Roda empena ao travar

Olá pessoal, preciso de uma ajuda/dica vossa.....

Não sei como me explicar bem o problema, mas vou tentar....

Como o nome do tópico diz, reparei este fim de semana que ao usar o travão da frente, a roda que está normalmente centrada relativamente ao arco da suspensão inclina bastante para o lado do disco ao travar! Quando digo bastante, é notório o desvio, de um a dois centimetros talvez....

Tentei várias vezes, retirar a roda, verificar apertos, desapertar e apertar o travão (o truque para tentar centrar as pastilhas e o disco), e nada.... o comportamento é sempre o mesmo, conforme a força da travagem a roda inclina muito ou pouco para o lado do disco....

O que poderá ser?
 

BikeTrepaTudo

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Pouco percebo de mecânica. Será que o disco está empenado ? Dizes que verificaste todos os apertos, verifica mais uma vez com muita atenção. Será que existe algum problema no cubo da roda ?
 
Também não sou grande entendido em mecãnica.. o disco não poderia estar assim tão empenado julgo eu, senão roçava bastante nas pastilhas...

Julgo que poderá ser alguma coisa no cubo. Terei de levar à oficina até porque com esta brincadeira de apertar/desapertar entrou ar para o circuito do travão :fpalm:

Mas só poderei tratar disso no sábado, e se entretanto alguém tiver uma ideia já vou mais preparado....
 

Atomic22

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Boas, jáverificaste o aperto dos raios, isso parece-me que poderá ser os raios poucos tensos e ao sofrerem a paragem repentina da roda pela travagem, cedem para o lado mais froxo. As rodas teem todas alguma torção mas tanto não é normal.
 
Fui "apalpando" os raios mas não me pareceu que estivessem soltos.... ou que estivessem mais froxos de um lado que do outro. A roda ao rodar livremente não indicia nenhum empeno, mas... Algum teste mais exacto que possa tentar?
 

Bikulas

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Boas,

Já me aconteceu isso. Se meteres a bike no ar a roda da frente está empenada? O disco está empenado? Ela só torce quando travas? Sempre fez isso? Que rodas tens?
Arriscava a dizer que é má qualidade das rodas em que torcem com o poder da travagem, mas fico à espera que possas responder à perguntas.
 
Bikulas, obrigado pela ajuda, vou tentar responder a tudo:

A roda a andar livremente não apresenta sinal de empeno, o disco também não (as vezes roça um pouco nas pastilhas, mas geralmente resolvo isso facilmente, não parece haver empeno).

As rodas (aros e cubos) são da marca própria da GT, All Terra ou coisa parecida, podes ver no link da minha assinatura. Já aguentaram muita pancada, mas nunca notei nada de semelhante e já é a segunda GT que tenho. So mesmo na última volta é que reparei nisso, e até ia em alcatrão.
 

danielsilva

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E de 9mm a suspensão ? Que peso tens e que tamanho de disco usas na frente ?
Já viste se o QR simplesmente não se desapertou ?
 
danielsilva, julgo que seja o tamanho standard... Rock Shox Recon Silver Solo Air.

Peso 70kg e o disco é de 160. Já agora os travões são os Avid Elixir 3.

Desculpa a minha ignorância, mas o QR é exactamente o quê?
 

Bikulas

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São boas rodas, não tem razão para isso. Em alcatrão devido ao atrito todo o material tem mais torção, mas em alcatrão as minhas rodas não fazem isso. São montagens personalizadas, aros DT Swiss 420SL, 28 Raios 1.8, cabeças de raio aluminio e cubo equivalente a um Deore com eixo RWS thru bolt 9mm, isto à frente.

Aconselho-te a apresentares o teu problema a alguém que seja perito a mexer em rodas. Aqui no conselho de Mafra saberia recomendar-te alguém, mas no Porto/Barcelos não sei. Digo isto porque qualquer problema que tenha com rodas nem me atrevo a mexer, vai logo para o mecânico. A unica coisa que faço em rodas é mudar fita, valvulas, liquido e pneu. Raios, aperto das cabeças e cubos é para quem sabe, penso eu!

Desculpa não poder ajudar mais.
 
Bikulas, obrigado na mesma, valeu :)

Isto está na garantia, e sábado já a levo para a oficina, mas andava aqui no forum a tentar aprender, e pedi ajuda para tentar perceber melhor o problema....
 

Bikulas

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Vira a bike ao contrario, pisa o guiador e torce tu a roda. Tenta ver se é a roda ou a suspensão que cedem. Procura possiveis folgas no cubo e nas bainhas da suspensão.
Isto para poderes apresentar o problema mais detalhadamente.
 
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