Roda 26, qual o seu futuro?

ernez

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Fandango, por favor, ina pá, eu não pedi o poste 705, eu pedi ao NOZES o poste onde ele diz que eu digo que a roda 29 é perfeita, ina pá.
 

lucifear

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Vá lá mais uma para a fogueira... li algures que a UCI tem regras apertadas para as bicicletas de estrada (competição), penso que desde o peso ao tamanho das rodas etc. é tudo regulado de forma até algo rígida, não será altura de começar a aplicar esse tipo de regras no btt, nas suas diversas variantes, e acabava-se logo esta confusão e tornava tudo igual para todos no btt, e o marketing e o mercado que se fossem agarrar...!
 

lucifear

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A UCI, tem muitas fontes de alimentação, se os fabricantes tivessem esse nível de peso, já tinham alterado de forma bastante significativa a bicicleta de estrada.
Penso é que nível de provas profissionais de btt como a taça do mundo de xco ter 2 bicicletas com geometrias distintas é que não tem jeito nenhum, ou todos competem com as mesmas armas ou então haverá sempre dúvida na chamada verdade desportiva.
 

hrbc

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Apesar de não concordar com parte do que o ernez diz nesse tal post que ninguém percebeu, ele tem alguma razão no que diz. Mas tal como ele disse, "só para conhecedores".
 
Eu sou um dos que pensa que nas provas profissionais de BTT deveria haver classificações distintas para os variados tamanhos de roda da mesma foram que os há por escalões de idade e por sexo.
 

Pmiguel

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classificações separadas não deve de vir a existir, só há separações nas classificações quando existem diferenças no motor,
o motor é que conta e não o tamanho roda, o tamanho da roda é só para nós amadores cairmos no engodo e trocarmos
uma 26 de 9kg por uma 29 com 12kg ;)
 

andreleal86

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Pmiguel, estou totalmente de acordo contigo, no que acima referiste. Eu acho que o aparecimento e este boom da roda 29, é um bom golp das marcas para venderem gamas mais altas, e valorizarem o preço das mais baixas, porque se virmos e analisarmos a diferença de preço entre modelos equivalentes nos 3 tipos de roda, vimos que não estamos só a pagar a diferença de tamanho da roda. Mas quanto ao rendimento é inevitável ter de aceitar que a descer ou a direito uma roda maior traz outro rendimento, mas nas subidas não é só a dificuldade que a roda traz por si só que temos de ter em conta, mas como dizes e é uma grande verdade a diferença de peso tb conta muito. Nos proximos anos pessoalmente não me vejo a largar a roda 26 até porque ainda estou muito verde. :D
 

jaba

Utilizador Banido
Concordo com essa do marketing, lojas a quererem vender 29er às paletes. E então desde que vi uma dar 1100€ por uma Cannondale Scalpel com lefty de carbono, crossmax slr, tudo xpto, como retoma para uma 29er de inferior equipamento, já nem digo nada. O que vale é que o dono não foi no negócio...
 

Pmiguel

New Member
não quero dizer que as 29 sejam más e as 26 boas, qualquer tamanho de roda serve para te divertires e todos tem vantagens/desvantagens
no sabado fiz 172km na minha 26 e tinha-os feito numa 27 ou numa 29, o que conta é o motor e a mente.
 

Phoobus

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Eu concordo com o que tem sido dito aqui em relação ao tamanho das rodas, o no final de tudo o que conta é o motor que faz as rodas andarem!!
Mas quanto a roda 26 acabar ja não concordo, tudo bem que agora com este boom das 29er parace que as 26 vão acabar mas não acredito, daqui a uns tempos o mercsado vao estabilizar e as rodas vão viver todas em harmonia por esses trilhos fora!!!
Nunca experimentei uma 29er por isso não posso opinar sobre as diferenças que se sentem, mas quanto a fisica não ha nada a fazer, cada roda para a sua utilização!!!
Ok, "nós amadores" queremos ter uma bike polivalente, confortavel e que trepe e desça tudo, mas a verdade é que no fundo é tudo uma questão de gosto, porque no fim, independentemente o tamanho da roda vamos todos para os mesmo trilhos, subir (ou tentar...) as mesmas paredes e descer com a mesma dose de loucura saudavel seja em que roda for!!!
 

jaba

Utilizador Banido
Não, nada disso. Não digo que nenhuma é má, boa, excelente, etc. Todas têm qualidades e defeitos, todas se aplicam a cada tipo de andamento. Para mim, para o uso que dou, para o que ando, 26!
 

Rui Marçal

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Acho uma certa piada à malta que pôs no prego bikes 26' com bom equipamento e peso e trocou por ferros bem mais pesados que por vezes trazem equipamento SLX.

Nas primeiras voltas e com a tesão em alta aquilo até voa. Mais tarde, senão no final da volta nem falam, lol...

Para quem não tem bike ou tem uma 26' mesmo má e tem dinheiro, até pode comprar uma 29'.

Tenho colegas que competiam e trocaram as 26' por 29' a pensarem que seria a solução para alcançarem lugares de pódio ou perto dele. Mas na realidade ficaram no mesmo lugar, nem pior, nem melhor.

Mesmo a malta com quem ando e passou de roda 26' para 29', não lhe noto qualquer diferença.

Mesmo eu que já experimentei várias marcas e modelos considero que pode haver algumas vantagens em determinados sítios ou terrenos mas também tem desvantagens.

Agora uma coisa é certo, nunca, mas nunca compensa fazer a troca...
 

rodinhas chamine

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Boas
Rui de todos os comentarios que aqui tenho lido o teu é o que se enquadra quase na totalidade na minha opiniao.
Nao concordo com o ultimo comentario, a nao ser que estejas a falar de uma troca de uma troca de uma 26 com material de topo por uma 29 de media gama, ou seja bikes de 9 ou 10 kg por bikes de 12 ou 13 kg.
Caso seja troca por algo com o mesmo nivel certamente que vai compensar.
Eu recentemente adquiri uma 29 e sabia bem o que queria, consegui uma Trek Sperfly 9.6 por 1500€ e 11,400kg, nao pensei muito pois tinha ali uma boa base para evoluir, e ia passar algum material da 26 para a 29.
Tal como dizes e bem na primeira volta ia morrendo, mas sabia bem o porque de tal estado, os meu amigos do grupo tambem ajudaram pois alguns deram o que tinham e nao tinham para me verem com a lingua pelo chao. Mas nao desanimei pois sabia onde estava o problema, levei a bike de origem quase, so tinha mudado o selim e os travoes.
Depois do problema resolvido acredita que gosto mais da 29, pois sinto mais confiança onde com a 26 tremia um pouco, ou seja tecnicamente sou um pouco azelha e acredita que com a 29 noto melhorias, pois sinto uma maior estabilidade, falo em relaçao a descidas e subidas tecnicas, onde desmontava com facilidade agora faço tudo em cima da bike e com um enorme sorriso, como vez a mim compensou nem que seja por me sentir realizado por fazer o que nao conseguia fazer.
Neste momento tenho a bike a 130g do sub 10kg
 

Jocas22

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Rui,
desculpa mas não podia discordar mais de ti quando dizes:

"Agora uma coisa é certo, nunca, mas nunca compensa fazer a troca..."

aliás compensa e compensa sempre e compensa muito a quem criou tudo isto... compensa a quem vende e compensa a quem compra a 26 ao desbarato :cool:
 
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