Vou ter de concordar com o Tiago, uma suspensão a molas é muito mais activa, progressiva e lê melhor o terreno que uma suspensão a ar.. Já tive várias suspensões a molas (suspensões de DH) e pelo meio tive uma boxxer wc 2009, actualmente tenho uma boxxer rc 2013 e de todas a mais rija, menos progressiva e com pior leitura de terreno foi sem dúvida alguma a boxxer wc.. Antes que digam que estava mal afinada e com pouco sag digo eu que a suspensão estava em excelente estado, com sag certo (cheguei mesmo a andar com sag a mais para experimentar) e chegou a ser afinada por um dos melhores tecnicos de suspensão que temos em portugal (Nuno Duarte) e mesmo assim era "dura" e lia muito mal o terreno... Claro que o ar tem vantagens, é mais leve e muito mais facil de afinar, por vezes as suspensões a molas é complicado acertar na mola correcta para o nosso peso e há gastos para comprar as molas que não são nada baratas e muitas vezes são muito dificeis de encontrar ou para muitas suspensões nem há molas..
Muitas vezes o pessoal queixa-se que as suspensões a molas são duras e quando alguem pergunta que mola lá esta só sabem que é a mola que vem de origem e nem se preocupam em saber se essa mola é a indicada para o seu peso.. Normalmente as molas que vem de origem são as intermedias e são destinadas a pessoas com pesos entre os 70 e tal quilos e os 80 e tal logo se a pessoa tiver 60kg é lógico que a suspensão vai ser demasiado dura, o mesmo se passa com um amortecedor que toda a gente sabe que um amortecedor a molas é muiiiiiiiiiiittttttto mais macio que um a ar mas se o piloto pesar 60kg e andar com mola de 500lbs o amortecedor fica tipo pedra..
Mas isto é só a minha opinião, suspensão a ar para mim só quando me começar a preocupar com o peso ou quando deixar o DH e começar a praticar algo onde tenha de pedalar, subir e fazer vários km.. Até lá molas all the way..