Roda 26, qual o seu futuro?

pjc

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putos, treinem e esqueçam as modas, em 2000 andava eu com uma pedaleira 28 42 e chamavam-me maluco! 2 velocidades? Á frente? Sim hoje todos andam com com isso e não são malucos, treinem bastante e rolem, isso sim e deixem-se de modas e MERD.....
 

ruimpr

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Julgo que já participei neste tópico, mas vou voltar a deixar o meu contributo.

Não tenho experiência em roda 27,5 ou 29
Não tenho experiência em 2 pratos

Tenho poucos Kms nas pernas (uns 900 em menos de um ano).

Numa coisa posso dizer, vendedor é vendedor e tenta vender a tendência do mercado!

Mas vendedor que é realista, vendedor que de certo modo se torna amigo, recomendou-me roda 26 (em FS) bem equipada e com 3 pratos.
Outros com mais experiência em BTT julgo que uma 27,5 FS com 2 pratos seja melhor aposta.

Seja como for, a mensagem a ter em conta é simples:
Leiam/Sintam as vossas pernas

Não adianta ter uma bike seja 26, 27,5 ou 29, carbono, aluminio, 3 pratos, 2 pratos, se falta o principal!
PERNAS
 

Jocas22

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não quero estar a ser desmancha prazeres, mas o vendedor também pode ter recomendado a 26 porque estava encalhada e não a conseguia vender. E quando a quiseres vender, se quiseres, vai ser muito mais difícil receberes um valor justo por ela. :(
 

ORANGE_77

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O forista Jocas22 tem razão e se comprar uma roda 26 nesta altura e ainda por cima nova vão logo "cair-lhe em cima" que foi mau negocio, para além disso quem tem uma 26 é visto no meio como o parente pobre do BTT :) tipo está fora de moda etc etc....
 

Jocas22

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não percebi bem o que querias dizer. Apenas mostrei o outro lado do argumento dele. Tenho uma 26 apenas, e mudei de quadro á 2 meses, de 26 para 26 por isso não vás por ai.
 

ORANGE_77

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Que estou de acordo contigo porque neste momento as lojas tem algumas boas 26 em stock e tentam despacha-las imagina se deres 1500 € por uma 26 como eu dei em abril de 2013 a generalidade do pessoal disse-me que foi mau negocio que devia ter comprado uma roda 29, foi isso que quis dizer, as 26 para a maioria faz parte do passado.
 
Eu ainda não percebi o porquê de comprar uma 26" agora ser mau negócio...

Será que todos temos que nos sentir bem, confortavéis numa 29" ou numa 27.5"?

Será que todos temos que ir com a corrente e comprar o que está na berra?

Ainda existem, e vão continuar, os gajos como eu, que se mantêm na 26" porque estão felizes e satisfeitos.

Eu não me convenço que para quem faz BTT sem ser "profissional" (aquele que como eu anda aos fins de semana com a malta, as vezes durante a semana se tiver bom tempo e houver vontade), a troca para uma roda maior seja "o milagre" para andar muito...

Mas pronto, EU continuo fiel á 26", ainda não encontrei um motivo para trocar.
 

ORANGE_77

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É o que assisto o pessoal investe dinheiro e ainda bem para a economia seja em rodas 29, seja em rodas mais leves, transmissões etc etc, mas eu sou da opinião que primeiro devemos atingir o nosso limite com o que temos e depois sim investir seja numa bike melhor em componentes melhores.
Eu tive uma berg roda 26 trail rock 4.0 HD de 300 €, fui até ao limite da bicicleta fui a S. Tiago de Compostela por fim já só se aproveitava o quadro surgiu o negocio da KTM Phinx roda 26 tinha disponibilidade financeira até para algo superior agora ando melhor que na berg mas não por causa só da bicicleta é porque treino mais e neste momento ainda esta como veio de origem vou com ela até os componentes darem as ultimas e depois sim invisto em algo superior caso isso resulte num aumento de performance considerável coisa que eu acho impossível sem treino nas pernas.
 
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Ivo

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Boas,

sobre o futuro das rodas 26'' já tinha dado a minha opinião. Como isto "descambou" um pouco para algo do género: 26'' vs 650B vs 29'' qual o melhor?
Vou aproveitar e por a seguinte pergunta no ar.
Um normal praticante de btt beneficiaria mais com a troca de uma 26'' por uma roda maior, ou com a compra de um bom par de rodas 26''?
 

commendatore

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Isto é discutir o sexo dos anjos.
Depende da vertente de BTT, quem anda nos enduros e DH prefere a "pequenez" das 26.
Nos USA abominam as 29. Cá veneram-nas.
Isso cada um sabe o que é melhor para si o que se adapta melhor.

Para mim esta discussão e esta tendência criada pelas marcas é a mesma coisa que de um dia para o outro virem dizer que a partir de agora só vão fazer bikes em carbono porque o aluminio é mais pesado..tal como o aço. No entanto o aço é muito mais confortável que o alumínio. ..
 
È tal e qual como as cores que se metem nas bikes...

Há muitos anos anos atrás, usava-se muito os cromados ou o aluminio polido..
Actualmente isso morreu,as marca deixaram de "gastar" isso, os gostos mudaram e agora é pinturas mates ou fluorescentes ou uma mistura dos dois...

"Eles" é que mandam nas tendências, no que se vende, e de certa maneira, até no que nós próprios queremos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Boas,
Um normal praticante de btt beneficiaria mais com a troca de uma 26'' por uma roda maior, ou com a compra de um bom par de rodas 26''?

É preciso entender o que significa "um normal praticante de btt". Se isso significa alguém que anda duas ou três vezes por semana, apenas por lazer e forma física de uma forma desportiva e não competitiva, então ficaria muito melhor servido com umas boas rodas 26, na minha opinião.

Isto porque não consegue tirar todo o rendimento que a roda 26 tem para dar pois não terá forma física nem técnica para isso, e ao passar para um tamanho de roda maior sofrerá com a maior exigência física que uma roda 27,5 e especialmente 29 lhe colocarão pelo facto de as rodas serem maiores e em principio mais pesadas, e porque podem ser bicicletas menos ágeis e podem requerer mais destreza em trilhos técnicos.

Isto dito de forma genérica pois não estamos a falar de modelos de bicicleta específicos. Entre uma 29 de 9kg e uma 26 de 15kg, a última dificilmente teria vantagem como é óbvio.

E este é um dos motivos porque acho que o fim das 26 não é feito a pensar nos ciclistas. Se a esmagadora maioria dos Bttistas fazem um uso de lazer e desportivo, e nada competitivo, a roda 26 será quase sempre a mais adequada.

Eu olho para esta questão muito como o que acontece noutros desportos em que há uma separação clara entre o equipamento de competição e o de aventura/lazer. Quem conhece olhe para o caso da canoagem. Os caiaques e canoas de competição (K1, K2, K4, C1...) para pouco mais servem que para esse fim. São muitíssimo mais rápidos e leves que as embarcações de aventura mas as exigências técnicas que colocam são tão elevadas que todas as vantagens de peso e hidrodinâmica não servem para nada se quem se senta neles pelas primeiras vezes não consegue andar 1 metro que seja sem virar.

Claro que no caso do ciclismo a diferença é muitíssimo menor em termos de equipamento entre o desportivo e competitivo, mas ele existe. No entanto os Bttistas metem na cabeça que têm que ter a todo o custo material de nível e características de alta-competição, esquecendo que depois não aguenta as geometrias porque não treina para isso e que o material é mais leve mas muitas vezes mais frágil, pois está pensado para ser substituído com frequência, o que não acontece com os amadores que não trocam de quadro e componentes todos os anos.

Dito de outra forma, ninguém pensa em usar uma bicicleta de DH para montar alforges e fazer uma viagem de 700km, certo? E com menos diferença, porquê comprar uma bicicleta de roda 29 de gama baixa ou média se depois se anda só ao fim de semana e a maior parte das vezes pára a meio do passeio para conviver com os amigos?

Isto tudo para justificar que eu ao dizer que as rodas 26 são mais adequadas para o Bttista comum, que não seja um atleta a sério ou que treine como um, não estou a rebaixar este tamanho de roda remetendo-o para entradas de gama e para simples iniciados. Estou a dizer que o tamanho de roda que acho de forma geral mais adequado para uma prática não competitiva é o 26 pela resistência e maior leveza que começa desde logo em material mais acessível.

É neste sentido que eu digo que as 27,5 são uma patranha a ser forçada a todos os praticantes de forma indiscriminada, e que a 29 tem legitimidade mas algumas condicionantes.

Espero que me tenha feito entender...
 

Jocas22

Active Member
acho que estão ai alguns argumentos falsos. Quando se diz que que as 26 têm "material mais acessível" isso só é possível pelas 26 estarem em liquidação porque praticamente deixaram de ser vendidas. E como é óbvio este argumento não faz sentido quando se diz ao mesmo tempo que as marcas quiseram acabar com as 26. Porque se as marcas não "quisessem" acabar com as 26 em nada seria mais acessível comprar uma 26. Os dois argumentos anulam-se.

também acho que para um noviço uma 29 pode ter uma vantagem, como a roda é maior e passa mais facilmente os obstáculos evitam-se se calhar umas quedas e torna-se mais segura. Isto porque já tive de pensar no assunto quando aconselhava alguem. O preço esse é o mesmo, o que pagam hoje por uma 29 nova é o mesmo que pagariam por uma 26 nova senão tivessem aparecido 29ers.

isto eu a fazer de advogado do diabo. :cool:
Por isso aproveitem as "liquidações" do material 26'' e cada um escolha o que mais lhe convém. Acho que as marcas não deviam ter terminado a vida das 26 tão depressa mas por outro lado compreendo que é um negócio, se são essas que vendem e dão dinheiro. Mas também ninguém é obrigado a comprar 29, o que não faltam são 26 BBB.
 

lpsferreira

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Nos USA abominam as 29''????

Foi onde surgiram, onde apenas existe 29'' 8entre uma ou outra execepção) e abominam????


Para mim depende do dia da hora e principalmente do local ou do que vou fazer. São todas diferentes, para mim a 26 já não tem muito sentido uma vez que a 27,5'' quanto a mim é mais "bike".
Tenho ali na garagem todas elas e nenhuma é melhor nem me desfaço de nenhuma, não sei qual a melhor.
A comprar hoje e comprando apenas uma medida seria a 27,7''.
 

commendatore

New Member
Passa no Pink Bike Forum e não vás ao XC... vai a AM/ENDURO/DH e vê quantas 29 lá aparecem sem ser de lojas, testes aos novos modelos à e publicidade...
 
Liquidação de material 26"?

Os principais fabricantes de material que tem que ter tamanho especifico (suspensões e rodas) continuam a têr uma variedade enorme de material 26" nos seus catálogos(consultem online e vejam) e vão continuar a têr, porque:

-Existem milhões e milhões de bicicletas 26", e todos os dias há pessoal a actualizar, a comprar, a fazer upgrades para a 26"
As marcas pura e simplesmente não vão pôr fim ao material 26", porque ainda é uma enorme fonte de lucro.

-Essas marcas sabem que isto é um mercado de tendencias, e sabem tambem que mais cedo ou mais tarde a 26" vai regressar á ribalta, basta meterem um campeão qualquer a correr com uma 26" e espalhar a noticia... e tá feito!

Agora, saldos em bicicletas 26", é verdade.
As marcas querem despachá-las, é dinheiro que têm empatado, pior ainda, muitas delas já não constam do catálogo actual.
Será fácil conseguir um preço canhão numa boa 26", basta apertar um bocadinho com o lojista. ;)

Isto é a minha opinião.
 
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