Rock Shox vs FOX - Qual exige mais manutenção?

striker

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Julgo que devemos olhar à utilização da mesma, bem como ao estado!
Eu ainda hoje levei uma Reba para revisão, com 260 horas! A conclusão a que cheguei, juntamente com o mecânico, é que não valeria a pena fazer-lhe uma revisão total! Limpá-la só e pouco mais! A suspensão está óptima! Para quê gastar mais dinheiro?!

Exacto. Penso como tu.

Não faz sentido trocar a toda a hora alguns componentes de desgaste se ainda estão bons.

Por essa ordem de ideias sempre que levava o carro à revisão mudava embraiagem, calços dos tambores, pneus porque são peças de desgaste e a marca acha que sim.
Julgo que tem de haver um bom senso avaliar as reais necessidades do produto e fazer a revisão à medida das necessidades. Se tiver de fazer uma revisão à suspensão e ao amortecedor a cada 100h, com um custo de 50€ cada, chego ao final do ano com menos 600€ na carteira. Não me parece...
 

Rendos

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Olá pessoal, já vi que a maioria não segue muito à risca os prazos sugeridos pelas marcas para as revisões das suspensões... Alguém com outra opinião?!
Subentendo que para o alargamento do prazo entre revisões muito deverá contribuir a maneira como cuidamos da suspensão... Para os entendidos, que cuidados essenciais devemos ter com este componente tão caro? Limpar no fim de cada volta com água e sabão, penso que seja básico. Mas, e que outros cuidados regulares de manutenção pode ter um leigo em mecânica, como eu?... Devem-se lubrificar as baínhas? Se sim, com que lubrificante? Os tapa-pós (acho que é assim que se designa), são fáceis de remover e limpar?

É que isto de largar cerca de 400 notas por um componente e pouco tempo depois ter a perspectiva pouco agradável de largar outras dezenas por uma revisão - que até pode nem ser necessária - não é muito simpático...
Obrigado!
lidamos com a respectseguido
 

striker

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Segundo me indicaram pode colocar-se vaselina liquida na zona dos retentores para evitar a entrada de lixo para o interior (pelo menos na magura). Nunca colocar oleo!!!
 
Não desdenhando qualquer marca, a Magura também sugere 1 ano máximo entre revisões ou menos se forem utilizadores frequentes. Exactamente o mesmo do que dizer "1 ano ou 100h de uso..."

Directamente do manual Magura: "The forks require little maintenance due to its oil lubrication. They
only need once a year a service. Racers and mile-eaters should
consider that they give a harder use to their components and need
service and controlling the fork more often."


Todas as outras marcas: Fox, Marzocchi, Manitou, etc... recomendam 100h ou 1 ano... mas como tudo tem de haver bom senso, e não como disseram aqui: então eu paguei e vou ter de gastar mais? SIM! claro!!! ora vê os intervalos de manutenção de carros utilitários: 30.000KM e dos desportivos? 10.000KM... então eu pago mais por um desportivo e tenho de lhe fazer mais revisões?


VT
 

MRocha

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Todas as Marzocchi 2011 passam a ter "3 year warranty with no service stipulations."
Acho que é um passo em frente e um sinal de confiança nos novos retentores e guarda-pós. É claro que se houver negligência por parte do utilizador, a suspensão estiver toda porca, cheia de riscos nas baínhas e com sinais evidentes de maus tratos a garantia já não serve de nada...

Efectivamente, a maioria das marcas exige, pelo menos, uma revisão por ano, numa oficina certificada pela marca, para não perder a garantia. As 100horas são, como se disse, relativas. Não é muito caro fazer uma revisão por ano...
Julgo que as marcas optaram por este sistema para garantir que as suspensões aguentam, efectivamente, uns anos de uso, sem problemas. Há, no entanto pessoal que, num ano, não chega a andar o suficiente para que se justifique uma revisão e é chato ter que gastar dinheiro sem necessidade, só para manter a garantia... Acho que houve casos destes em que foram trocados retentores, óleos e vedantes, como se de uma revisão a fundo se tratasse e que é disso que alguns se queixam. É ser um bocado cuidadoso de mais... Mais valia devolver a suspensão ao cliente, apenas com uma inspecção visual, com uma conta bem mais acessível.

Andam por aí MX-comp air( e outros modelos de outras marcas), desde 2004/5, que ainda não viram uma revisão completa, a funcionar relativamente bem. Se se tiver cuidado com a limpeza e um bocado de bom senso, as suspensões aguentam-se muito tempo sem grandes intervenções. Convem é estar atento a qualquer alteração no funcionamento ou a sinais de folgas e fugas e, nesse caso, fazer a revisão.

Se se tiver as ferramentas não custa nada fazer a revisão em casa. Caso haja dúvidas ou o manual da suspensão seja insuficiente há muita informação na net, inclusivamente neste fórum. Até um mecânico certificado da Rock Shox cá temos a esclarecer o pessoal!:cool:

Um produto novo, se é para usar intensivamente, a dar problemas dá-os logo nos primeiros tempos... Por exemplo: Houve uma série de RS Tora que tinham o vedante do botão do rebound defeituoso e o problema foi resolvido.(Vi isto num fórum estrangeiro, nem sei se cá houve algum caso...) Era só deixar a suspensão na loja que a loja enviava para o representante e problema resolvido. Garantia é para estes casos e, depois de uma intervenção destas, dificilmente voltará a ser necessária. Não é para chegar exactamente a um dia antes de expirar a garantia e reclamar. Nessa altura já o óleo tinha fugido todo e poderia haver desgaste no interior da cartridge de rebound por estar a trabalhar em seco, escusadamente...

Ah, e produtos OEM não têm garantia. É suposto virem montados de origem numa bicicleta completa, por isso, vendidos separadamente como excedentes de uma linha de montagem, não têm garantia. Por alguma razão são mais baratos...
 

Rendos

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E como saber de antemão se uma suspensão a bom preço - por exemplo, uma Fox a 500 € - é OEM ou não??!! A loja é obrigada a informar o cliente? O cliente, por sua vez, não terá plena legitimidade de reclamar junto de quem lhe vendeu um produto a garantia do mesmo caso venha a apresentar evidentes deficiências de fabrico no prazo de dois anos??!!
Parece-me muito estranho...
Alguém já passou por algum cenário similar ao que estamos aqui a discutir? Quando adquiriram o produto, sabiam de antemão das condições de venda de um produto OEM? Tiveram dificuldade em accionar a garantia?
 
Pelos outros não falo, mas OEM ou After Market, uma Rock Shox tem sempre garantia, desde que com menos de 24 meses e uma factura válida pertencente ao dono original.

Claro que há mais nuances que estão contempladas pela lei nacional e europeia, mas desde que exista factura válida...

Quanto ao passar 1 ano e não fazer revisão, no meu caso só invalido garantias se o problema tiver sido causado pela falta de manutenção, por exemplo, baínhas riscadas, recebo muitas a pedirem garantia, mas raramente é considerado defeito de fabrico.
Tem de haver bom senso e isenção da minha parte, nem sempre é fácil, pois algumas garantias são claras como a àgua, outras não o são.

Ainda hoje recebi um travão Avid Elixir CR que suspeito tenha sido indevidamente aberto pelo cliente, mas não consegui prová-lo sem qualquer margem para dúvida, nestes casos é garantia (assim procedo eu, fica aqui a confissão).

Mas estamos a fugir ao tópico! :)

VT
 

striker

New Member
Não desdenhando qualquer marca, a Magura também sugere 1 ano máximo entre revisões ou menos se forem utilizadores frequentes. Exactamente o mesmo do que dizer "1 ano ou 100h de uso..."

Directamente do manual Magura: "The forks require little maintenance due to its oil lubrication. They
only need once a year a service. Racers and mile-eaters should
consider that they give a harder use to their components and need
service and controlling the fork more often."


Todas as outras marcas: Fox, Marzocchi, Manitou, etc... recomendam 100h ou 1 ano... mas como tudo tem de haver bom senso, e não como disseram aqui: então eu paguei e vou ter de gastar mais? SIM! claro!!! ora vê os intervalos de manutenção de carros utilitários: 30.000KM e dos desportivos? 10.000KM... então eu pago mais por um desportivo e tenho de lhe fazer mais revisões?


VT

A diferença é que a minha Magura tem neste momento cerca de 200h e 4 meses desde que foi montada e ainda não teve necessidade de revisão. Em algumas das outras marcas que equacionei, salientaram sempre as 100h, o que faria com que neste momento estivesse a fazer a segunda revisão. Preocupo-me no entanto em estar em cima dela, nomeadamente controlar a lubrificação das bainhas tal como a marca sugere e provavelmente independentemente do estado na altura, faço a revisão aos 6 meses.

Relativamente aos automoveis, é diferente teres um Ferrari ou um Porsche, embora sejam 2 desportivos, não podes dar a utilização urbana a um Ferrari como dás ao Porsche... é disso que falo.
 

rucaf3

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Para mim seja a utilzação k fôr é limpeza normal ao fim do ano e mudança de retentores ao final de dois, só se houver outro problema qualquer é k vou novamente á loja e não pensem k usar proteções de Neoprene evita k ela se estrague, por vezes até faz o contrário pois no inverno se por acaso entra areia entre o Neoprene e as bainhas bem podem crer k ficam com as mesmas todas riscadas...
Quanto aos amortecedores, pagam furtunas por uma revisão k podem vocês mesmos fazer em casa pois a mesma é simples de fazer basta fazer uma busca na Net k vem a mesma a ser feita, comprem o conjunto de orringues k custam 20 e poucos euros e montem vocês...
 

A.M.F

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Já estou a ver que se gasta muito dinheiro com essas suspensões,prefiro a minha Tora que não me dá tanto trabalho,embora seja mais pesada que essas.
 

fitty77

New Member
Ya, um colega de pedalada tinha uma Tora, e não tinha problema nanhum.... Era um ferro autentico, não absorvia nada, o bloqueio não funcionava como deve ser, a regulação da compressão, pouca diferença ou nenhuma fazia, mas não lhe dava problemas... Estava sempre a andar. Um dia montou uma Sid e viu que com a outra, todos os dias tinha problemas.... Mas na altura não eram defeitos, mas sim feitios.... Não levem a mal o comentário, mas as Toras a mola.... tenho algumas reservas, por assim dizer. Mas verdade seja dita, é material de combate (com um peso a condizer)
 

A.M.F

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Eu de qualquer maneira vou mudar a suspensão e fico com a tora de reserva,mas devo ir para a Dt suisse de uma vez que vou para a suiça e lá o material nacional é mais barato.
 

tiago ferreira

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Eu tenho uma Tora de 2009 de mola, é suave o suficiente, o rebound funciona bem e o bloqueio ainda não deu problemas. Já a tenho há 1 ano e meio e vai acompanhar-me durante muitos km.
 

A.M.F

New Member
É como a minha que veio na Mondraker Finalist,como tive suspensões inferiores há tora.Essa para mim foi novidade,é boa só que em relação às outras é pesada e uma a trabalhar a ar sempre é melhor.É como nas motos de enduro a trabalhar a gaz.
 
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