Roda 26, qual o seu futuro?

Reanimate

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Comparações da treta é o que tenho a dizer. E vamos parar todos as rodas grandes mas muitos deles compram e nem sabem porque. Outros são "empurrados" pelo mercado e trocam 26er com 10kg por 29er com 14kg.

Para mim a tristeza da coisa é isso, o não haver ponderação. Mas pronto eu sempre ouvi dizer que "burro é aquele que não quer aprender" e infelizmente é uma frase que se aplica aqueles que defendem cegamente as 26er e aos que defendem cegamente as 29er.

Comprar tamanhos de roda com potencia de travagem/qualidade é como comprar o c*, (rabo), com as calças. Mas nem vou entrar por esse tipo de conversa porque não é do que se fala aqui.

"Diz-me onde/como pedalas e eu digo-te que tamanho de roda usar" Eu li isto algures por aqui no forum e foi das frases com mais sentido que aqui vi. As 26er tem prós e contras e as 29er tem prós e contras. Ignorar isso é ler metade do livro...
 

FIRE_TVD

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ok so o que tem roda 29, k7 de 10 ou mais é que bom tudo o resto nao presta tudo resto é lixo e m*rda de supermercado.... ai ai esta malta de hoje em dia....

entao por essa logica eu tenho uma 26 fs com algumas alteraçoes, tenho toda a trans deore k7 de 8 qualquer dia parto a corrente epe tou lixado tenho de mudar toda a trans pois ja nao ha correntes de 8 pois é um ultraje ainda andar com 8 vel, ou seja gasto 500 euros, pedaleira movimento desviador da frente de tras k7 e corrente, ha nao espera la mando bike po lixo pois é uma reles 26 que hoje em dia nao vale nada e pronto depois vendo o meu carro e vou combrar um 29er pa andar na moda...

eu muito a serio nao entendo esta gente que depois de comprar uma 29er nao ve mais nada a frente, é deus no ceu e 29er na terra...

pode ser bom mas nao é pa todos, ja se percebeu que todas têm pros e contras seja 26, 27.5 ou 29, por isso parem de falar das 29 como se fosse a melhor coisa ao cimo da terra....

nao é por ter uma 26 que digo mal ou bem da minha ou das outas, ha que reconhecer que todas sao boas, mas dependendo da utilizaçao a dar e da carteira da pessoa...
eu ate podia comprar eu 29 e ficar muito satisfeito mas era por isso que depois vinha para aqui dizer que as 26 nao prestam para nada e vao desaparacer....ha que admitir que mesmo sendo 26 sao boas makinas e dao muitas alegrias e as em certas situações bem melhores que as outras
 
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FIRE_TVD

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exato reanimate, tal como disse no post anterior admito vantagens e desvantagens de ambas as rodas, nao venho para aqui dizer mal das 29 porque nao tenho uma emas se tivesse tambem nao vinha dizer mal das 26 porque sei bem as alegrias que me teria dado antes da 29
 

Reanimate

New Member
Claro que sim. Não vejo problema nenhum nisso. As pessoas com 100€ ou menos para comprar uma bicicleta não podem agora andar na moda e ter uma 29er??

A discussão aqui é: A 29er é melhor sempre que a 26er?? Sim ou não? Se sim a 26er está acabada. Se não... Vai sempre existir quem goste da boa 26 nem que seja para DH ou XCO.

Agora é uma questão de fundamentar respostas, ler, recolher opiniões de quem tem kms em ambos os tamanhos, usar um pouco da matemática e do raciocínio que se aprendeu nas escola e chegar a uma conclusão lógica! Pode ser errada mas no mínimo que seja lógica!

Chegar aqui e dizer que a 29er é melhor em tudo e fazer 50km por semana onde 50% desses são em estrada parece-me idiota e eu conheço que o faça!! Da mesma forma que chegar aqui sem nunca ter uma 29er ou ter andado, ou sem perceber "pataviina" do que um aumento do raio da roda implica... também me parece idiota.
 

FIRE_TVD

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acho dificil dizer melhor ou pior, acho que tudo isto foi mal começado , era bem mais simples dizerem diferente e evitavam todo o stress
 

luis biclas

Elos Rápidos
Atenção que neste topico discute-se o futuro da roda 26 e não 26 vs 29.
Para isso já há por ai outro topico aberto.
Por favor mantenham-se dentro do assunto.
 

FIRE_TVD

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ho luis a mais de 50 paginas que se fala em 27.5 e 29 er e agora é que dizes isso lool o que nao falta neste topico é off-topic
 

Tiagobart

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Como simples Nerd nesta matéria venho apenas opinar em relação ao titulo do tópico, e penso que vão sempre fabricar-se 26. Penso que o tamanho de roda está muito preso com a morfologia corporal de quem usa e da sua utilização. No meu caso penso, que nunca usarei 29(pela minha altura e pedalada), já as 27,5 parecem me ser as que mais irão triunfar no mercado de 2014 para a frente, mas é a opinião de quem percebe pouco. Experimentei 27.5 uns minutos, pareceu me bem, menos agilidade mas melhor pisar e velocidade, já equacionei fazer a conversão na minha bicicleta para esse tamanho, mas preciso ganhar pernas, que para a 26 ainda são escassas depois também se prende com o facto do uso que dou a bicicleta não sei s benificiaria muito. O que é certo e sabido é que vejo malta com 29 e parece que vai de mota, ha quem consiga fazer o que quer de uma 29. Pedalem e divirtam-se, isso é que é importante.
 

luis biclas

Elos Rápidos
FIRE, a minha chamada de atenção foi mesmo por isso, acho que o assunto se desviou em demasia.
É óbvio que para falar no futuro da 26 teremos de mencionar as 29 e as 27.5, nem podemos evitar comparações, a minha chamada de atenção vai no sentido de vos pedir que não exagerem, pois como podes ler nas 50 paginas, há por ai comparações até de "racios" de velocidades a usar em cada uma e não é esse o assunto do topico.
 

balkaum

Member
Dou o braço a torcer, converti o osso a 27,5, o resultado fala por si, na mesma volta de cerca de 50kms, melhorei a velocidade media em cerca de 3/4 kms hora e fiz menos 20 e poucos minutos. Contra, fiz menos tempo de exercício. a favor poupei o rabo 20 minutos.

Já não volto às 26, e só não equaciono as 29 porque não gosto do visual delas. No que me toca, as 26 entram na prateleira juntas ao VHS.
 

Jocas22

Active Member
podias dizer que tipo de volta fizeste, se eram bikes comparáveis, uma analise mais alongada em que tipo de terreno preferes uma e a outra.... Curioso porque tambem gostava de ir pras 27.5
 

jaba

Member
Eu converti...e desconverti. A bike é a mesma, as rodas com peso similar, apesar de reconhecer o ganho em velocidade, a mesma era feita com muito mais esforço, aumento da FC...não gostei.
 

balkaum

Member
A bicicleta é a mesma, uma Rockrider 5.3 convertida, volta em estrada com um pouco de estradão de terra, não senti grande diferença nas subidas, mas em plano e a descer é um mundo novo.
A conversão ainda não está concluída, pelo que de momento, não consigo meter uma moeda de 20 cêntimos entra o pneu frontal e a ponte da suspensão, atrás também não meto a mesma moeda entre o pneu e a escora inferior do lado da corrente, coisas a melhorar com a montagem de um garfo rigido na frente e pneus mais estradistas quando estes se consumirem.
 

jb72

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Pois eu acho q o mercado vai acalmar.
Eu tenho uma 26 e muito dificilmente mudarei para as 29. E a minha razão de o dizer é q em termos de tecnica de condução é pouca e as 29 requerem mais aptidão para tal.
Onde poderei mudar um dia será 27.5 visto a diferença destas ser menor.
Neste momento as 29 são novidade e "todos" as querem mas eu pessoalmente acredito que como em tudo as novidades são passageiras e cada um (assim tal como eu) ira ver com o tempo e experiencia propria qual a melhor bike para si.
 

Joseelias

Well-Known Member
eu penso , ter um pneu em roda 26 com 4cm de altura dá por EX:2110mm de corda ... se mudar para 27,5 cou meter um pneu com 3cm de altura a corda vai ser 2110 igual ...

Resumindo e concluindo, vais ficar com rodas exactamente iguais! LOL!

Queimas dinheiro num aro, cubo e raios novos para dizeres que andas de 27,5, apesar de na prática andares de 26, e ainda ficas limitado na escolha de pneus que não podem passar do 3cm de altura.

Acho que tens que repensar nessa jogada, porque se se muda para 27,5 é exactamente para se beneficiar de um perímetro de roda maior e das eventuais vantagens que isso trás... Agora gastares esse dinheiro todo para andares de 26 mas poderes exibir os "autocolantes" 27,5 acho mal pensado... Mas o dinheiro é teu...
 

jaba

Member
Realmente...se têm na 26 pneus 2.25 ou parecido e passam para 650b com pneus 2.0, a medida vai ser igual. Nesse caso é mesmo €€€ jogados fora. Especialmente se forem bikes convertidas.
 
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