Rodas 650 B - 27.5"

Medroso#78

Active Member
Boas,

"lpsferreira", não vamos lá fazer teste algum.... ora essa. 1º eu não tenho NADA a provar-lhe, nem o meu amigo tem algo a provar-me a mim. 2º, não sou vendedor de bikes/rodas (tenho apenas bikes com tamanho de roda diferentes). Não estava a tentar "ensinar-lhe" algo ok, não me interprete mal. Estamos apenas a conversar, e a trocar ideias/opiniões. ;)

....Quanto à comparação que faz; "andar em 2 medidas diferentes de roda pode prejudicar tanto como quem faz estrada e monte "amigo"". Creio que em nada se pareça com a comparação/dica que lhe deixo mas.... cada um tem a sua opinião e ponto. Eu respeito a sua. ;)


ps: De uma coisa pode ter a certeza. Eu sei a "dor de cabeça" que sente na hora de decidir qual a bike levar para as provas..... mas se tivesse apenas a 29er, esse stress desapareceria (a cada saída, se sentiria mais à vontade nela). :p


 

TiagoMAIAC

New Member
Tamanhos de rodas... quem diria. Eu voltei a praticar BTT depois de uma paragem forçada desde 2008. Em 2008 comprei uma bike e nem se ouvia falar em tamanhos de roda, com certeza já haviam bastantes '29ers. Atualmente quero trocar essa bike que comprei e deixem-me que vos diga, a vocês e aos senhores das lojas da zona de sintra/lisboa. Eu estou totalmente confuso, todos têm versões diferentes, ninguém diz nada com jeito. De um lado são as marcas a pregar o canto do ceguinho, os vendedores a pregar o material que têm para vender, e alguns detentores a dizer que o que têm é que é bom.

Eu tenho uma good old '26 suspenção total, quero uma bicicleta rigida porque actualmente não subo para descer, apenas subo e desço aquilo que me aparece a frente. Não vou a provas e estou um bocado longe de entrar em maratonas. Tenho a serra de sintra como playground e digo uma vez mais, estou estupidamente confuso mas mais inclinado para uma rigida 27.5/650b, que dizem? O tamanho das rodas aplica-se aquilo que quero fazer?
 

mrfo

Member
Annunaki, o que o Hermida quis dizer é que nesta pista a 29 era um pouco mais rápida. Noutras a 27.5 era melhor.
O que ele disse depois resume bem as diferenças entre os dois tamanhos, e o que eu tb senti. A subir a 27.5 é melhor, a descer a 29 é melhor. Eu tenho uma 29 e ando com a pulga por uma 27.5. Experimentei uma 27.5 (convertida de 26) e fiquei na mesma indeciso. è melhor que a 29 a subir e mesmo a rolar em alguma ssituações. Mas não tem a mesma estabilidade, segurança nem o mesmo conforto. A descer a 29 e muito melhor.
 

ernez

Active Member
mrfo, é normal que a bicicleta seja mais instável, uma vez que é convertida, ao ser alterada a sua geometria, provoca essa mesma instabilidade, eu hoje testei a scott 650b, e digo te que em nada fica atrás de uma 29er, :D, se existem diferenças, sim, a rolar, consigo nos estradões mais velocidade com a 29, a subir, é ela por ela, mas a 29 leva ligeira vantagem em subidas com mais "buracos", mas pronto os 65km que fiz com ela, não deram para testar todo o seu potencial, 65km com 1200m de altimetria, em que fiz mais 5 minutos com a 650b, a bicicleta não é minha, é de teste, o que me levou também a ter mais contenção na pedalada, embora tenha a sensação que cheguei mesmo assim, mais cansado do que é habitual, a 29 dá para descançar na pedalada, :D , abraço.
 

Annunaki

New Member
"ernez", concordo plenamente com a sua análise. Repare "mrfo"! Ao subir, uma 29 consegue manter a mesma cadência sem grandes ressaltos, com mais tracção, contornando os obstáculos naturais mais facilmente, acabando por se conseguir subir mais rápido! É isso que tenho notado de diferente este tempo todo que mudei para a 29er. Outras das diferenças é quando se entra em areia ou gravilha, as 29 conseguem manter a mesma rota sem grandes desvios, é com se planasse na areia. Pode parecer exagerado, mas é a sensação que tenho por vezes!! É estas e outras vantagens que fazem das 29er a roda mágica, a que me dá mais prazer dos três tamanhos de roda actuais.
Abraços
 

ernez

Active Member
É verdade Annunaki, a roda 29 na areia é espetacular, a 27,5 afunda um pouco mas nada que comprometa como na 26, é um pouco mais linear...
 

mrfo

Member
Eu ja tive varias 26, tenho uma 29 ha mais de um ano, e ja andei duas vezes numa 27.5. Não acho que a 29 seja, de todo, a "roda mágica". Tem muitas virtudes, mas ha que reconhecer que tambem tem defeitos. Eu gosto muito da minha 29, foi a bike que me fez redescobrir o prazer do BTT. Tive uma queda muito feia com a minha Spark, e perdi a confiança na bicicleta, acabando por me afastar um pouco do BTT e fazer mais estrada. A compra da 29 deveu-se sobretudo à fama de mais segurança e estabilidade. E foi aposta ganha. Ja andei com ela em lama, areia, estrume, pedra, rios, e sei bem o gozo e confiança que dá.
Mas quando pego em bikes 26 de colegas, por brincadeira, pareço um foguete em subidas em que na 29 tinha que gerir bem a cadência. A 29 e melhor a subir se o piso for mau, concordo, mas tirando isso, é pior.
Não podemos ir por fanatismos e defender radicalmente a roda 29. Temos que saber admitir que tem desvantagens e estar consciente delas na altura de comprar uma.
 

Annunaki

New Member
Caro "mrfo" quando falei na 29 como a roda mágica, quis dizer que o é para mim! Porque cada vez que ando me dá um prazer enorme. Claro que pode haver pessoas que acham que o mesmo pode ser uma 26 ou 27,5, tudo isso é uma questão de gostos. Continuo a achar que subo melhor com uma 29 mesmo em terrenos menos acidentados, mas se calhar é pessoal. O facto é que jamais passava agora da 29 para uma 27,5 ou 26. Não é fanatismo! Apenas porque as vantagens das 29 para mim superam as vantagens das 27,5. Claro que as 29 tem desvantagens! Tal com as 26 e as 27,5 também as tem, agora passa a ser uma questão pessoal de qual cada um gosta mais! Abraço
 

nmt

Active Member
Como utilizador quer de 26" quer de 29" só tenho a dizer que no monte prefiro, de longe, andar com a 29", encontrando-se a 26" destinada ao lugar de suplente e para voltas nocturnas mais em ambiente citadino. Verdadeiramente em bom piso, subo melhor na 26", mas quando o piso se degrada não têm qualquer comparação, a 29" é rainha. Em plano e a descer, sem qualquer dúvida, 29" é também superior, principalmente a descer transmite uma confiança e permite erros que numa 26" nos levavam ao chão num instante.
 

barapaulo

Member
Só por curiosidade.

A KTM vai acabar com a roda 26" começando já em 2014 a produzir 26" apenas para as bikes de entrada de gama. Todas as restantes (gama média e gama alta), passam a ter sempre 27,5 e 29 para escolha.

Abraços
 

TiagoMAIAC

New Member
Concordo contigo mrfo, e uma coisa que me faz parecer é que isto dos tamanhos de rodas vai muito de encontra ao utilizador em questão e ao tipo de terreno em que se mete a roda à prova.
Falando por mim que voltei ao BTT à coisa de 6 meses, andei de bicicleta toda a minha vida e qual o meu espanto quando chego ao meio e vejo uma discussão enorme em volta dos tamanhos de roda em todos os segmentos.
Devo dizer que ainda estou muito confuso, mas uma coisa notei, vejo mais as marcas Americanas a empurrar as 29s e a falar nesse termo ''roda magica''.

cumpz
 

mrfo

Member
UM ponto importante aqui, focado pelo David Rosa, é a altura do atleta, e ele sentir-se bem, ou não, na bike. Compreendo bem o que ele diz na questão dele ser leve e da falta de potência para combater a inércia das 29. Porque é preciso potência para uma 29, não se tem aquela sensação de pedalada leve como nas 26.

Gostava muito de experimentar uma 27.5 de raiz, mas como as marcas ainda não lançaram grande coisa, vou ter que aguardar.
Esta tarde ainda estive a falar com um colega que vai meter umas ZTR Crest 27.5 num quadro 26, e este é outro ponto a favor deste tamanho de roda. Quem quiser uma 29 tem que comprar uma bike, quem quer uma 27.5 tem hipótese de comprar só as rodas.
 

Broly

New Member
Mas aqui pessoal aos pontapés de estatura baixa que diz que 29 é que é... é o que eu digo, já se arrependeram mas não querem dizer isso!!

Acho que esta opinião de quem sabe, diz tudo.
 

sparky

New Member
isto e uma conversa para durar semanas eu axo k o david tem razao e muito boa gente comprou 29 por ser moda outros pk tem pernas e estrutura para elas eu nem tenho pernas enm estrutura axo k vou ficar pelas 27,5 mas vou esperar para comprar porque tava mesmo para comprar a radon 6.0 sram mas vi o catalogo de 2014 e ja nao vao existir entao muitas conclusoes se podem tirar daki a meu ver axo a 27,5 a mais equilibrada para o comum dos mortais as 29 foram uma moda k tem as suas vantagens e desvantagens mas que as marcas tinham que vender alguma coisa pk o mercado das 26 nao dava mais nada

aceito todas as sugestoes mas esta e a minha opiniao
 

PenduluM

New Member
Olha o David Rosa a dizer que a 29 era mais lenta a subir, e tudo aqui a jurar a pés juntos que as 29 sobem como motas :rolleyes:

Ele focou um ponto importante, potencia absoluta vs enercia. Não ha milagres quanto maior a roda pior a aceleração, seja em plano, a descer ou a subir.

Quando pego na bmx aquilo parece um foguete acelera como uma louca, pena que atinja o maximo em 10 metros.
 

ernez

Active Member
houve ali umas massas a falar, é o que eu penso, o mercado está fraco e tem que mexer, alguem tem que faturar, se eu nos mesmos percurso consigo fazer menos 5 a 10m a menos na 29 é porque a roda tem a sua vantagem, mas pronto fiquem com a vossa que eu fico com a minha, e por aqui fico e não comento mais neste topico.
 
Last edited:
Top