Boas, primeiro parabens pela bicicleta, irás ter excelentes momentos proporcionado por ela, agora é preciso é força nos Cranks.
Em relação a conversão da Crossride, eu também sou pouco dado a mexer nos componentes da bicicleta pois tenho medo de fazer asneira e a maior parte das vezes pago para fazerem o trabalho por mim, mas até agora se há coisa que me deu mais gozo fazer foi converter umas Mavic Crossride 2010 que já andaram na minha bicicleta e que agora estão montadas na bicicleta da minha miúda e vou tentar deixar aqui os passos que deves seguir para o fazeres tu mesmo:
- Retirar os pneus e câmaras de ar que as rodas possam ter montadas
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- Retirar a fita amarela que esta dentro do aro, mas atenção esta vai ser precisa num passo mais a frente, por isso cuidado não a cortes.
- Com álcool ou algo do genero limpa o melhor que puderes o interior do aro de modo a retirar o máximo de sujidade que este possa ter.
- Agora depende da tua opçao de conprar um kit de conversão completo ou compras 2 válvulas presta (a mavic possui umas próprias mas acho que são um bocado caras), um pedaço de fita dupla ou power tape (ou outra do genero, o mais importante aqui é que tenha praticamente a mesma espessura do interior do aro e que fique bem colada ao mesmo), liquido vedante e pneus de kevlar ou tubeless.
- Instalar a fita (power tape ou o que optares ) no aro;
- Colocar a fita amarela que estava no interior do aro (no meu caos comprei o kit da rubena que trás uma fita própria de borracha mais maleável, mas para depois desmontar um pneu do kit torna-se um autentico pesadelo, por isso usa a amarela das próprias rodas);
- Instalar as valvulas Presta e certificar-te que as mesmas estão bem isoladas e que por aquela zona não vai sair o ar (se for necessário há uns vedantes próprios a venda para um melhor isolamento);
- Colocar o pneu;
- colocar um pouco de liquido através da valvula presta (retirando a parte superior da mesma, mas aqui neste processo tens de ver se o franco do liquido selante tem encaixe para este tipo de valvula senão terás que acrescentar o liquido antes de colocar a ultima parte do pneu dentro do aro);
- Ja com o pneu no aro encher o mesmo com compressor ou bomba de alta pressão;
- Rodar o aro para ajudar o liquido a espalhar;
- Deixar as rodas na posição horizontal durante alguns dias, alterando os lados sempre que possível para ajudar o pneu a vedar;
- E Voi Lá tens as rodas convertidas e verás que estas rolaram melhor do que com câmara de ar, convém ir usando pressão mais altas, pois é um sistema convertido nunca será tão fiável como os aros Tubeless.
Espero que tenha ajudado, claro que haverá quem possa discordar com algo do que disse, ou a linguagem utilizada por mim esteja incorrecta ou demasiada simplista mas apenas pretendo ajudar.
Qualquer duvida é só dizer.
P.S - Os pneus que utilizei no procedimento foram um rubena charybdis 2.0 Tubeless Ready e um GEAX SAGUARO 2.0 White colection
Cumprimentos