Rockrider 8.3

Meus amigos do pedal, chegou a hora de apresentar a minha nova amiga, a Rockrider 8.3.

Foram vários factores que me levaram a trocar a laranjinha. Os v-brakes já não me acompanhavam, as rodas igualmente. Sentia necessidade de uma transmissão nova. A suspensão XCM, estava nas ultimas,com diversas folgas. Tudo junto, dava um bom orçamento...
Pesquisei Radon, Canyon, até que o meu mecânico de eleição me aconcelhou a 8.3. Foi-me prometida boa assistência, o preço era dentro da margem que tinha, tudo encaixava.

As tecnologias de topo do quadro, como GXP, testa cónica, desviador direct mount, bem como os componentes utilizados para equipar este modelo, foram pontos decisivos para esta compra. Outro ponto decisivo foi a garantia, neste ponto, penso que ninguem bate a Decathlon (expecto a 661). O design e cores apelativas também se mostraram decisivas na minha compra.

Hoje, com quase 1000km feitos, só tenho mesmo a dizer bem da marca e do modelo em si.
Com esta pequena apresentação deixo aberta esta análise. Mais para a frente fica prometida uma abordagem dos componentes um a um.
Agradeço todas as vossas opiniões, criticas e ajudas para desenvolver um tópico que mostrará a evolução natural da amiga.



http://www.forumbtt.net/showthread.php?50962-Specialized-Hardrock-Sport-11-An%E1lise - Antiga análise da laranjinha.
 
Especificações Técnicas:

Quadro: Tamanho S (16), 1,450kg , Aluminio 6061, geometria XC, Pedaleira PF92, caixa direção cónica, desviador dianteiro DirectMount

Guiador:
Rockrider XC Semi-elevado | Truvativ Stylo T30 Flat 600mm
Punhos: Rockrider XC c/ lockring (101gr) | Esigrips Chunky (59gr)
Travões:
Avid Elixir 3 | Shimano SLX M675 (2013)
Desviador traseiro:
Sram X9 type2, long cage
Desviador frontal:
Sram X7 HighDirectMount
K7:
Sram PG1030
Corrente:
Sram PC1031
Pedaleiro:
Sram S1000 170mm
Pratos:
22x33x44 Truvativ
Movimento:
PressFit 92 GXP Truvativ
Rodas:
Mavic Crossride 2014 eixo 9mm (convertidas com Powertape)
Suspensão:
Manitou Marvel Pro 100mm 2013 c/ remote eixo 9mm (1580gr)
Avanço: Rockrider XC 1 1/8" x 31.8 90mm (131gr) | Hylix 1 1/8" x 31.8 80mm PF TI Tuned by PFCJ (96gr)
Tampa da caixa de direcção:
Rockrider XC (17gr) | Dartmoor Ride Your Way Top Cap Black (9gr)
Caixa de direcção:
Integrada 1 1/8" x 1.5" Tapered (rolamentos: MH-P03 e MH-P16)
Espigão:
Rockrider XC 31.6 x 400 (282gr) | Hylix 31.6 x 400 Carbon (191gr)

Abraçadeira de espigão:
Rockrider XC (31gr) | Sem marca (19gr)
Selim:
Prologo X10 NAGO EVO 2.0TI 2013 (281gr)
Shifters:
Sram X7 PushPull
Pedais:
Wellgo 823 WPD | Shimano M520 (375gr)
Pneu (F):
Geax Gato 26x2.0 TNT convertido a tubeless | Schwalbe Nobby Nic Performance 26x2.25 conv. tubeless (523gr)
Pneu (T):
Geax Gato 26x2.0 TNT convertido a tubeless | Maxxis Larsen TT foldable 26x2.0 conv. tubeless (543gr)
Grade + bidon: Elite Custom Race Fiber + Bidon BMC (Kit promo)
Conta km:
Sigma Topline Wired 2012 8.12
Anilhas de direcção: Rockrider XC 4.5gr (x2)

Items marcados a vermelho substituídos
 
Last edited:

PFCJ

Member
Bela máquina, gosto do design do quadro.

Gasta mais é mais pneus em terra e deixa-te do alcatrão que a borracha ainda é cara :p.

Abraço ;)
 
Obrigado Paulo :)

Ela por agora está orientada apenas para um sitio, o KOM da praia de Magoito.
Depois disso, quando vier o novo calçado para a menina (saiu ontem, vem pela SEUR, está cá lá para julho...) é que vai ser desbravar terreno :p

Como te disse, já não me sinto muito seguro com os GATO. Ainda ontem, a subir para Fontanelas desde a praia, escorreguei várias vezes por falta de aderência atrás e à frente...
Ainda te mandei um toque, mas vi logo que não podias...
 
Os créditos para a listagem dos componentes vão todos para o colega Miguel Carromeu, que me facultou o copianço do tópico da ex-camber. :D
 
Fico corado com os elogios :eek:

Mais logo vou fazer uma pequena analise ao pormenor, vou começar talvez pelo componente mais negativo que tive na bike, os travões.
 
Análise aos Elixir 3 (origem)


Para mim, foi o componente que me deu mais chatices até hoje, o único que me estragou algumas voltas.


Passo a explicar:


Os Avid elixir 3, na minha opinião, são muito bons travões, novos. (ou fui eu que tive muito azar...)
Equipam a Rockrider 8.3 de origem, com pastilhas sinterizadas.
Os travões travam bastante bem para a gama deles, têm um bom tacto, bastante doseável, as manetes apesar de na minha mão pequena não encaixarem muito bem, deixavam-me travar com apenas um dedo, com potência suficiente para me mandar ao chão.
Também é bom referir que na laranjinha tinha de V-Brakes, logo a minha opinião inicial era que tinha os melhores travões do mundo.


Mas como tudo na vida, nem tudo são coisas boas.
- Os travões nas voltas por Sintra, com água à mistura, faziam um barulho infernal, tipo comboio. Nunca me disseram nada, mas acredito que havia pessoal que arrancava só para não me ouvir.
- A pastilha da frente veio contaminada de origem, resultado, troca por um par XX de suporte de cobre sinterizadas.
- Os travões, a partir mais ou menos dos 200km totais, começaram a pedir sangramento.
Para tal, deslocava-me à decathlon, eram sangrados os dois travões em garantia, e passados mais 100km, tinha de voltar lá novamente... Era um ciclo que não parava. Chegou a acontecer por duas vezes, de manha ia pegar na bike para ir dar uma volta, quando ia a arrancar, todo equipado e preparado psicologicamente para o sofrimento, tinha as pastilhas agarradas ao disco. Resultado, não ia para lado nenhum, a não ser voltar para a cama e dormir.
- Ao fim de 500km, o "piston" da manete (frente), que empurra o óleo, foi-se. Resultado, quando carregava na manete para bombear óleo para os bombitos, com a pressão, o óleo voltava para trás para o reservatório, a manete colava ao punho, e ficava sem travões. Este caso foi solucionado na hora, foi trocada o conjunto em garantia.
- Os novos travões, dados pela garantia, tinham o mesmo problema de sangrar a toda a hora, logo percebi que havia qualquer coisa nos Elixir que não estava bem, ou então era eu que era alérgico a Elixir.


Mas como os problemas começavam a ser demais, e não se resolviam, decidi despachar os travões e colocar uns SLX para remediar a coisa.
Resultado, 0 problemas, 0 complicações. Voltei a ter os melhores travões do mundo. :D
 
Análise aos SLX M675


Com cerca de 400km feitos, já existem alguns pontos a dizer:
- Problemas, 0
- Travam como se não houvesse amanha.
- A manete regulável, é um must para mãos pequenas. Travo com dois dedos devido à ergonomia da manete.
- Apesar dos Elixir serem mais bonitos, com estes sei que posso contar com eles, mesmo sendo feios.
- As pastilhas ao moverem-se entro das pinças (nos elixir não acontecia), fazem uns estalos (raramente), criam uma folga, mas se elas se movem, por alguma coisa é, e se for para travar melhor, não há problema algum.
- Zero decibéis de barulho, com lama, com água... fizeram apenas uma única vez quando um grão de areia ficou entre a pastilha e o disco. (Com pastilhas orgânicas, com sinterizadas, não sei...)


Conclusão:
- Recomendo estes travões vivamente. Por 99€, é um investimento com boas garantias

PS: Utilizo estes com discos Avid HS1. Penso que seja uma boa equipa para trabalhar :D

EDIT:
Lembrei-me entretanto apenas de um pequeno "defeito" nestes Shimano, como não têm Ice-Tech, sobreaquecem ao fim de travar cerca de 5 minutos seguidos, o que obriga a uma paragem.
Da ultima vez que desci a serra de Sintra por estrada, a meio caminho cheirou-me a qualquer coisa estranha. Quando olhei para os discos, tinham uma cor bastante estranha, principalmente o da frente :)
Penso que com Ice-Tech a coisa fica resolvida
 

MiGuEl_82

Active Member
Ricardo,

Tb montei os SLX à pouco tempo (sensivelmente 2 semanas), comprados pelo mesmo preço, e comparando com os Avid Juicy 3 que vinha de origem na minha bike, são mt superiores no que diz respeito à portência de travagem e funcionamento (afinações 0 até ao momento).

Quanto à tua bike, gosto mt ;)

Boas rides!
 
Se calhar vieram da mesma loja, aquela lá pós lados da Merkel e amigos, que têm bicicletas e descontos :D

Na tua situação, deves de te aperceber mais do que eu, os Elixir em termos de potência não eram maus, o problema é mesmo os problemas.
Em termos de afinações, penso que tenho de sangrar, porque ao montar entrou ar. Ao inicio era bom, porque não travava demais, mas agora, penso que se os sangrar vou ter um maior aproveitamento da potência. E o que a malta quer é potência :)
 
Análise ao selim Prologo Nago EVO X10

Este selim, é a grande desilusão. Em toda a bike têm de haver uma desilusão, e aqui está a minha.

Pontos fortes:
- Boa construção
- Qualidade de materiais bastante superior ao normal
- Bastante sólido e robusto (com as quedas que dei com os pés presos nos encaixes, ainda não têm uma única marca, o que é de louvar!)

Agora a desilusão:
- O peso. Os ditos normais Nago EVO X10, pesam cerca de 160/170gr. Este pesa 280gr. Pode ter sido feito para uma remessa da Decathlon. Podem-se ter esquecido da chave de bocas 12/13 lá dentro, mas é muito mau uma pessoa esperar um peso, e chegar com 100gr a mais...

Coisas que nem aquecem nem arrefecem, que ainda não descobri o porquê:
- Ao fim de 20/30km, começo a ficar com dores no rabiosque. Sempre. Mas depois passa.
Porquê? Em principio será a minha posição de condução. Tenho de experimentar mais posições, mas quando me lembro, é quando começa a doer...
 

miguelcarromeu

Active Member
Como já tive oportunidade de te dizer, acho o design do quadro muito bem conseguido. ;) Força nas pernas é o que isso quer ;)

O selim faz-te dor no rabo? Será porque se chama "NaLgo" :D?
 
Miguel, penso que desta é que vai ser.
Estou cada vez mais empenhado, até já ando a competir com o Paulo nos KOM's :D (competição saudável, muito saudável, que penso que só vai acabar quando um se espetar, hehe)
 
07IUhWy.jpg


Fica por aqui registado mais uma das minhas voltinhas.
Esta foto é dedicada ao Miguel Carromeu. Posso colocar como titulo "3 segundos" :D

http://www.strava.com/segments/5439619
 

PFCJ

Member
Faltou na tua análise dos travões dizeres que eles falharam por sobreaquecimento (tens de travar menos pá :D).

Força nisso. Tenta mas é atirar-te o KOM da subida do passadiço, afinal pra descer há que subir hehehe

Abraço
 

miguelcarromeu

Active Member
Lol. Estás engraçado, estás :D Por acaso já foi meu esse KOM, mas no dia da maratona da Terrugem, o Hernâni limpou-me dois. Esse foi um deles ;) Qualquer dia passo lá só para me desforrar :)
 
Paulo,
É verdade, já me esquecia desse pormenor.
Vou pedir ao administrador que me coloque esse ponto. Já pedi algumas correcções ao administrador, mas, ate hoje, :nsei:
Como é que vocês pedem as modificações? Moderadores?

Em relação à subida, ainda estamos muito verdes, mas será um caso a pensar.

Miguel,
Desculpa lá recordar esta pedra no sapato :p
Gostava de ver as vossas maquinas (tua e Paulo) a descer aquilo, quando forem digam, fico a segurar a GoPro a meio :p
 

miguelcarromeu

Active Member
Pede aos moderadores que é tudo pessoal porreiro. ;)

Aquilo nem é uma descida digna de nome Ricardo :p A única dificuldade nesta altura é a areia :) Mas temos de combinar a volta, sim.

Podes ficar a segurar a GoPro aqui:



:D
 
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