Roda 26, qual o seu futuro?

ORANGE_77

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No sábado passado organizei um passeio guiado juntamente com a associação lá da terra não era o que andava mais longe disso (95 kgs a subir não ajudam muito) mas posso-me gabar de ter talvez sido o único que passei por todo lado incluindo umas quelhas nos caminhos de s. tiago (serra da labruja diz-vos algo ?) e fui de roda 26 aluminio 14 kgs suspensão total :D confesso que fiquei orgulhoso de mim mesmo parecia um todo terreno...
 

Medroso#78

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Boas,

Um dia destes o nosso caro camarada "ORANGE_77" vai pedalar com o mesmo pessoal, mas desdesta vez no "quintale" deles, depois conte-nos cá como foi (desta vez, certamente será o oposto). :p
 

Jocas22

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fui testar uma 27.5 (verdadeira), top tambem, nada de chaços :cool: E quando digo testar é testar a serio, ajustada, com calma, sozinho, uma volta por onde costumo andar e similar á da 29 e da minha 26.... fiz um relato muito grande mas faço um resumo (isto pra mim claro), antes que começem a reclamar esta relacionado com o futuro da 26

- achei que a 27.5 em cotovelos apertados curva melhor

- achei que a 29 sobe e desce melhor calhausada, por nao termos de andar tanto a escolher trajectoria, vira pra aqui e vira pra ali e depois ser preciso recuperações mais agrestes que nos fazem desmontar

- A subir paredes nao tecnicas nao senti grandes diferenças

- a descer achei muito similares com a diferença do camiao 29 permitir trajectórias mais suaves quando envolve obstáculos como pedras, regos, raizes, ai limpa

- trilho pouco tecnico a descer, sinuoso, a 27.5 ganhou, vira melhor

-trilho estupidamente tecnico, com calhaus e cheio de vegetacao, as duas com guiador de 680, a 29 sobe melhor, transpoe mais facilmente os obstaculos, mais rapido e o guiador nao vai aos ramos porque permite trajectorias mais suaves e menos em esforço de vira e vira e equilibra, aqui é que me surpreendeu

O que fazia com a 29 fazia com a 27.5 e vice versa, tinha era de compensar onde uma é melhor que a outra com maior kit de unhas. Na 26 é kit de unhas sempre a bombar.

Agora a diferença entre elas não é abissal, mas entre elas e a 26, é. Não há nada que a 26 justifique existir. Sim ainda curva melhor nos cotovelos (mas a diferença pra 29 nota-se bem, pra 27.5 mal se nota) mas de resto esqueçam lá isso. Nao acho que fosse só marketing. Acabaram e bem, já cumpriram e agora siga.
 

Jocas22

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Cada um tem o seu, o que nao tem nada a ver com a bike, ou entao vamos de desdobravel pra serra. Com outra roda nao passas a ter mais ou menos, nem tens mais so porque ainda andas de 26. Pensei que isto era obvio, mas fica explicitado.;)
 

Jocas22

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se o futuro das 26 for a tua bicicleta, risonho... penso que não é difícil perceber o contexto.

acrescentem algo útil, é perfeitamente natural que muita gente ache algo completamente diferentes, agora estes comentários. Digo eu, sei lá...
 

KROOS

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O que o Jocas22 quis dizer foi que afinal a roda 29 e 27.5 tem as suas vantagens e desvantagens cabe a cada um de si escolher a vantagem que mais lhe convem e tirar partido dela, porque os 3 tamanhos de roda cada um tem a sua vantagem, abraço
 

Jocas22

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isto quando se fica ofendido por opinioes esta tudo dito. Salazar ficava orgulhoso. Só o que mais faltava era nao poder dar uma opiniao sobre seja o que for. Mas sei bem porque ficam tao eriçados só que isso é problema pra vocês resolverem nao eu.
 

MiGuEl_82

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Oh Jocas, tu podes opinar o que bem entenderes, como eu tb posso ser irónico e sarcástico se assim entender... Aliás, tanto tens o direito de opinar q até opinas sobre tudo, mesmo q seja sobre o qual não percebes um caracol.

Fizeste a análise que achaste q tinhas de fazer e fizeste bem em partilhá-la connosco. Agora não me podes é obrigar a ignorar comentários do género "as 26 acabaram e bem... aceitem e avancem...". Acho um comentário ridiculo pq ng tem q aceitar o q quer seja só pq tu assim achas... tenho o direito de achar q as 26 ainda terão mt para dar.

E se calhar não saberás assim tanto pq estamos "eriçados" como referes... o que me "eriça" a mim é a ridicularidade de certos comentários. Já tds percebemos as vantagens dos novos tamanhos de roda, assim como tb mts têm consciência q algumas dessas "vantagens" estão convenientemente sobrevalorizadas. N vale a pena dizerem q n há aqui marketing pelo meio pq há, como em td o tipo de produtos q azem parte do nosso dia-a-dia.

Espero sinceramente que a 29 q estás a montar te venha a proporcionar bons momentos e grandes pedaladas, pq afinal de contas tal como a esmagadora maioria dos q neste fórum participam, é para isso q ela te servirá... eu vou-me continuar a divertir com a minha 26 até q me apeteca mudar para outra, seja ela 26, 27,5 ou 29.
 

Jocas22

Active Member
nao te obrigo a ignorar nada, nem te vou obrigar a perceber o conceito de opinioes num forum, até podias discordar e atirar uns argumentos e depois como gente civilizada eu dizia por aceito mas discordo por isto e trocava-se argumentos e alguem aprendia alguma coisa. A alternativa é fazer como os putos e cada vez que lês aqui algo que não te agrade mandas umas piadolas farçolas, o "só quem percebe disto sou eu", "não sabe mas é do que fala porque se soubesse concordava com a minha opinião", "se diz aquilo é porque nem consegue andar sem rodinhas de apoio". Mas tambem podes mandar por PM o que queres que eu escreva e assim nada te vai eriçar o pêlo, que dizes?

Ai de quem dê uma opinião que não vá contra dizer que a 26 é o que queres que seja, mesmo que seja uma opinião. Eu é que nem percebi que tinha tanta relevância na cena do BTT nacional. Ao ler-te parece que o supra sumo dos comentadores disse algo e vai de atacar. Respira fundo pá!

Mas isto cada um sabe de si. A internet é um mundo. Parvo sou eu, isso ai sem sombra de duvida.

Desejo pra 2015, vir menos á net. :cool:
 

MiGuEl_82

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Estás a começar a entrar por um campo "perigoso" e desnecessário. Eriçar o pêlo eriça o teu cãozinho ou gatinho. Opina, argumenta mas tem alguma cautela e tento na língua com o que dizes quando te referes a outras pessoas.
 

Joseelias

Well-Known Member
"as 26 acabaram e bem (...) aceitem e avancem(...)"

Concordo com o que o Miguel_82 disse sobre esta frase em particular. A análise que o Jocas22 fez sobre as 29 e as 27,5 tem o seu lugar como análise pessoal nesta matéria e pode ajudar à discussão mas aquela frase, quer o Jocas22 queira admitir ou não, soa demasiado a: Comam e calem-se.

Ou citando os Herman: Eu é que sou o presidente da Junta!

E neste aspecto sou da mesma opinião que o Miguel_82, ninguém me diz o que eu devo ou não de gostar por mais vantagens que as outras opções possam ter para outras pessoas com outros interesses (reais, no laboratório, no marketing ou imaginárias).

E como o que quero quando nesta questão uma representante da Trek disse de uma forma claríssima num vídeo colocado atrás, que as 27,5 começam a mostrar vantagens sobre as 26 quando levam suspensões acima de 140mm. Não fui eu que disse, foi uma representante da Trek! Mas já sei ela queria dizer suspensões acima de 14mm, pois as 27,5 são a roda perfeita... Isto é, abaixo de 140mm de suspensão as 27,5 não apresentam vantagens reais sobre as 26 (penso que ela disse isto também de forma clara).

E eu continuo à espera de uma resposta para estas questões que coloco desde inicio:

-> Se a roda 26 é assim tão má, porque demorou 40 anos até se descobrir que os outros tamanhos de roda eram assim tão espectacularmente melhores quando a tecnologia usada para fabricar as 29 e 27,5 já existia pelo menos durante os anos 90?

-> Se até houve modelos comercializados de série por grandes marcas com esses tamanhos de roda há mais de 20 anos atrás, ninguém se apercebeu que podia ganhar, taças, campeonatos e olimpicos com essas bikes apenas gastando um pouco de tempo e dinheiro para descobrir o que hoje se sabe, numa época onde eram colocadas no mercado as coisas mais maradas que se podiam inventar? Não bastaria a Trek ou Specialized juntar-se com a Mavic e a Michelin e em pouco tempo tinham um aro tão bom como o que há hoje e pneus mais que adequados para um protótipo de competição. A Rock Shox já em 1992 produziu suspensões para 29 por isso faria-o de novo para esse tamanho ou 27,5, ou então a Manitou ou Marzocchi.

-> Ou será que essas 27,5 e 29 apenas foram usadas por pessoas com quocientes de inteligência abaixo da média e daí o Santo-Graal ter ficado oculto este tempo todo? Será que em 1995, por exemplo a espécie humana ainda era composta por Cro-Magnons e foi essa a razão porque ninguém viu nada disso?

São perguntas simples. Mas ainda não obtive respostas.

Ou será que muitas grandes marcas resistiram em embarcar na onda das novas rodas quando elas surgiram já nos anos 2000 porque sabiam daquilo que escrevi acima, mas depois com a enorme oportunidade de negócio que se lhes afigurou, não conseguiram resistir a umas notas extra no bolso, dando de comer Paloco por Bacalhau a quem assim o exigia?
 
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klaser

Well-Known Member
Jocas22,claro que tens todo o direito de dar as opiniões que quiser,mas também acho que foste um pouco infeliz naquela frase...mas isso tb é só a minha opinião...O que se passa aqui é que o mercado e muitas pessoas ficam a pressionar aqueles que têm roda 26 para uma mudança à força quando muitas vezes realmente não precisam da mudar nada para a utilização q dão às bikes...Tá-se a criar uma situação de quem rola com 26 só falta ser apontado na rua...Isso depois cria "guerras" em que ambos os lados não têm razão, os das 26 a dizer que é só marketing (é bastante marketing mas não é 100% marketing ) e os outros tamanhos a dizer que as vantagens são enormes quando na verdade são marginais...O tamanho de roda,o ser HT ou FS,etc,não faz ninguém por si só melhorar a performance,dá é opções para cada um achar aquilo que mais se adapta ao tipo físico,estilo de condução,tipo de terreno que anda,e aí sim atingir um desempenho melhor....
Agora há realidades que não podemos negar....as marcas praticamente deixaram de ter modelos "decentes" de XC em 26....o mercado das usadas de 26 está uma miséria,as bikes estão ultra desvalorizadas....por outro lado há e vai haver ainda imenso material de 26 disponível (talvez só quadros novos de marca é q não),inclusive há suspensões de topo tipo sid xx world cup modelos 2015 26"..ou seja,não só material de "desgaste" como pneus 26"... Quem comprar material de 26" é mesmo para usar e não para se preocupar com o valor de mercado......Ainda não encontrei nenhum trilho em que passaram 29 e 27,5 e as 26 não puderam passar....se é mais difícil não sei,eu com todos os experimentos que já fiz achei as 26 e 27,5 muito parecidas,sendo a 29 uma bike já diferente,mas sempre se q ganho algo aqui perde-se um bocado acolá....
 

Joseelias

Well-Known Member
Gostava acrescentar ainda um detalhe ao que o klaser disse sobre os ganhos, marginais ou não.

Tenho lido inúmeras vezes aqui neste fórum conselhos que dizem para se escolher a bicicleta que se mais gosta esteticamente de entre as várias opções mais ou menos equivalentes, o que é perfeitamente natural. E há até quem compre até bicicletas claramente inferiores a outras apenas pela questão estética e nunca se arrependem.

Ora, nesta questão dos tamanhos de roda a questão estética é algo que se põe de uma forma clara, muito em particular para quem se está totalmente a borrifar para os dois segundos que pode hipoteticamente ganhar a cada 1000 metros de percurso.

Falando por mim, e reconhecendo que no caso especifico das 29 estas podem ter vantagens em determinado tipo de percursos e sabendo que eu até poderia beneficiar disso pelo tipo de uso que dou, não me vejo de momento a querer andar com uma roda 29 porque as acho simplesmente horríveis esteticamente. Para ser honesto acho-as a coisa mais trambolha e deselegante que vi no Btt, excepto talvez as Klein Mantra... E as 27,5 pouco melhor. Alerto que esta é apenas a minha opinião pessoal e sobre algo em que gastaria ou não dinheiro, e aceito perfeitamente que outros as achem a coisa mais bonita do mundo a seguir à mulher e filhos.

No entanto, e dado que me estou a borrifar totalmente para rendimentos, porque quando me preocupei com isso treinava diariamente alinhando nas linhas de partida das taças nacionais de maratonas na minha modalidade e não andava a medir pilinhas no Strava, quero ter a possibilidade de andar com uma bicicleta que na minha opinião pessoal acho mais harmoniosa e agradável em termos visuais e que me leva exactamente aos mesmos sítios que as outras, sabendo que antes de a minha bicicleta me falhar, falham-me as pernas e a técnica.

Resumindo, para quem não faz competição a sério esta conversa dos segundos que se ganham soa-me a crise de meia-idade em que se tenta compensar a falta de qualquer coisinha com brinquedos, e por causa desses teóricos segundos a menos acaba-se por privar os praticantes de bicicletas que têm o tal elemento muito importante, como é a estética para quem prefere as 26.

Pode parecer fútil, mas acredito que as opções estéticas são o principal argumento de compra para qualquer ciclista de entre os vários modelos considerados, e até aqui quem fica sem poder ter as 26 fica a perder.
 

MiGuEl_82

Active Member
klaser,

Tá-se a criar uma situação de quem rola com 26 só falta ser apontado na rua

Na mouche! Que os fabricantes e as lojas procuram criar uma necessidade extrema de investir numa nova bicicleta usando os novos tamanhos de roda como argumento já sabemos. Agora ridículo é essa "pressão" vir de quem, tal como nós, é praticante a um nível puramente amador.
 
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