Boas,
Como alguns devem saber estive na duvida em comprar (novo) uma Specialized Pitch pro 2009 ou uma TREK FUEL EX 5 de 2011, tendo obtado por esta ultima.
Depois de apenas 100 km’s feitos cá vai uma pequena opnião.
Os travão (avid juicy 3) no inicio assustaram-me simplesmente não tinham poder de travagem a roda traseira conseguia bloquear mas sem poder algum. Certa de 50 km’s depois a coisa melhorou e, agora passados 100 km’s penso que ainda existe espaço para melhorar masjá não me metem medo!!!
A transmissão ( SRAM X.5), definitivamente preferia os meus gatilhos DEORE, não tenho ainda razão de queixa deste conjunto de transmissão mas, utilizar o polegar para subir e descer mudanças é menos comodo que o sistema da shimano em que é utilizado polegar e indicador.
Suspensão (RockShox Recon Silver) Tenho muita pena de não ser exclusivamente a ar (acho que é bem mais leve) mas funciona bastante bem consegue ler bem o percurso sendo surpreendentemente linear penso que o quadro ajuda neste aspecto.
Amortecedor traseiro (Fox Float RP-2, "trail tuned") é um fox… nada a apontar tudo 5 * e aqui tinha algum receio pois o meu ultimo amortecedor tinha bloqueio total e, este não tem o sistema propeal. O propedal faz um trabalho muito bom a anular o bombear mesmo em pé, leva-me a pensar se não seria mais simples andar sempre com o propedal “ligado” e só mesmo naquelas descidas especiais deixar totalmente aberto.
Pneus e rodas (Formula alloy DC20 front hub, Shimano alloy M475 rear hub; Bontrager Ranger 32-hole rims Bontrager XR3, wire bead, 26x2.2" ) Com poucos km’s muito pouco tenho a dizer os pneus rolam melhor do que esperava e, por estranho que pareça parecem ser um pneus muito polivalente mas, penso que em termos de durabilidade devem ser mauzinhos que a faixa central deve sofer um desgaste prematuro.
Cada um dos principaiso órgão está descrito agora falta o geral.
O grupo porta-se consideravelmente bem o quando tem um equilíbrio bastante bom fazendo a suspensão e amortecedor traseiro funcionarem de uma maneira muito complementar, dando uma sensação de segurança nos terremos mais complicados. O sistema “pivot qq coisa” de travagem é muito eficaz conseguindo manter uma travagem controlada com a roda muito mais tempo no chão optimizando, assim o poder de abrandamento.
O guiador é demasiado largo (70 cms) para o meu gosto e, brevemente vou tirar 5 cms de cada lado que parece uma gaivota de assas abertas lol. Não sei se influenciada do comprimento do guiador a frente tem tendência a levantar alguma subidas mais acentuadas especialmente no fim quanto se tenta passar aquele ultimo alto ante da parte plana.
A subir porta-se bem para uma FS com 120 mm de curso o que marcará a diferença serão eventualmente as pernas de quem a leva já que o peso não faz parte das peso pluma 14,1 kg com pedais.
A rolar com os bloqueios activos nem parece ter pneus “tão largos” sendo fácil manter um bom ritmo.
A descer revela todas as suas características e transforma qualquer um (EU) assim num super bttista tenho andando bem mais rápido que anteriormente e atacado alguns locais que antes me deixavam receoso, acho que em breve terei um encontro imediato com um qualquer chão mas faz tudo parte da aprendizagem.
Até agora mau 2 situações: As tampas de um dos travões vir danificada com óleo (já estão encomendados novos travões ao abrigo da garantia) e, o tubo(antigo cabo) do travão traseiro ter deixado um abrasão no quadro na primeira volta!!! 10 km’s e ficou marcada… culpa minha e do revendedor de não colocar logo um autocolante ou uma manga protectora.
Mas estou muito satisfeito com a minha nova menina vamos deixar os km’s falerem por Si e ver o que daí vem.
Algumas perguntas?
Cumps
Como alguns devem saber estive na duvida em comprar (novo) uma Specialized Pitch pro 2009 ou uma TREK FUEL EX 5 de 2011, tendo obtado por esta ultima.
Depois de apenas 100 km’s feitos cá vai uma pequena opnião.
Os travão (avid juicy 3) no inicio assustaram-me simplesmente não tinham poder de travagem a roda traseira conseguia bloquear mas sem poder algum. Certa de 50 km’s depois a coisa melhorou e, agora passados 100 km’s penso que ainda existe espaço para melhorar masjá não me metem medo!!!
A transmissão ( SRAM X.5), definitivamente preferia os meus gatilhos DEORE, não tenho ainda razão de queixa deste conjunto de transmissão mas, utilizar o polegar para subir e descer mudanças é menos comodo que o sistema da shimano em que é utilizado polegar e indicador.
Suspensão (RockShox Recon Silver) Tenho muita pena de não ser exclusivamente a ar (acho que é bem mais leve) mas funciona bastante bem consegue ler bem o percurso sendo surpreendentemente linear penso que o quadro ajuda neste aspecto.
Amortecedor traseiro (Fox Float RP-2, "trail tuned") é um fox… nada a apontar tudo 5 * e aqui tinha algum receio pois o meu ultimo amortecedor tinha bloqueio total e, este não tem o sistema propeal. O propedal faz um trabalho muito bom a anular o bombear mesmo em pé, leva-me a pensar se não seria mais simples andar sempre com o propedal “ligado” e só mesmo naquelas descidas especiais deixar totalmente aberto.
Pneus e rodas (Formula alloy DC20 front hub, Shimano alloy M475 rear hub; Bontrager Ranger 32-hole rims Bontrager XR3, wire bead, 26x2.2" ) Com poucos km’s muito pouco tenho a dizer os pneus rolam melhor do que esperava e, por estranho que pareça parecem ser um pneus muito polivalente mas, penso que em termos de durabilidade devem ser mauzinhos que a faixa central deve sofer um desgaste prematuro.
Cada um dos principaiso órgão está descrito agora falta o geral.
O grupo porta-se consideravelmente bem o quando tem um equilíbrio bastante bom fazendo a suspensão e amortecedor traseiro funcionarem de uma maneira muito complementar, dando uma sensação de segurança nos terremos mais complicados. O sistema “pivot qq coisa” de travagem é muito eficaz conseguindo manter uma travagem controlada com a roda muito mais tempo no chão optimizando, assim o poder de abrandamento.
O guiador é demasiado largo (70 cms) para o meu gosto e, brevemente vou tirar 5 cms de cada lado que parece uma gaivota de assas abertas lol. Não sei se influenciada do comprimento do guiador a frente tem tendência a levantar alguma subidas mais acentuadas especialmente no fim quanto se tenta passar aquele ultimo alto ante da parte plana.
A subir porta-se bem para uma FS com 120 mm de curso o que marcará a diferença serão eventualmente as pernas de quem a leva já que o peso não faz parte das peso pluma 14,1 kg com pedais.
A rolar com os bloqueios activos nem parece ter pneus “tão largos” sendo fácil manter um bom ritmo.
A descer revela todas as suas características e transforma qualquer um (EU) assim num super bttista tenho andando bem mais rápido que anteriormente e atacado alguns locais que antes me deixavam receoso, acho que em breve terei um encontro imediato com um qualquer chão mas faz tudo parte da aprendizagem.
Até agora mau 2 situações: As tampas de um dos travões vir danificada com óleo (já estão encomendados novos travões ao abrigo da garantia) e, o tubo(antigo cabo) do travão traseiro ter deixado um abrasão no quadro na primeira volta!!! 10 km’s e ficou marcada… culpa minha e do revendedor de não colocar logo um autocolante ou uma manga protectora.
Mas estou muito satisfeito com a minha nova menina vamos deixar os km’s falerem por Si e ver o que daí vem.
Algumas perguntas?
Cumps