Roda 26, qual o seu futuro?

edununo

Well-Known Member
De 26" para 650B (não gosto do termo 27.5 porque não é verdade) há 25mm de diferença no diâmetro. Logo a diferença no perimetro é de cerca de 7.9cms. Isso não chega a 4% de diferença.
 

Insignia

Active Member
Pela maneira como se fala das 29er até parece que essas é que são fracas, são camiões, não se divertem como as outras, não tem nenhuma vantagem, só desvantagens!!!
Cada um escolhe o que quer! Cada tamanho tem o seu espaço, utilização...
Já há bikes de DH 27,5!!!!!
 

edununo

Well-Known Member
E depois vemos isto:



Para mim é puro marketing.

Então as 650b têm apenas +-4% a mais de perimetro e aumentam em 33% a zona de contacto? De 6 para 8 é um aumento de 1/3.
As 29er que aumentam +-5.5% o perimetro face às 650b só aumentam 12.5% a zona de contacto? Há um aumento maior e tal não se nota da mesma forma na zona de contacto. É estranho.....
 

Joseelias

Well-Known Member
E depois vemos isto:

Para mim é puro marketing.

Então as 650b têm apenas +-4% a mais de perimetro e aumentam em 33% a zona de contacto? De 6 para 8 é um aumento de 1/3.
As 29er que aumentam +-5.5% o perimetro face às 650b só aumentam 12.5% a zona de contacto? Há um aumento maior e tal não se nota da mesma forma na zona de contacto. É estranho.....

Para além do mais, se tomarmos em consideração as diferentes pressões de ar que se podem pôr num pneu e que fazem variar brutalmente a superfície de contacto, ao que se soma a enorme oferta de pneus com as mais diferentes larguras e perfis na prática vamos ter 26 e 27.5 com uma superfície de contacto quase igual.

A menos que alguém vá comprar uma 27.5 e equipá-la com uns pneus de modelo igual ao que tinham e andar a comparar as pressões de pneus que usava antes e que usa agora para manter essa maior superfície de contacto nas 27.5, o que vai acontecer é que na muda de pneus seguinte pode comprar um modelo de perfil mais baixo e estreito para tentar reduzir o aumento de peso nas rodas relativamente às 26, pode por pôr uma pressão um pouco mais alta e feitas as contas acaba com os mesmo 6cm de superfície de contacto...

Isto é, tenho poucas dúvidas que a suposta vantagem das 27.5 não vá ser minimamente usada na grande maioria dos casos. Por ridículo, podemos acabar por ter pessoal a andar com menos superfície de contacto nas 27.5 que outros nas 26 com pneus mais largos e menos pressão...
 

commendatore

New Member
Basta montar uns hanz dampf 2.35 numas rodas 26 e mal cabe no quadro pelo que parece logo uma 27.5. Isto tirado de outro fórum de AM/enduro.
Umas ou outras todas servem, todas dão gozo e todas cumprem. Se ao fim de 50kms numa 29 ganhamos um minuto? Talvez. Eu quero é pernas para fazer os 50kms tranquilos e de sorriso na cara quando terminar. O resto... é conversa e marketing
 

ORANGE_77

New Member
Isto é puro marketing na minha opinião as 29 são boas as 27,5 são boas e 26 são boas, agora quem tem uma bicicleta bem equipada de 2009 p.ex roda 26 não vai trocar por uma 26 de 2014 também bem equipada so porque esta é verde ou azul, entao que se fez:

Ano 2012: Amigos 29 é que é bom o pessoal bora lá trocar de bicicleta, só perde na agilidade e arranque em relação as 26

Ano 2013: 27,5 nem é carne nem peixe 29 sim é top, 26 é bom porque é mais ágil e arranca melhor.

Ano 2014:27,5 sim claro o melhor dos dois mundos, no meio é que está a virtude, 26 extinção com elas para quê?

Vou ser futurista :2016/2017-Remember your 26... :) they came back




2014:
 

commendatore

New Member
Nem mais. Nos USA e dependendo da categoria mas é tudo avesso às 29. É só perder tempo em PInkbike e mtbr para ver o que para lá vai. Tudo a reclamar.
 

klaser

Well-Known Member
Só falta apontarem-nos na rua por cometer a heresia de andar com uma MTB 26....Eu não tenho problemas,tenho uma 26 com 9,4Kg e no momento mal tenho disponibilidade para a manutenção da mesma,quanto mais cogitar em trocar de bike...por isso só me resta ser feliz com o que tenho :D
 

ernez

Active Member
É engraçado que hoje fui testar a 650 que me calhou na rifa, ehehehe, que sorte, hoje fui testar á bruta o bichado, e... o interessante é que para fazer a subida impossivel na serra de valverde tive que tirar ar aos pneus da 650, tal com fazia na 26, cá está, o tal contacto de superficie ser maior na 29, outra coisa interesante, foi ver que a roda 650 com pneu 2.1 rr tem pouco mais de 1cm de diferença da 26 com o mesmo diametro, lá está, se o pessoal meter um 2.35 na roda 26, deve ficar ela por ela, ehehehe, minha rica 29, falta testar numa maratona, quando o fizer colocarei aqui a minha opinião sobre ela.
 

mpc

New Member
Eu não tenho problemas,tenho uma 26 com 9,4Kg e no momento mal tenho disponibilidade para a manutenção da mesma,quanto mais cogitar em trocar de bike...por isso só me resta ser feliz com o que tenho :D

E eu, idem! Não estás sózinho!

Eu também tenho uma roda 26' com 12,5Kg e, sem problemas, haja tempo para pedalar! ;)
 
Já tive varias roda 26, tenho uma bela trek 26 e comprei mais um quadro 26 para montar, e que venham baixando os preços de componentes e quadros até deu jeito.
 

jaba

Utilizador Banido
Olha, já tive as 3...29er, não é para mim, para o que ando tinha que tar em super forma para puxar por ela. 26, nada a apontar. 650b...olha, só montei umas porque tinha um cubo cá para casa pendurado e ficaram com as minhas 26 de retoma...saíram baratas...resumo estou a simpatizar...agora, se fosse comprar bike, não necessariamente nova, com a maravilha de 26 que andam a ser trocadas, era mesmo uma dessas!
 

edununo

Well-Known Member
Nesta altura fazem-se excelentes negócios com bike de 26" novas e especialmente usadas.
Claro que mais tarde ou mais cedo os stocks acabam e aí as 650 vão reinar.
 
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