Rodas 650 B - 27.5"

RTC

Super Moderador
Agora é que falaram naquilo que eu acho que é o mais importante na adaptação de uma 26er para uma 650b: a subida do centro de gravidade.
Um alteração desta ordem com certeza que afectará a estabilidade da bicicleta quase em todas as situações, principalmente a descer a grandes velocidades.
Penso que será mais este o factor a ter em conta quando se pretende aproveitar o quadro 26. Mais importante ainda que a margem que fica entre o pneu e a escora ou entre o pneu e o arco da suspensão.

Mas o Danielsilva que parece já ter 650b a algum tempo deverá saber bem responder a esta dúvida e confirmar se este é um aspecto negativo, como se supõe.

Deixo só uma curiosidade (sem qualquer fundamento cientifico) sobre um amigo que tem uma Seven adaptada 650b. Apenas tão só uma curiosidade: disse-me que está satisfeito mas por outro lado diz-me que nunca caiu tantas vezes como agora. :D
 

ljmane

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Atenção que a diferença na altura do eixo pedaleiro não é assim tão grande, e por vezes quadros 26 originais têm diferenças de altura de marca para marca superiores. Tem que cada um analisar caso a caso.
O quadro onde montei as rodas 650b (Jamis Dakar XLT) na minha opinião tinha o centro pedaleiro demasiado baixo com roda 26, possivelmente até melhore com mais 1cm ou 1,5 cm de altura, mas isso só posso confirmar depois de testar a serio.
Por outro lado tenho um quadro scott aspect (primeira bike) candidato a umas rodas 650b, que já confirmei que cabem a vontade com pneus schwalbe raoid rob 2.25 (grossito), mas é provável que o eixo pedaleiro fique bastante alto.
 

ljmane

New Member
Ontem medi a altura dos eixos pedaleiros ao solo e o resultado foi o seguinte:
Quadro Jamis Dakar XLT com supensão fox talas 130mm e Rodas 27.5 com pneus Schwalbe 2.25 aproximadamente 32cm de altura.
Quadro Scott aspect com suspensão rock shox reba 120mm e rodas 26 com pneus kenda karma 2.0 aproximadamente 32,5cm de altura.
 

ljmane

New Member
Posso confirmar que a roda 27.5 com pneu shwalbe 2.25 cabe no quadro scott aspect (atras) e até fica com algum espaço, pelo que é possivel montar.
Mas parece-me que vai elevar o eixo pedaleiro em 1,5 cm o que pode ser prejudicial para a estabilidade. Ainda nao tive oportunidade de experimentar, pois a suspenção é uma RS Reba e ai a roda 27.5 nao cabe.
Tenho uma suspenção fox em outra bicicleta em que a roda 27.5 cabe a vontade.
 

Lanwolve

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Pelo que tenho lido, aqui e não só, algumas opiniões sobre teste às rodas 650b não se podem considerar fidedignas, no sentido em que se baseiam em bicicletas de roda 26 alteradas para 27,5.

O ideal é experimentar uma bike com a geometria desenhada de raiz para as 650b. :wink:
 

RTC

Super Moderador
Aproveito para informar aos interessados nas montagens 27,5 adaptadas, que o espaço entre o pneu e o arco da suspensão nas Fox de 2013 já é muito mais diminuto.
Dá na mesma, mas se nos anteriores modelos (<2012) fica cerca de um/quase dois dedos entre um pneu(ex: quasimoto) e o arco, o que é bastante bom, nas Fox 2013 esse espaço fica reduzido a metade.
 

romanovski

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Boas,
alguém me sabe dizer se o quadro Merida Flx 1500 e uma suspensão Magura Durin 100mm de 2011 dão para usar com as 650b? Estou interessado em 29' mas uma 'conversão' de 26' a 27.5' era também aliciante.
Obrigado.
 

Unknown_Rider

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Vou deixar aqui a minha opinião que vale o que vale. Não sou pró, apenas um rider que sai quase todas as semanas para umas voltas com amigos e alguns passeios / Raids ou Maratonas.

A bike que tenho é uma Cube AMS 110 SL e decidi fazer um up-grade de 26 para 27,5. Deixo aqui as minhas primeiras impressões:

Ontem fiz Algés - Expo - Algés, com uma ligeira passagem pelos trilhos de Caselas, basicamente foi só rolar, foram cerca de 42km's. Não tirei muitas ilações porque ia com a "pica" da novidade. O certo é que até à Expo foi sempre a andar. Confirmei que para rolar são como é óbvio melhores que as 26.

Hoje foi o que considerei o primeiro dia do teste real. Uma bela volta em Monsanto com alguns abusos pelo meio. Ia com algum receio, pois não tenho um grande "Kit unhas" e necessito sempre algum tempo a adaptar-me as mudanças na bike. Já era assim quando trocava pneus, e tendo estado a semana toda a empapar o terreno e conseguido encontrar apenas Racing Ralph para a frente ia com algum receio pois sempre li que os RaRa são bons atrás e não à frente. Mesmo depois de convencido por quem os usa á frente, não ia muito confortável ainda mais sabendo que ia apanhar alguma lama.

Pois as precauções passaram-me depressa, fiz tudo o que costumava fazer....algumas vezes mais depressa.

A subir, o que noto é que em trilhos com algumas raízes (comuns em Monsanto) a bike quando negocia essas subidas e bate com a roda da frente na pedra passa melhor, não necessitando de fazer tanta força extra para passar esses obstáculos.

A descer, sendo uma FS. já de si as descidas são feitas sem stresses. Com as 650b os trilhos descendentes são muito mais confortáveis.

Em relação aos RR à frente, mesmo apanhando alguma lama, nunca me fugiram de frente e fui-me me "destressando" ao longo da volta.

Em suma...nota positiva ao "setup".

Algumas fotos da bike para colorir.








CIMG2859.jpg


CIMG2861.jpg
 
Tem bastante folga na suspa, com a minha reba e roda 26" devo ter essa folga ou até menos se calhar. E atrás também não está nada mal, pneu 2.1 ou 2.25?
 

ljmane

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Muito bonita esta cube.
Quanto aos pneus a pesar de contarem com pouco taco são ben granditos o que acaba por transmitir bastante segurança
Eu utilizo schwalbe Rapid Rob na mesma medida e tb gostei bastante.
 

ljmane

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Algumas imagens do meu modesto projecto, para animar o pessoal a experimentar as sensações das rodas 27.5

Quadro Jamis Dakar XLT de 2003!!!
Suspenção Fox Talas 90-130 de 2005
Rodas Match1 Neo Disc 27.5
Pneus Schwalbe Rapid Rob 2.25

dsc0152xv.jpg


dsc0154yp.jpg


dsc0156qi.jpg


dsc0159uf.jpg


dsc0164hi.jpg
 
Last edited:

jpgcastro

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Mais uma fartinha de andar e com provas dadas, temos também uma Scott Spark com rodas 27.5 que agora não tenho fotos mas depois coloco.

Abraço.

 

Marin Eide

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Boas, tal com o fiz numas páginas mais atrás, venho aqui actualizar as fotos do projecto de 650b que tenho em mãos que foi testado ainda que numa versão mais arcaica em provas de XCO da taça do Porto este ano e está agora sim, concluído para iniciar a época de 2013 a fundo.
Quanto ás sensações e á gravidade, dos kms que fiz anteriormente notei maior conforto, maior tracção e menos esforço em obstáculos principalmente a subir com pedra e raízes... a descer, larga-se e é sempre a abrir, dentro das unhas de cada um....
No que toca a estabilidade, confirmo que subiu a distancia do pedaleiro ao solo em pouco mais de 2cms, coisa que não me afecta muito pois adoro bikes nervosas e que Façam estragos quando não se conduz de pestana aberta e de unha afiada. Como com guiador de 58cms a coisa era muito nervosa e estava desproporcional, decidi arranjar por agora um 660mm e futuramente ficara apenas com os mais que suficientes 640mm, mas isso só quando houver T€€€€€€mpo ;)
Espero que gostem.



Cumprimentos e bom Halloween
 

ruimatias

New Member
Tenho uma bike montada com um quadro Believe s light e suspensão rochshox sid world cup
A pergunta é a seguinte
Alguem tem alguma montada com rodas 27,5


Obrigado
 
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