Rock Shox Reba SL Dual Air (manutenção)

klaser

Well-Known Member
Sim,ele tirou o MOCO,meteu uma tampa com válvula igual a da perna esquerda...No início era só pra fazer de tampa devido a ter tirado o MOCO,mas não aguentou sem dar ar lá pra dentro também...
 

jfcaraujo

New Member
Boas;
Eu tenho uma reba race de 2008 que comprei usada e estou a pensar experimentar pela 1ª vez fazer eu próprio a manutenção da mesma!
A minha dúvida é:
Os kits de manutenção para este modelo é igual ao das rebas dual air mais recentes ou tenho que pedir especificamente para este modelo?


um abraço a todos!
 

oliana

Active Member
Guarda pós, esponjas e orings principais das camaras de ar, são iguais. Mas se os orings estão a vedar bem, para quê trocar?

Aliás, os kits até trazem componentes desnecessários.
 

jfcaraujo

New Member
Ainda não é para já!
Mas como "passei" por este tópico, aproveitei para tirar a dúvida!
Obrigado pelo esclarecimento!
Abraço!
 
Oliana, que componentes consideras desnecessários?
Trocam-se os O-rings periodicamente, porque se o fizeres quando deixarem de vedar, já é tarde demais!

VT
 

jfcaraujo

New Member
Dadas as circunstâncias, e uma vez que vou "abrir" a suspa para manutenção, vou considerar sem dúvida o conselho do VT!
Alem do mais ao comprar o kit vem os O-rings todos não custa nada fazer o serviço completo, assim olhando ao que foi dito por um especialista evitam-se males maiores!
Abraço a todos!
 
Hoje tive o coração nas mãos ao telefonar para um cliente e dizer-lhe a que a Duke que enviou para revisão, embora estivesse como nova por fora, tinha o interior da baínha esquerda (sistema de ar) riscado por falta de manutenção.

Os cuidados externos e paliativos não evitam um problema maior causado por falta de manutenção preventiva. Uma revisão, embora possa parecer simples e até pode ser feita de maneira económica, previne muuuuuuuuuuitos dos problemas que terminam permaturamente a vida de tantas suspensões...

Não façam revisões quando a suspensão precisa ou quando acham que algo já não está como estava... porque normalmente o custo vai ser bem mais alto.

VT
 

jfcaraujo

New Member
Boas VT;
Embora ainda esteja aquém do tempo de manutenção para a minha reba já estou com o assunto em mente, para não acontecer precisamente isso!
Mais vale prevenir! :mrgreen:

Abraço!
 

oliana

Active Member
Os componentes desnecessários são os "carrinhos de linha pequenos" ( vá-se lá saber porque mandam logo 2), molas/freio, tampas das camaras e parafuso furado do rebound. E válvulas das camaras. A chave sextavada não veio.
A não ser que se perca uma peça destas (no caso dos "carrinhos" será complicado) não me parece que seja imperioso trocá-la.
Até um minusculo parafuso que segura a peça cinzenta da afinação da compressão vem no saco. E a anilha concava branca. Mais completo não podia ser.

No resto estamos de acordo. Mas os orings não se estragam assim sem mais nem menos se as revisões forem feitas dentro do aconselhável. Os meus foram agora trocados na sl, porque simplesmente achei que era altura. Estava tudo bem. Na próxima abertura da race vou fazer o mesmo porque não sei o que o dono anterior lhe fez.
Trabalho diáriamente numa máquina com montes de cilindros a ar. Os o-rings não se deterioram assim com tanta facilidade. A não ser que sequem.
Boas pedaladas.
 

JMPR

New Member
Boas a todos

é engraçado ver a conversa que se gerou... :D
Sobre a minha suspensão, ficou tudo ok apesar de notar uma rigidez ligeiramente superior. Mas o oleo é novo e o elemento de controle do rebound tb é diferente do original e como tal deverá estar aí a razão da tal diferença.
qto a pressões, tb gosto dela mais para o macio e tenho mais ar negativo que positivo pois segundo li, desta forma o trabalhar torna-se mais progressivo. Fica mais suave nas pequenas irregularidades e progressivamente vai ficando mais rija. Já andei a brincar com os "ares" e segundo a minha sensibilidade resulta. Ando na casa dos 100+ e 110-. Mas estou tentado a baixar...
E tb não ando lá com a coisa de bloquear a suspensão. Já lá vai a questão da rentabilidade do pedalar e a subir que coiso e tal...subo tão depressa que a suspensão mal mexe...para k bloquear e desbloquear ? Só se for para malhar a seguir pk me esqueci dela trancada.

Mas n sou como mecânico...hehehe.

cumps
 
Concordo que vem alguma coisa a mais... mas vejamos:

"Os componentes desnecessários são os "carrinhos de linha pequenos" ( vá-se lá saber porque mandam logo 2) -
não podia estar mais de acordo... tenho caixas dessa tanga e não se estragam nunca!!!!
, molas/freio -
Alguns freios vêm oxidados e/ou com pouca força, convém sempre mudar
, tampas das camaras -
A do ar negativo estraga-se muito, a do positivo perde-se muito... troco quase sempre
e parafuso furado do rebound. -
O parafuso que vem agora nos kits é uma versão nova, com anilha retentora e O-ring, os parafusos de aço e mesmo os de aluminio de 1ª geração não tinham esta combinação, troco sempre!
E válvulas das camaras. -
Quem não troca? válvulas? pequenas molas que perdem força... toca a trocar
A chave sextavada não veio. -
Essa só faz falta se estiveres a fazer a revisão no meio de um trilho
A não ser que se perca uma peça destas (no caso dos "carrinhos" será complicado) não me parece que seja imperioso trocá-la.
Até um minusculo parafuso que segura a peça cinzenta da afinação da compressão vem no saco. - Muuuuuito útil, os parafusos muito oxidados e muito moidos são às dezenas... troco bastantes!
E a anilha concava branca.
Imperioso trocar, a "concavidade" perde força com o tempo e cria-se folga entre o botão azul e o topo do MoCo
Mais completo não podia ser.

Faz falta no kit: Freio do topo do botão azul (pré floodgate externo/novo); O-ring do interior do Motion Control... não é suposto abrir mas sempre surgem fugas...; aviso electrónico implantado na suspensão para as 50h de uso e para as 100h, de modo a pararem de surgir suspensões que podiam ter uma vida útil bem maior, mas por estupidez completa dos respectivos donos, deixam-nas morrer à fome!

Oliana, que haja muito a saberem fazer bem como tú (honestamente) que é da maneira que eu tenho menos trabalho! hihihihihihihihihiiiiii i i ii

VT :)
 

oliana

Active Member
Garanto que vai ser tudo utilizado na race. Senão começo a fazer coleção de peças novas. Exceptuando os carrinhos que daqui por uns anos devem dar para fazer um cortinado para as moscas da minha oficina.:exacto:
 

jfcaraujo

New Member
Boas;
Bons posts estes últimos para esclarecer alguma dúvida que ainda subsista!

Já agora e peço desculpa pelo off-topic:
VT - estou à espera que me cheguem mais umas peças do grupo SRAM para a minha bike! Haverá possibilidade de mandar PM caso precise de algum esclarecimento quanto à manutenção das mesmas?
Se não der compreendo e agradeço igualmente!

Cumps!
 

Giantfreerider

New Member
Eu cá faço a manutenção da suspensão a cada 2000 a 2500kms (que dá à volta das 100h).
Não tem que enganar.
Se vir que algum o-ring precisa de ser trocado, troco. (mas ainda não foi preciso)
O que troco a cada duas manutenções é o "o-ring" de esponja que está por baixo dos vedantes/retentores.

Os retentores só penso trocá-los quando apresentarem fissuras ou estejam já muito ressequidos.
(nada como limpá-los no fim de cada volta e pôr um pouco de óleo para prolongar a sua vida)
 

oliana

Active Member
Depois de limpares os guarda pós (retentores) o unico oleo que lhe deves colocar fora é igual ao que se encontra dentro das bainhas. Não metas wd 40 nem nada parecido. Assim prolongas o bom estado deles. Usar wd40 nas borrachas é o seu ínicio do fim. Nas minhas reba só leva nas bainhas, depois de limpas, 5w ou 15 w de suspensões, que comprei especialmente para as revisões.
Boas pedaladas.
 
Eu respondo quase sempre às PM, mas chamo sempre a atenção que é importante procurar por tópicos já existentes ou criar um novo caso não haja nada semelhante, pois nas PM só uma pessoa é que aprende...

VT
 

PedroTenreiro

Active Member
Eu, na minha Recon e agora na Reba, por fora (retentores e pernas) ponho spray limpa tabelier. É à base de silicone o que é bom para a borracha e tenho ideia que em termos de fricção tem alguns benefícios. Por vezes quando faço isso, tiro-lhe o ar todo de forma a que as pernas afundem ao máximo. Para além disso, de vez em quando, viro-a ao contrário. Por dentro, não mexo sequer pq simplesmente não sei.

VT, falas aqui atrás nos riscos de um qlq componente interno... o que é que pode provocar esses riscos? Como prevenir essas coisas?
 

jfcaraujo

New Member
Boas;
VT - Sim eu só mando PM mesmo no caso de surgir alguma dúvida pontual relativamente a algum procedimento em concreto que surja dúvida e caso não encontre nada relacionado já postado aqui no forum ou depois de pesquisar na net!
Obrigado pela disponibilidade!
Um abraço!
 

JMPR

New Member
Boas

Pedro, eu qd abri a minha susp. reparei em alguns riscos muito suaves na parte interior das pernas, derivados certamente da fricção dos 0 rings e de pequenas impurezas que vão sempre entrando, mesmo com as espumas "guarda pós". Possivelmente e numa situação extrema de acumulação de sujidade nesses guarda pós, deixa de ser feita essa retenção conveniente das impurezas e lá entra um grão minúsculo de areia que vai fazer um risco na camada onde o 0 ring desliza. Não sei se isso inviabiliza totalmente a suspensão mas que sai caro a reparação sai. Pelo que o VT me falou, seria na casa dos 200€ aprox..

Pessoalmente aplico spray de silicone nas partes visíveis da susp..


cumps
 

oliana

Active Member
Riscos ou manchas? Não faças confusão! Não tem que entrar, nem pode em circunstancias normais, areia nenhuma para essa zona. Riscos aí quer dizer passagem de ar entre camaras, na perna esquerda.
Acho que tambem já foi explicado algures porque o silicone não deve ser usado nas bainhas sendo uma zona de muita frição.
Fica ao critério de cada um.
 
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