estou interessado em andar rápido a subir e a descer, essa comparação não me diz nada e não devo ser o único.


Já percebi que dás muito valor ás 650B e que acreditas no seu sucesso, ainda bem. Agora daí a negar que a 29er seja e será a roda dominante nas vendas e a medida que mais vantagens trás à maioria (não a todos!) dos betetistas, isso só não vê quem não quer. Dizer que uma marca se vai arrepender por não embarcar nas 650B e será obrigada a fazê-lo no futuro é um exagero.
 

roda66

New Member
FiCaçador, inteiramente de acordo em relação a não existirem diferenças significativas entre 26" e 27.5" (há um vídeo por aí que explica bem que tanto 26" como 27.5" como 29" não medem exatamente o que dizem medir, e a 27.5" por razões históricas está mais próxima da 26" do que da 29").

No entanto, tenho que discordar da parte de 29" dar sem problemas para pessoas abaixo de 1.75m. Supõe que um rider encontrou uma 26" com a geometria perfeita mas quer passar a 29". Terá que aumentar *tudo* na bike em mais de 11% para manter a geometria idêntica. Terá, nomeadamente, que ficar 11% mais elevado do chão (cerca de 4cm). Quando começar a subir uma rampa, esses 4cm fazem com que esteja completamente deslocado para trás na bike e não consiga colocar peso na roda da frente.

Podes dizer que é só baixar o centro pedaleiro em 4cm e pronto, mas isso infelizmente destrói completamente a geometria da bike. As marcas estão a trabalhar nisso, mas ainda nenhuma disse que o trabalho esteja terminado.

Não admira por isso que tipos como o Nino Schurter (1.72m com 68kg) ou o nosso David Rosa tenham optado pelas 27.5".
 

Annunaki

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Assim ninguem vai chegar a conclusão nenhuma.E volto a dizer que tenho 1,73 e não sinto limitações nenhumas, pelo contrário nunca andei como agora com a 29er. Mas isto tudo faz-me lembrar um caso que se passou neste forum!!!!! Havia um user que sempre que podia, dizia mal e criticava de uma maneira acérrima as 29er! De repente dezapareceu, nunca mais comentou!! E porquê????? Venho a saber que tinha comprado uma 29 toda em carbono e só dizia maravilhas da bike!!
 

FVA

New Member
@TiagoMAIAC
Muitas marcas estão a lançar modelos 650b para 2014, outras entretanto já os tinham este ano! Talvez seja mais fácil tentar enumerar as marcas que não vão ter modelos 650b, como a Specialized, Trek, BMC e Cannondale, já que a Santa Cruz voltou a trás nas suas intenções e decidiu apostar também nas 650b (Trail e Enduro)... ... desta última, a Bronson e mesmo a Solo são qualquer coisa de fantástico, não fosse o preço...

Das últimas novidades que vi, para além das que já já enumeraste, destaco as Lapierre (Zesty e Spicy) e as BH (Lynx 6), que estreiam modelos 650b para 2013/2014. Também a Ghost, com a "Cagua 650b", se bem que este modelo já foi lançado em 2012/2013.


Abraços a todos os entusiastas das bicicletas ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Até as marcas alemãs de compra online, Radon e Canyon, têm novidades 650B para 2014.

roda66, o que dizes não é verdade, não é preciso aumentar todas as medidas para manter a geometria.
Basta manter as medidas dos tubos horizontal e vertical, manter os ângulos da testa e do tubo vertical, manter a altura do eixo pedaleiro, tudo isso é perfeitamente possível, e a geometria mantém-se.
Como as rodas são maiores, apenas é necessário aumentar o comprimento das escoras, o que num quadro hardtail não tem limitação nenhuma, apenas em quadros de suspensão total, especialmente os de maior curso, pode ser limitativo. Além disso há a questão da frente ficar mais alta, o que é facilmente resolvido com caixas de direcção integradas, testas curtas e avanços com ângulo negativo acentuado.
Por isso, desde que o tamanho do quadro seja o adequado e o guiador estiver à altura desejada, qualquer pessoa mesmo não sendo alta pode-se sentir tão à vontade numa 29er como estava antes numa 26.
 

TiagoMAIAC

New Member
@FVA

Pronto! Obrigado. Era mesmo isto que estava a pedir, existe por aí muita informação e bikes novas que estão a sair neste tamanho de roda. É normal para pessoal como eu que está interessado em comprar uma bike nova ter estas novas apostas em consideração.

Essas Lapierre são muito giras, tem só um grande defeito para mim, não deve suportar bidon por causa da posição do amortecedor. Eu não gosto de camelbacks.
Antes de me registar no forum e andar já à sensivelmente 2 meses a procura de bike nova estive mesmo para comprar a lynx (a de entrada mas em carbono), mas sendo o modelo do ano passado, roda 26'. Então resolvi esperar mais um pouco e ver os outros ''tamanhos''.

Nunca vi nenhuma Ghost, será que são vendidas cá em Portugal? Ou só se compra pela net?

Nas SantaCruz sim, o preço é proibitivo. E fora a Solo e a Bronson, também vi uma noticia algures que a Heckler também vai sair em 650b.

Por estas e por outras vou ter de esperar até estas coleções todas de 2013/2014 estarem a venda para fazer uma escolha mais acertada. Mas estou quase certo que vai ser uma 27.5'.
 

roda66

New Member
Então para passar de roda 26" para roda 29" de acordo com o FiCaçador "apenas é necessário aumentar o comprimento das escoras". Mesmo que isso fosse verdade (que não é) aconteciam duas coisas:

1) Ficava-se logo 1.5" mais distante do chão, ou seja 3.8cm. Isto porque o eixo de cada uma das rodas passaria a estar 3.8cm mais elevado.

2) A distância entre eixos de roda crescia 3", ou seja 7.6cm. Agora imagina um(a) ciclista a querer colocar peso na roda da frente numa subida. Tem de se chegar 7.6cm mais à frente comparado com uma 26". É absolutamente inimaginável o que isto faria ao corpo do(a) pobre.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Realmente, é muito tiro para tão pouco melro...

roda66, o eixo das rodas fica aproximadamente 1,5" mais elevado, correcto. O eixo do pedaleiro não está preso ao eixo da roda nem depende dele, cada marca mete-o à altura que bem entender. Por acaso a minha 29er Cannondale até tem o eixo pedaleiro mais baixo que a minha 26 Beone, imagina lá!

A distância entre eixos será maior, mas pouco, pois a geometria ideal comum de um quadro 26 deixa uma folga considerável entre o pneu traseiro e o tubo vertical, essa folga é reduzida nos quadros 29er. Quanto ao que o ciclista teria supostamente que se deslocar a mais para a frente, supondo que o aumento da distância entre eixos seria repartido entre a roda traseira e a dianteira, seria apenas metade disso, mas na prática é metade de uma diferença consideravelmente menor.

Se não acreditas, deixo-te a geometria da Giant XTC 26 e da Giant XCT 29er.
Podes confirmar que, para o mesmo tamanho de quadro, a distância entre eixos é rigorosamente a mesma entre os dois modelos, apesar de um ser 26 e o outro 29.
 

cayto

New Member
Depois de muito ler, e li este tópico todo assim como muitas opiniões sobre as 650b e andar a namorar algumas 29er...adquiri hoje a minha montada nova. A merida lançou as novidades de 2014, e eu fui buscar uma Merida Big Seven ;)

Depois coloco fotos :cool:
 

TiagoMAIAC

New Member
@Cayto

Vejo que foste para HT, mas mesmo dentro dessa escolha, o que te fez optar por 27.5? Qual foi a razão principal? Trilhos por onde pedalas normalmente? Altura?

Vai dizendo o que estás a achar, as tuas experiencias. É para isso que este tópico serve.

Boas pedaladas
Cumpz
 

Unknown_Rider

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Deixa a minha opinião que vale o que vale....

"Adaptei" uma cube AMS 110 SL (FS) com 110 mm de 26 para 27.5. Ando em 27.5 desde Outubro do ano passado, e decidi-me pela troca apesar de ter lido que ia alterar a geometria da bike, e que os quadros 26 não estavam preparados para 27.5, o que é obvio pois na altura em que se desenvolveu os 26 falava-se mais em 29 do que em 27.5.

Segui a opinião de um user aqui do forum que pelo que conheço (online apenas para pena minha) tem muita mais conhecimentos do que eu , e lá avançei na troca. Ainda mantive as 26 lá por casa durante uns tempos, não fosse não me adaptar, mas antes de Dezembro já as tinha despachado.

Ando essencialmente em Monsanto, Sintra e faço algumas tiradas mais compridas de 100-120kms mais rolantes e nestes ultimos 9 meses só notei diferenças para melhor.
Desco melhor, com muito mais confiança, não só porque tenho mais km's em cima da burra, mas porque ao abordar zonas mais tecnicas com as 27,5 passo mais facilmente do que com as 26. E ao ires passando sem problemas vais ganhando confiança e continuando a abusar.
Subo melhor, um dos exemplos que dou é por exemplo quando se vai a subir e se apanha alguma raiz, com as 26 tinha que atacar a raiz ainda com mais força, enquanto que com as 27,5 não tenho aquele compasso de espera, é continuar a pedalar.
Em estradão mais rolante, consigo acompanhar quem comigo anda de 29.
Não notei qualquer problema em agilidade na bike. Efeito placebo, até pode ser que sim, mas para alguem com pouca tecnica as 27,5 são talvez a escolha mais acertada para quem anda em zona mais "interessantes".

Em relação as 29, já experimentei mas sinceramente com 1,73, ainda nao me vejo em cima das rodas grandes.

Só lamento, que as marcas, pelo que me parece vão apostar nas 27,5 essencialmente para AM com suspa de 140 para cima, ou algumas em HT.


Aqui fica a minha com uma Raven adaptada igualmente a 650b

 

PenduluM

New Member
As marcas nao vão apostar nas 650b apenas para AM e 140mm de curso. Isso é o que as más linguas dizem.

Por alguma razão duas das maiores marcas do XC (Scott e Merida) têm como bandeira bicicletas 650b nas competições mundiais.

Trabalho proximamente com um representante Scott e as vendas/procura/interesse pela Scale 710/740 é só comparavel ás series 900 que ganham em vendas por terem mais modelos á escolha.

Nas rodas 26, apartir de um certo preço, as vendas são praticamente nulas neste momento.
 

cayto

New Member
A mudança para 27,5" foi uma escolha ponderada e refletida. Esta escolha foi o resultado de um processo que inicialmente incluía ainda as varíaveis 26" 27,5" 29" e HT e FS. A roda 26" acabou por ser uma opção que coloquei de parte. FS, apesar de ter gostado bastante daquilo que a bicicleta me proporcionava, penso que não era adequado aquilo que pretendo fazer, acabando por não tirar partido das vantagens da mesma em grande parte dos meus trilhos.

27,5 OU 29? Meço um 1,71m e experimentei mais que uma vez uma 29er em monte, e sinceramente, não me consegui adaptar muito bem aquilo. Tem vantagens claro, mas em trilhos mais técnicos via-me à rasquinha para controlar a menina, trilhos que com a 26 era super tranquilo.

27,5" acabou por ser uma escolha entre o melhor de uma 26 e uma 29 (minha opinião!), do que experimentei nas duas, consegui vantagens de uma 26", e aquilo que pretendia ir buscar numa 29".

Cada bicicleta é uma bicicleta e cada tamanho de roda idem. Certamente com o rolar da máquina vou conseguir reter mais informações deste pensamento, e espero tirar partido disto na prática.

Penso que fiz uma escolha acertada dentro dos parâmetros que impus e os objetivos que pretendo atingir. ;)
 
Boas

Tenho 27.5 há já uns meses na minha ex 26 (scott spark) e posso concluir o seguinte:

--> na passagem para rodas maiores a transmissão fica mais longa pelo maior diâmetro da roda. De 26 para 27.5 equivale sensivelmente a ter menos 2 dentes nos pratos maiores da cassete... (fica mais duro subir). Para contrariar este efeito passei de uma k7 11-32 para uma 11-34 e assim subo na mesma cadencia/velocidade que antes mas ganhei mais transmissão em plano e descidas. Tenho visto 29´s com transmissões muito mais longas comparativamente às 26...:confused: falo em equivalente a 4 a 6 dentes nos pratos da frente, é uma enormidade --> implica que as subidas sejam muito mais penosas e a culpa disto é atirada para as rodas!! lol
E mais, quando se fala que com a 29 fazem menos XX minutos num percurso, eu atribuo parte deste facto à transmissão mais longa. Pedalar ligeiramente mais pesado dá geralmente melhores tempos mas paga-se mais fisicamente ao longo dos km. Isto comprovei com várias alterações que fiz na transmissão em treinos e competições.

--> a passagem de pequenos obstáculos com 27,5 é realmente mais fácil que com 26 (ambas com pneus 2.1). Não sendo nada de outro mundo... há diferença.
NOTA: É muito importante aqui o tipo de pneus. Na 26 usei em tempos pneus 1.9 superfinos e super leves e quando os mudei para 2.1 na mesma 26 notei melhorias no conforto e passagem de obtáculos.

--> O eixo da bike subiu realmente 1,5 cm, contudo não notei nunca qualquer tipo de desequilibro provocado por isto. Notei sim que bato muito menos vezes com os pedais/cranks no chão contribuindo também para uma melhor passagem em caminhos mais pedregosos.

--> não notei nenhuma pioria na agilidade da bike na passagem de 26 para 27,5.


Em relação ás 29, há tempos rodei um dia com as versões topo de gama dos modelos F29 e Scalpel 29 da Cannondale. Deverão assim representar o estado da arte em bikes + roda 29.
Foram no tamanho M que é a minha medida e com as suspensões ajustadas ao meu peso. O que pude concluir:

--> Na Scalpel não gostei da frente alta. A geometria da bicicleta é toda esquisita. Dificultou-me bastante as subidas e ainda mais associada À transmissão longa.. Só pensava na minha spark que lhe daria um grande arrepio por ali acima. A scalpel apesar de ser a versão topo de gama deu-me a sensação de ser pesadonaaaa.

--> A F29 achei bem melhor... mais leve, mais rápida, mais ágil, mas lá está, o conforto foi-se todo. Os que pensem ou tenham duvidas se as rígidas 29 são confortáveis -> esqueçam. Não tem nada a ver com uma suspensão total.. uma rigida 29 ( ou 27 ou 26) dá MUITA PORRADA NAS COSTAS.

--> Desci singles turtuosos que conheço bem e não notei maior dificuldade nas manobras e curvas apertadas. Sempre ouvi dizer que as 29 eram camiões e tal... não notei nada disso. Não cronometrei mas pareceu-me a mesma coisa...

--> Na questão da inercia tenho a dizer que muita gente devia estudar isso. Comparando rodas semelhantes: Rodas 29 têm mais inercia ---> Rodas pesadas têm mais inercia --> não vejo ninguém a recomendar aros de aço.... Conclusão! NÃO QUEREMOS INERCIA NAS RODAS.... Se quisesse mesmo inercia nas rodas montava uma 29 com rodas de 3 kg. -->>> Rodas quanto mais leves melhor... e 29 têm de ser AINDA mais leves que as outras.

--> Notei uma pequena melhoria na forma como se passa pequenos obstáculos.. mais uma vez, quase insignificante comparando com a 27,5. Atrevo-me a dizer que mesmo comparando 26 com 29, a passagem de obstaculos não melhora assim uma coisa de bradar aos céus. Melhora sem duvida mas de repente o mundo não é um estradão plano lol


Por fim:
--> Valeu a pena a alteração de 26 para 27.5
--> Como sou tamanho M e faço XC e XCM, se fosse comprar uma bicicleta toda nova comprava 29, MAS !!!--> obrigatório gastar mais dinheiro além da compra pois tinha de lhe meter umas rodas o mais leves possível, e mudar a transmissão de modo a equilibrá-la (pratos e cassete). Muita atenção a geometrias de 29´s todas maradas com frentes altas e ângulos manhosos.... isto nota-se mais nos tamanhos pequenos... M e S.

Possivelmente esqueci-me de referir algum aspecto que tenha sentido diferença... se puder ajudar em alguma duvida é só dizerem.

Cumps
 

Annunaki

New Member
Eu vivo na zona da Serra da Estrela e posso dizer que aqui há trilhos técnicos, e nunca tive quaisquer limitações com a 29. Acredito que se consiga com uma 27,5 ir buscar o melhor de uma 26, mas nunca o de uma 29!! Vejam este vídeo da TURNER BIKES, ele fala por momentos das 27,5 e 29[video=youtube;1dKlO7ljNxk]http://www.youtube.com/watch?v=1dKlO7ljNxk[/video]
 

Broly

New Member
Este tópico é sobre 650b mas continua acessa a discussão de qual é melhor se 26, 27,5 ou 29.

Acho que ficou esclarecido que todas tem a sua função e não há uma melhor que a outra!!

Uma coisa é certa, elas chegaram.. e parece que estão para ficar!!
 
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