RockShox Monarch 4.2

alenTTejano

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Boas pessoal, decidi colocar aqui este post, para ver se foi só comigo ou já ha por ai mais queixas.

Penso que o meu amortecedor Monarch 4.2, nunca funcionou a 100%, desde o primeiro dia que o achei estranhamente macio e dai andar 95% do tempo bloqueado, ainda pensei que tinha engordado uns 10kg, sem que tivesse notado, mas não, não engordei.

Ele anda mesmo a perder ar, e foi já para a garantia, a minha questão é se este é um caso isolado ou ha por ai mais destes.

Obrigado,
 

ruibfc

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Relativamente a este amortecedor tenho-o à quase um ano montado num MSC Zion http://www.forumbtt.net/index.php/topic,33758.0.html r, tive um problema que parece já ter acontecido com outros Monarch´s, perdia um pouco de ar (entre cada saída tinha que lhe repor ai uns 40psi, aquela válvula de enchimento rotativa…..uhmmm, muito prática mas não sei se não estará aì o problema), quanto à garantia 5 estrelas (numa semana a Ciclocoimbroes trocou-me o amortecedor por um novo), quanto ao funcionamento do mesmo neste quadro muito bom, normalmente ando sempre com ele aberto (ou seja sem activar o floodgate, e comporta-se normalmente como qualquer amortecedor a ar, tive um Fox Float muitos anos e è em tudo idêntico) quando activado o floodgate(normalmente só o faço em estrada), como tenho o botão de ajuste do nível de floodgate no máximo de eficiência à pedalada, funciona quase como um bloqueio, notando-se só uma pequena oscilação quando pedalamos em pé mais vigorosamente, no entanto respondendo bastante bem às irregularidades do terreno, já tinha experimentado Manitou com SPV air e notava que precisava de um 1º impacto para começar a funcionar(desarmar) no Monarch não è necessário acho-o bastante polivalente e mais linear, vamos è ver se não torna a dar o problema de fuga de ar.

Positivo:
peso 210gr(pesado por mim)
funcionamento
facilidade no ajuste de pressão
facilidade rotação (rebound, e nivel floodgate)
assitencia tecnica (garantia RockShox)

negativo:
o fascto de ter começado a perder Ar ao fim de oito meses de uso
 

lucky8

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boas amigos recentemente adquiri uma bh trail racer que vem equipada com um rockshox monarch 4.2 e gostaria de saber mais sobre todo o funcionamento do mesmo caracteristicas , funcionamento regulação etc... pq eu acho o funcionamento do meu um pouco duvidoso basta montar-me na bike que o curso fica quase esgostado e eu até nem peso muito 80kg-1.80m não sei se precisa de ar ou outra coisa assim , é a minha primeira bike de susp.total daí querer saber sobre tudo o que posso sbre este amortecedor em particular se alguem puder ajudar agradecia. :roll:
 

Lula22

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Agora que vi este tópico fiquei com receio, eu não possuo um 4.2 mas um 3.1. Será que ele padece do mesmo mal?
Eu para já ainda não notei grandes oscilações, mas também só o enchi uma vez porque o queria mais duro para fazer uma passeio por estrada.

Desculpem lá o offtopic mas pesquisei e não encontrei nada em concreto sobre o 3.1.

Abraço
 

Milhas_Rev

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Eu na minha focus bud também tenho um monarch 3.1 e perdia ar. Perdia ar junto ao pipo de colocação da bomba.

Tanto que até ja foi para a garantia.

Em relação as regulações tenho o gate sensivelmente a meio e com cerca de 25% de sag. Com este sag é o ideal para funcionar, com um bom compromisso entre sensibilidade e bombear

Convém também referir que a minha bike e de all-mountain com 130mm de curso.

Espero ter ajudado.

Milhas_Rev
 
O 4.2 e o 3.1 são iguais no funcionamento, diferindo apenas no modo de afinação.

O Meu ainda não perdeu muito ar, mas é de 2009 e não sei se entretanto o problema não foi resolvido.
Seja como fôr tenho muito cuidado ao colocar o ar, porque aquele pipo não inspira muita confiança.

Penso que colocar um pouco de ar (+- 10) de mês a mês não se pode considerar uma fuga.
 

Lula22

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Pois, o meu também é de 2009. Mas fiquei um pouco preocupado por ver este tópico, embora nunca tenha notado nenhuma fuga...
De qualquer das formas vou estar atento. Eu tenho-o desde Janeiro/Fevereiro e ainda não notei nenhuma anomalia... já levou alguma pancada e continua 5 estrelas.
Se calhar é como dizes, o problema deve ter sido resolvido entretanto.
 
Antes de comprar o meu, já sabia desse problema do pipo e por isso sempre tive muito cuidado ao encher.
Mesmo que tenham resolvido o problema aquele pipo será sempre fragil e quem não tiver cuidado vai ter problemas, mais tarde ou mais cedo.
O Amortecimento é muito bom, mas até descobrir que o SAG tinha de ser de quase 25% andei um pouco desiludido.

O Facto do RP23 ser um amortecedor "referência" faz com que pareça que todos os outros são inferiores, mas nem sempre ser diferente é ser inferior.

img2018as9.jpg
 

Kramalheira

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Eu tenho um monarch 3.1 à cerca e 1 ano e até agora tudo OK, nunca perdeu ar, embora antes de cada prova veja a pressão e/ou faça pequenos ajustesde pressão.

Custumo utilizar um SAG entre 20 e 25%, e Floodgate sempre fechado, desta forma está praticamente bloqueado a subir, a rolar absorve os grandes impactos, e a descer sempre a fundo :)
 

rodinhas chamine

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Amortecedor rock shox monarch 4.2

boas
monarchfamily1.jpg

tenho este amortecedor na minha bike mas gostaria de o perceber para usufruir totalmente dele :confused:
alguem me da umas luzes de como afinar?
para que serve a rodinha indicada a vermelho, visto que onde esta indicado a rosa tem para um lado + e para o outro - o que eu pergunto e qual o resultado de o rodar para um lado e para o outro?
o que esta assinalado a amarelo e um cadeado aberto,neste caso esta debaixo da alavanca, enquanto ao rodar para o outro fica sobre a palavra gate sera que alguem me consegue dizer algo, pois ainda nao encontrei o manual de funcionamento do mesmo, de preferencia em portugues
 

Kramalheira

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Boas, eu tenho um monarch, e já apanhei a manha a isso :)

Isso funciona da seguinte forma:
Alavanca azul - liga e desliga o "gate", que não mais que um sistema anti-bombeio "inteligente", algo parecido ao Propedal da fox.
Quando está desligado o amortecedor funciona de uma forma normal, o que torna a bicicleta mais confortável. quando no Modo gate, liga o sistema Anti-bombeio, util em estrada e subidas.
afinador Amarelo - vai regular a sensibilidade/ rigidez do amortecedor quando o gate está ligado, e em nada influencia o seu comportamento quando desligado. desta forma podemos regular se o amortecedor fica mais ou menos sensivel.

Atenção - Isso não é um bloqueador mesmo com o afinador no máximo, quando passares por um buraco maior ou num salto, o amortecedor vai funcionar
 
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