Roda de estrada vs bicicleta de estrada

david.pinha

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Boas pessoal!

Ultimamente tenho andado a ponderar a comprar uma máquina de estrada. O que se passa é que o meu orçamento não é muito elevado (máximo dos máximos 500€), que como devem saber não dá para nada de geito. Em estrada as bikes minimamente aceitáveis começam nos 600 €.

Ora posto isto, lembrei-me de montar na minha máquina de BTT umas rodas de estrada de 28'' (cuja compatibilidade ainda está para confirmar mas em princípio não haverá porblemas). Apenas teria de comprar aros, raios, discos e cassete (e obviamente pneus, os cubos tenho 1s em casa). Acho que com cerca de 80 € já dava para o que queria, ficava mais barato que a bike de estrada e no final a qualidade da máquina sempre era superior a qualquer bike de estrada com o orçamento que referi.

A minha questão é até que ponto me conseguirei aproximar do rendimento de uma bike de estrada? Sei que a posição de condção não será a mais indicada, e existem certos componentes que irão provocar mais resistência aerodinâmica que numa de estrada mas será assim tanta a diferença? Decerto que com umas rodas de 28'' na btt o rendimento em estrada será muito melhor certo?

Já agora a máquina é esta:

hpim1153.jpg
 

nelson_r

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Já pensaste em comprar uma bicicleta de estrada usada?

Comprei uma recentemente abaixo dos 500 € e foi uma boa compra.
 

david.pinha

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Ois, esqueci-me de referir que apenas procuro bicicletas novas. Dessas que referiste apenas achei interessante a GT mas não procuro usadas...

Obrigado na mesma!
 

i_mendes

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Bem, eu comprei umas todas de 28" para discos para a minha bike de btt.

Claro que tive de comprar uns discos e uma cassete.

Quando quero fazer uns treinos em estrada, tenho apenas o trabalho de mudar as rodas, nada de especial.
 

Leonix

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Boas,

Eu no teu lugar comprava uma bicicleta de estrada se pretendes performance, se pretendes treinos compra uma de btt até 500€ para fazeres estrada.

Eu cai no erro de comprar apenas rodas de estrada e para além do trabalho de andar a trocar rodas, tenho o problema de o desgaste da corrente nunca estar igual ao da cassete, pois a corrente ao andar em duas cassetes com desgaste diferente mais depressa o material precisa ser trocado.
Outra questão é que não me agrada andar sempre a trocar de rodas cada vez que treino...

No caso de optares por rodas de estrada aconselho roda 700 com pneu 1.0
 

david.pinha

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nelson_r said:

Eram precisamente essas que estavam nas minhas opções (maia a primeira a puxar para os 300€). tenho um colega que diz que arranja umas Orbea e BH por esses preços.

Eu cai no erro de comprar apenas rodas de estrada e para além do trabalho de andar a trocar rodas, tenho o problema de o desgaste da corrente nunca estar igual ao da cassete, pois a corrente ao andar em duas cassetes com desgaste diferente mais depressa o material precisa ser trocado.
Outra questão é que não me agrada andar sempre a trocar de rodas cada vez que treino...

No caso de optares por rodas de estrada aconselho roda 700 com pneu 1.0

Pois esse é um dos contras...mas penso que se pode controlar o desgaste através de, por exemplo, trocar de vez em quando a cassete de estrada para BTT e vice versa para que não haja o problema de ressaltos de corrente. Estava a pensar colocar uns aros e pneus de estrada, não sei se 1'' já não é grosso de mais...Quanto ao trabalho de andar a trocar de rodas isso não me incomoda nada, visto que actualmente, como tenho rolo de treino, ando constantemente a trocar de pneu do mato para pneu de rolo...com rodas seria até um processo mais rápido lol

Obrigado pelas respostas!
 

i_mendes

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Eu optei por comprar rodas de estrada para a bike de btt, porque simplesmente não tenho espaço em casa para ter 3 bikes. Já tenho a minha e a da maria, e mais uma é impossível. Como faço estrada durante a semana, e btt ao fim de semana, não troco assim tantas vezes as rodas.
 

pratoni

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Estavam a falar acerca do desgaste anormal/diferente da(s) cassete(s) e da corrente no caso de mudar de roda que têm cassetes diferentes, por ex uma roda com cassete de estrada e outra com cassete de btt.

E se ao trocarem as rodas, trocassem também a corrente?

Com as correntes com elo rápido esta troca é rápida e evita-se ter uma corrente velha numa cassete nova e vice-versa.

Dado que as cassetes têm desmultiplicações diferentes pode-se ter as duas correntes com tamanhos diferente mais adequados a cada cassete.

Quem troca apenas a cassete arrisca-se a ter uma corrente demasiado grande para uma cassete com desmultiplicações de estrada...

Assim o ponto que ainda pode falhar será apenas o desgaste da corrente com os pratos pedaleiros mas, por exemplo em estrada não se usa tanto (ou não se usa mesmo) a avózinha e usa-se mais a talega, enquanto que no btt usa-se mais a avózinha e a do meio, portanto pode não ser assim tão grave, não?

O que acham desta teoria de bancada??? :roll: :twisted:
 

david.pinha

New Member
Não tinha pensado em colocar cassete de estrada mas também poderá ser uma opção. Começa é a dar muito trabalho de cada vez que quero dar um giro lol
 
Boas

Eu inicialmente optei por comprar rodas com pneus 1.0 (é a opção de muita gente), posteriormente comprei uma bike de estrada. O rendimento de uma para a outra é completamente diferente, não tem nada a ver. Depois de uma breve adaptação à bike de estrada, consegues velocidades e médias mais elevadas. É mais gratificante fazer estrada com a respectiva bike de que com uma de btt adaptada.
Como é obvio a grande vantagem é o menor peso da bike de estrada. Outra grande vantagem é a manutenção quase nula. Limpeza e lubrificação regular e o material dura uma eternidade, a despesa é reduzida.
Se estiver ao teu alcance, compra bike de estrada.
Em relação à compra de rodas, já que a tua bike tem travões de disco, podes optar por rodas 700, equivalentes a rodas 28, com cassete de estrada. Neste caso tens de comprar os varios componentes e fazer a montagem das rodas. Não existe no mercado rodas 700 com cubos de btt.

Cps
 

i_mendes

New Member
Existem rodas 28" para bikes de btt, com cubos para btt com disco à frente à venda. Eu comprei as minhas numa loja cá em Portugal. Depois comprei os discos e uma cassete igual à que tenho na rodas de btt (XT), e é sempre a andar.
Outra alternativa é mandar fazer umas escolhendo os aros, raios e cubos.
 

100do

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Este tópico é antigo mas a minha questão enquadra-se.

Tenho uma Trek 6500 que tenho utilizado para fazer estrada. Tinha v-brakes mas já foi alterada para travões de disco.

Como é só este o uso que lhe dou pensei: vou vendê-la e compro uma de estrada. O problema é que não é fácil como dizê-lo.
Fui ver algumas bikes de estrada e reparei numa Scott Speedster que é tipo hibrida e foi pensada para o pessoal que não se adapta às de estrada. Eu estou com esse receio e por isso chamaram-me a atenção. Tanta, que me levaram a pensar o seguinte: eu tenho uma bike muito parecida a essas :)

As diferenças estão nos travões, rodas, e forqueta.

A minha questão é:
É possível utilizar um quadro de btt para montar uma bike deste género? A ideia passaria por recorrer aos usados.

A minha principal dúvida está nos v-brake. As rodas de estrada são de 28'', certo? Os v-brake não dão, mas já ouvi falar num adaptador. Acham que pode ter interesse uma ideia destas?
Mais tarde poderia optar por montar também uma transmissão de estrada.
 

Ninja

Member
Sempre podes comprar umas rodas 28'' com cubos preparados para disco. Não sei se existem de série, mas um bom mecânico prepara-te uma rodas assim.
 

Pmiguel

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Boas, peço desculpa por usar o topico mas aqui fica uma ou duas questões.
Eu tenho uma bike de btt que apenas uso para estrada com pneus 26x1,0 ,pedaleira de estrada com dois pratos, mas agora quero transformar essa bike numa bike de estrada ou algo muito parecido, as minhas duvidas são, posso comprar e montar umas rodas 28 de estrada?, posso montar travões de estrada? , guiador, manetes de mudanças/travões de estrada? e forqueta de estrada é só comprar e montar ou o diamentro do tubo não é igual?

Boas pedaladas
 
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Skyforger

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Andei com o mesmo dilema há algum tempo. Comecei a fazer contas ao que iria gastar para adaptar uma BTT à estrada e cheguei à conclusão que com mais um pouco comprava um bicicleta de estrada propriamente dita. E assim o fiz, por 450€ encontrei uma bike de estrada usada em excelente estado e que é mais do que suficiente para o uso que lhe dou. Por mais adaptações que se façam à de BTT nada se compara a pedalar em estrada com uma bike apropriada para o efeito. Ponderem bem as vossas opções para que não se arrependam.
 

100do

New Member
Este tópico é antigo mas a minha questão enquadra-se.

Tenho uma Trek 6500 que tenho utilizado para fazer estrada. Tinha v-brakes mas já foi alterada para travões de disco.

Como é só este o uso que lhe dou pensei: vou vendê-la e compro uma de estrada. O problema é que não é fácil como dizê-lo.
Fui ver algumas bikes de estrada e reparei numa Scott Speedster que é tipo hibrida e foi pensada para o pessoal que não se adapta às de estrada. Eu estou com esse receio e por isso chamaram-me a atenção. Tanta, que me levaram a pensar o seguinte: eu tenho uma bike muito parecida a essas :)

As diferenças estão nos travões, rodas, e forqueta.

A minha questão é:
É possível utilizar um quadro de btt para montar uma bike deste género? A ideia passaria por recorrer aos usados.

A minha principal dúvida está nos v-brake. As rodas de estrada são de 28'', certo? Os v-brake não dão, mas já ouvi falar num adaptador. Acham que pode ter interesse uma ideia destas?
Mais tarde poderia optar por montar também uma transmissão de estrada.

Quase nem me lembrava já deste tópico.
Tomei uma decisão pouco tempo depois de aqui passar: Vendi a minha Trek 6500 e comprei uma Trek 1.2C nova pelo valor da venda.

Hoje sei que foi a decisão mais acertada. Ía gastar dinheiro na 6500 e nunca ia ter uma boa bike de estrada.

O meu conselho é: se tiverem oportunidade, comprem uma de estrada. Mesmo que o material seja do mais fraco, é sempre melhor que uma btt adaptada ;)
 
Quase nem me lembrava já deste tópico.
Tomei uma decisão pouco tempo depois de aqui passar: Vendi a minha Trek 6500 e comprei uma Trek 1.2C nova pelo valor da venda.

Hoje sei que foi a decisão mais acertada. Ía gastar dinheiro na 6500 e nunca ia ter uma boa bike de estrada.

O meu conselho é: se tiverem oportunidade, comprem uma de estrada. Mesmo que o material seja do mais fraco, é sempre melhor que uma btt adaptada ;)

O problema mesmo vai ser ir para o mato com essa tua nova bike:p:D:):p:D:):p:D:)
 
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