29er Rockrider 5.2 -> Cube Analog 29 -> Radon ZR Race 6.0 29er -> On-One Lurcher 29er

peddro

Member
Boas malta do pedal,

Venho aqui iniciar a minha crónica do pedal.
Já ha uns anos que comecei nestas andanças do BTT, comecei pela necessidade e agora é apenas uma maneira de me divertir e de socializar com alguns malucos que partilham o mesmo gosto pelas duas rodas...

Tudo começou em março de 2012. Um dia de loucura e comprei uma Rockrider 5.2, uma das mais baratas do mercado. Tinha saudades de andar de bicicleta e como estava a ter uma vida demasiado sedentária resolvi que o melhor desporto, para começar, seria o BTT.
Umas voltinhas em Monsanto com um pessoal porreiro e ao fim de 551km decidi mudar de montada, já que a RR já era "curta" para mim. Fazia todos os trilhos em Monsanto e a bike já não chegava para a técnica que vinha a adquirir.
Não fiz qualquer upgrade e vendi tal como vinha de origem.

(não tenho nenhuma foto da RR, mas prometo arranjar uma em breve)

http://s123.photobucket.com/user/peddro69/media/IMG_0507_zps208975ad.mp4.html
Para quem não conhece, este video foi feito na zona da pedreira em Monsanto... Sim, sou maluco o suficiente para descer aquilo de HT e ainda por cima de RR 5.2 :fpalm:

A aquisição seguinte foi uma Cube Analog 29. Em agosto de 2012 fui, quase, um dos pioneiros na roda 29 no grupinho das voltas por Monsanto.
Adorei! É uma sensação única. Já não consigo andar numa 26 sem me espetar uma ou outra vez.
Cube, uma bicicleta mais completa e com um pouco mais de qualidade e que já me "servia" para o que gostava de fazer. Fazia tudo com ela, desde o single mais apertado ao estradão, tudo com a máxima confiança na nova maquina.
Dediquei-me às grandes distâncias e hoje em dia tudo o que seja menos de 40/50km não dá grande "pica"
A Cube fez 3938km nas minhas mãos e ainda hoje tenho saudades dela. Vendi ao fim de um ano pois o que ia gastar em componentes novos, dava para comprar uma bicicleta nova.


screenshot




Entretanto peguei o bichinho do BTT à "Maria" e lá comprámos uma Canondale SL5 26er. É a mais básica das Cannondale's, mas ja tem uns quilómetros em cima e sempre com os mesmos componentes. Até agora tem sido a que mais tempo se aguentou la em casa. :eek:






Cerca de 11 meses depois da Cube Analog 29, comprei uma Radon ZR Race 6.0 29er Shimano. Em termos de componentes é uma bicicleta bastante aceitável e de longe superior à Cube.
Em seis meses fiz 2868km.
Foi a bike que mais gozo me deu pedalar, era super-confortável e em termos de componentes, ainda cá estão todos, todos prontos para outros tantos quilometros.




photo sharing



Tive um ligeiro stress com a pintura e após uma longa troca de emails com a loja online onde comprei (B-D), resolvi desistir e comprar um novo quadro.
A pintura começou a descascar, ou seja, uma manhã, após uma volta domingueira em Monsanto, na lavagem automática (sim! Eu lavo as minhas bicicletas nas bombas com pressão) ao passar agua pela zona azul (como podem ver na imagem) a tinta saltou.
Enviei videos, fotos, justificações, quase que foram centenas de emails. A única justificação da loja era que foram pedras, sim, pedras, que bateram naquela zona e que fizeram aquilo.
Acontece que o quadro esta impecável e não tem qualquer mossa resultante de uma pedra. Sei que cometi um erro ao não meter protecção no quadro, mas a pintura não deveria ser mais resistente? Apenas passei agua a uma distância considerável e a tinta desapareceu.







Arranjei uma solução, de maneira a disfarçar o "estrago", já que esteticamente não gostava de ver aquela mancha preta no quadro.
Após uns contactos aqui e acolá, e consegui que me fizessem uma réplica da pintura do quadro, mas em película protectora, ou seja, matava dois coelhos com uma só cajadada. Por um lado protegia o quadro, por outro resolvia o problema da "mancha" na pintura.
Não ficou perfeito, mas ficou um resultado de encher o olho... :cool:


Um dia destes, após mais um passeio aqui pelos classificados do nosso forum vi que o amigo Nuno Félix estava a vender um quadro On-One Lurcher 29er. Fiquei encantado com o quadro desde o primeiro minuto em que o vi.
Após um ou dois dias a trocar mensagens acertamos que por um valor considerável e uma bifana (que ainda não paguei) fecharíamos negocio.

Não pensei duas vezes, passei todos os componentes da Radon para a On-One. Após uns contratempos com o tamanho do cabo de travão traseiro, um atraso no novo espigão e após colocar protecção em praticamente todo o quadro (para poder lavar à pressão ;)), estava finalmente pronta!
Um pequeno teste de mais ou menos 40km por Monsanto, só posso dizer que é "PÉ-TA-CU-LAR". Adorei! Muito confortável... Mil vezes superior ao conforto da Radon.




Agora começarão os upgrades... Vou, com o tempo, tentar aperceber-me do que poderei melhorar nesta bike fantástica.

Para breve estou a pensar:

-num guiador recto
-um avanço mais leves...
-um novo selim

Também quero melhorar os travões, talvez uns SLX ou XT. Os que tenho actualmente são a entrada de gama da AVID, fraquinhos, mas que até hoje nunca me deixaram ficar mal. :D

Vou tentar deixar aqui vários posts de voltas e de possíveis upgrades que a On-One possa vir a ter.

Obrigado, e espero que gostem :p
 

Unknown_Rider

New Member
Se meteres SLX notas que deixas de abrandar e passas a travar....e sim esses Elixir 1 são bons...senão fosse assim ja tinhamos uma declaração amigavel assinada entre nós os 2.
 

peddro

Member
ahahahah... é mesmo! Quantas vezes estes Elixir não me safaram de te dar um encosto por trás? :fpalm:

A medio/longo prazo logo se vê se mudo ou não... eu não uso os travões, só gosto de subir! ;)
 

Nuno Félix

Super Moderador
Olha onde ele anda... ;)

Muito fixe! Espero que te sintas bem com o quadro e com a montagem que fizeste! Está muito bem!

Quando tiveres oportunidade, troca os autocolantes da suspensão... ;)

Parabéns e obrigado!

Nuno
 

peddro

Member
É um dos "upgrades" previstos... Ou autocolantes, ou uma suspensão melhorzita... Vamos ver... com o tempo irá sofrer algumas alterações...

As prioridades serão o selim, avanço e guiador, só falta escolhe-los ;)
 

peddro

Member
Ontem foi dia de nocturno. Uma voltinha muito pouco na descontra... 35km a uma media de 15km/h, com 600acumulado. (Coisa pouca) :fpalm:
Teve direito a tudo, Monsanto, Baixa, escadinhas, pfff... eu sei la... Foi BRUTAL!
Saímos três, os mesmos de sempre, os malucos que não têm nada para fazer.

Hoje também deu para dar o primeiro KOM no Strava à On-One... Ela merece...
Portou-se lindamente, sinto-me mesmo muito mais confortável neste quadro. O rendimento das pernas é o mesmo, só que sem dores no dia seguinte.
Foi sem duvida uma óptima compra. Posso dizer que não quero mais nada.

http://www.strava.com/activities/120386556


Ainda deu para uma sessão fotográfica:









Tenho mesmo que comprar uns novos travões e mudar os autocolantes da suspensão.
A próxima compra já está definida: um Selim BOM
É a única alteração que preciso para deixar a bicicleta ao meu gosto, ao nível estético.

Boas voltas :D
 

peddro

Member
Ao fim de algum tempo, la consegui vir aqui fazer uns upgrades ao topico.

Novidades?
Bem, não há grandes novidades, apenas comprei um sofá, pesado, mas um sofá. Comprei um selim SMP TRK, ideal para o que costumo praticar, e sem duvida MUITO confortável. Como não ligo muito ao peso do material, julgo que é a melhor e mais barata opção.

Quanto ao resto, travões e suspensão, continuam em standby.
Andei a pesquisar por umas Fox 29, mas sem me desfazer da minha não será possível comprar outra neste momento.
Os travões também estão pendentes da venda do quadro da Radon.

Não quero ser um acumulador de material e daqui a uns tempos ter material para construir outra bike, por isso prefiro tentar vender e só depois comprar novo material.

Até daqui a um mês :D

E boas pedaladas!
 

sparky

New Member
Porque passei por ti eu vinha a descer de Monsanto nao sei reparas t numa 29er com um equipamento azul
 

peddro

Member
Porque passei por ti eu vinha a descer de Monsanto nao sei reparas t numa 29er com um equipamento azul
Sim, lembro-me, mas já não era na Calçada da Ajuda, era mais a cima, certo?Sinceramente so reparei na bike, ja vinha a subir ha algum tempo e ja nao via grande coisa
 

sparky

New Member
Sim era um pouco mais a cima.imagino essa subida já da para abrir o pulmão e eu só reparei k conhecia akela bicicleta aki do fórum por causa da curva k esse quadro faz e pelos autocolantes azuis na suspensão.
Já sabes se algum dia kiseres mostrar m uns caminhos aí por Monsanto e só dizeres porque tenho ido para lá mas nao conheço muito e ando sempre ha descoberta pareço uma barata tonta de um lado para o outro.E se souberes era muito mais fácil e eu fico a conhecer para poder treinar mais tempo aí.
 

peddro

Member
Ah ah...

Não divulguei aqui porque ainda não está terminado, mas houve novo upgrade!
Já não tenho a suspensão com os autocolantes azuis. Fiz upgrade para Fox!!!

Tenho estado para postar aqui, mas como ainda não tenho fotos e como as rodas ainda estão a ser escolhidas, não quis estar a "chatear" as 4 pessoas que costumam seguir aqui o tópico.

Esta semana foi a suspensão. Para a semana serão as rodas. Na outra semana a seguir, quem saberá qual o upgrade que se segue

Sparky, terei todo o gosto em te mostrar o meu quintal. Literalmente quintal pois tenho a sorte de viver paredes meias com o pulmão de Lisboa :)
Por mim é uma questão de combinar um sabado para te mostrar os belos trilhos que Monsanto tem para nos dar
 

sparky

New Member
eu esta semana nao vou tar por ca mas qd tiver tenho todo o prazer em k me mostres depois aviso t.
mas pareceu m ver os autocolantes azuis mas secalahr foi mesmo os da fox e fiz confusão.
 

peddro

Member
eu esta semana nao vou tar por ca mas qd tiver tenho todo o prazer em k me mostres depois aviso t.mas pareceu m ver os autocolantes azuis mas secalahr foi mesmo os da fox e fiz confusão.
Novos upgrades instalados.Em breve fotos!
 

peddro

Member
Bem melhor, sem dúvida!Aproveita bem o maquinão que aí tens!:) :) :)

Obrigado Nuno, foi sem duvida uma grande compra, e está a começar a tomar a forma que pretendo.

Após instalação dos novos upgrades, hora para colocar o material que a minha montada tem como componentes.

Os pesos foram todos retirados da net, pelo que alguns poderão não corresponder à realidade.

Na realidade faltam-me dois quilos ao peso real da bicicleta, que foi pesada com bolsa, chave de ferramentas, câmara de ar, bomba suporte de GPS e conta-quilómetros.

Falta-me também o peso dos parafusos e cabos, com respectivas espirais e liquido dos pneus.

Quadro On-One Lurcher 29er tamanho 18 - 1550g
Suspensão Fox Float 32 Series 29er - 1650g
Rodas Mavic Crossone 29er - 1885g
Caixa direcção On-One Smoothie Mixer Tapered - 209g
Travões Avid Elixir 1 - 398g
Disco Avid 180mm - 125g
Disco Avid 160mm - 100g
Desviador mudanças frente 3x10 SLX - 150g
Desviador mudanças traseiro XT 10v - 234g
Cassete SLX 11-36 10V - 365g
Corrente Deore 10V - 273g
Pedaleira Shimano FC-M552 - 844g
Pedais Shimano M520 - 380g
Espigão Ritchey COMP V2 c/ Recuo25mm - 250g
Selim SMP TRK - 390g
Guiador Syntace Vector 700mm - 332g
Avanço Race Face Ride 80mm - 142g
Grade Bidon - 98gr
Pneu Continental Race King 2.2 - 570g
Pneu Specialized Ground Control Sport 2.1 - 775g
Roldanas dos Chineses da DX - 13g x2
Aperto de espigão BBB - 27g
Punhos Esygrips - 60g
Protecção de escora - Fita guiador BBB - 50g

TOTAL: 10,883KG

O peso total, na loja foi de 12.6KG, o que é muito pesado para uma bicicleta em carbono, mas tendo em conta o dinheiro que gastei, está muito bem equipada.

Desde a Radon (de que aproveitei a maioria dos componentes) apenas gastei 150€ nas rodas Crossone.

-Vendi as rodas e quadro da Radon e comprei o quadro On-One, sem despender qualquer dinheiro.
-Vendi a Reba e comprei a Fox, ainda obtendo algum lucro.
-Vendi o espigão BBB que tinha na Radon e comprei o Ritchey por mais 15€

Ainda faltam alguns upgrades para a tornar numa bike light e pelo menos sub-10KG para ficar mesmo a meu gosto.

Os próximos upgrades serão uns travões XT, possivel troca para pedaleira tambem XT (a duvida reside no facto de deixar 3x10 ou alterar para 2x10) e pensei também em alterar o espigão, avanço e guiador para algo em carbono.

Serão upgrades, alguns a curto, outros a longo prazo, tendo agora como principal prioridade os travões.

Aceito sugestões para pequenas alterações.
 
Top