"as 26 acabaram e bem (...) aceitem e avancem(...)"
Concordo com o que o Miguel_82 disse sobre esta frase em particular. A análise que o Jocas22 fez sobre as 29 e as 27,5 tem o seu lugar como análise pessoal nesta matéria e pode ajudar à discussão mas aquela frase, quer o Jocas22 queira admitir ou não, soa demasiado a: Comam e calem-se.
Ou citando os Herman: Eu é que sou o presidente da Junta!
E neste aspecto sou da mesma opinião que o Miguel_82, ninguém me diz o que eu devo ou não de gostar por mais vantagens que as outras opções possam ter para outras pessoas com outros interesses (reais, no laboratório, no marketing ou imaginárias).
E como o que quero quando nesta questão uma
representante da Trek disse de uma forma claríssima num vídeo colocado atrás,
que as 27,5 começam a mostrar vantagens sobre as 26 quando levam suspensões acima de 140mm. Não fui eu que disse, foi uma representante da Trek! Mas já sei ela queria dizer suspensões acima de 14mm, pois as 27,5 são a roda perfeita... Isto é, abaixo de 140mm de suspensão as 27,5 não apresentam vantagens reais sobre as 26 (penso que ela disse isto também de forma clara).
E eu continuo à espera de uma resposta para estas questões que coloco desde inicio:
-> Se a roda 26 é assim tão má, porque demorou 40 anos até se descobrir que os outros tamanhos de roda eram assim tão espectacularmente melhores quando a tecnologia usada para fabricar as 29 e 27,5
já existia pelo menos durante os anos 90?
-> Se até houve modelos comercializados de série por grandes marcas com esses tamanhos de roda há mais de 20 anos atrás, ninguém se apercebeu que podia ganhar, taças, campeonatos e olimpicos com essas bikes apenas gastando um pouco de tempo e dinheiro para descobrir o que hoje se sabe, numa época onde eram colocadas no mercado as coisas mais maradas que se podiam inventar? Não bastaria a Trek ou Specialized juntar-se com a Mavic e a Michelin e em pouco tempo tinham um aro tão bom como o que há hoje e pneus mais que adequados para um protótipo de competição. A Rock Shox já em 1992 produziu suspensões para 29 por isso faria-o de novo para esse tamanho ou 27,5, ou então a Manitou ou Marzocchi.
-> Ou será que essas 27,5 e 29 apenas foram usadas por pessoas com quocientes de inteligência abaixo da média e daí o Santo-Graal ter ficado oculto este tempo todo? Será que em 1995, por exemplo a espécie humana ainda era composta por Cro-Magnons e foi essa a razão porque ninguém viu nada disso?
São perguntas simples. Mas ainda não obtive respostas.
Ou será que muitas grandes marcas resistiram em embarcar na onda das novas rodas quando elas surgiram já nos anos 2000 porque sabiam daquilo que escrevi acima, mas depois com a enorme oportunidade de negócio que se lhes afigurou, não conseguiram resistir a umas notas extra no bolso, dando de comer Paloco por Bacalhau a quem assim o exigia?