Rock shox monarch 4.2 perde ar junto à base da válvula

Boas.
O meu amortecedor rock shox monarch 4.2 está a perder ar junto à base da válvula (assinalei o local numa foto que deixo em baixo).
Alguém sabe se o amortecedor interiormente leva algum vedante naquela zona que impeça o ar de sair? Basta rodar a base de válvula para que sinta sair um pouco de ar...
 

demorider

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Nao sei se esse amortecedor leva ou não vedantes entre o corpo da válvula e o corpo do amortecedor mas no interior da válvula leva um vedante (assim como as válvulas das cameras de ar)..

Pode ser simplesmente o interior da válvula desapertado ou o vedante danificado.. Experimenta meter ar no amortecedor e depois pões um pouco de saliva na válvula (ou desmontas o metes de baixo de água), se estiver a perder ar por aí vai fazer uma bolha.. Se for pelo interior da válvula basta arrajares uma chave de interiores (deve custar para aí um 1€ ou nem isso) e tentas apertar, se mesmo assim perder ar pegas numa caneta de ar das de válvula grossa e trocas o interior..
 
O ar não sai pela válvula em si, sai pela base do local onde ela está inserida, precisamente pela zona onde a seta está apontada. Não sei se está familiarizado com este amortecedor, o corpo da válvula roda para que se possa dar ar ao amortecedor e é precisamente pela união entre o corpo da base da válvula e o corpo do amortecedor que perde ar.
 
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demorider

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Não estou familiarizado com esse amortecedor, mas como já tive uma suspensão a perder ar pelo interior da válvula lembrei-me que poderia ser isso..

Entretanto encontrei isto: "The famous air leak at the swiveling valve is fixed by tightening the screw that holds the swivel valve to the body. On the older ones that's done with a 7mm spanner" (retirado de outro fórum)..

Basicamente diz que o problema é resolvido com um aperto do parafuso que segura o corpo da válvula ao amortecedor..


 
Logo já vou testar essa possibilidade e dou feedback. Às tantas no topo do "cotovelo" da base da válvula por baixo daquela capa preta encontra-se o falado parafuso... Por acaso já tinha andado a pesquisar também em fóruns estrangeiros, mas sem sucesso. Muito obrigado pela ajuda! :D
 

demorider

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O tal parafuso penso que seja isto


Entretanto reparei que os kits de vedantes para esse amortecedor também trazem o corpo da válvula e uns orings pequeninos, se o aperto não resolver o mais provável e o corpo da válvula ou os vedantes já estarem danificados..

 
Demorider parece que acertaste na muche, a base da válvula aperta com uma chave sextavada e estava bastante desapertada. Vamos ver agora como se comporta. :D
 
Aparentemente ficou, agora é verificar se continua a perder ar, mas dado que o parafuso estava mesmo desapertado quero acreditar que está solucionado... :)
 
O problema é mesmo esse, a solução é a relatada no forum, usa uma chave de bocas 7mm e aperta bem.

Existem umas válvulas mais recentes e que usam uma chave sextavada interior de 2,5mm.

VT
 
Muito obrigado. A minha válvula já é das que tem um parafuso sextavado interior. Agora vou monitorizar a ver se deixou de perder ar. :)
 
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