Roda 26, qual o seu futuro?

Patitos

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Não treinem lá voçes, e depois não digam que não desenvolvem.
Todas tem as suas vantagens e desvantagens.
Circuitos sinuosos de puro XC, as 26 e 27,5 levam algumas vantagens. Em maratonas as 29 serão na teoria melhores. Á quem defenda que as 29 descem melhor que as 26 ou 27.5, neste ultimo fim de semana ficou provado que não.
 

Jocas22

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porque raio é que uma 29 não pode ter 3*10?! :confused:

essa imagem diz tudo, há muito que esta discussão saiu do estrito argumento racional, na minha modesta opinião claro. Mas as bikes são paixões e não era de esperar outra coisa sinceramente.

Posso assegurar que o futuro de pelo menos uma 26 continua risonho :mrgreen:
 

miguelcarromeu

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Jocas,

Mas ficou uma foto muito bem conseguida :)

Patitos,

O Schurter não prova nada disso. Ele conseguiria o mesmo desempenho numa Esmaltina de 24"
 
Eu, ando a "investigar" a oferta de BTT´s, hoje em dia, porque o meu filho tem 14 anos e o tamanho "s da Kona que usava, deixou de lhe "servir".
Assim, como o rapagão com esta idade já equipara o meu 1,75 cm- e, de certeza, irá superá-los. ando a ver os tamanhos L para ele.
Ora...
As lojas só oferecem rodas 29", pelo que, o OLX e o mercado de usados se tem mostrado uma excelente montra para aquisição.
Vejo por ali, bicicletas excelentemente equipadas a serem vendidas a preços muito bons- p´ra quem quer comprar-.

O meu "puto" é bem capaz de se montar num modelo de carbono, equipado com equipamento de topo, apenas porque o anterior proprietário quis trocá-la por uma roda superior, sem grandes vantagens.

É o mercado...Viva o mercado.
 

m.r.f.

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porque raio é que uma 29 não pode ter 3*10?!:confused:
Boas, poder até pode, mas não me parece muita lógico, já pelo facto de se ter uma rodas grandes uma 29 vai rolar melhor e não será necessário um prato com 42 dentes.

Assim como uma 26 não será muito lógico 1*11 porque implica um prato de poucos dentes (34 ou 36) e vai fazer falta um prato maior para se poder rolar mais.
 

Jocas22

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prontos pode ser desnecessário (eu até concordo contigo) mas também não faria mal nenhum. Eu andei com 3 pratos e agora tenho dois, não precisava daquilo pra nada como constatei, mas tambem nunca deixou de funcionar. Digo eu não sei, podem opinar. Mas o que é dito é isto:

"Numa 26er para uma utilização de xc, utiliza-se uma transmissão 3x9 ou 3x10 e a bike funciona que é uma maravilha, mas se meteres essa mesma transmissão numa 29er a coisa já não funciona bem."

a minha duvida era mas porque raio deixava de funcionar bem, confesso que não percebo, e não estou a dizer isto por mal, não percebo mesmo o que ele quis dizer.
 

m.r.f.

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Boas, ele não falou no sentido mecânico.
Funcionar até funciona mas ele falou no sentido pratico.
Só vai fazer mais peso do que uso o prato grande de 42.
 

edununo

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Isso não faz sentido nenhum.
1x11, 2x9, 2x10, 3x9..... etc dão em qualquer tamanho de roda
Se por exemplo usarem 1x11 numa 29er com prato de 32 dentes, basta usar 1x11 numa 26 com prato de 34 dentes.
Os andamentos ficam semelhantes. O top speed é semelhante pois esses 2 dentes extra compensam a diferença de diâmetro da roda.
 

Jocas22

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pois bem me parecia, exprimiu-se mal, pelo menos esperemos que sim. Era uma completa novidade pra mim se fosse mesmo como ele escreveu ai atras. ;)
 

helderfixe

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Olá a todos, confesso que quanto mais leio mais confuso fico.
Eu meço 1.80 e peso cerca de 70 kg, e agora que ando para comprar uma btt, não consigo decidir qual será o tamanho de roda e quadro indicado para mim.
Antigamente era mais facil, era tudo ou quase tudo 26, mas agora não é bem assim.
Se por um lado tenho medo de ficar a parecer um gigante numa btt pequena (26), por outro tenho receio de parecer um anão numa btt grande (29).

Para voçes que têm muita mais experiencia que eu, o que me aconselham?

Ps- a btt vai ser para uso normal, estrada e alguns trilhos com amigos.
 

Jocas22

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1.80m não é altura sequer pra estar com esses pensamentos, se queres a 29 força com ela, o tamanho é experimentar, por vezes as marcas usam tamanhos um pouco diferentes.
 

m.r.f.

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edununo
Pode não fazer sentido para ti, mas para mim e para muita gente faz.
São opiniões diferentes assim como para mim não faz sentido 1*11 numa 26.
Tenho uma 26 e uso 2*10, os pratos são 28 e 40.
Se mudar para 1*11 nunca terei o equivalente, perderia sempre num sentido.
Se optasse por um prato grande perderia baixas velocidades, se optasse por um prato mais pequeno perderia velocidade.
 

m.r.f.

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Mas se mudar para uma 27,5 ou 29, com um prato pequeno já irei compensar na velocidade devido ao tamanho da roda.
 

abelha2

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Mas vais perder na força para subir...
A roda a meu ver não influencia nada... Porque da mesma forma que um prato menor permite atingir a mesma velocidade, um de igual tamanho (no mais pequeno) permite mais velocidade, e consequentemente menos capacidade de subir
 

edununo

Well-Known Member
Claro numa 29 é igual. Perdes sempre em algum lado.
Lá por usares um prato menor numa 29 a velocidade não fica mais leve.

Uma 29er com prato 32 e 1x11 com cassete 10-42 e uma 26 com prato 34 e 1x11 cassete 10-42 têm andamentos idênticos.
Subir em 32/42 numa 29 não é mais leve que subir numa 26 em 34/42.

Estas a fazer confusão.
 

edununo

Well-Known Member
Outra coisa, dizias que triplas numa 29 não fazem sentido. Lá está, depende das relações.
A Shimano para 29ers tem pedaleiras triplas 40-30-20 em vez de 42-32-24.

Menos dentes para compensar o tamanho da roda.
 

sonoro

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Eu vou dar minha opinião, bem passei de uma 26er para uma 29er, as diferenças que notei foi que a descer e andar a recta , anda se sempre numa velocidade superior, nas subidas tem se realmente uma melhoria. 29er para andar em trilhos com areia passa melhor que a 26er.

A 29er em trilhos com curvas mais apertadas temos de dar mais guiador, enquanto nas 26er se curva logo a primeira sem hesitação alguma.

Agora quando ando numa 26er, sinto me muito esquesito , parace que a bike esta muito alta nem sei explicar muito bem. Talvez comparando com carro ligeiro e um jeep, a nivel de alturas!

Velocidades acho que no meu pensar os cubos e que mandam mesmo na velocidade que bike pode atingir ,quanto melhor rolamento e leveza da bike mais speed atingiremos.

Resumindo estou satisfeito com minha bike "Scoott Spark 960" a minha outra 26er era uma Berg 2.4!
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu vou dar minha opinião, bem passei de uma 26er para uma 29er, as diferenças que notei foi que a descer e andar a recta , anda se sempre numa velocidade superior, nas subidas tem se realmente uma melhoria. 29er para andar em trilhos com areia passa melhor que a 26er.

A 29er em trilhos com curvas mais apertadas temos de dar mais guiador, enquanto nas 26er se curva logo a primeira sem hesitação alguma.

Agora quando ando numa 26er, sinto me muito esquesito , parace que a bike esta muito alta nem sei explicar muito bem. Talvez comparando com carro ligeiro e um jeep, a nivel de alturas!

Velocidades acho que no meu pensar os cubos e que mandam mesmo na velocidade que bike pode atingir ,quanto melhor rolamento e leveza da bike mais speed atingiremos.

Resumindo estou satisfeito com minha bike "Scoott Spark 960" a minha outra 26er era uma Berg 2.4!

Estás a falar a sério? Comparar uma Spark de 1700€, de suspensão total, contra um Berg 2.4 de 300€ rígida?!!!

Até aposto que dirias exactamente o mesmo, mas completamente contra a roda 29 se tivesses passado de uma Berg de roda 29 de 300€, para uma bike de roda 26 de 1700€. Agora estavas aqui a dizer maravilhas das 26 e como as roda 29 eram agora esquisitas quando andavas nelas.

Para comparares algo tens que ter material de gama equivalente. Quando tens uma diferença de 1400€ entre duas bicicletas não tens termos de comparação algum válido. Mesmo que tivesses passado para outra 26 ias sentir uma diferença brutal entre as duas bicicletas.
 

m.r.f.

Active Member
Boas, eu disse que se "optasse por um prato grande perderia baixas velocidades" e de seguida vens dizer que "vais perder na força a subir".
Só vieste dizer o que eu tinha dito, baixas velocidades é precisamente força a subir, porque só se usa baixas velocidades para subir.

Mas adiante, não perco sempre em algum lugar se mudar de roda porque como disse anteriormente, uma roda maior vai sempre andar mais do que uma pequena quando se usa o mesmo tamanho de prato e mesma cassete, porque ao dares uma pedalada com uma roda maior a roda vais andar mais terreno.
Por essas razão não será necessário um prato tão grande como o que uso no 2*10 e ainda posso baixar mais o prato devido à cassete de 11 velocidades começar em 10 dentes em vez de 11.
Em baixas velocidades ou força nas subidas vou compensar na cassete que passarei a ter 42 dentes em vez de 36.
 
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