Roda 26, qual o seu futuro?

ernez

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Mlouro, ninguem está a dizer que a roda 29 e solução para tudo, porque nem todos os que aqui expões a sua opinião, praticam a mesma disciplina, no meu caso é maratona, eu quando comento, falo em maratonas, são percursos com mais de 70km e em modo competição, estou a tentar ser o mais exclarecedor possivel quanto á minha posição em relação ás rodas, sobre as outras disciplinas não me prenúncio porque não pratico, espero me ter feito entender, para que não seja acusado novamente de falacioso, :D (Y)
 

jackass

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So sei uma coisa, ha um ou dois anos para ter um desviador bom de 9v tinha que gastar uma pipa de massa, agora com os 11v 10v e pedaleiras de 2 pratos e de 1 prato o pessoal fica todo doido e toca de vender o antigo e compra novo, sendo em 2 mão ou novo o material de 9v ja esta muito mais barato, e o mesmo se passa com a bicicletas, com esta mania toda das 650b e das 29 ja se encontram bicicletas roda 26 de topo por tuta-e-meia, e eu nem me queixo! ate espero que esta moda das rodas 650b e 29 dure mais uns tempos para ver se eu troco de bicicleta ahahahah
 

Nozes

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A roda 26 não morreu,foi assassinada.

Assassinada pelas marcas,que ao descobrirem a solução "milagrosa" para aumentarem as vendas,causaram uma mudança sem precedentes no nosso desporto: Deixaram de ouvir o consumidor para passarem a forçá-lo a comprar o que elas quizerem vender.Tudo potenciado com doses de marketing que nunca antes tinha visto. Mesmo revistas que tinha como isentas foram "compradas",e empurram-nos a ideia que temos mesmo de mudar de bike,porque a nossa 26" está obsoleta.

Todas as bikes têem vantagens,todas as bikes têem desvantagens.Não me interessa aqui debater o que é melhor para quem,isso cabe a cada um decidir,experimentando.
O que não vejo debatido aqui nem nos outros tópicos,é a relação custo-benefício,e a partir de que valores é que merece a pena a troca. Trocar uma 26" de 9kg por uma 29" de 11kg e ainda dar 1500€,a mim parece-me parvo,desculpem lá. O dinheiro não é meu,e se vocês estiverem contentes,porreiro,mas não acredito que essa bike seja melhor do que a 26 podia ser.
"Podia ser",porque são infimamente poucos os que perderam tempo a tirar o melhor que podiam da bike que tinham.
As 29 descem muito melhor que a 26,tem mais estabilidade? E se a 26 tivesse esse guiador de 660mm,em vez de 580,e uns pneus mais largos?
As 29 têem mais tracção? Quem diria,uma roda que agarra mais que o Maxxis Larsen TT 1.9 com 50psi que costumava usar!

E quem acredita que uma bike 29" de 700 ou mesmo 1000€ é uma bicicleta decente para ir para o mato? Algumas ultrapassam alegremente os 15kg!! Ninguém vem aqui no forum mostrar essas "belas" compras,aqui só aparecem as grandes máquinas de milhares de euros. Uma bike de 26" de 700€,da últimavez que vi,era uma bike válida para alguém se divertir em segurança sem gastar muito dinheiro. Uma bike 29" de 700€ é boa para quem esteja neste desporto apenas pelo sofrimento.

Depois as 27,1" (que é isso na realidade que medem,não é?)...não faz sentido. As diferenças aqui são na minha opinião irrisórias,especialmente visto o investimento,mais uma vez. Alguém neste momento se está a rir com o bolso cheio de notas,isso é certo. Não é um meio termo nem o melhor de dois mundos,é mais uma maneira de nos limparem a carteira.

Mas como disse,as 26" foram assassinadas pela busca cega do lucro. Não por evolução,nem por imposição do consumidor. Costumo explicar aos amigos desta forma simples,mostrando o ponto de vista das marcas: "Comprem as nossas 29"! São melhores para tudo e para todos! ...o quê,não querem?? Então lixam-se,que também já não vão ter 26"! Tomem lá as 27,5" e é se querem!!!"

Muito mais importante que os tamanhos das rodas,é sabermos o que fazermos com elas. Percam (ganhem) tempo a aprender a andar melhor,e vão ver que vão andar mais,e até a divertir-se mais.
Com qualquer tamanho de roda.
 

commendatore

New Member
É essa a minha opinião. Para não falar que para medidas 27.5 é raro o fabricante de pneus que já acompanhou e oferece toda a gama oferecida para as 26.

Mencionas e bem a questão do peso. Nós cá andamos a tentar emagrecer as bicicletas à medida que vamos evoluindo na modalidade ou no hobbie, mas as 29 de gama baixa pesam tanto como bicicletas suspensão total 26.


Compreendo algumas vantagens numas e noutras pelo que se a vantagem fosse total, nem sequer haveriam centenas de tópicos a debater isto mesmo. Era melhor em tudo e pronto.
Mas não é.
Para mim, pelo que já experimentei, prefiro as 26 ou as 27.5. As 29 são na minha opinião disformes, feias, e grandes demais para o meu tamanho. Tenho 1m77. Já vi malta com 1m60 em cima de 29's que parecem matraquilhos.


O que as marcas estão a fazer é mesmo isso: "isto é que há. Queres? Compra. Não queres? então olha... lixa-te.

Quem sabe, sabe. E... faz numa 26 o que faz em qq outra bicicleta pois foi nela que aprendeu tudo. Acho piada que antes os guiadores com 540mm é que era. Racing e mais n sei q.
Agora são trambolhos de 720mm outrora usados em Downhill que mal passam nalguns trilhos mais apertados.

Vai de cada um. Se pudesse certamente teria uma bicicleta nova para juntar à minha. Talvez fosse para uma 27.5 pois o modelo que mais me atrai foi feito nessa medida. Não pelas vantagens ou desvantagens que me traria mas apenas por ser recente, bem equipada e moderna. Apenas por isso.
 

Joseelias

Well-Known Member
Concordo completamente com o que o Nozes disse e que vai muito em linha com o que tenho afirmado.

Acrescentava ainda as seguintes questões:

Dado que se fala tanto nas vantagens de um tamanho de roda em relação a outro, quem daqui consegue tirar partido a 100% da bicicleta que tem?

Quem daqui tem forma física e técnica de tal forma de topo que não tem mais onde evoluir, para sentir que a 26 o limitava na utilização e portanto chegou à conclusão que este tamanho está morto e que as 29 ou 27.5 é que são boas ao ponto de ir estoirar dinheiro numa?

Quantos de nós não descem mais rápido porque a nossa técnica não é suficientemente boa, e não porque a bicicleta tem menos 2cm de área de contacto com o chão e portanto trava menos? Ou ficam parados numa subida porque não têm pernas ou não se sabem posicionar na bicicleta e escolher as trajectórias certas?

Quantos andam aqui a discutir as virtudes de tamanhos de roda para lá da 26 porque aumentam em 5% o rendimento quando se andassem mais um dia por semana aumentavam a vossa capacidade em 200% em pouco tempo?

Sinceramente acho que muita malta anda sempre à procura da solução milagrosa e mais fácil de tentar melhorar algo que facilmente se obteria com um pouco mais de prática. Esta história da guerra das rodas então parece-me uma versão masculina das taras das mulheres com as dietas. Todos os meses descobrem um sumo milagroso feito de algo que nunca ninguém tinha ouvido falar e gastam pipas de massa nessas trampas quando bastava fazerem uma caminhada por dia e fecharem a boca fora das refeições... No nosso caso é um componente que tira 20g à bicicleta, ou uma roda que dá mais 5% de tracção... E a carteira vai senda aliviada...

Eu não nego que hajam virtudes na roda 29 pois é de tal forma diferente da 26 que garantidamente em algumas coisas terá que ser melhor e noutras pior. Agora a imposição das 27.5 ao mercado global é que não tenho dúvidas que é uma manobra comercial para manter o nível de vendas apoiada numa brutal a campanha de marketing e eliminação de escolha ao consumidor. E a malta cai como sempre a comprar coisas que não precisa e que não lhes trará vantagens reais pois nem partido tira do material que tem, e que acrescente-se desempenhou ou seu papel muitíssimo bem durante 40 anos como é o caso da roda 26!
 

Jocas22

Active Member
o nozes tocou ai nuns pontos válidos, até á pouco tempo os pneus que a minha cube traziam 2.25 eram para DH, e o guiador 540mm que experimentei e não me adaptei é que era... agora.... agora olha afinal coiso ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Aliás toda esta conversa faz-me lembrar outra ideia que começou a surgir na segunda metade dos anos 90 e que era que o futuro do Btt passava quase exclusivamente pelas suspensões totais...

Na altura, imensas marcas investiam nos designs mais espatafurdios possíveis de suspensão total e para muita gente era apenas uma questão de tempo até o design certo de FS ser descoberto e de as HT entrem em extinção.

Por mais estapafúrdio que o design e as opções fossem todas as marcas e revistas diziam maravilhas dele e ai de quem criticasse! Desde as horríveis e caríssimas Klein Mantra que eram más em termos de design e péssimas de comportamento, até às pouco eficazes e menos fiáveis ainda Proflex, estas eram apontadas como o futuro e era uma questão de tempo até as HT desaparecerem de todo.

Passados quase 20 anos a verdade é que apesar do grande número de FS as HT continuam a ser vendidas e usadas em grande escala. E à distância do tempo aqueles que embarcaram na conversa das marcas e das revistas, falam já sem problemas e vergonha de assumir o dinheiro desperdiçado, sobre a grandessíssima bosta que a compra dessas bikes foi e quão más eram de verdade. Basta ir a alguns fóruns estrangeiros e ver o que é dito sobre essa "maravilhas" da época.

Klein Mantra: O "Rolls-Royce" das Btt copiado e imitado e que ninguém que tinha gasto uma pipa de massa numa, nem as revistas amigas das marcas tinham coragem na altura para falar a verdade sobre o seu comportamento:


Proflex 857: Outro dos grande sonhos da malta do Btt nos anos 90. Agora já se comentam como eram más e pouco fiáveis.


A ver vamos como será daqui a uns anos relativamente ao assassinato das 26 e a verdade sobre as "desvantagens" do seu comportamento relativamente às outras rodas... No que diz respeito à Klein e à Proflex os consumidores tiveram uma palavra a dizer e elas faliram. No caso das 26 nem nos dão hipótese...
 
Eu sou um dos que até á data continuo satisfeito com a minha a roda 26". Se eventualmente poderia ter melhor rendimento com uma 650b ou uma 29"? Provavelmente... Mas para já mantenho-me fiel... Até porque estou a ver que as 26" poderão vir a valorizar! :p
 

Pmiguel

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nozes muito bem dito concordo plenamente, 29 em descidas com muitos buracos raizes etc. sem duvida desce melhor, 29 a rolar tambem rola melhor que as 26, vantagens das 26, tens material fabricado por milhares de fabricantes para estas makinas, sobem muito mais facilmente, são mais leves por menos €€ , são mais ageis
para amadores como eu qualquer uma dá 26, 27,5 ,29 escolham o mais barato e leve
 

Goldz

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Nozes e Joseelias disseram o que muita gente não quer ouvir... na minha opinião as 29ers têm vantagens, mas só se justifica a partir de certo nível de equipamento.
Para isso é necessário gastar muito €€. Vê-se muita gente a trocar boas 26 por 29ers modestas e não ganham nada com isso. Nas subidas o que conta é o peso e para ter uma 29er abaixo dos 12kg já é preciso gastar pelo menos 2500€.
Pessoalmente diverto-me imenso com uma HT de 12,5Kg de 9v, forqueta Recon de molas, e normalmente fico no top 30 nas maratonas. Conheço quem ande de FS 13,5Kg e 8V e fica no Top10, por isso o mais importante de tudo é o nível de treino. A nível de alta competição já se justifica esmifrar ao máximo o peso e ponderar os tamanhos de roda.
O que realmente conta é o compromisso qualidade/preço e a utilização que cada um vai dar à bike.

Boas pedaladas...
 

FIRE_TVD

Member
voltei a pouco tempo a comprar uma bicicleta apos cerca de 13 anos de abstinecia, comprei usada pois a carteira nao anda recheanda como muitos de nos, certo. comprei uma fs como nova, Vag slamon 26er (sim cometi um crime, comprei roda 26 :D)suntour xcr,dnm air, shimano deore, hidralicos miranda(ate agora 5*),ate agora tudo o que mexi nela foi porque quiz e nao por avaria ou algo assim.....e a bike com todo este equipamento e no estado em que se encontra foi um achado, ou seja nem uma trail rock das baratinhas comprava com o que dei por esta maquina lquanto mais uma 27.5 ou 29er

entao tudo isto para chegar a este ponto, sou um gajo pequeno tenho 1.69m de altura e cavalo de 76 cm, agora quero que digam quanto teria de gastar para comprar uma 27.5 ou 29er nova ou usada pa minha altura, haaaa e barata loool

pois, 600, 700, 1000, 1500 euros??? pois tem de ser um quadro todo xpto pa ter uma geometria toda racing pa minha altura de pernas e nao ha carteira pa isso e tal como eu ha muitos gajos baixinhos e pobres que a unica hipotese que ha é comprar uma 26er por isso no meu ver as 26 nao morreram nem vao morrer

ha e outra coisa um gajo a minha estatura,como se mexe no meio do mato numa 27.5 ou 29er, nao tou a falar em rolar mas sim aqueles trilhos mais tecnicos em que um gajo tem de jogar bem com a bike?? deve ser muito complicado, épa ate podem ser leves mas o tamanho ta la ne?

ate posso tar engano mas pronto enquanto ha procura penso que haverá oferta, pois nao tem logica as marcas matarem um mercado que ainda esta a dar €€€
aqui o problemas é a moda e o consumismo, vem a moda das 29er e toda gente tem de ter uma e quem nao tem é olhado de lado?!
 
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ORANGE_77

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Na minha opinião a roda 29 deve ter um melhor compromisso claro o que eu assisto isto na minha zona o que se vê agora não são bettetistas são ecovieiros a exibir as suas bikes na ecovia de ponte de lima, uma pessoa vai para o monte não se vê ninguém e aí sim nas ecovias as roda 29 dão cartas. Agora como gosto de andar nos trilhos de S. Tiago de compostela alguns aqui do forum devem conhecer a serra da "Labruja", uma FS 26 ajuda muito e as costas agradecem. porque como vimos no videoa anterior num percurso variado todas as rodas terão as suas vantagens e desvantagem e no cômputo geral os tempos finais serão semelhantes.
 

Medroso#78

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Boas,

O nosso camarada e amigo Nozes, (amigo este que tive o prazer de o conhecer pessoalmente há dias atrás), fala na relação "custo/beneficio" e a partir de que valores compensará a troca, entre muitas das trocas que se têm feito (26 por 29er).... mas isso é como tudo. Quantas vezes trocam de carro, moto, etc.. etc.. (as vezes até de mulher LOL) quando no veículo anterior íam exatamente aos mesmos locais, e até com consumos de combustível mais baixo ou muito semelhantes..... pois é.. :p

Quantos bêtêtistas 200% amadores trocavam "todos os anos" bikes 26 de TOPO por bikes semelhantes e perderam muito dinheiro!?!?
Por isso tal como SEMPRE foi, cada um faz o que bem entende...... ou bikes de baixo peso deverão ser SÓ para quem faz competição e termina as maratonas nos 3 primeiros?!?! Bikes boas/leves, independentemente do tamanho de roda, devem ser só para os "prós?! Não podemos ter uma bike a gosto só por que andamos de vagar, e nem sequer entramos em competição!?!??! Onde está o direito de igualdade?!?! :D

...fala nas bikes roda 26 de 9kg.... há 1/2 dúzia de anos atrás, quanto custavam novas!?!??! Pois é, custavam o mesmo que custam hoje as 29er com o mesmo peso..... ;)

Diz: "Uma bike de 26 de 700€,da última vez que vi,era uma bike válida para alguém se divertir em segurança sem gastar muito dinheiro". Quanto custava esta mesma bike há 1/2 dúzia de anos atrás?! Certamente BEM MAIS do que isso não?!...... andam por aí inúmeras 26 a rolar com 15kg.... ou duvida?!

Há por aí trocas de 26 de "9kg", por 29er de "11kg", por as 29er serem algo de novo, e com receio de fazer um investimento errado, fizeram este tipo de troca sem ter de fazer grande investimento.... alguns até já voltaram a trocar, desta vez com mais certezas, e compraram 29er com pesos semelhantes às suas anteriores 26.

O que se gasta/investe num desporto, por mais amadores que sejamos, há quem o desvalorize..... certo é que esses que ignoram o que se pode investir numa bike, gastam tanto ou mais noutras coisas... em que algumas delas até prejudicam a saúde..

Por isso amigos meus, cada cabeça sua sentença..... vamos mas é pedalar.... quer dizer trabalhar.. :D

Muitas e boas pedaladas.. ;)
 

cayto

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FIRE_TVD Compreendo o que quer dizer com aquilo que relata, no entanto há algumas coisas que não concordo.

Começando por aqui por exemplo
agora quero que digam quanto teria de gastar para comprar uma 27.5 ou 29er nova ou usada pa minha altura, haaaa e barata loool

O mais barato queremos todos ;) Mas penso que está a pôr em jogo um fator, o monetário, que não o está a equilibrar. É certo que se tem um orçamento de 200€ não pode gastar 500€. Se quiser comprar um automóvel, e tiver disposto a pagar até 5000€, não vai procurar nos semi-novos. O mesmo aqui. Se o orçamento que define é pequeno, o mercado ainda não tem bicicletas 650b e 29er para essa procura. No entanto não demorará, se virmos as 650b lançadas agora de gama baixa com preço a rondar os 500€, se daqui a 6 meses o comprador por algum motivo a colocar a venda no mercado de usados, provavelmente vai encontrar um bom negócio.

Para terminar
trilhos mais tecnicos em que um gajo tem de jogar bem com a bike?? deve ser muito complicado

Os trilhos com 26 650b ou 29 são técnicos. Eles já o eram quando eu andava com a 26. A adaptação do rider à roda nos trilhos depende de cada um, eu sinto-me bem nos trilhos de 650b, já experimentei 29er que também tem as suas vantagens mas considerei que não se ajustavam. Se um dia posso montar um 29er? Claro que sim. Se esta roda vier a dar resposta às minhas "necessidades" nos trilhos ;)

Boas pedaladas ;)
 

Medroso#78

Active Member
Caro camarada ORANGE_77, e outros com a mesma opinião (triste), porque não poderei "eu" pedalar com uma bike de topo numa ciclovia!?!??!?! Não posso fazer ciclovia e até "mato bravo"?!?!!? Será que as ciclovias foram pensadas apenas para "charutos" BEM pesados!??!?! :confused:
 

commendatore

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Ecovias, ciclovias, mais cedo ou mais tarde todos lá vamos passear. nem que seja porque n apetece ir para mais longe, ou porque a namorada tb quer vir, ou porque pura e simplesmente apetece ir conhecer onde aquela treta vermelha vai dar.

Isso de descriminar quem faz ciclovias tb acho desprovido de bom senso.

É preciso é fazer algo. É a mesma coisa que dizer que malta que faz atletismo na estrada é menino. Que o difícil é o trail.
 

STIG_73

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Eu tenho alguma dificuldade em perceber o sarcasmo que alguns users utilizam quando aqui comentam.

Falando por experiência própria e não pelo diz que disse, eu passei de uma HT 26" sub 10 para uma FS 29" com 11 kgs, em que a transmissão é semelhante assim como o curso da suspensão, apenas o diâmetro da roda é maior e, meus amigos, no meu caso fez toda a diferença, mas aceito que cada caso é um caso.
Fi-lo porque posso e porque senti necessidade de evoluir e não por questões de marketing.
Tenho 1,79, pelo que não me considero um tipo alto e não me sinto um anão em cima da bicicleta.

Para mim tudo se resume a uma questão de adptação a um novo conceito e não devemos negar à partida uma "ciência" que desconhecemos, o que me parece ser o caso da maioria que aqui comenta.

Não é de todo minha intenção convencer quem quer que seja a optar pela roda 29 até porque cada um sabe de si, mas respondendo ao titulo do tópico, a roda 26 não está morta nem morrerá no futuro (tenho uma em casa e os componentes não são assim tão baratos como alguns dizem!!!), estará sim reservada para as bikes mais modestas ou para outras disciplinas do BTT que não XC/Maratonas.

Claro que para aqueles ciclistas/bttistas ocasionais, sem pretenções a nada (apenas passar um bom bocado com os amigos a pedalar), não justifica a aquisição de um bike 29 de milhares de euros, assim como não justificaria a aquisição de uma 26 pelos mesmos valores.
Para esses haverá sempre bikes 26 e 29 de entrada de gama com preços e equipamento/componentes semelhantes, é só uma questão de cada um pensar para que quer a bicicleta e não se deixar influenciar por estimulos externos.
 
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